Índice
Lançado em fevereiro de 2023 nos Estados Unidos e começando a ser vendido no Brasil no mesmo dia – um recorde para a própria Samsung, aliás – o Galaxy S23 Ultra se mantém similar no design, mas melhora muitos de seus aspectos de hardware internos. Entre as novidades estão a nova câmera de 200MP, a maior duração de bateria e um completo modo de astrofotografia. Vem entender o que mudou!
Além da matéria, você também pode conferir o nosso review em vídeo:
Design
Bonito, elegante e retangular. Seguindo o conceito de ser grande e homenagear a extinta linha Galaxy Note, o Galaxy S23 Ultra é ideal para quem ama telas maiores, ótimas para navegar na web, usar apps e, principalmente, aproveitar filmes e games. Eu, particularmente, sou uma dessas pessoas que gosta muito do estilo da linha Ultra, agora mais quadrado e com pegada mais agradável, mas é importante lembrar que esse modelo é grande, tá?
Colocar e tirar o S23 Ultra do bolso também não é um problema, já que estou acostumado com aparelhos com telas maiores que 6 polegadas. Se você tem um modelo um pouco menor, pode levar um tempo para acostumar. Mas é aquela coisa: depois que você muda para um modelo maior, não volta atrás.
As laterais ou bordas são feitas de alumínio especial da Samsung, que evita arranhões em possíveis quedas. Tanto a entrada USB-C para carregamento, bandeja para o chip GSM e entrada da S Pen estão na base Galaxy S23 Ultra, juntamente com uma das caixas de som.
A Samsung nos enviou a variante na cor vermelho, mas ele também foi lançado em verde, creme, preto e violeta. Não há como negar que é bastante bonito, independente da cor que você escolher. O sensor de impressão digital sob a tela ajuda no uso do dia a dia e fica a dica de cadastrar seus dois polegares para um fácil acesso ao sistema.
O peso oficial informado pela empresa coreana é de 234 gramas, mas usando no dia a dia parece muito menor. Então, você pode jogar várias partidas de Fortnite, Asphalt 9, Mortal Kombat e mais, sem ficar com dor nas mãos depois de um tempo.
Tela
Com a tela de 6,8 polegadas e resolução máxima QHD+ / WQHD (1440 x 3088 pixels), o visor Super AMOLED dinâmico 2x consegue entregar a melhor experiência visual já vista em um smartphone.
A tela tem uma taxa de atualização de 120Hz, que funciona muito bem em diversas atividades: partidas de Fortnite, navegação nas redes sociais e, claro para assistir vídeos no YouTube. O pico de brilho teve um ganho de 250 lumens – em relação ao modelo do ano passado – para a tela se adaptar aos mais diversos tipos de ambientes. O ajuste do brilho é feita em apenas alguns segundos e é possível ver o processador trabalhando em tempo real.
Outro recurso da tela é o conforto ocular, funcionalidade bastante vista em monitores gamers. Como também pode ser considerado um smartphone para jogos, devido às suas configurações, este foi um acerto e tanto da Samsung. Para economizar bateria, você também pode alterar a resolução para: HD+ (1544×720), FHD+ (2316×1080) e claro, QWHD+ (3088×1440).
Ao assistir vídeos no YouTube, você consegue ver o quão longe o modelo consegue chegar com sua tela (dica: lembre de fazer o movimento de pinça para fora, para aumentar o vídeo). E não podemos deixar de falar sobre a proteção contra quedas ainda melhor, o Corning Gorilla Glass Victus 2, para a tela não trincar ou quebrar por acidente.
Bateria
Esta é uma seção que eu estava animado para comentar, pois zerar a bateria do Galaxy S23 Ultra foi um verdadeiro desafio. Com os mesmos 5.000 mAh da geração anterior, essa bateria rende muito mais. Isso se dá pela combinação entre novas otimizações de software e o novo processador da Qualcomm, que está mais econômico aqui. Dá pra chegar ao final do dia com bateria, com a maior tranquilidade.
Mas, lembrando: o uso pode variar bastante de usuário para usuário e o tempo que alcançamos por aqui pode ser maior ou menor, a depender de como você usar o smartphone.
