Índice
O Galaxy Book3 360 foi anunciado em fevereiro de 2023 e quase 4 meses depois, chega ao Brasil com a proposta de ser um verdadeiro parceiro para seu usuário. Atualizado com o processador Intel Core i7 de 13ª geração, ele também tem uma bateria que promete ficar ligada por mais de 4 horas, assim como conta uma tela bastante brilhante. E não podemos deixar de citar a integração com o ecossistema Galaxy da Samsung.
Mas será o investimento neste modelo realmente vale a pena? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o uso no dia a dia após o uso por uma semana.
Design e construção
É clara a tentativa da Samsung em colocar um modelo no mercado que possa enfrentar os famosos Macbooks e isso pode ser ainda mais visto com o lançamento da terceira geração da linha Galaxy Book. O modelo com tela 360º é bastante leve e pode ser facilmente segurado com apenas uma mão. O peso é de 1,71 kg e a sensação é de segurar um livro de cerca de 400 páginas.
Ao menos no modelo enviado para o Showmetech, não há a S Pen dentro da caixa do notebook premium. Em vez disso, além dos manuais de uso, o carregador USB-C e uma fonte de energia podem ser encontrados.
O teclado segue o padrão já adotado pelas gerações anteriores e eu, como pessoa com uma mão não tão pequena, gostei bastante das teclas grandes que evitam que duas teclas sejam apertadas ao mesmo tempo. Inclusive, trabalhar para o Showmetech com este modelo foi uma experiência bastante interessante.
Entretanto, eu senti falta de algumas teclas de atalho. Eu sou uma pessoa que gosta bastante de ouvir música em diversas partes do dia e ter que abrir o aplicativo apenas para repetir ou passar a música pode tirar o foco. Meu notebook tradicional tem teclas de pausar, passar e voltar a música que estava sendo tocada. Eu não encontrei isso aqui no Galaxy Book3 360 e fez uma certa falta, pois eu precisei usar o notepad ou mouse para uma ação tão simples.
Recebemos a variante na cor cinza, que lembra um grafite um pouco mais claro. Apesar de ter uma aparência premium, o apoio da mão durante muito tempo deixa uma certa marca de uso. Parece que o material escolhido pela Samsung consegue acumular o calor que a mão faz sobre o modelo.
Não há como negar que este notebook é bastante bonito e leve, mas em minha opinião, ainda há algumas melhorias a serem feitas para que ele seja perfeito. As teclas de atalho de reprodução de música fizeram falta em meu dia a dia, mas isso é um problema que pode ser resolvido. Minha grande preocupação é no material escolhido para a parte interna, pois depois de um tempo, ele pode se desgastar e exigir a troca da carcaça.
Portas e conectividade
É verdade que as portas e conexões USB-C estão mais presentes atualmente e o futuro prepara uma “morte” para o USB-A que conhecemos. Mas, este ainda não parece ser o momento de uma empresa como a Samsung economizar ao colocar portas em seu notebook premium. Digo isso porque o Galaxy Book3 360 conta com apenas uma conexão USB-A e, caso necessário, você teria que desconectar o aparelho, sem a possibilidade de fazer dois usos ao mesmo tempo.
Em seu total, há duas portas UBS-C, um leitor de cartão SD e mais uma entrada HDMI. Uma entrada para fone de ouvido de 3,5 mm também está disponível por aqui. É claro que hoje em dia, cabos USB-C estão sendo enviados pelas empresas nos novos dispositivos, mas eu realmente acho que a Samsung poderia ter colocado pelo menos mais uma porta USB-A para que os usuários não precisassem fazer o uso de apenas um aparelho com esta conexão por vez.
A boa notícia é que as portas USB-C podem ser utilizadas tanto para carregamento, quanto para transferência de dados. Então, nem tudo está perdido, mas ainda poderíamos ter uma melhor quantidade para que o uso fosse melhor.
Sobre a conectividade, eu tenho um roteador de 2.5 GHz em minha casa, mas o Galaxy Book3 360 pode ser conectado com roteadores com padrão Wi-Fi 6E, o que garante melhor velocidade e troca de conexões.
O notebook também chega ao mercado brasileiro com uma antena Bluetooth 5.1 que consegue se reconectar com aparelhos em menos de 2 segundos, o que ajuda no dia a dia enquanto você volta a trabalhar ou precisa de agilidade para cuidar de um projeto.
