Índice
Lançado em agosto de 2023, a linha Galaxy Watch6 tem o foco em oferecer um monitoramento completo sobre a saúde de seu usuário, mas o quão longe isso pode chegar? O Showmetech teve a oportunidade de testar o relógio inteligente da Samsung e te conta todos os detalhes para saber se o investimento vale a pena para seu dia a dia ou não.
Design
O Showmetech recebeu o Galaxy Watch6 Classic de 43 milímetros para testes, mas também vale lembrar que a versão padrão (standard), sem a coroa giratória, foi lançada nos tamanhos de 40 mm e 44 mm. A versão Classic também pode ser comprada com a coroa giratória e caixa de 47 mm.
A grande mudança no design entre as gerações de 2022 e 2023 está na volta da coroa giratória na versão Classic, que foi deixada de lado no Galaxy Watch5. O Galaxy Watch6 Classic de 43 mm é um relógio inteligente e realmente bonito à primeira vista. Eu tinha o receio do aparelho acabar sendo grande demais devido ao meu braço ser um tanto fino, mas o encaixe foi perfeito. E ele também não é pesado: possui o peso oficial de 52 gramas que, na prática, parece muito menos.
A pulseira tem 11 ajustes que pessoas com o braço mais fino que o meu conseguirão fazer o uso tranquilo do aparelho em seu dia a dia. Recebemos a versão com uma pulseira de couro bastante resistente e que deve durar por muito tempo antes de ser necessário realizar a troca.
Meu relógio tradicional é um Amazfit Neo clássico que até possui uma tela que mostra informações de saúde, mas não há como negar que o Galaxy Watch6 eleva isso para outro patamar. Navegar pelas funcionalidades do relógio por meio da coroa giratória deixa o uso mais dinâmico e que foi novo em meu dia a dia.
Ele tem apenas dois botões: ao serem pressionados por mais de três segundos, por padrão de fábrica, eles podem ou ativar a assistente pessoal Bixby, ou ativar a Samsung Wallet para pagamentos via NFC. As funções destes botões podem ser modificadas, para funcionalidades que possam ser mais convenientes para o usuário. Além disso, os botões servem também como ponto de contato para a análise de composição corporal.
Não há como negar que quem user o aparelho em seu pulso irá chamar atenção por onde passar e ainda ter um dispositivo bonito que complementa o look para a noite ou para o dia. É claro que o gosto pessoal implicará bastante para que você escolha entre os tamanhos de 43 mm ou 47 mm, assim como o tipo de pulseira.
Mas, no final, tenha certeza que você comprará um relógio com uma estética externa que será elogiada. E a possibilidade de personalizar o sistema operacional conforme seu gosto pessoal deixa tudo ainda melhor.
Tela
O modelo que recebemos para testes tem uma tela de 1,3 polegada que, mesmo quando estamos ao ar livre, permite a visualização das informações. O brilho pode ser facilmente alterado para uma maior duração da bateria, mas eu deixaria o sensor de luz ambiente fazer o trabalho por aqui. A dica que eu dou é: em dias que precisar sair de casa ou ir para seu treino, coloque o relógio no carregador para que a bateria esteja em uma capacidade máxima.
O sistema está otimizado para rodar na tela pequena e, logo após a finalização de sua atividade física, é possível ver dados como a frequência cardíaca média, calorias queimadas e até mesmo um gráfico com os níveis de intensidade de sua atividade. As mesmas informações também podem ser vistas no smartphone, via aplicativo Samsung Health Monitor.
Faces de Relógio
Estava esperando bastante para entrar neste tópico porque eu gostei bastante das opções predefinidas que a Samsung disponibiliza para os usuários. Mas eu gostei ainda mais da possibilidade de montar uma face de relógio do zero, com a foto, estilo de relógio e até mesmo atalhos que a pessoa quiser.
É claro que sim, se você for uma pessoa que prioriza treinos esportivos, as telas informativas com dados do tempo, dia e até mesmo em tempo real serão de maior utilidade. As faces de relógio no estilo gráfico trazem aquele estilo animado, mas sem deixar a exibição de dados importantes de lado.