O S23 Ultra suporta carregadores de até 45W, mas apesar disso, ele vem com carregador de 25W na caixa, significando que você precisará comprar um ainda mais potente, se quiser carregar o aparelho mais rapidamente. O tempo de carregamento médio é de 01h30.
Desempenho
A Samsung tem uma parceria de longa data com a Qualcomm, que resultou esse ano no desenvolvimento do primeiro processador exclusivo para toda a linha Galaxy S23. O Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy tem 30% mais potência de CPU, 40% a mais de potência gráfica (GPU) e mais de 40% de processamento em tarefas de inteligência artificial (NPU).
Saindo da sopa de letrinhas, estas especificações são mais do que suficientes para que você faça um uso de diversos aplicativos, ao mesmo tempo, sem precisar se preocupar com algum travamento ou sobrecarga do sistema. Aliás, o processador do S23 Ultra é acompanhado de 12GB de memória RAM, para usuário nenhum botar defeito.
O recurso de RAM virtual “RAM Plus” também está disponível aqui e até 8 GB (adicionais aos 12 GB) podem ser usados para um melhor desempenho. Ou seja: este é um aparelho que jamais irá lhe decepcionar nesse quesito, independente do que você estiver fazendo.
Após jogar Fortnite por mais de uma hora e fazer o uso de câmera por mais uma hora, percebi que a parte da tela onde fica a câmera frontal começou a esquentar. Mas não é nada que seja um grande incômodo e você ainda conseguirá usar o celular da mesma forma.
Para quem gosta de jogos, o Snapdragon Game Post Processing Accelerator, segundo a Qualcomm, funciona como um filtro especial que adiciona brilho, profundidade de campo e desfoque de movimento sem perda de desempenho. Jogar partidas de Fortnite com este recurso foi uma experiência bastante imersiva.
Sistema e interface
O Android 13 vem instalado de fábrica com a One UI 5.1 da Samsung, que tem funcionalidades especiais como os Modos (que permitem a programação de configurações no smartphone para que você foque em alguma atividade) e outras melhorias.
Você pode ter um controle de aparelhos conectados por meio do SmartThings, e o melhor de tudo é que por meio do aprendizado de máquina (AI), o sistema operacional ficará cada vez mais adaptado ao seu estilo de uso.
Ah, e vale lembrar que a Samsung garante atualizações de sistema da linha S23 até 2028, ou seja, até a chegada do Android 17.
Câmera frontal
Começamos a falar sobre um dos principais pontos do Galaxy S23 Ultra. Para o lançamento de seu novo smartphone premium, a Samsung colocou uma lente frontal wide de 12 MP f/2.2, 25 mm.
Note que, curiosamente, houve aqui um downgrade do total de megapixels, já que o Galaxy S22 Ultra tinha uma câmera com 40MP. Mesmo assim, e provando que total de megapixels não é garantia de qualidade, as otimizações adicionais de hardware e software da câmera fazem com que as selfies fiquem melhores aqui.
O modo retrato é bem inteligente e mostra até mesmo os detalhes que você não gostaria de ver (mas que você pode dar uma suavizada nas configurações da câmera). Vale notar que, após o registro, leva cerca de cinco segundos para que o processamento da imagem seja feito e você tenha acesso às imagens finais, que ficam ótimas. Também é possível trocar o fundo para 9 opções:
- Desfocar;
- Estúdio;
- Monocromático alto;
- Monocromático baixo;
- Fundo;
- Ponto de cor;
- Círculo grande;
- Girar;
- Zoom.
Os detalhes que a câmera consegue captar são realmente incríveis e, se você é uma pessoa que grava muitos retratos e Stories do Instagram como o Showmetech.Bru aqui, com certeza sairá satisfeito com a qualidade da câmera frontal do S23 Ultra.
O uso durante a noite também impressiona: o smartphone consegue identificar que você está em um local com baixa luz natural e acende a tela para a melhor captação de selfies. Esta é uma funcionalidade que estava presente nas gerações anteriores da linha Galaxy S.
O vídeo em modo retrato também está presente aqui e é possível alterar o fundo por meio de quatro opções. A câmera frontal de 12 MP também faz um bom trabalho e consegue entregar vídeos de alta qualidade que podem ser postados logo em seguida.
