Índice
O Galaxy S24 Ultra trouxe melhorias e há muito o que se falar sobre ele. A começar pelos vários recursos de inteligência artificial integrados no sistema e sem uso de internet para funcionar — o processo é feito no próprio aparelho, mérito do processador Snapdragon 8 Gen 3
Outra grande novidade — e surpresa, já que não foi vazado — são os 7 anos de atualização do Android prometidos pela Samsung. Em 2022 ela já havia prometido 4 anos de atualizações para a linha S22 + 1 ano de atualizações de segurança, e agora ela foi além, algo que só o Google oferece na linha Pixel.
Há também um avanço para quem publica muito no Instagram e Snapchat. Uma das principais razões das pessoas preferirem iPhone aos aparelhos Android é o fato das imagens publicadas no Instagram pelos aparelhos da Apple serem melhores que os demais smartphones, e pode ser o fim desse reinado. Agora as imagens publicadas no Insta e Snapchat vão com resolução nativa, fruto de uma parceria da Samsung com ambas as empresas.
Há muito o que se falar e explorar, vem ver tudo que achei do aparelho top de linha da sul-coreana.
Design
A Samsung acertou em cheio, ele é muito bonito! É, definitivamente, um primor da união de design e tecnologia. A sensação que você tem ao segurá-lo é de que em sua mão tem uma obra de arte. Por mais incrementais que pareçam as diferenças comparando aos modelos Ultra anteriores, as melhorias que foram feitas chegaram no melhor resultado aqui no S24 Ultra. Não temos mais a tela abaulada dos lados, agora ela é reta — e muito bem-vinda, fica melhor para visualizar os conteúdos. É questão de gosto, mas ficou mais bonito na minha opinião.
Lado a lado, o que mudou em comparação ao S23 Ultra? Veja você mesmo.
Coincidência ou não, depois do iPhone 15 Pro (que já temos review) adotar titânio em sua construção, o S24 é feito do mesmo material nas laterais. A justificativa é oferecer maior resistência e durabilidade e diminuir o peso. A frente é coberta pelo Gorilla Glass Armor enquanto a traseira é de Gorilla Glass. Mas o aparelho da Samsung usa titânio Grau 2, material que é menos resistente que a liga de Grau 5 empregada no iPhone 15 Pro. Poderia ser metal na traseira também, além de ajudar a dissipar calor, elimina o medo de quebrar ao cair.
É um celular grande, são 162.3 x 79 x 8.6 mm, pesando 232 gramas. A título de comparação, o Z Fold 3 pesa pouco mais, são 271 gramas. Se você tem mãos pequenas, poderá ter um pouco de dificuldade de usar com uma mão só, e o peso dele pode te incomodar após longos períodos apoiado no dedo mindinho. Ele foi lançado em 7 cores e o modelo que testei é o cinza, mas há versões preta, roxa, amarela, azul, verde e laranja.
As câmeras são saltadas do corpo do aparelho e envolvidas num aro metalizado que dá um charme a mais. Na parte de baixo estão S-Pen, saída de áudio, a conexão USB-C 3.2, além da gaveta que abriga até 2 chips (nano-SIM) e não, ele não aceita expansão da memória interna via cartão microSD, infelizmente.
É um dos poucos aparelhos que você olha por qualquer ângulo e vê beleza.
Vale sempre lembrar, ele tem certificação IP68 contra água e poeira, você pode deixá-lo na água a 1.5m por cerca de 30 minutos, de acordo com a fabricante.
Tela
Apesar de a Samsung não ter explorado isso em seus materiais promocionais, a tela trouxe um avanço comparado com os principais modelos: a proteção antirreflexo é a melhor do mercado. Eu não sabia que precisava de uma tela antirreflexo tão boa quanto a do S24 Ultra até testá-lo. Veja abaixo a comparação com outros modelos para vocês entenderem.
E você pode se questionar: por que isso é importante? Bom, se você usa tema escuro, ter uma tela que reflete menos te ajuda a ver melhor o conteúdo dela. Assistir filmes, séries e consumir conteúdo de modo geral também é melhor, já que você vê mais o que está sendo exibido, e menos reflexos.