Não tive problemas de conectividade em nenhum momento que passei com o modelo e muito pelo contrário: ele conseguiu cumprir a proposta de ser um modelo útil em meu dia a dia. Neste ponto, realmente tudo funcionou como esperado.
Câmera
É óbvio que, a este ponto, você já sabe que as webcams de notebooks não são tão focadas em entregar uma qualidade e seu foco também não é ter a mesma resolução que vemos em smartphones. O Galaxy Book3 360 chega ao mercado brasileiro com uma lente que grava vídeos em qualidade 1080p e, ao ar livre, até que consegue fazer um trabalho de qualidade. Confira esta selfie:
Em ambientes fechados, não tem como esperar muito, mas isso acontece pelo fato de que a Samsung não tem o propósito de entregar vídeos com altas quantidades de megapixels.
Apesar de tudo, o Studio Mode, desenvolvido pela Samsung, consegue desfocar o fundo, realizar enquadramento automático e também conta com efeitos faciais. É uma ferramenta importante e que até complementa o aplicativo da Câmera do Windows, mas vale a pena ter as expectativas baixas quanto a isso.
No review sobre o Galaxy Book2 Pro, eu citei que esperava que uma lente com qualidade 2K poderia ser incluída na terceira geração e, infelizmente, a empresa coreana não fez mudanças drásticas neste ponto. Ou seja: a Samsung não deseja entregar uma alta qualidade nas videochamadas tão cedo.
Tela e som
A Samsung aprimorou a qualidade da tela na terceira geração de seus Galaxy Books: enquanto os modelos lançados em 2022 tinham resolução FHD, a tela dos notebooks de 2023 chegam com um painel do tipo Dynamic AMOLED 2X de 16 polegadas (proporção 16:10) com a mesma qualidade FHD (1920×1080). A taxa de atualização é de 120Hz e o tempo de resposta é de 1 milissegundo.
Saindo da sopa de letrinhas e termos tecnológicos, a tela consegue entregar uma boa experiência visual no dia a dia e, sinceramente, consegue ser útil para o meu dia a dia. Além de usar o notebook para trabalhar, eu gosto bastante de assistir séries no notebook e não tive nenhum problema de uso.
A tela dos modelos 2 em 1 finalmente passaram a ser touchscreen, o que deixa o uso mais dinâmico no dia a dia e ter um tablet que roda Windows e com display de 16 polegadas é realmente algo interessante para quem trabalha se movimentando.
A minha dica é que você apoie a mão no lado oposto às saídas de ar, pois pode ser um pouco incômodo receber o calor que sai do processador. Eu também senti falta de jogar no modo tablet, pois ainda não há este suporte. A leitura é com certeza o ponto alto e as selfies também são melhores tiradas nesta forma de uso.
Já falando sobre trabalho em locais abertos, eu recomendo que você sempre fique na sombra, uma vez que a tela (ainda) não tem a proteção antirreflexo. Isso não significa que o modelo vai apresentar uma má experiência se você estiver em um parque e o pico de brilho de 400 nits realmente faz diferença.
Mas vale aquela dica: a experiência visual será melhor em locais com baixa luz natural. Eu ainda conseguia ver minhas mãos na hora de escrever quando fiz testes da tela ao ar livre, mas tive uma experiência melhor em relação ao uso do Galaxy Book2 Pro.
Sobre o som, há um jogo de alto-falantes AKG Quad Speaker (Woofer Max 5Wx2, Tweeter 2Wx2) na parte de baixo do notebook da Samsung, com suporte para Dolby Atmos e Smart Amp. Tive uma boa experiência e o som emitido também conseguiu preencher o espaço onde estava. Ao ar livre, com o som no nível máximo, também consegui escutar o áudio do vídeo ou música sem problemas, mesmo com outros ruídos externos.
A possibilidade de ter uma tela touchscreen deixa tudo mais intuitivo e se você é uma pessoa que gosta de desenhar diretamente na tela, com toda certeza vai ganhar bastante com este modelo.
Bateria
Eu sou um usuário assíduo de notebooks e, no ano passado, consegui atingir o uso de 03h44 no Galaxy Book2 Pro. Este ano, por conta do processador Intel Core de 13ª geração e também da bateria de 76Wh (aumento de 8 Wh), a duração da bateria da nova geração está maior.
Ao fazer o uso tradicional de navegação, escrita e reprodução de música no Spotify (via Bluetooth), eu consegui chegar a no máximo de 04h56 antes que fosse solicitado a conexão com o carregador. Eu ainda precisei conectar o notebook à energia por apenas uma vez no dia, mas este ganho de autonomia pode fazer total diferença na entrega de um trabalho após a cobertura feita em um evento.