Câmeras traseiras
O conjunto de câmeras traseiras agora ganha um sensor de 200 MP. Além dele, há uma lente telefoto periscópica de 10 MP e 10x de zoom óptico, uma telefoto tradicional de 10 MP e 3x de zoom óptico e uma ultra wide de 12 MP. Um sensor infravermelho, para registrar profundidade, também está presente aqui.
Essa quantidade de câmeras e lentes dá ao usuário a maior gama de opções para registrar fotos e gravar vídeos do mercado. Note que, no que são parecidos, o iPhone 14 Pro Max e o Galaxy S23 Ultra competem em nível de igualdade. Mas existem aspectos de câmera que só o S23 Ultra tem, como a segunda lente telefoto de zoom óptico de 10x (com resultados bons até no Zoom digital de 30x). Sabe aquele objeto à distância? Só o S23 Ultra vai registrar bem. Seu uso garante fotos impressionantes! Veja:
Os 200MP da lente principal também precisam ser lembrados. Embora você possa registrar fotos de 200MP com eles, seu real benefício está na tenologia que reúne vários pixels do sensor em um só, para melhorar a iluminação recebida nas fotos. Isso garante imagens mais bem iluminadas e com menos ruído, mesmo à noite.
Além disso, a Samsung está cada vez melhor no desenvolvimento do software e tecnologias de inteligência artificial que melhoram as fotos e vídeos registradas com o smartphone. E também é possível salvar as fotos em formato RAW para uma edição em um segundo momento.
Outras funcionalidades que estavam presentes em gerações anteriores da linha Galaxy S também estão por aqui:
- Modo do diretor: que permite uso das câmeras frontais e traseiras ao mesmo tempo;
- Modo Pro;
- Foto panorâmica;
- Câmera lenta;
- Timelapse;
- Single Take.
Esta foto abaixo foi tirada usando a lente telefoto tradicional com zoom de 3x:
O modo noturno da câmera traseira, que leva o nome de Nightography, foi aprimorado para o ano de 2023, e é outro grande acerto da Samsung. De nada vai adiantar se o smartphone que você comprar acabar decepcionando na captura de conteúdo durante à noite, né? E a Samsung sabe disso.
Ele serve como uma “lanterna” que deixa as fotos mais claras e capturando detalhes antes impossívels nesse tipo de condição de iluminação.
Em poucas palavras: o Galaxy S23 Ultra unifica o melhor dos mundos para quem precisa de um smartphone para captura de conteúdo. Confira mais fotos tiradas durante a noite:
Há também um modo de astrofotografia. Para utilizá-lo, você precisará baixar o app de câmera Expert RAW e acessar a função indicada em amarelo na imagem abaixo. O legal desse novo modo é que ele inclui até um mapa de estrelas e planetas, para te ajudar a fotografá-las. E é possível escolher entre 4 a 10 minutos de exposição, para obter resultados impressionantes!
A gravação em 8K é o grande acerto do Galaxy S23 Ultra, embora seja difícil o usuário ter uma TV 8K para testá-la.
Áudio
O Galaxy S23 Ultra tem duas saídas de áudio estério, que conseguem entregar uma qualidade sonora excelentes. E há também o suporte para o padrão Dolby Atmos, com áudio espacial (se você usar ele com um fone de ouvido Galaxy Buds2 Pro).
Ao ouvir música no Spotify sem um fone de ouvido Bluetooth conectado, o som é bastante limpo e não arranha quando mais graves estão sendo reproduzidos. Ao colocá-lo em um ambiente, o som consegue preencher todo o local sem esforço ou a necessidade de o volume estar muito alto.
Preço e Disponibilidade
O Galaxy S23 Ultra 512GB pode ser encontrado ainda na promoção, pelo preço de R$ 8.549.10 (no Magazine Luiza). Na compra, você ganha ainda um fone de ouvido Galaxy Buds2 Pro. E o carregador faz parte do pacote (detalhe importante nos dias de hoje).
Existem modelos de maior capacidade, mas a gente recomenda você comprar o de 512GB apenas, que já atenderá às necessidades de quase todo mundo.