Além disso, o vidro da tela também é mais resistente. Já passei por situações onde modelos anteriores facilmente teriam riscado a tela, mas o S24 continua sem danos e claramente dispensa o uso de películas protetoras de tela.
A Samsung sempre trouxe telas de altíssima qualidade nos seus aparelhos premium e quase tudo se mantém igual ao S23 Ultra: tela de 6.8 polegadas, resolução de 1440 x 3120 pixels, taxa de atualização de 120Hz, mas o que mudou foi o brilho máximo, que saltou de 1.750 nits para 2600 nits. Isso significa que você terá imagens mais claras em ambientes externos ou muito iluminados.
Especificações da tela:
- Painel do tipo Dynamic LTPO AMOLED 2X, 120Hz, HDR10+, 2600 nits
- 6.8 polegadas (representa 88.5% da frente do aparelho)
- Resolução de 1440 x 3120 pixels (505 ppi) e 19.5:9 de proporção
- Vidro Corning Gorilla Glass Armor
A tela oferece ângulos de visão altíssimos com reprodução precisa de cores, independente da iluminação do ambiente. Por falar nisso, a legibilidade está maior em ambientes muito claros graças ao nível de brilho de 2.600 nits.
Enfim, qualquer tipo de conteúdo fica muito bonito de ser apreciado nessa tela.
Câmeras
A quarta câmera da linha Ultra libera o fotógrafo que existe dentro de você e é o principal trunfo desse aparelho.
Em comparação com o modelo do ano passado, as câmeras traseiras tiveram um “downgrade” de lentes, com a perda da Telefoto 10x, compensado com um upgrade de sensor maior, de 50MP. A escolha se mostra acertada pela Samsung, já que os testes indicam que não houve perda de qualidade no Zoom, ao mesmo tempo em que há o aumento da qualidade das imagens.
As fotos são feitas com HDR por configuração de fábrica no formado ultra HDR do Google. A Samsung fez uma parceria com o Instagram e o Snapchat para que as fotos e vídeos sejam publicadas com qualidade nativa, então o que você vê na galeria finalmente será o que seus seguidores verão também.
O HDR+ trabalha muito bem equilibrando as áreas claras das áreas mais escuras. Você consegue capturar imagens com ótimas cores, riqueza de detalhes e com contraste, sem estourar regiões claras quando for focar em regiões escuras da cena.
Fotos de dia, em ambientes muito iluminados ficam parecendo pinturas.
O modo retrato continua fazendo ótimo trabalho. Veja o Bytes, mascote do Showmetech. Mesmo com os pelos dele o celular conseguiu separar o segundo plano do primeiro sem ficar muito artificial.
A linha Ultra tem um sensor a laser par ajudar no foco, mas confesso que nos meus testes ele deixou a desejar. Era pra deixar o processo mais rápido e preciso, mas para objetos a cerca de 20 centímetros ele não foi tão bom.
Outra coisa que notei é que ao trocar a resolução das fotos o celular faz registros com melhor luminosidade em resoluções maiores, e era pra ser o oposto em teoria, já que ele supostamente junta 4 pixels pra criar um com mais luminosidade.
Zoom de 5x – iPhone 15 Pro Max x Galaxy S24 Ultra
Comparamos o zoom nos principais celulares da Apple e Samsung, veja você mesmo as diferenças entre os registros de cada um. Ambos os aparelhos têm zoom ótimo máximo de 5 vezes.
Zoom de 10x – iPhone 15 Pro Max x Galaxy S24 Ultra
Infelizmente a linha ultra perdeu o zoom ótico de 10x, mas segundo a Samsung, a inteligência artificial presente no aparelho consegue fazer um trabalho de melhoria e compensa o “downgrade“.
Zoom de 100x
É um recurso que existe, mas ainda precisa ser melhorado. Pode ser útil em algumas situações, mas não espere fotos exuberantes como as demais que o aparelho é capaz de fazer. Mas sim, é impressionante poder fazer isso.
