Índice
A smart TV Samsung QLED Q70A é um balanço ideal entre performance, preço e uso para tarefas distintas. Com duas semanas de teste foi possível entender que o produto tem grande foco em ser um aparelho capaz de servir em diversas funções — e atinge o seu objetivo.
Design
Com o design discreto e um um painel finíssimo, a Samsung QLED Q70A pode enganar, mas as 55 polegadas são refletidas em 1,23m de largura e 70cm de altura. A moldura também é super discreta, com acabamento em cinza escuro, deixando todo o foco para o painel QLED de 55 polegadas.
A montagem é super simples e, para montá-la com o suporte de mesa, são necessários apenas 4 parafusos para encaixar os pés com o painel. Em menos de 5 minutos a TV saiu da caixa e estava pronta para o uso. O suporte para mesa não é dos mais bonitos do mercado, mas também não rouba a cena. Ele fica centralizado ao invés de ser posicionado nas extremidades da TV, o que passa um sentimento de falta de instabilidade em alguns momentos.
O Design “AirSlim”, como a empresa chama, passa a sensação da TV estar flutuando justamente pelo posicionamento do suporte. Mas como dito, isso pode acabar sendo perigoso, principalmente se você é como eu e costuma esbarrar nas coisas com frequência. Além do suporte de mesa, o produto vem com o suporte de parede Slim-mount, que permite uma montagem super rente a parede que, para essa TV, me parece a escolha ideal.
Para fechar o tópico, vale falar do design do controle, que, ao meu ver, é uma grande melhoria em comparação a outros controles da empresa. O controle da Samsung QLED Q70A é slim, super fino e simétrico, apenas com botões necessários de controle de mídia e alguns atalhos para serviços de streaming. Ao invés do design curvo de outros modelos, a escolha por um controle slim e mais minimalista foi uma que me agradou muito.
E, é claro, vale ressaltar que é um controle sustentável feito de plástico reciclado, que pode ser recarregado via USB ou pela luz da sua própria casa, sem necessidade de comprar mais pilhas. Assim, a bateria dele provavelmente não vai acabar tão fácil, mas se acabar, pode deixar o controle sob qualquer luz, inclusive uma lâmpada ligada, para recarregá-lo.
Tela
A tela é um dos pontos principais da Samsung QLED Q70A. A TV tem qualidade nativa de 3.840 x 2.160, o famoso 4K, com o painel a uma frequência de 120Hz, também de forma nativa, sem precisar mexer em nenhuma configuração. Além disso, a Samsung QLED Q70A possui a tecnologia de pontos quânticos, que, na palavra da própria empresa, é capaz de atingir 100% de volume de cor. Assim, alcançando o potencial máximo de uma cena realista, por exemplo. A tecnologia funciona com cristais transparentes em nanoescala no painel, que ganham cor ao serem iluminados pelo LED azul da TV.
Ao longo de 2021 eu fiz uso diário de uma TV Samsung sem essa tecnologia e a diferença não é tão gritante e pode passar despercebido para pessoas menos criteriosas. Porém, sem mexer em configurações de vídeo nenhuma, é notável o volume em cores mais vibrantes, principalmente em cenas realistas de natureza ou cidades iluminadas.
O modelo vem com customização de imagem, tendo alguns presets clássicos, como o modo filme e modo natural e também com o modo game. Porém, as chances de você preferir customizar a sua maneira é bem grande, eu, por exemplo, não consegui me adaptar com nenhum dos presets.
O modelo possui 4 entradas de HDMI, contando com um HDMI ARC e um específico 2.1 para ser utilizado para jogos. A TV ainda tem duas entradas USB, entrada de Ethernet, entrada AV, saída de áudio, WiFi 5 e Bluetooth 4.2. Além de ser um ótimo produto para conteúdos como filmes, séries e TV aberta, o maior diferencial da TV Samsung QLED Q70A é a versatilidade. Com HDR10+, HDMI 2.1 com suporte para 4k a 120Hz, a experiência também é ideal para games, principalmente levando em consideração a nova geração de consoles — Playstation 5 e Xbox Series — que foi pensada para rodar 4K.
E compatibilidade não para por aí. A TV tem suporte para Free Sync, que deixa qualquer experiência em jogos mais agradável. Se você é fã de ultrawide, a TV também tem suporte para dimensões 32:9. O sistema operacional Tizen vem com um menu de jogo para configurar e verificar input lag, FPS, o HDR e informações que não vemos em TVs comuns. Somado ao FreeSync a TV ainda conta com Motion Xceletrator Turbo+, que ajuda no tempo de resposta e evita frames quebrados.
Apesar de não possuir ainda um console de nova geração, fiz os testes no Nintendo Switch e no meu PC com uma placa de vídeo GTX 1660 Super. A experiência no Switch é acima do ideal, não tive problema nenhum e jogos como Breath of the Wild só se tornaram mais bonitos e vibrantes. Já no PC, rodei o recente Back 4 Blood com gráficos no máximo a 1440p e o input lag é basicamente imperceptível, mesmo se tratando de um jogo rápido e competitivo.
