Índice
Escolher uma smart TV para casa pode ser uma decisão que leva muito tempo e dedicação, até porque, caso invista em um modelo que não entregue uma experiência completa, você estará literalmente perdendo dinheiro. Por cerca de duas semanas, eu recebi a LG OLED evo C2 de 42 polegadas para testes e minha experiência foi completa, eu facilmente teria um modelo como este de forma definitiva em minha casa.
Além de ter uma tela que entrega cores mais vivas e um processador com inteligência artificial, o modelo conta com diversos recursos especiais e até mesmo pode ser utilizado como um bom monitor gamer.
Confira mais detalhes logo a seguir na nossa matéria ou no vídeo em nosso canal do YouTube!
Design e instalação
A LG OLED evo C2 tem um peso que, na prática, é mais leve do que o valor informado em sua página oficial. Extremamente fina e com uma espessura de que entrega aquele visual mais premium, os dois “pés” que permitem que o modelo fique sobre uma estante são de metal e precisam ser parafusados à smart TV. De acordo com o site da fabricante, o peso do produto com seu pedestal é de 18 kg.
A primeira experiência de uso foi bastante positiva: após tirar todos os componentes da caixa, eu finalizei todo o processo de conexão com meu ponto de internet e parafusamento da base em cerca de 30 minutos. É um ponto interessante de se destacar, pois, geralmente, muitas empresas deixam o processo tão complicado que pode ser até necessário pedir ajuda de técnicos especializados.
Na parte traseira, há quatro conexões HDMI 2.1 com suporte para o padrão eARC e taxa de atualização de 120Hz como os do PlayStation 5 e Xbox Series X, assim como entrada para o cabo de sinal de TV e mais uma saída de áudio ótica. Há também: três entradas USB e uma porta para rede LAN (apesar do uso via Wi-Fi acabar sendo mais intuitivo e inclusive optado em todos os dias de meus testes).
Com estes detalhes, o modelo consegue oferecer funcionalidades e uma experiência completa sem exageros. Eu tenho um PS4 e outro conversor de TV em meu quarto e mesmo que pareça “grande demais” para um cômodo secundário, tive a melhor experiência de instalação e conexão possível.
Vamos falar mais sobre conectividade em breve, mas por meio do aplicativo LG ThinQ, eu consegui configurar a LG OLED evo C2 em pouco tempo. Após isso, o aparelho estava pronto para entregar uma experiência visual de áudio e som.
Tela
Medindo 42 polegadas, a smart TV da LG que recebi para testes foi ideal para meu dia a dia. Um dos detalhes que eu mais gostei da tela é a possibilidade de finalmente testar os painéis com tecnologia OLED da LG, já que em minha casa, temos apenas modelos com LCD.
Como já dissemos em outros textos do Showmetech, a tecnologia OLED é a melhor existente devido a contar com pixels que se auto-iluminam, sem a necessidade de um painel extra de luz na tela (quando tons de preto ficam com um aspecto mais acinzentado). Com isso, os donos de smart TVs conseguem ver cores mais vivas e sem aquele aspecto mais robótico.
Além do melhor tipo de painel existente, a LG OLED evo C2 que pude testar possui o padrão DolbyVisioni IQ, HDR10 Pro e HLG. Saindo da teoria, estes padrões garantirão que você tenha acesso às cores que são geralmente vistas em telas de cinema, mas sem ter que sair de casa. Meu maior programa que pude conferir a diferença foi o MTV VMAs 2022, que contou a apresentação e vitória de Anitta como um momento histórico. E a imagem foi realmente incrível:
As cores foram exibidas com uma qualidade incrível no escuro, e nos dias que a janela de meu quarto estava aberta e a luz do sol dava aquela iluminação ambiente, não tive problemas. A diferença de contraste com relação aos modelos com painéis LCD/LED é gritante.
Utilizando o modelo testado como monitor de trabalho, ele serviu mais do que bem. Além da taxa de atualização de 120Hz, que já entrega uma diferença bastante perceptível a modelos mais simples que geralmente possuem taxa de atualização de 90Hz. A possibilidade de ver tudo em uma tela maior no painel OLED evo entrega aquela produtividade que faz diferença no dia a dia.
Processador da smart TV de 42 polegadas
Equipado com o processador α9 Gen5 AI 4K, que também está presente na LG OLED C1 testada ano passado, aqui temos um processador que você consegue ver o trabalho na prática desde o primeiro uso. É possível ver isso ainda mais ao fazer a troca dos modos, que no total, são nove:
- Vivo;
- Padrão;
- Eco;
- Cinema;
- Esportes;
- Otimizador de games;
- FILMMAKER MODE;
- Especialista (espaço claro);
- Especialista (espaço escuro);
Estes modos são ótimos, porque caso você seja aquele tipo de pessoa que assiste literalmente de tudo, terá acesso a uma série de configurações pré-definidas de brilho e contraste que serão ativadas em um toque. Além disso, o mesmo processador consegue realizar o upscaling e correção de saturação das imagens para melhor consumo de conteúdo.