Conclusão
O Galaxy S23 Ultra pode ser considerado um refinamento do que já vimos no S22 Ultra, lançado no ano passado. São poucas as mudanças, mas elas fazem a diferença. Se você valoriza velocidade de processamento e qualidade de câmeras, não vai se decepcionar com esse modelo. E se você já era um usuário Samsung, vai amar o aumento da duração de bateria aqui, viu?
O Galaxy S23 Ultra tem, como principal característica, seu jogo de câmeras na traseira e fronteira que fazem um ótimo trabalho, independente da situação que forem colocados à prova.
Além dessas vantagens, o novo processador personalizado faz dele um smartphone ainda mais rápido e que esquenta menos nas mãos. Ele consegue entregar uma experiência completa para gamers, executivos e muito mais.
Talvez, a troca de um Galaxy S22 Ultra para um Galaxy S23 Ultra não valha tanto a pena, mas caso você tenha modelos de gerações anteriores, esse será um investimento que valerá à pena. Claro, se couber no seu orçamento um smartphone de mais de 8 mil reais.
Comparações:
Trocar o Galaxy S22 ou 22+ pelo S23 Ultra | Sim, vale a pena |
Trocar o Galaxy S21, S21+ ou S21 Ultra pelo S23 Ultra | Sim, vale a pena |
Trocar o Galaxy S22 Ultra pelo S23 Ultra | Não vale a pena, pouco muda |
Entre iPhone 14 Pro Max (ou inferior) e Galaxy S23 Ultra | Sim, eu prefiro o S23 Ultra |
Especificações técnicas
Modelo | Galaxy S23 Ultra SM-S918B, SM-S918B/DS, SM-S918U, SM-S918U1, SM-S918W, SM-S918N, SM-S9180, SM-S918E, SM-S918E/DS |
Redes | GSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE / 5G |
Chip GSM | Nano-SIM ou e-SIM |
Dimensões | 78.1 X 163.4 X 8.9mm |
Peso | 234 g |
Composição: | Frente: Vidro Gorilla Glass Victus 2 Traseira: Vidro Gorila Glass VIctus 2 Laterais: alumínio |
Resistência | IP68 (água e poeira), submersão de até 1,5 m em água doce por até 30 minutos |
Tela | Display de 6,8 polegadas Resolução: QHD+ / WQHD (1440 x 3088 pixels) AMOLED Dinâmico 2X Vision Booster Conforto Aprimorado Taxa de atualização Super Smooth 120Hz (1~120Hz) 1750 nits (~501de densidade de ppi), Proporção de tela: 89,5%. |
Processador | Snapdragon 8 gen 2 da Qualcomm for Galaxy |
GPU | Adreno 740 |
Câmera Frontal | 12 MP, f/2.2, 25 mm (wide), PDAF |
Câmeras Traseiras | Principal: 200 MP, f/1.7, 23 mm (wide), 1/1.3″, 0.6µm, PDAF, Laser AF, OIS; Telefoto periscópica: 10 MP, f/4.9, 230 mm, 85″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, zoom óptico de 10x; Telefoto: 10 MP, f/2.4, 70 mm, 1/3.52″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, zoom óptico de 3x; Ultrawide: 12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚, 1/2.55″, 1.4µm, dual pixel PDAF; Sensor infravermelho de profundidade. |
Vídeo | 8K a 24/30fps 4K a 30/60fps 1080pa 30/60/240fps 720p a 960fps HDR10+ Gravação de som estéreo giroscópio-EIS |
Sistema | Android 13 com One UI 5.1 |
Wi-Fi | Wi-Fi 6E |
Memória RAM e Interna | 12 GB RAM + 1 TB interna 12 GB RAM + 51 2GB interna 12 GB RAM + 256 GB interna |
Cartão de memória | Não |
Cores | Preto, Creme, Verde e Violeta Cores especiais: Vermelho e Azul |
Preço | A partir de R$ 9.499 |
Disponibilidade no Brasil | A partir de 01 de fevereiro de 2023 |
Tem alguma dúvida de uso do modelo? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Galaxy S22 Ultra x Galaxy S23 Ultra x iPhone 14 Pro Max: Qual comprar?
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.