Já falando sobre as faces de relógio de saúde, aqui temos telas prontas para lhe mostrar o que você deseja: dados da noite passada de sono, desafios de passos diários, respiração e mais. Para quem gosta dos visuais mais clássicos, também há opções para quem deseja ver apenas a hora quando não estiver treinando.
Por fim, a Samsung também disponibiliza telas no estilo Simples e Básico para usuários que valorizam um uso menos aprimorado. A configuração e escolha pode ser feita por meio do aplicativo Galaxy Wear, que também funciona como uma grande central de controle do relógio inteligente.
Como bom pai de pet, eu escolhi uma face de relógio com a foto de meu cachorro. Uma funcionalidade que gostei bastante foi ter total controle não apenas sobre o papel de parede, mas também o estilo do relógio e as informações na tela inicial: você pode colocar até seis delas. Eu optei por colocar apenas 4 e isso foi mais que suficiente para eu ter dados sobre a quantidade de passos dados em um dia, o clima no momento, meus batimentos cardíacos e a duração da bateria. Veja o resultado:
A Samsung acertou bastante na hora de permitir que, por mais que diversas faces de relógios predefinidas estejam disponíveis, o usuário possa fazer a configuração completa para ter uma tela única e que se adapta ao seu dia a dia. É aquilo: ninguém sabe mais do que você sabe o que você gosta.
Funcionalidades do Galaxy Watch6
Contando com um sensor de pressão sanguínea, tal informação só pode ser visualizada após a instalação do aplicativo Samsung Health Monitor, que está disponível para instalação apenas via Galaxy Store. E isso já traz uma limitação para quem possui celulares de outras marcas: o app pode ser instalado apenas em smartphones da Samsung. O recurso de eletrocardiograma, que também depende do app, possui a mesma limitação.
Eu até tentei fazer a instalação via APK, mas o Samsung Health Monitor foi desenvolvido apenas para rodar em modelos da empresa coreana e nem mesmo abriu em meu celular Android de outra marca. Eu sinceramente não entendi tal limitação, mas imagino que quem pensa em comprar um Galaxy Watch6 já tem um smartphone Galaxy (e é bom mesmo ter).
Durante o evento de lançamento, foi confirmado que o Galaxy Watch6 consegue controlar a câmera de seu celular (que também precisa ser da Samsung) pelo app da câmera no relógio ou pela assistente pessoal Bixby. Ao solicitar a ação para o Google Assistente, que está disponível no smartwatch, recebemos a mensagem de que ainda não é possível tirar fotos em outros dispositivos.
O Find My Mobile segue disponível para localizar seu smartphone em casos de esquecimento em algum local ou furto. Caso os aparelhos estejam conectados via Bluetooth, é possível ativar a funcionalidade no relógio e o celular começa a emitir um sinal sonoro em volume máximo, ativando a tela com uma mensagem:
O Samsung Wallet está disponível para pagamentos por aproximação utilizando apenas o relógio, sem a necessidade do smartphone. Para quem já usa o app no smartphone é uma ótima escolha, já que o pagamento com a carteira digital da Samsung oferece pontos que podem ser trocados por produtos e descontos. Mas o pagamento por aproximação também pode ser feito utilizando a Carteira do Google, para aqueles que preferem este meio de pagamento.
O monitoramento de esportes está entre as funcionalidades mais importantes: a Samsung afirma que ele consegue dar suporte para mais de 90 exercícios, incluindo caminhada, ciclismo, ioga, corrida profissional, natação e muito mais. A musculação pode ser monitorada por meio do item “outros exercícios”.
E ao final de cada treino, você tem acesso a não apenas ao tempo total que se dedicou à atividade física, mas também à quantidade de calorias queimadas e a frequência cardíaca média, diretamente na tela do relógio. Mas também é possível ver tudo isso no celular.
