Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes

REVIEW: Samsung Smart Monitor M8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes

Avatar de fernando gomes
Monitor híbrido da Samsung é uma evolução ao seu antecessor, mas ainda falta polir recursos para justificar seu alto preço. Confira nosso review

Melhor do que comprar um monitor seria comprar um monitor que pudesse funcionar também como uma smart TV. Essa é a linha base de raciocínio da Samsung com a sua linha de monitores híbridos, que prometem entregar uma variedade de recursos e elementos para suprir todas as necessidades do consumidor quanto a trabalho, lazer e entretenimento.

O Smart Monitor M8 é o segundo modelo de monitores híbridos da marca, a principal representante desse nicho de aparelhos aqui no País. Apesar de ainda não ser muito popular nas casas brasileiras, a ideia da empresa é reforçar a praticidade de adquirir apenas um produto que funciona como dois.

O Showmetech recebeu o eletrônico para teste e conta a seguir como essa nova entrada supera a geração anterior, apesar de pecar em refinamento técnico. Você pode assistir ao nosso review em vídeo ou seguir a matéria aqui mesmo!

Design

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
Segunda geração do monitor híbrido é ambiciosa. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Em uma grande caixa, o monitor de 32 polegadas já impressiona pela sua aparência moderna e minimalista. Como bordas finas que realçam mais a tela, o produto vem com uma base, um suporte e um controle remoto. Este último contém botões para a página inicial do monitor e para as plataformas de streaming Netflix, Disney+ e Prime Video, além do canal Samsung TV Plus.

Em relação ao Smart Monitor M5, este modelo é mais atraente e oferece cores mais interessantes — azul e verde (fora do Brasil), rosa e branco (nacionalmente). Vale lembrar, no entanto, que as cores são aplicadas apenas nas bordas da tela e na base e suporte. O monitor possui entradas USB-C e apenas um botão que provavelmente será muito pouco utilizado.

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
Conceito do aparelho é prático e sua instalação é intuitiva. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Quanto mais prática é a instalação, mais feliz fica o consumidor. Neste caso, é simples, rápida e intuitiva, não dependendo de cabos terceiros, por exemplo, para isso. A única coisa que faltou aqui foi o suporte ao padrão VESA. Na prática, isso significa que o usuário não pode fixar o aparelho na parede, algo que já é comum em smart TVs e alguns modelos de monitores.

Uso e conectividade

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
Parte traseira do monitor tem entradas para a webcam, HDMI e USB-C. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Para começar a navegação, é necessário seguir um procedimento fácil de configuração de rede e outros dados. Logo após, uma série de ferramentas estará disponível para acesso imediato. Falaremos um pouco mais a respeito de algumas delas no tópico mais abaixo. Primeiro, vamos falar sobre a parte externa do produto.

Como citado anteriormente, duas entradas USB-C são dispostas atrás do painel, e com elas é possível carregar um smartphone, por exemplo. É uma forma inteligente de integrar mais recursos e otimizá-los em uma só mesa. O cabo HDMI que acompanha o produto funciona perfeitamente. Os ajustes de altura e ângulo do monitor são limitados, mas não incomodam.

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
Design fino deixa o M8 mais atraente que o M5. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Duas ferramentas bem bacanas — provavelmente as mais relevantes diante das outras — são o Smart View, que permite a transmissão de conteúdo multimídia via celular, e o Multi View, que divide a tela para transmitir conteúdos distintos, como um canal e um vídeo do YouTube ao mesmo tempo. Já são artifícios bons desde as Smart TVs da empresa, e aqui não foi diferente.

Falando mais sobre o uso do monitor para PC, há uma aba chamada de Workspace, reservada para a conexão do monitor com uma CPU. Quando ela é detectada automaticamente, a tela transmite a área de trabalho inteira e o que mais for executado nela. Em relação à performance, é tudo muito rápido. O acesso via controle remoto não torna o processo chato e é superfácil retorna ao modo Smart TV.

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
Conexões externas de console e PC estão alocadas em Workspace. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Uma webcam acompanha ainda o M8. Seu design é bem discreto e incorpora bem à estética do monitor. O problema é que ela acaba não se tornando muito útil para além do uso nos aplicativos no sistema operacional Tizen, não sendo possível conectá-la ao sistema do PC. Dessa forma, sua presença fica extremamente restrita a chamadas no Google Duo, por exemplo. Sua imagem é decente e seu microfone deixa a desejar, sendo necessário utilizar um fone com microfone ou microfone externo para garantir a qualidade em chamadas.