Eu morava num prédio e sempre que cozinhava via pessoas paradas no topo da sacada de outro prédio que estava a cerca de 300 metros do meu. Elas sempre ficavam paradas, sempre! Com o Zoom de 100x eu descobri que não eram pessoas.
O que eu via com o zoom do meu S22:
O que eu descobri com o zoom de 100x do S24 Ultra:
Fotos à noite
É sinistro o que o celular é capaz de fazer à noite, principalmente em ambientes externos com pouca luz. De um lado temos o que eu conseguia ver, e do outro o que o celular registrou com o modo noturno ativo.
Já em ambientes internos e com alguma quantidade de luz, os resultados são ainda melhores, com pouca granulação, veja só:
Modo Pro à noite
Se você souber configurar o ISO, tempo de exposição e demais itens do modo Pro, dá até pra fazer fotos como essa:
Pra você tentar fazer aí, coloquei o ISO em 1600 e a exposição em 30 segundos. Coloque o celular num tripé e ative o timer (pra não tremer o aparelho ao apertar pra tirar a foto). É fundamental que o céu não esteja coberto e que você não esteja numa grande cidade. Quanto mais isolado, melhor.
Ah, ainda sobre o modo Pro, ele funciona nas 4 câmeras traseiras e na frontal. Diferente de alguns aparelhos antigos que não funcionavam na câmera ultrawide.
Especificações das câmeras traseiras:
- 200 MP, f/1.7, 24mm (wide), 1/1.3″, 0.6µm, multi-directional PDAF, Laser AF, OIS
- 50 MP, f/3.4, 111mm (periscope telephoto), PDAF, OIS, 5x optical zoom
- 10 MP, f/2.4, 67mm (telephoto), 1/3.52″, 1.12µm, Dual Pixel PDAF, OIS, 3x optical zoom
- 12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚ (ultrawide), 1/2.55″, 1.4µm, Dual Pixel PDAF, Super Steady video
- Grava vídeos em 8K@24/30fps, 4K@30/60/120fps, 1080p@30/60/240fps, 1080p@960fps, HDR10+, stereo sound rec., gyro-EIS
Sobre vídeos, o S23 trouxe a super estabilização ótica em vídeos e ela continua aqui. Sabe aquelas tremidas em vídeos? Então, é surreal o trabalho que a lente ótica faz estabilizando, os vídeos ficam muito estáveis. Ainda sobre vídeos, senti falta da super câmera lenta, que registra vídeos a 960fps.
Câmera frontal
As fotos com a câmera frontal estão um pouco melhores que a do S23 Ultra, com a câmera sabendo desfocar melhor o fundo ao registrar retratos.
Tons de pele naturais, boa riqueza de detalhes, cores vivas e o modo retrato destacam bem o primeiro plano do segundo, dando mais sensação de que é um efeito natural, e não de software.
Especificações da câmera frontal
- 12 MP, f/2.2, 26mm (wide), Dual Pixel PDAF
- Dual video call, Auto-HDR, HDR10+
- Grava vídeos em 4K@30/60fps, 1080p@30fps
Processador e hardware
O Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm trouxe várias novidades bem interessantes e na linha S24 lançada no Brasil, só o Ultra o contém — o S24 e o S24+ ficaram com o Exynos 2400, da própria Samsung. As duas empresas repetiram a parceria e temos aqui Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, versão que não teve os diferenciais apresentados oficialmente.
Graças ao processador, o aparelho é capaz de fazer traduções ao vivo, edição de fotos com inteligência artificial, melhorias significativas nas fotos à noite por meio de IA, além de dar ao S24 Ultra compatibilidade com Wi-Fi 7, Ray Tracing e outros recursos.
O aparelho enviado pra mim aquece bastante, seja jogando jogos como Asphalt9, mas principalmente enquanto está carregando a 45W. Outras duas pessoas que conheço e têm o S24 Ultra não reclamaram disso, nem enquanto carregam na potência máxima. Eu não testei o S23 Ultra, mas de acordo com o relato de um amigo, mesmo fazendo uso intenso enquanto carrega, o aparelho não fica muito quente.
