Índice
Lançado durante o último Samsung Unpacked 2023, o Galaxy Tab S9 é o menor modelo da nova geração de tablets Android da empresa coreana. Recebemos o dispositivo para testes e já temos nosso veredito, confira o texto abaixo!
Design
O Galaxy Tab S9 é um tablet Android de 11 polegadas da Samsung com corpo fino, leve e compacto de apenas 489 gramas, possui bordas arredondadas e 5,9mm de espessura, na parte traseira encontramos uma área magnética para carregar e guardar a S Pen.
Recebemos o produto na cor marfim (branco) com acabamento em metal acetinado, mas que pode ser encontrado na cor grafite.
Assim como seus irmãos maiores (Tab S9+ e Tab S9 Ultra), o modelo veio acompanhado de três acessórios: a S Pen (caneta touch), a capa magnética e o teclado DeX.
Importante ressaltar que toda linha Tab S9 possui certificação IP68, com resistência à água de até 3 metros de profundidade e poeira.
O aparelho é extremamente confortável de utilizar, um dispositivo muito versátil, leve e prático. Quando testei a versão Ultra da linha S9 tive dificuldades para me acostumar com a tela gigante de 14,6 polegadas, por isso, acho que as 11 polegadas do Galaxy Tab S9 são mais do que suficientes.
O Tab S9 possui dois botões de volume e um botão principal de ação na parte superior do Tablet, 4 saídas de som nas bordas verticais do aparelho, duas entradas de microfone na parte superior (abaixo dos botões de volume) e uma conexão USB-C 3.2 tanto para carregador quanto para fone de ouvido entre as saídas de áudio.
A falta de uma entrada específica para fones de ouvido pode incomodar alguns usuários que optem por fones com fio ao invés dos de conexão Bluetooth.
S Pen e Capa Teclado
O Galaxy Tab S9 vem com a capa teclado magnética de borracha que protege o aparelho, dá sustentação e apoio em superfícies lisas e guarda a S Pen (que se conecta com Bluetooth de baixa energia), famosa caneta touch da Samsung que auxilia bastante no dia a dia e carrega magneticamente quando acoplada na traseira do aparelho.
A S Pen pode ser usada não apenas para navegação, mas também para tirar fotos, auxiliar em apresentações e muito mais. Disse anteriormente no review do Tab S9 Ultra e aqui reforço: prefiro utilizar a S Pen para navegar no tablet ao invés dos dedos, pois acho muito mais confortável e dinâmico.
A capa teclado magnética habilita o modo DeX, que falaremos mais a frente. O teclado possui teclas finas e bem próximas umas das outras, o touchpad é pequeno, mas bem sensível e os atalhos funcionam muito bem. O tamanho do teclado acompanha as dimensões do tablet, podendo atrapalhar a digitação de mãos maiores, sobre essa questão tive poucos problemas pois possuo mãos e dedos finos.
Tela
A linha Tab S9 vem com tela AMOLED Dinâmica 2X de 120Hz com padrão HDR10+ aprimorado que proporciona reprodução de conteúdo com alto alcance dinâmico e cores mais realistas. O visor de 11 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels e profundidade de cor de 16 milhões possui tecnologia desenvolvida pela Samsung com cores e visuais mais vibrantes e contrastantes, ao mesmo tempo que traz redução da emissão de luz azul, protegendo os olhos.
Outra tecnologia presente na linha Tab S9 é o Vision Booster, um algoritmo inteligente que detecta a luz do sol e adapta o brilho da tela conforme necessário.
Em outro review havia comparado a tela do Tab S9 Ultra com a tela do meu monitor gamer e me surpreendi com os resultados, resolvi fazer a mesma comparação com o Galaxy Tab S9 e obtive a mesma qualidade e riqueza de detalhes, contraste, brilho e cores, mesmo com a tela bem menor o dispositivo não deixou a desejar em nenhum sentido visual. Vale ressaltar que a tela do Galaxy Tab S9 possui bordas mais grossas do que as versões S9+ e S9 Ultra, mas isso não atrapalha no uso diário.
Os tablets dessa linha funcionam muito bem como segunda tela do PC e podem ser conectados ao computador via Samsung DeX, para isso é necessário adquirir um DeX station, DeX Pad ou adaptador HDMI e conectar o dispositivo móvel a um monitor externo (TV ou monitor de PC), também é possivel realizar a integração através do aplicativo Samsung Flow, que deve ser instalado no tablet e no PC para funcionar.
Câmeras
O modelo possui duas câmeras, a traseira que fica na parte superior direita horizontal do tablet possui 13 megapixels, já a frontal localizada no centro superior horizontal possui 12 megapixels. O Galaxy Tab S9 filma em Ultra HD (4K) a 60 fps. Confira minhas impressões sobre as lentes desse dispositivo Samsung.
Em luz natural e indireta achei ambas as câmeras levemente granuladas, as cores são bem vibrantes (como esperado da Samsung) e o contraste entre luz e sombra bem equilibrado. São câmeras de tablet, então não se espera um desempenho impressionante de qualquer forma.