Tela e som

  • Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
  • Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes

Vamos falar sobre o tópico mais importante deste produto: imagem e som. Coincidentemente ou não, é possível encontrar nessa categoria tanto as melhores ou piores coisas do monitor híbrido da Samsung.

A tela do Smart Monitor M8 é 4K com HDR 10+ e, como já dito, tem 32 polegadas, tamanho robusto para exibir arquivos, vídeos, fotos, jogos e todos os seus conteúdos. As imagens exibidas são bonitas, com cores intensas, especialmente os tons mais claros. Os tons mais escuros, por outro lado, não são tão balanceados assim. É bom dizer: não é ruim ou péssimo, mas pelo seu alto valor no mercado, era esperado que o monitor trouxesse ao menos uma tecnologia de calibração de cores mais bem definida, como acontece nas próprias smart TVs da Samsung.

O produto traz algumas opções prontas para o usuário, como o Modo Jogo (que também flerta com desempenho gráfico) e o Modo Entretenimento, mas eles não soam suficientes. Vale o usuário ajustar por conta própria nas configurações do menu.

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
Modo Jogo do monitor híbrido é o mesmo das Smart TVs tradicionais da Samsung. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Outro problema aqui é a questão do painel VA presente neste monitor. Existem três tipos: VA, IPS e TN. Um painel VA é basicamente uma forma de alinhar a imagem transmitida de maneira vertical. Desta forma, o melhor ângulo de visão da tela é de frente ao monitor, e à medida em que o usuário se desloca para os lados, começam a ocorrer distorções. O VA é responsável por trazer mais níveis de contraste, entretanto entrega uma visão unilateral de qualidade máxima.

Um exemplo prático é em jogos. Testando Fall Guys, um jogo naturalmente tão colorido e vibrante, fica claro como isso impacta na experiência de quem assiste ao lado. A tela é grande, mas o M8 poderia refinar melhor esse recurso que aqui deveria ser considerado ultrapassado.

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partesReview: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
A diferença é mais perceptível ao vivo, mas: repare como a mesmo imagem mostrada de frente (à esquerda) é mais nítida do que quando vista de lado (à direita). (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

O Modo Jogo, aquele que traz a barra inferior para adaptar a tela conforme o game escolhido, é mais do mesmo. Não há nada diferente em comparação ao que já existe. A sensação é de que a ferramenta é facultativa, visto que é possível desfrutar de um bom gameplay sem precisar ajustar a imagem ou redimensioná-la. É claro que isso favorece aqueles jogos mais pesados, que carregam muitos elementos na tela ao mesmo tempo, como um multiplayer online. Mas não é impossível jogar sem.

O sistema de som infelizmente não fortalece as boas críticas. Por conta do seu aspecto fino, era de se esperar que seu alto-falante não fosse muito potente. A surpresa foi que os agudos são extremamente elevados, entretanto os graves são sucateados. Definitivamente não há um bom equilíbrio entre eles. Recomendamos o uso de fones de ouvido ou headset para maior nuance em áudios.

Falando em jogos, um aplicativo inédito do Xbox chegou para a alegria de quem usa o Cloud Gaming, permitindo jogar diretamente no monitor sem necessidade de um console. Esse é um dos recursos do produto que devem fazer a diferença no dia a dia.

Recursos de Smart TV da Samsung

  • Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
  • Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
  • Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes

Chegando à função de smart TV, o sistema Tizen faz a integração de diversos aplicativos para o lazer e entretenimento do usuário. Seu layout, inclusive, está bem otimizado e rápido, sendo um ponto positivo. A página inicial conta com os canais da Samsung TV Plus, que incluem desde animes a documentários especiais. Canais famosos como Record News podem ser assistidos sem nenhum custo adicional.

Os aplicativos disponíveis incluem as principais plataformas de streaming: Netflix, Prime Video, Apple TV+, Disney+, Star+, HBO Max e Globoplay. Outros aplicativos podem ser instalados igualmente, como Spotify e YouTube. É possível personalizar a barra de tarefas como o usuário quiser. Além disso, Bixby e Alexa são as assistentes virtuais presentes. Toda essa parte fica na aba Suporte.