Meu notebook tradicional conta com o Lenovo Vantage, que trava a porcentagem da bateria em 60% para que a capacidade máxima não seja atingida. Ao mexer as configurações, eu encontrei uma configuração que até faz isso no Galaxy Book3 360, mas trava a porcentagem em 85%. É um recurso que aumenta a vida útil da bateria e com certeza trará o uso do notebook leve por muito mais tempo.
O tempo de carregamento ficou na média de duas horas e o mesmo carregador pode ser utilizado para recarregar modelos com uma conexão USB-C. Ao fazer o teste com meu Realme 9 Pro+, a bateria estava completamente recarregada em apenas uma hora. A potência da fonte de energia é de 65W.
Em jogos, o tempo máximo que consegui jogar Fortnite foi de 03h34 antes do sistema operacional solicitar que o carregador fosse conectado novamente. Mas, por mais que a autonomia importe, a gente sempre lembra que o recomendado é que você sempre use o notebook conectado à tomada para que a autonomia não se deteriore com o tempo.
Ruído, aquecimento e iluminação
Assim que o notebook é ligado, o processador começa a trabalhar para que os aplicativos essenciais sejam pré-recarregados. Após cerca de cinco minutos, ele tem um funcionamento bastante silencioso em atividades mais leves, como uso do Google Chrome, Netflix e Spotify.
Eu sou um usuário que gosta de ter muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo e além do navegador, trabalho com o WhatsApp, Slack e Telegram. Nos sete dias que fiquei com o modelo, só ouvi as ventoinhas trabalhando quando o sistema precisava ser reiniciado.
A iluminação do teclado também ajuda bastante em ambientes mais escuros ou com pouca luz, mas eu gostaria de ter a possibilidade de desativar isso para, quem sabe, ter uma maior duração da bateria. Ainda não consigo fazer isso no sistema operacional, mas, seguindo o propósito disso, ele foi útil em todos os momentos.
Eu tenho o hábito de fazer o uso do notebook em meu colo quando estou em home office, mesmo quando estava jogando, não percebi que o Galaxy Book3 360 esquentou mais do que deveria. Isso se dá pelo gerenciamento de energia de seu processador, que entrega desempenho sem a necessidade de um grande gasto de energia.
Sistema
Pertencente à plataforma Intel Evo, o processador presente no Galaxy Book3 360 que recebemos para testes é o Intel Core i7-1360P de 13ª geração. A velocidade máxima informada é 2,20 GHz e o sistema operacional instalado de fábrica é o Windows 11. O SSD instalado no modelo é de 1 TB e há 16 GB de RAM do tipo LPDDR5.
A Samsung fez questão de deixar que o usuário tivesse uma experiência “pura” neste modelo, mas também trouxe os aplicativos famosos da One UI. Simultaneamente, aqui parece ter mais aplicativos adicionais do que o Windows realmente precisa.
Por exemplo: a Galeria vista nos smartphones Galaxy segue disponível aqui e, sinceramente, todos sabemos que a Galeria do Windows faz um trabalho bastante completo. O Quick Search é uma tentativa da Samsung de ter seu próprio Explorador de arquivos, mas a ferramenta principal da Microsoft também é bem mais aceita.
Outro aplicativo que pode passar batido aqui é o Samsung Notes, que é uma tentativa da empresa coreana em bater de frente com o famoso Bloco do Notas da Microsoft. Este aplicativo é até interessante para quem tem um smartphone Galaxy com a Samsung Account, mas, se não tiver, ele será apenas mais uma opção que será deixada de lado.
Porém, nem tudo deu errado: o Samsung Pass (que no Android, foi substituído pelo Samsung Wallet) fez sua estreia no Windows e promete trazer a sincronização de senhas e uma camada de segurança importante que complementa o que o sistema operacional da Microsoft. E você também pode usar o Quick Share para facilmente enviar arquivos de seu dispositivo Galaxy para o notebook da Samsung, já que ambos fazem parte do mesmo ecossistema.
Outro aplicativo que já tinha dado certo no modelo que testei no ano passado também está por aqui: o Samsung Flow permite que a imagem da tela de um tablet ou smartphone Galaxy seja visto na tela do notebook. A área de transferência do dispositivo menor também aparece no computador para que você continue o trabalho na tela grande.