Dentre todas as opções, eu gostei bastante do Padrão, que deixa tudo organizado e dentro de uma configuração favorável para diversos tipos de programas. O modo Vivo funciona como aquele upgrade no brilho e em filmes e séries mais escuros, e consegui ter uma melhor experiência em relação a modelos que não são OLED. Mais um ponto para esta smart TV da LG.
Áudio
Som importa e muito, na hora de comprar uma smart TV e é claro que você precisa ter alto-falantes que darão aquele incremento na experiência de som. A LG OLED evo C2é equipada com um som com 20W de potência, divididos em 2.0 canais.
Além disso, há o suporte para o Dolby Atmos, que consegue realizar um mapeamento do espaço para a entrega de som para todos os cantos e não apenas para quem está próximo a este modelo. Outro recurso interessante é o Som AI, que consegue entregar outros 7.1.1 canais de forma virtual para melhor som para os compradores do modelo com painel OLED evo.
Todos estes detalhes e nomes bonitos também pode ser ouvidos na prática e já com o volume no nível 8, eu consegui ouvir todos os programas, jornais e filmes que assisti na smart TV da LG. O nível máximo pode ser interessante para momentos de festas ou apenas quando você deseja ouvir aquela música especial na TV.
É importante lembrar que sim, o som é alto e de boa qualidade esperada, mas você terá aquela melhoria se optar por uma soundbar em um segundo momento. Há o suporte para o padrão HDMI eARC de som.
O recurso de som que mais pode ser ouvido na prática é a inteligência artificial que identifica o que está sendo emitido para que você sempre tenha acesso ao melhor som possível. Este modo leva o nome de Som IA Pro, mas também é possível optar por:
- Padrão;
- Cinema;
- Clear Voice Pro;
- Esportes;
- Música;
- Otimizador de games.
Interface, apps e assistentes
Equipada com o WebOS 22, que ganhou uma grande atualização em relação à versão de 2021, o sistema operacional desta smart TV é inteligente, mas, ao mesmo tempo, um tanto poluído. Um dos recursos que eu mais gostei foi a possibilidade de cadastrar vários tipos de usuários, da mesma forma como fazemos na Netflix e Disney+, para que o uso seja personalizado.
Ainda assim, a página inicial parece mostrar mais informações do que deveria. As tendências do momento são uma boa forma de permitir que você ache algum programa, filme ou série para assistir, mas acredito que isso poderia ser organizado em uma seção menor ou até mesmo fora da página inicial.
As opções de streaming de vídeo também são a mais do que usaríamos no dia a dia e tudo vem organizado de acordo com o que a LG deseja. Caso precise instalar um outro aplicativo que não está listado na página inicial do WebOS 22, não há como fazer a organização de forma que você queira.
O aplicativo ThinQ se faz como um acessório inteligente que dá aquela melhorada na experiência e além de permitir o envio da imagem que está no smartphone para a tela maior de 42 polegadas. Eu o usei bastante como um segundo controle remoto para ligar, desligar e controlar o volume da TV e não tive problemas com isso, então fica aqui o ponto positivo.
A LG OLED evo C2 também pode ser controlada por dois assistentes pessoais: Google Assistente e Alexa além do suporte para AirPlay 2. Não foi um recurso que eu utilizo muito em meu dia a dia, mas se você tem um aparelho que controla outros dispositivos conectados, esta será uma funcionalidade interessante.
Controle remoto Smart Magic
Precisei abrir um parágrafo apenas para falar sobre este item, pois ele chamou bastante atenção. Além de contar com atalhos serviços de streaming como Netflix, Globoplay, Prime Video e Disney+, também é possível ativar o Google Assistente e a Alexa por meio do controle.
Mas o melhor do Smart Magic é com certeza, sua utilidade que lembra um mouse. Ao invés de apertar botões para ativar as funções e abrir os aplicativos, a LG utilizou a tecnologia pointer para simular um mouse que aparece na frente de tela. Esta mesma funcionalidade também aparece no aplicativo ThinQ para smartphones, em uma área que pode ser navegável com os dedos.
O microfone integrado deu aquele toque especial que completa a experiência, então com toda certeza, este é um dos principais acertos da empresa coreana em seus lançamentos de TVs. Você esquecerá o uso dos modelos tradicionais logo nos primeiros dias.
Recursos especiais
A LG OLED evo C2 também foi anuncia pela LG como uma boa opção para quem precisa de uma tela grande e com suporte para as principais tecnologias gráficas. Se você pode investir um pouco mais em u uma tela que será utilizada tanto como smart TV tradicional, quanto como monitor para jogos, vale a pena fazer investir nisso.