É estranho notar que o novo processador aquece, pois a Samsung informa que eles “Praticamente dobramos as dimensões da câmara de vapor do Galaxy S24 Ultra para aperfeiçoar a dissipação de calor.” Jogando Asphalt9 no gráfico no máximo ou mínimo o celular fica morno, mas ao parar de jogar rapidamente ele esfria.
Por falar em jogos, há novidades muito esperadas, a principal delas é o Ray Tracing aprimorado para gerar gráficos e imagens mais realistas. Não há travamentos nem delays, o desempenho é excepcional, como é de se esperar num produto dessa faixa de preço.
Eu acho que em 2024 a gente não precisa mais ficar falando sobre pontuação de testes sintéticos como AnTuTu e demais, mas pra quem se importa, aqui vai a pontuação no Geekbench.
Sobre o armazenamento, há uma novidade: a adesão do UFS 4.0, padrão lançado em 2022 que oferece o dobro de velocidade do UFS 3.1, usado em aparelhos antigos. Isso significa que seu celular vai abrir arquivos e jogos pesados mais rapidamente, além de salvar fotos e vídeos também com menor delay.
Principais especificações técnicas do processador e demais componentes:
- CPU 8-core (1×3.39GHz Cortex-X4 & 3×3.1GHz Cortex-A720 & 2×2.9GHz Cortex-A720 & 2×2.2GHz Cortex-A520)
- GPU Adreno 750 (1 GHz)
- Armazenamento do tipo UFS 4.0 de 256GB, 512GB, 1TB, todos com 12GB RAM
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e/7, tri-band, Wi-Fi Direct
- Bluetooth 5.3, A2DP, LE
- GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, QZSS
- NFC
- USB Type-C 3.2, DisplayPort 1.2, OTG
- Sensor de digital ultrassônico
Sistema e interface
O Android 14 — que já vem de fábrica — combinado com a interface One UI 6.1 da Samsung é responsável por trazer diversas melhorias ao aparelho. A começar pelo painel de configurações, por exemplo, que está melhor dividido e deixa você personalizar como ele ficará na forma compacta e na expandida. Funções mais importantes, como Wi-Fi, Bluetooth, Brilho da Tela e Controle de Aparelhos ficam separadas para facilitar o acesso.
Pra quem está sempre trocando o papel de parede, você pode também usar AI para criar papéis de parede únicos para o S24 Ultra. Para isso, você acessa a área de escolha dos papéis de parede, seleciona o modo “Generativo”, depois escolhe um tema e vai personalizando ele a gosto, com palavras ou termos principais. Ao finalizar, o S24 te dá várias opções do mesmo tema, para escolher.
E a tela de bloqueio agora é ainda mais personalizável. Emprestando muito do que o iPhone ganhou com a atualização mais recente do iOS, você pode adicionar widgets, escolher fontes e tamanhos e até optar por deixar o papel de parede ativo no modo AOD (Always On Display).
Já faz anos que o duelo Android x iOS deixou de trazer grandes diferenças entre desempenho, fluidez e travamentos. No S24 Ultra tudo funciona muito bem, com rapidez e de forma bem responsiva, como é de se esperar.
A Samsung ainda oferecerá 7 anos de atualizações de sistema, é a primeira vez que vemos isso fora da linha Pixel do Google.
Inteligência artificial
A Samsung e o Google se uniram para lançar vários recursos de IA e esse foi o grande foco durante o evento de lançamento da linha S24 — algumas funções aqui realmente impressionam.
As que você mais vai usar são as opções de edição de imagem, que permitem desfocar fundos, mover itens da foto, apagar pessoas e objetos ou até gerar áreas adicionais da imagem para aumentá-la. A AI chega a criar mãos, sapatos, o que for necessário para preencher áreas da foto. Dá também para editar vídeos, transformando qualquer vídeo que você gravar, em um vídeo em câmera lenta. É muito prático e criativo isso!
Veja nesse exemplo, o celular preencheu o restante da imagem e ficou perfeito, quase não dá pra dizer que foi feito por IA:
Em fotos é possível:
- Remasterizar (melhorar a qualidade);
- Plano de fundo desfocado;
- Remover reflexos;
- Timelapse de 24h;
- Apagar objetos;
- Mover objetos.