De todas as formas, há aplicativos que dão certo e outros que facilmente não poderiam nem estar aqui. Mas, com toda certeza, o uso do Galaxy Book3 360 será mais completo se você tiver um tablet ou smartphone da linha Galaxy.
Desempenho em jogos
Novamente, como faz parte da plataforma Intel Evo, este notebook leve da Samsung não conta com uma placa de vídeo dedicada. Mas isso está longe de ser ruim: eu consegui rodar Fortnite com qualidade máxima e sem a necessidade do processador se tornar um verdadeiro ventilador. É claro que devido a executar jogos mais pesados, ele vai fazer aquele barulho para colocar o ar quente para fora, mas nada que seja um incômodo ou que cause travamentos nas partidas online.
Também fiz o teste com Fall Guys 2 e pode até ser que não tenha ganhado alguma partida, mas isso foi mais culpa minha do que do processador. De uma forma geral, o Galaxy Book3 360 é um modelo interessante para quem deseja fazer tarefas que exigem um pouco mais de desempenho, como edição de fotos e vídeos.
O modelo também não apresentou problemas de travamento em todas as atividades colocado para trabalhar e, com toda certeza, eu teria este modelo em meu dia a dia para cumprir as demandas do Showmetech, jogar e até mesmo para entretenimento.
Ao mesmo tempo, vale lembrar que o Galaxy Book3 360 não é voltado para jogos e, em títulos mais pesados, ele com certeza deve dar aqueles “engasgos” por ser colocado em uma tarefa que não foi fabricado para trabalhar. Mas ele deve atender as necessidade de boa parte dos brasileiros.
Testes sintéticos
Devido a ter um processador de 13ª geração da Intel, não há como negar que o modelo deve fazer um bom trabalho. Mas também coloquei o Galaxy Book3 360 em aplicativos que elevam a potência ao máximo para saber o quão longe ele pode ir. Vejamos os resultados.
PCMark 10
De uma forma bem básica, este app coloca o computador à prova em diversas atividades, como videochamadas, digitação de documentos e edição de conteúdo. Para comparação, o Galaxy Book2 Pro conseguiu atingir 5.137 pontos. Agora, confira a pontuação do modelo da Samsung com o processador Intel Core i7-1360P com 5589 pontos:
Cinebench R23
Este outro aplicativo é mais focado em realizar testes na placa de vídeo do notebook leve que é o tema deste review. Para comparação, o Galaxy Book2 Pro atingiu 8735 pontos no teste Multi Core da CPU e 956 pontos no teste single core. E estes foram os resultados do Galaxy Book3 360:
Importante lembrar que ambos os modelos possuem placa de vídeo integrada da Intel e como disse no review postado em 2022, o notebook da Samsung pode atender necessidades de diversos usuários. Mas como ele se saiu bem nos testes em jogos, com toda certeza tem tudo para ser o seu parceiro em diversas tarefas.
Conclusão
Não há como negar que o Galaxy Book3 360 é um modelo premium e isso se dá não apenas pelo seu visual, mas também pelo seu preço. Vendido no Brasil a partir de 31 de maio de 2023, quem investir o valor de R$ 11.363 à vista no modelo terá uma experiência bastante completa.
A compra não será a mais barata, mas, com toda certeza, você estará adquirindo um modelo bastante completo e atualizado com as últimas tecnologias do mercado. É certo que ele receberá as próximas gerações do Windows e rodará os aplicativos mais recentes.
Talvez, a troca por um Galaxy Book2 não seja tão favorável. Mas, caso você tenha um modelo lançado em 2021, a atualização pode ser bastante favorável. Chego ao final deste review com a certeza de que eu teria este modelo em minha possível lista de compra caso fosse trocar de notebook em algum momento, devido a ele conseguir entregar uma experiência completa de uso e o mais interessante: sua bateria durar mais de 4 horas (sendo possível chegar a até 6h, com as devidas configurações).
Não há como dizer que este notebook 2 em 1 é perfeito: apesar de ter um leitor de impressão digital no botão de liga e desliga, ainda falta o suporte para o reconhecimento facial. Outro ponto negativo está na quantidade excessiva de aplicativos da Samsung. É claro que a empresa quer dar o suporte máximo para o ecossistema Galaxy, mas algumas das opções disponíveis simplesmente não fazem sentido.
Será que, realmente, você precisaria de um segundo Explorador de arquivos? E você também precisa de um segundo bloco de notas? Alguns aplicativos realmente podem ser úteis para quem tem um tablet ou smartphone Galaxy, mas caso você não tenha, isso tudo apenas ocupará espaço sem a necessidade de ao menos existir.