Além do suporte para as conexões HDMI 2.1, que permitem o acesso à taxa de atualização de 120Hz, esta tela conta com um tempo de resposta de 0.1 ms, que é geralmente visto apenas em modelos específicos para o mercado gamer.
Vale lembrar que durante a CES 2022, a linha C de 2022 foi premiada como “melhor TV 4K para games e vencedora do prêmio inovação na categoria jogos”. E este modelo de smart TV também possui suporte nativo para o GeForce Now da NVIDIA, que permite partidas via streaming direto da TV e sem a necessidade um console ou PC.
Há o suporte para NVIDIA G-Sync, AMD FreeSync Premium e até mesmo um app dedicado da Twitch para quem gosta de acompanhar transmissões ao vivo. É um modelo que não só pode ser utilizado como monitor gamer, mas principalmente deve ser comprado por quem tem este propósito.
O recurso Multiview é outra novidade interessante: por meio de uma conexão remota, é possível dividir a tela em duas ou ver o conteúdo do segundo dispositivo via PiP (Picture-in-Picture ou tela sobre a tela). O uso disso pode variar bastante de usuário para usuário, mas ter isso disponível é a certeza de que você terá uma funcionalidade que poderá ser utilizada sempre que necessário.
Preço e disponibilidade
Lançada no mercado mundial em janeiro de 2022 durante a CES do mesmo ano, a LG OLED evo C2 pode ser encontrada em três tamanhos: além de 42 polegadas, também é possível escolher os modelos de 48 e 55 polegadas. Todos possuem as mesmas conexões, processador, taxa de atualização e demais detalhes, então suas grandes diferenças estão no tamanho e no preço:
- LG OLED evo C2 42″: R$ 6.649,05 à vista no Magazine Luiza;
- LG OLED evo C2 48″: R$ 7.399,99 nas Lojas Americanas;
- LG OLED evo C2 55″: R$ 8.399 nas Americanas.
Modelos de 65, 77 e 83 polegadas também foram listados no site da LG do Brasil, mas estes não estão sendo vendidos de forma oficial no Brasil. Mas a empresa conta com opções premium de tamanhos maiores e que podem satisfazer suas necessidades.
Conclusão
Chego ao final deste review com o pensamento de que apesar de estar sendo vendida no mercado geral por um preço acima de modelos LCD/LED, a LG OLED evo C2 é mais que simples uma smart TV. Ela pode ser facilmente considerada uma verdadeira central de entretenimento que entrega imagens em alta qualidade e o melhor de tudo: ainda consegue melhorar a experiência por meio de algumas adições que fazem total diferença no dia a dia.
Certamente, você conseguirá utilizar o modelo por anos sem se preocupar com o problema de burn -in ou manchado na tela, pois além de uma alta duração, o sistema OLED Care instalado no WebOS 22 consegue cuidar do painel de forma automatizada parar que o usuário faça uso pelo maior tempo possível.
Especificações técnicas
Modelo | LG OLED evo C2 |
Tamanhos de tela | 42″ 48″ 55″ 65″ 77″ 83″ |
Tecnologia do painel | OLED |
Resolução do painel | 4K UHD – 3.840 x 2.160 |
Processador | Processador α9 Gen4 AI 4K |
Conexões e entradas | 4x Entrada HDMI 2.1 2x Entrada RF Bluetooth in/out 3x Entrada USB 1x Saída Digital Óptica |
Recursos de imagem | AI Picture Frequência Nativa – 120 Hz DTV HDR10 4K Upscaler AI Brightness Pixel Dimming Dolby Vision IQ FILMMAKER MODE |
Frequência da tela | 120 Hz |
Recursos de áudio | Dolby Atmos, 20W AI Sound Pro OLED Surround AI Acoustic Tuning |
Tipo de alto-falante | 2.2 canais |
Sistema operacional | webOS 6.0 |
Comandos de voz | Sim |
Assistentes virtuais | Alexa, ThinQ AI e Google Assistente |
Preço | LG C2 42: R$ 6.649,05 LG C2 48: R$ 7.399,99 LG C2 55: R$ 9.279,00 |
Veredito: LG OLED TV 4K C2
Veredito: LG OLED TV 4K C2-
Design e instalação10/10 Excelente
-
Tela10/10 Excelente
-
Processador10/10 Excelente
-
Áudio8/10 Ótimo
-
Interface, apps e assistentes7/10 Bom
-
Recursos especiais8/10 Ótimo
Prós
- Peso leve
- Fácil instalação
- Imagem de alta qualidade
- Recursos de IA de imagem e som
- Suporte nativo para NVIDIA GeForce Now
Contras
- Tela inicial do sistema poderia ser melhor organizada
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Gostaria de saber se realmente esse modelo de TV LG C2 55 polegadas, não tem o risco de BURN IN?
Esse modelo da LG mantém a qualidade de imagem quando vistos por diferentes ângulos, possibilitando que assista à TV quase de lado sem que isso prejudique as cores e as imagens?