Quando passar a caminhar por mais de dez minutos, o relógio começa a detectar automaticamente que você está fazendo exercícios, o que é interessante para quem acaba esquecendo de avisar ao aparelho. No aplicativo Samsung Health, você poderá acompanhar o registro de perda de calorias durante o exercício.
E vale lembrar que ele é resistente à água com classificação IP68 e 5ATM. Isso significa que o aparelho pode ficar com segurança sob até 3 metros de profundidade por até 30 minutos.
Sensores
Chegamos ao ponto alto do relógio inteligente da Samsung: o sensor BioActive, que conta com diversos sensores integrados (Frequência Cardíaca Óptica + Sinal Cardíaco Elétrico, Análise de Impedância Bioelétrica), consegue fazer um ótimo trabalho. Eu gostei bastante do detector de inatividade, que envia alertas para quando ficamos parados por muito tempo. Nem sempre você vai poder levantar, mas o alerta é importante para saber que sua saúde está sendo monitorada.
O sensor de batimentos cardíacos consegue trabalhar bem: a Samsung afirmou que, na nova geração, ele realiza melhor o acompanhamento das batidas do coração e sinaliza possíveis casos de frequência cardíaca irregular por meio de avisos enviados por meio do Samsung Health Monitor. A própria empresa ressalta que isso não significa que o aparelho vai te avisar caso você esteja passando por um ataque cardíaco, mas sim que dentro da média diária, é melhor consultar um cardiologista pois os batimentos podem estar acima ou abaixo do normal.
O monitoramento de sono também funcionou muito bem aqui: além de registrar a hora exata que eu começava a dormir e acordava, ele também conta com um “coach de sono” que dá dicas para dormir melhor, incluindo o melhor ambiente para você estar 100% para o outro dia. E o gravador de ronco (para aqueles que roncam) também está disponível por meio do microfone, podendo acessar o áudio detectado pelo app no smartphone.
Mais um recurso interessante está na composição corporal, por meio do sensor de bioimpedância, que consegue medir a massa de músculo esquelético, gordura corporal e até mesmo a quantidade de água em seu corpo. O processo é feito de uma forma bem simples: basta colocar dois dedos nos dois botões para que os dados fiquem registrados no aplicativo Samsung Health. A empresa recomenda que isso seja feito em horários semelhantes para que o intervalo de 24 horas sempre seja mantido.
O sensor de temperatura corporal segue disponível aqui desde o lançamento do Galaxy Watch5 e a Samsung deu um novo uso para ele por meio do aplicativo TermoCheck. Na prática, este app consegue medir a temperatura de um alimento, água ou objeto ao colocar o relógio o mais próximo possível. E este mesmo sensor também monitora a temperatura do corpo enquanto dormimos, além de ser utilizado para o controle de menstruação.
O Galaxy Watch6 consegue ser um aparelho completo que mostra dados de seu corpo em tempo real e com uma assertividade interessante. É claro que ele deve ser considerado uma ferramenta de monitoramento que funciona como apoio e nunca apenas como única forma de cuidar de sua saúde. Vale a pena compartilhar os dados com seus médicos para que possam auxiliar em diagnósticos de saúde.
Sistema
Equipado com o One UI Watch5 (versão da Samsung para o WearOS), não há como negar que o relógio da Samsung segue com o foco de ser um complemento para quem já tem uma aparelho da empresa coreana. Em meu dia a dia, eu uso um Realme 9 Pro+, com Android 13. O Samsung Health e o Galaxy Wear podem ser instalados via Google Play Store e sim, você vai conseguir alterar funcionalidades e personalizar o relógio inteligente. Mas o uso ainda mais completo será realizado se você tiver um smartphone Galaxy.
Apesar de algumas limitações, eu consegui fazer bom uso do sistema operacional em meu dia a dia. A Samsung colocou o processador Exynos W930 Dual-Core de 1,4GHz e 5 nanômetros, que consegue rodar muitos aplicativos sem problemas. É possível baixar músicas e instalar os aplicativos mais utilizados no dia a dia nos 16 GB de armazenamento interno.