Dito isso, com toda certeza, você fará um uso ainda melhor se já tiver um tablet ou smartphone da Samsung. Mas se ainda não tem, também ficará tentado a comprar um aparelho como este para ter um uso ainda mais completo de seu novo notebook.
Especificações técnicas
MODELO | Galaxy Book3 Pro 360 |
Cores | Grafite ou Creme |
Sistema Operacional | Windows 11 |
Processador | Intel Core de 13ª Geração (opções com i5 ou i7) |
Placa de Vídeo | Integrado Intel Iris Xe Graphics |
Memória RAM | 8, 16 ou 32GB (LPDDR5) |
Armazenamento | 256GB, 512GB ou 1TB + espaço para expansão |
Tela | Dynamic AMOLED 2X de 16 polegadas (proporção 16:10) 400nits 120 Hz 120% de volume de núcleos (DCI-P3) Capaz de girar em 360º Tela sensível ao toque e S Pen compatível 400nit (Typ) 500nit (HDR) -Autenticação VESA HDR 500, somente conteúdo HDR. |
Resolução | FHD (1920×1080) |
Dimensões | 355.4 x 252.2 x 12.8 mm |
Peso | Modelo de 16 polegadas: 1,66kg ou 1,71Kg (modelo 5g) |
Som | AKG Quad Speaker (Woofer Max 5Wx2, Tweeter 2Wx2) Smart Amp Dolby Atmos |
WebCam | 1080p Full HD com microfone duplo, qualidade de estúdio e cancelamento de ruído |
Bateria | 76Wh (Típico) |
Teclado | Numérico de 3 linhas, tipo ilha com retroiluminação |
Carregador | USB-C 65w, compatível com todo o ecossistema Galaxy |
Conectividade | Wi-Fi 6e, 802.11 ax 2×2 Bluetooth 5.1 5G Sub6 (Opcional) |
Outras entradas | 1x MicroSD 1x USB 3.2 Tipo A 1x HP/Microfone 2x USB-C Tunderbolt 4 1x HDMI 1.4 |
Acessórios | S Pen (8.2 x 7.7 x 144.84mm, 7.9g) |
Soluções em tecnologia | Galaxy Eco (Phone-Tab-PC-Wearable) Samsung Multi Control Segunda Tela Expert RAW (Auto Share) Quick Share & Private Share Phone Link Samsung Pass |
Disponibilidade no Brasil | 31 de maio de 2023 |
Preço | R$ 11.499 |
O que achou do Galaxy Book3 360? Tem alguma dúvida de uso? Diga pra gente nos comentários!
Assista o vídeo comparativo entre o Book3 360 x Ultra:
Veja também
Entrevista: VP da Samsung comenta as vantagens dos notebooks Galaxy Book3
Revisado por Glauco Vital em 31/5/23.
Veredito: Galaxy Book3 360
Veredito: Galaxy Book3 360-
Design e construção8/10 Ótimo
-
Portas e conectividade7/10 Bom
-
Câmera7/10 Bom
-
Tela e som10/10 Excelente
-
Bateria10/10 Excelente
-
Ruído, aquecimento e iluminação10/10 Excelente
-
Sistema8/10 Ótimo
-
Desempenho em jogos10/10 Excelente
-
Testes sintéticos10/10 Excelente
Prós
- Boa bateria
- ótimo processador
- Tela touchscreen
- Roda jogos tradicionais
- Pesa menos de 2 quilos
Contras
- Samsung força ecossistema Galaxy
- Teclado carece de teclas de atalho
- Material interno é pouco resistente
- Falta reconhecimento facial
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Matéria bem escrita, mas possuí informações da versão Ultra e Pro misturadas, sendo que o titulo é do 360. Outro ponto é o informação que o processador chega no máximo a 2.2Ghz sendo que essa versão do i7-1360p chega a 5.0Ghz. Também possuo o book3 360 e até o momento estou muito satisfeito.
Sei que é o ponto de vista de quem testou, mas achei que faltou falar sobre a ausencia da S Pen, já que a ideia desse 2 em 1 é aproveitar a experiência de tablet, que não faz muito sentido sem a caneta. E mencionar as variantes desse 360: a com i5 de tela de 13,3″. No mais, parabéns pela bela análise 😉
o teclado esquenta? tem limitação no processador? o processador chega no clock máximo?