Já sob luz natural direta e luz artificial a situação da granulação fica quase imperceptível, só não espere uma resolução absurda.
No geral são boas câmeras que podem ser usadas para tirar algumas fotos caseiras e para fazer chamada de vídeo. A câmera traseira pareceu um pouco mais estourada.
Áudio
São quatro alto-falantes quad da AKG com som ambiente Dolby Atmos, a potência e a imersão sonora que esse tablet da Samsung traz é mais alta do que se espera para um tablet. Mesmo com o mínimo de volume o som é alto e claro e quando colocado no máximo, parece que vem diretamente de um notebook.
A qualidade dos microfones também satisfaz, o som é claro e limpo na medida certa.
Processador
O processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy foi desenvolvido para a linha Galaxy S23 como o principal chip para dispositivos móveis da marca em 2023. Esse chipset Octa-core da Qualcomm possui desempenho superior ao modelo convencional com velocidade de 3,36GHz contra 3,2GHz da versão padrão.
Foi projetado para oferecer economia de energia e desempenho acelerado para jogos, seu mecanismo gráfico possibilita reflexos e sombras realistas em ambientes 3D.
Esperava um desempenho surpreendente do Tab S9 por conta desse plus no processador e recebi exatamente o que a empresa promete, é um dispositivo inteligente, rápido e que se adapta muito bem tanto em tarefas do dia a dia quanto no uso profissional.
Recebemos a versão de 8 GB RAM com 128 GB de armazenamento interno, mas o tablet também pode ser encontrado na versão de 256 GB de armazenamento interno, ambas com possibilidade de expansão de até 1 TB, sendo compatível com cartão MicroSD.
O Galaxy Tab S9 possui conexão USB 3.2 Gen 1, Bluetooth 5.3 e Wi-fi 6E de 6GHz e rede móvel 5G, além disso é equipado com GPS, Acelerômetro, Sensor de Impressão Digital, Giroscópio, Sensor Geomagnético, Sensor de Efeito Hall e Sensor de Luz RGB, não possui conexão NFC para pagamento por aproximação.
O Tab S9 é alimentado pelo sistema operacional Android 13 com interface One UI 5.1.1 da Samsung, uma camada de personalização que agrega uma série de recursos e melhorias exclusivas da marca. A One UI é conhecida por sua interface intuitiva e design otimizado, proporcionando uma experiência de usuário mais fluída e agradável.
Modo DeX
A capa teclado da Samsung traz a experiência do Modo DeX para o Tab S9, recurso que simula a experiência de um Notebook.
Na versão anterior do Modo DeX apresentado na série Galaxy Tab S8, tínhamos pouca integração dos aplicativos do Android com o formato “PC”, apresentando problemas ao utilizar o modo multi-tarefas e uma certa demora para abrir aplicativos. Dessa vez, alguns problemas foram contornados, tornando o Modo DeX muito mais intuitivo, rápido e confortável de usar.
Por conta da integração da linguagem Android com o layout de Desktop, no início é confuso entender qual recurso continua funcionando como tablet e qual funciona como “PC”, mas depois que você se acostuma com o Modo DeX é tentador querer usar o tablet só dessa maneira.
No geral, tive uma experiência confortável durante o tempo em que estive com o Galaxy Tab S9, vale ressaltar, no entanto, que a experiência continua longe de ser comparável e que o dispositivo não substitui um computador, a não ser para usos pontuais, como abrir e responder e-mails, usar as redes sociais, fazer anotações, realizar videochamadas, jogar, desenhar, etc.
Desempenho
No AnTuTu benchmark, os resultados foram ótimos com o Galaxy Tab S9 alcançando incríveis 1508555 pontos, aqueles que leram minha review sobre o S9 Ultra perceberam que o S9 marcou pontos mais altos no teste AnTuTu, podemos aferir que muito provavelmente isso se deve ao fato de que o processador da linha precise trabalhar muito mais no S9 Ultra ao ser colocado em situações de estresse, que é o grande objetivo de um teste benchmark, dessa forma, o Tab S9 por ser mais “compacto” atinge números altos com mais facilidade.
Durante os testes o tablet não apresentou aquecimento ou travamento e o desempenho da CPU se manteve estável.
Como uma boa viciada em Pokemon UNITE não perdi tempo e fui correndo testar o desempenho do jogo no Galaxy Tab S9, além de não apresentar travamentos ou queda de fps (média de 60 em todas as partidas), o tablet não esquentou e a bateria aguentou muito bem.
Outro jogo que testei foi o Black Desert Mobile, um jogo de MMO RPG frenético de mundo aberto que gosto bastante, no início da gameplay o tablet deu algumas leves engasgadas, mas após uns 5 minutos o jogo já rodava liso. Também não percebi aquecimento e a bateria aguentou super bem.
Bateria
A Samsung promete 10 horas de bateria com conexão Wi-fi, 15 horas de reprodução de vídeo e 149 horas de reprodução de áudio.Foram duas semanas utilizando o Galaxy Tab S9 para trabalhar e me divertir e fiquei surpresa com a duração da bateria de 8.400 mAh, mesmo usado com bastante frequência o tablet só era conectado ao carregador a cada 1 dia e meio. Creio que em dias de uso mais ameno a bateria chegue a 2 dias de duração com facilidade.