O WhatsApp funcionou muito bem aqui, apesar de algumas imagens, mesmo quando estava conectado ao Wi-Fi, demorarem um tanto para carregar. O Spotify também teve um bom funcionamento e eu até consegui deixar o celular em casa por um dia e usar apenas o Galaxy Watch6 para meu treino de cerca de três horas na academia. Para rodar os aplicativos, há 2 GB de RAM.
Conectividade
Além do uso de redes sem fio via Wi-Fi, o Galaxy Watch6 Classic possui suporte a eSIM para estar sempre conectado à internet. Eu quase não senti falta disso durante meu dia a dia, mas é um ótimo recurso que possibilita sair de casa e manter-se comunicável sem a necessidade do smartphone — uma mão na roda para esportistas.
É importante lembrar que para um funcionamento completo, é importante deixar o relógio inteligente da Samsung conectado ao seu celular via Bluetooth. Isso permite que você receba chamadas (e inclusive as atenda pelo relógio), notificações de SMS e tenha dados completos sobre a saúde monitorados durante o dia.
Quando o relógio é desconectado de seu celular, uma vibração é enviada no mesmo momento. A configuração inicial é bem simples e intuitiva: em cerca de 20 minutos, por meio do aplicativo Galaxy Wear, o relógio está pronto para ser seu acessório do dia a dia.
Bateria
Tanto monitoramento traria algum ponto negativo para o relógio inteligente. E aqui, a duração da bateria é o seu “calcanhar de Aquiles”: ao usar todas as funcionalidades ao mesmo tempo, será necessário recarregar a bateria de 300 mAh do Galaxy Watch6 Classic de 43 mm ao menos uma vez por dia. Isso não é ruim, mas seria legal ver a Samsung entregar um relógio que conseguisse ficar ativo por ao menos 18 horas ininterruptas com todas as funções e sensores sendo utilizadas.
Eu usei minha ida ao The Town 2023 para saber o quão longe o modelo poderia chegar sem estar conectado à internet ou outro aparelho Bluetooth, além de estar com o modo de economia de energia ativado. O resultado foi que ele funcionou e monitorou minha saúde por no máximo 25h49. Mas vale lembrar: no uso sem Bluetooth, Wi-Fi ou eSIM. Isso até que é bastante, mas se eu por exemplo começasse alguma atividade física, teria menor duração.
Para quem deseja economizar bateria, há um modo que exibe apenas as horas que, segundo o próprio aparelho, consegue funcionar por até 13 dias e 11 horas. Mas saiba que será possível ver apenas o horário e nada mais que isso. A foto abaixo mostra a duração estimada com 40% de bateria:
Em meu dia a dia, apenas com o Bluetooth ativado, eu precisei recarregar o Galaxy Watch6 Classic de 43mm, com uma bateria de 300 mAh, ao menos uma vez por dia. Eu sempre fazia isso na hora de meu almoço ou um pouco antes de ir para a academia. O modo de economia de energia consegue aumentar a duração da bateria para mais seis horas, mas a dica que dou aqui é: caso você compre um modelo como este, é bom colocar ele para recarregar antes de sair de casa.
Há um carregador via indução enviado pela Samsung na caixa que tem o comprimento de cerca de 1 metro. A boa notícia disso é que para a bateria estar completamente recarregada, é necessário apenas 1h10.
A Samsung cumpriu a promessa de que uma carga de 30 minutos na base proporcionará 45% da capacidade da bateria, e isso pode ser aquela chave de emergência para quem precisar sair de uma hora para outra e gostaria de estar com boa parte da bateria recarregada.
Preço e Disponibilidade
Disponível no mercado brasileiro a partir de 11 de agosto de 2023, o Galaxy Watch6 Classic pode ter um preço salgado para algumas pessoas: a versão de 43 mm pode ser encontrada atualmente por R$ 2.249,10 no Pix. Já a versão de 47 mm pode ser encontrada por R$ 3.199 no Pix.