Para fechar a lista da versatilidade, o TV ainda possui o modo ambiente 4.0, que permite com que você transforme a televisão em parte da decoração da sua casa. Além de texturas e artes padrões, você pode tirar uma foto da parede para a TV se adequar com o padrão de cores do ambiente.
Áudio
O áudio da TV é um dos pontos que não chama muita atenção. São dois alto-falantes estéreo de 20W de potência, o que serviu bem no uso cotidiano e não precisei em momento nenhum passar do nível 25 do volume. A TV ainda possui tecnologia de som em movimento virtual, que usa inteligência artificial para criar uma experiência de som 3D.
Mas além do som embutido, o destaque para mim é a conectividade com dispositivos de som externos. A TV Samsung QLED Q70A conta com sincronia sonora, que permite utilizar uma soundbar e os alto falantes da TV juntos, criando uma experiência mais imersiva e próxima de um home theater. Outra tecnologia muito interessante que vem de fábrica com a TV é o Active Voice Amplifier, que reconhece o som ambiente e, se ele estiver mais alto que o som da TV, ele regula o som do conteúdo que está sendo assistido para ficar audível.
Interface e Apps
A TV Samsung QLED usa o processador Quantum 4K, que tem inteligência artificial com a função de realizar o upscaling de conteúdos em resoluções menores para 4K, o que melhora muito a experiência e torna os conteúdos do dia a dia mais agradáveis de assistir em uma TV 4K. A smart TV apresenta o sistema operacional Tizen, que é carregado de recursos e muito simples e intuitivo de se usar. Ao ligar a TV pela primeira vez você gasta menos de 5 minutos para configurar tudo e conhecer a maioria das funções disponíveis nele.
A TV tem suporte para todos os aplicativos de streaming que consigo pensar e não tive problema e a grande maioria deles já veio instalado de fábrica. Além dos aplicativos de streaming, a TV vem com Samsung TV Plus, um aplicativo exclusivo da Samsung que tem conteúdo gratuito, com várias opções de canais sem a necessidade de assinaturas extras.
A conectividade com outros aparelhos é um conforto que se tornou padrão em TVs, é muito fácil conectar um fone Bluetooth ou até espelhar seu celular na TV com um único toque. Com a função multitela você também pode continuar assistindo um filme e conectar seu celular na TV. Essa função foi muito útil para mim em casa quando queria mostrar algo para meu irmão mas não podia tirar a novela da TV, então obrigado Samsung!
Assistentes Pessoais
A TV vem com 3 opções de assistentes virtuais: Alexa, Google Assistente e Bixby. Todos são simples de configurar. Eu optei pelo Google Assistente por ser o que utilizo em outros dispositivos e os comandos de voz com suporte para português funcionam perfeitamente, principalmente para ações simples como trocar de aplicativo e alterar o volume.
Além disso, a smart TV Samsung Q70A vem com SmartThings, que permite transformar a TV no hub de automação de uma casa inteligente. Nele, você pode criar rotinas de automação ou apenas utilizar comandos de voz para ligar e desligar um aparelho. Minha experiência com o SmartThings foi agradável. Apesar de não utilizar muitos aparelhos inteligentes, a TV foi super responsiva na hora de desligar e apagar a luz da sala.
Conclusão
A TV Samsung QLED 2021, é um produto muito versátil que começa a aparecer em uma faixa de preço que pode ser considerada já premium. É um produto muito agradável de se usar, que pode servir de hub de automação para casa inteligente, assistir filmes com muito conforto e jogar com altíssimo desempenho e responsividade.
A imagem é de altíssima qualidade, sendo ainda versátil. O som da TV e a conectividade com dispositivos de áudio surpreendem para a categoria e o design da TV não pode ser deixado de lado, transforma positivamente qualquer ambiente.
O preço ainda é mais barato que TVs OLED e a qualidade de imagem é muito acima do esperado graças aos pontos quânticos, então se você busca um upgrade que vai servir para múltiplas funções com muita qualidade, a TV Samsung QLED Q70A é para você.
A TV Samsung QLED Q70A de 55 polegadas pode ser encontrada a partir de R$ 4.049,99 no Submarino.
Especificações Técnicas
Modelo | Samsung QLED Q70A |
Tamanho | 55″ |
Tecnologia do painel | QLED |
Resolução do painel | 3.840 x 2.160 |
Conexões e entradas | 4x HDMI, 2x USB, 1x AV, Bluetooth 4.2 e WiFi 5 |
Recursos de imagem | HDR10+, Tecnologia de pontos quânticos |
Frequência da tela | 120Hz |
Recursos de áudio | Dolby Digital Plus |
Tipo de alto-falante | 2 canais |
Sistema operacional | Tizen |
Comandos de voz | sim |
Assistentes virtuais | Alexa, Google assistente e Bixby |
Preço | R$ 4049,99 no Submarino. |
Veja Também:
Conheça também a smart TV The Serif, da Samsung!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
por favor, sabem informar se a Q70A 2022 75 polegadas está com vício de fabricação ou algo semelhante aos outros modelos da Samsung que quebram logo depois de expirar a garantia?
obrigado