Por ser uma bateria de longa duração, é bacana ressaltar que usuários de smartphones Galaxy podem compartilhar a bateria do tablet com seu celular com o auxilio de um cabo USB-C.
O Galaxy Tab S9 veio com um carregador padrão de 15 W da marca na caixa, mas é compatível com carregamento rápido de até 45 W.
Considerações finais
A linha Tab S9 é o que se encontra de mais moderno no mercado quando pensamos em dispositivos Android, mesmo sendo o menorzinho da família o Galaxy Tab S9 entrega uma experiência completa de desempenho, áudio e vídeo, com Modo DeX aprimorado e o processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy a marca acertou em cheio. Vale super a pena o investimento.
O Modo DeX ainda precisa de melhorias e imagino que a próxima geração chegará com bastante força, uma integração mais completa entre os aplicativos Android com a tecnologia já será um ganho e tanto.
O Galaxy Tab S9 é um tablet com ótimo desempenho de processamento, boa duração de bateria e recursos muito interessantes como o Modo DeX e a inclusão de acessórios versáteis como a S Pen e a Capa teclado magnética. Seu tamanho é extremamente confortável para o uso diário e o dispositivo é super fácil de carregar no bolso.
Mesmo sendo pequeno ele está longe de ser um tablet de entrada básico, pode ser menor e menos “enfeitado” que seus irmãos maiores mas não decepciona e entrega uma experiência satisfatória tanto para quem vai usar para navegar e jogar na Internet, quanto para quem procura um tablet de estudo ou complemento de trabalho, vale super a pena e o valor é bem justo.
Agora, se você procura uma experiência audiovisual mais imersiva, mais espaço de memória e uma bateria mais potente e não se importa em gastar mais, opte pelo Galaxy Tab S9 + ou pelo S9 Ultra.
Você pode encontrar o Galaxy Tab S9 nas cores marfim e grafite por R$ 4.899 na Fast Shop (versão de 128GB) e por R$ 5.654,11 na versão de 256 GB no Magalu.
Especificações técnicas
Marca | Samsung |
Modelo | Galaxy Tab S9 |
Redes | GSM / HSPA / LTE / 5G |
Chip GSM | Nano-SIM, eSIM |
Dimensões | 254.3 x 165.8 x 5.9 mm |
Peso | 498 gramas |
Composição | Frente: Vidro Reforçado Corning Gorilla Glass 5 Traseira e laterais: Alumínio |
Resistência | IP68 (água e poeira), submersão de até 1,5 m em água doce por até 30 minutos |
Tela | Dynamic AMOLED 2X, 120Hz, HDR10+ de 11 polegadas Resolução: 1600 x 2560 pixel – Densidade de Pixels (PPI): 274 – Quantidade de Cores: 16M |
Processador | Snapdragon 8 Gen 2 – Octa Core (4 nm) |
GPU | Adreno 740 |
Sensores | Impressão digital (sob a tela, óptica) Acelerômetro, Giroscópio, Proximidade, Compasso, Bússola Wireless Samsung DeX |
Câmeras frontais | 12 Mp F 2.4 |
Câmeras traseiras | 13 Mp 4163 x 3122 pixel 1/3.4 “ F 2 |
Vídeos | 4K a 60 fps Gravação de som estéreo Estabilização Três microfones |
Sistema | Android 13 com One UI 5.1 |
Wi-Fi | Wi-Fi 6E |
Memória RAM e Interna | 8 GB de memória RAM Armazenamento interno de 126 e 256 GB |
Cartão de memória | Sim |
Bateria | 8.400 mAh Suporte para carregamento rápido de até 45 W |
Conexões | USB Tipo-C 3.2 |
Alto-falantes | 4 Alto-falantes estéreo AKG |
Cores | Marfim |
Preço | R$ 5.399,00 na versão de 128 GB R$ 5.654,11 na versão de 256 GB |
Veja também
Revisado por Glauco Vital em 30/10/23.
REVIEW: Samsung Galaxy Tab S9, um tablet compacto e poderoso
REVIEW: Samsung Galaxy Tab S9, um tablet compacto e poderoso-
Design10/10 Excelente
-
Audio10/10 Excelente
-
Processador10/10 Excelente
-
Memória e armazenamento10/10 Excelente
-
Modo DeX8/10 Ótimo
-
Desempenho10/10 Excelente
-
Funcionalidades10/10 Excelente
-
Tela10/10 Excelente
-
Câmeras8/10 Ótimo
-
Preço7/10 Bom
Prós
- Desempenho
- Tela
- Armazenamento
Contras
- Preço
- Modo DeX precisa de melhorias
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Concordo que o preço é o grade problema desses novos tablets da Samsung. Fica difícil a compra por nossa parte como usuários, e a venda, que eu quero acreditar, que a empresa sonha com o maior número possível de vendas.