Para comparação, o novo Apple Watch Series 9 é vendido no Brasil a partir de R$ 4.999 em sua versão mais simples e com caixa de alumínio. Ao menos no preço, o modelo da Samsung sai na frente.
Conclusão
Chego ao final deste review com a opinião de que a Samsung conseguiu entregar um aparelho que consegue realizar o monitoramento completo da saúde de seu usuário. Apesar do preço premium, o investimento será percebido a longo prazo e você terá uma ferramenta interessante para saber mais sobre o seu dia a dia, sono e até mesmo receber notificações sobre frequência cardíaca irregular.
É importante lembrar que o relógio inteligente ainda não é perfeito: sua bateria é seu maior ponto fraco e você precisará ter o hábito de recarregar o aparelho ao menos uma vez por dia se quiser utilizar todas as funcionalidades. E vale lembrar que ele foi desenvolvido para donos de smartphones da Samsung: a maioria das funcionalidades funciona em aparelhos de outras marcas, mas o uso completo será feito apenas por quem tem um celular das mais diversas linhas Galaxy.
O Galaxy Watch6 é sim um modelo completo, mas há pontos que poderiam ser melhorados antes dele chegar ao mercado. Quem sabe, por meio de atualizações de sistema, isso não fique melhor com o passar do tempo. É relógio inteligente para ficar de olho durante períodos especiais e até mesmo considerar a comprar se os pontos negativos ditos neste review não forem um problema para você.
Especificações Técnicas
Modelo | Samsung Galaxy Watch6 Classic |
Tela | Cristal de Safira 47mm: Super AMOLED de 1,5 polegadas (37,3mm) 480×480, Always On Display em todas as cores 43mm: Super AMOLED de 1,3 polegadas (33,3mm) 432×432, Always On Display em todas as cores |
Sistema operacional | One UI Watch5 (WearOS) |
Processador | Processador Exynos W930 Dual-Core 1,4GHz (5 nm) |
Memória | 2 GB RAM + 16 GB armazenamento interno |
Dimensões e peso | Caixa em aço inoxidável com pulseira em couro ecológico híbrido 43mm: 42,5 x 42,5 x 10,9 mm, 52,0g (Preto e Prata) 47mm: 46,5 x 46,5 x 10,9 mm, 59,0g (Preto e Prata) |
Bateria | 47 mm: 425mAh 43 mm: 300mAh |
Sensor | Sensor BioActive da Samsung (Frequência Cardíaca Óptica + Sinal Cardíaco Elétrico, Análise de Impedância Bioelétrica) Sensor de Temperatura Acelerômetro Barômetro Giroscópio Sensor geomagnético Sensor de luz |
Conectividade | LTE, Bluetooth 5.3, Wi-Fi 2.4+5GHz, NFC, GPS/Glonass/Beidou/Galileo |
Compatibilidade | Android 10 ou superior com mais de 1,5GB de memória |
Preço | R$ 2.249,10 no Pix |
Disponibilidade no Brasil | A partir de 26 de julho de 2023 |
Tem alguma de uso sobre o relógio inteligente? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Pixel Watch ou Galaxy Watch5: qual o melhor smartwatch com Wear OS?
Revisado por Glauco Vital em 3/10/23.
Veredito: Galaxy Watch6
Veredito: Galaxy Watch6-
Design10/10 Excelente
-
Faces de relógio10/10 Excelente
-
Funcionalidades9/10 Incrível
-
Sensores10/10 Excelente
-
Conectividade10/10 Excelente
-
Bateria7/10 Bom
Prós
- Ótimo design
- Personalização completa de faces de relógio
- Monitoramento completo
- Suporte para 90 esportes
- Ótima conectividade
Contras
- Bateria precisa ser recarregada ao menos uma vez por dia
- Funciona melhor com aparelhos da Samsung
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Ridículo, bateria de 1 dia. tenho um Galaxy Watch 4 e é i sso ai, todo dia na tomada.
Relógios tinham que durar pelo menos uma semana em uso normal.