E, para quem trabalha com o celular, são muito práticas as funções atreladas ao teclado Samsung e os apps de gravação de voz e anotações. Dá para resumir textos inteiros com eles, organizar em tópicos principais e até transcrever áudio em texto, ou vice-versa.
Outro recurso bem legal, idealizado em parceria com o Google, é o circule para pesquisar. Com ele, pressionando a base da tela e depois circulando qualquer área dela, o Google faz uma pesquisa sobre o tema. Ela é excelente para identificar produtos e saber onde comprá-los ou obter mais informações sobre pontos turísticos fotografados.
E, para quem quer conversar em apps como WhatsApp, ou fazer chamadas, com tradução em tempo real, também existem essas funções disponíveis. Na conversa do app de bate-papo, você digita e o teclado Samsung se encarrega de publicar a frase em 2 idiomas ao mesmo tempo. E na ligação, ele ouve cada participante, faz a tradução de voz e ainda traz os resultados na tela do S24 Ultra também. O resultado não é perfeito, mas já é muito útil.
A Samsung informou que a linha S23 receberá as funções de IA presentes na linha S24.
Bateria
Surpreendeu positivamente. O total de bateria não aumentou — continua com 5.000 mAh — mas o gerenciamento dela faz com que o S24 dure mais tempo longe da tomada.
Tirei da carga 18:35. Joguei 1h de Asphalt9 com gráficos no máximo, 1h fazendo fotos, 1:30h de redes sociais (Instagram, YouTube e Twitter) e às 22:23 ainda tinha 70% de bateria. Além disso, 15 minutos jogando Asphalt9 espelhando no óculos de realidade aumentado Xreal que usa a bateria do celular sugaram apenas 6% da bateria.
Temos aqui uma bateria de íon de lítio de 5000 mAh, capaz de carregar a 45W via fio ou 15W sem fio. A empresa informa que em 30 min de carga oferece 65% de bateria. Há também carregamento reverso sem fio de 4.5W para carregar fones de ouvido, relógio (eu já fiz isso na academia) e até mesmo outro celular.
Ah, na caixa já vem o carregador de 25W.
Preço
R$ 8.999,00 é o preço a se pagar para levar essa máquina pra casa. Há formas de amenizar esse valor, você pode dar seu celular em troca, usar cupons, em grupos do Facebook vi pessoas que conseguiram pagar algo em torno de R$ 5.400,00 usando vários cupons e dando aparelho em troca.
Conclusão
O conjunto de melhorias somadas trouxe uma evolução considerável comparando com os modelos anteriores e faz do Galaxy S24 Ultra a escolha ideal para quem busca o melhor smartphone do mercado. Design premium, tela impecável, conjunto de câmeras espetacular, processador poderoso, recursos avançados de inteligência artificial e bateria duradoura fazem do S24 Ultra um verdadeiro monstro da tecnologia móvel.
Vale a pena comprar?
A resposta para essa pergunta varia de onde você vem. Se você é um dono de um Galaxy S23 Ultra, pode esperar mais um ano para realizar a troca. Mas, se você tiver outras versões do S23 ou até outros smartphones da linha Galaxy, a troca pode compensar muito, especialmente pelas melhorias em câmeras, telas, bateria e novas ferramentas de inteligência artificial.
Veja mais
Fonte: Samsung, Qualcomm, QSMArena
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
REVIEW: S24 Ultra, o mais poderoso celular do momento
REVIEW: S24 Ultra, o mais poderoso celular do momento-
Design10/10 Excelente
-
Tela10/10 Excelente
-
Câmeras9/10 Incrível
-
Hardware10/10 Excelente
-
Sistema10/10 Excelente
-
Recursos9/10 Incrível
Pontos positivos
- Laminação anti-reflexo da tela
- Recursos úteis de IA
- Novo design muito bonito
- Bateria excelente
- 7 anos de atualização
- Envia fotos em alta qualidade para Instagram e Snapchat
Pontos negativos
- Preço
- Titânio de grau 2 (poderia ser grau 5)
- Não devia esquentar, mas pode acontecer
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.