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
Samsung Gaming Hub traz aplicativos como Xbox e GeForce Now para jogadores aproveitarem o amplo catálogo disponível nas plataformas. Tudo isso na palma da mão. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Uma terceira aba chamada Jogos foi dedicada especialmente para os gamers. Com o Samsung Gaming Hub, é possível baixar jogos gratuitos, que são bem simples, mas também administrar serviços adicionais via nuvem, como o GeForce Now e o Xbox. Os entusiastas também podem conectar um controle via bluetooth para curtir seus títulos favoritos disponíveis nessas plataformas. A Twitch também está presente. Quem quiser, pode ainda conectar o cabo do monitor em um console. Nosso teste em PS4 foi um sucesso.

De modo geral, o acesso e a execução desses aplicativos são bem eficientes. São muitas possibilidades de consumo de conteúdo e, nesse sentido, é o que menos falta no M8.

Preço e disponibilidade

O Smart Monitor M8 está sendo vendido em solo nacional pela própria Samsung e lojas parceiras. Os preços podem variar de acordo com a loja escolhida e promoções temporárias. Em média, o valor ultrapassa os R$ 4.000,00.

Até a publicação deste review, é possível encontrar o aparelho no , no valor de à vista. Você encontra o nosso link aqui embaixo na descrição.

Conclusão

Trecho de Forza Horizon 5, rodando no monitor via PC. (Vídeo: Fernando Gomes/Showmetech)

Mirando em todos os artifícios possíveis, o novo Samsung Smart Monitor M8 tenta oferecer a melhor experiência híbrida de todo o mercado, mas não consegue equivaler seus recursos ao seu alto preço. É uma ótima opção para PC e também como Smart TV. Mas os detalhes que integram exibição de tela, cores e som não se sustentam sozinhos.

É importante mencionar que este ainda é um produto bonito, funcional, veloz e que vai servir para intercalar os trabalhos com o descanso e a diversão pós-expediente. No entanto, há modelos premium da categoria de smart TVs da Samsung à venda que são até mais baratos que este monitor híbrido. É uma experiência válida e interessante, mas talvez compense mais para o consumidor hoje adquirir um PC ou uma televisão de fato.

Especificações técnicas

Review: samsung smart monitor m8 mira em tudo, mas só acerta mesmo em partes
Monitor e Smart TV da Samsung. (Imagem: Samsung/Divulgação)
MarcaSamsung
ModeloSmart Monitor M8
Tela32 polegadas
Painel VA
Plano
HDR 10+
4K (Resolução 3,840 x 2,160)
Max. 60 Hz
ÁudioAlto-falante
Som Adaptativo+
Conexões1 Entrada Micro HDMI
1 USB HUB
1 USB-C
1 cabo de alimentação
1 cabo USB-C
1 cabo HDMI-Micro HDMI
Bluetooth 4.2
Recursos/ImagemModo Eye Saver
Flicker Free
Modo Jogo
Modo Entretenimento
Game Bar 2.0
HDMI-CEC
Adaptive Picture
Auto Source Switch+
Ultrawide Game View
Bixby
Alexa Built-in
Webcam
SistemaTizen
Controle RemotoSim
Inclinação ajustávelSim
Altura ajustávelSim
Rotação ajustávelNão
Suporte para paredeNão
Peso do produto6.7 kg com a base
4.4 kg sem a base
Preço

Veja também:

Acesse também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Veja o nosso review do Smart Monitor M5, de 27 polegadas.

REVIEW: Samsung Smart Monitor M8

Samsung Smart Monitor M8
7 10 0 1
Monitor híbrido da Samsung é uma evolução ao seu antecessor, mas ainda falta polir recursos para justificar seu alto preço.
Monitor híbrido da Samsung é uma evolução ao seu antecessor, mas ainda falta polir recursos para equivaler a seu preço.
7/10
Total Score
  • Design
    9/10 Incrível
  • Uso e conectividade
    8/10 Ótimo
  • Tela e som
    6/10 Normal
  • Recursos Smart TV
    8/10 Ótimo
  • Custo-benefício
    3/10 Ruim

Prós

  • Design moderno e muito atraente
  • Conectividade prática e útil
  • Sistema Tizen otimizado e bem integrado
  • Tela 4K com resolução excelente
  • Boa como Smart TV e PC
  • Uma grande variedade de aplicativos e conteúdos de entretenimento

Contras

  • Sem suporte ao padrão VESA para fixação em paredes
  • Webcam não casa com o conceito híbrido
  • Calibração de cores imprecisa
  • Falta de polimento nos recursos de imagem
  • Painel VA: bonito de frente, não tanto de lado
  • Som desbalanceado: graves são prejudicados
  • O preço, seu maior vilão

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados