Índice
O constante aumento no número de dispositivos conectados à internet em uma rede doméstica demanda roteadores capazes de gerenciar uma quantidade maior de conexões simultâneas, sem perder a qualidade de sinal. Neste panorama, o Wi-Fi 6 torna-se peça fundamental nas redes sem fio domésticas, pois permite mais estabilidade e performance na entrega de internet para todos os equipamentos.
Ainda que o Wi-Fi 6 não esteja presente na maioria dos equipamentos conectados, já temos uma série de dispositivos do dia a dia que contam com essa funcionalidade: smartphones topo de linha como iPhone 11 em diante, Galaxy S10 em diante e até mesmo intermediários atuais como o Galaxy A54 e Redmi Note 12 Pro são compatíveis com o padrão. E a TP-Link pretende ser a porta de acesso para o Wi-Fi 6 com o Archer AX12, o novo roteador de entrada da companhia, que o Showmetech testou a convite da empresa. Veja a seguir nossa avaliação.
Design
O Archer AX12 é um roteador de tamanho e formato padrões, feito em plástico preto, com quatro antenas externas na parte traseira. Suas dimensões de 215 × 117 × 32 mm permitem instalá-lo em diversas posições, entretanto as antenas de 14cm precisam de espaço adicional para cima e para as laterais — a depender de como forem posicionadas.
Na parte superior, o roteador possui uma textura de pequenas pirâmides dispostas linearmente ao longo da superfície. Este acabamento é agradável aos olhos, entretanto os sulcos formados entre os pontos da textura acabam acumulando poeira, e sua limpeza necessita do uso de uma escova de cerdas mais finas para remover as partículas.
Na parte frontal do Archer AX12, temos 4 LEDs:
- Power: Ligado / Desligado / Piscando (sistema iniciando ou upgrade de firmware)
- Rede 2.4 GHz: Ligado / Desligado
- Rede 5 GHz: Ligado / Desligado
- Internet: Conectado (luz verde) / WAN conectada, sem internet (luz laranja) / WAN desconectada (luz apagada)
Já na parte traseira, o Archer AX12 apresenta:
- Quatro antenas
- 1 porta Ethernet WAN Gigabit
- 3 portas Ethernet LAN Gigabit
- Porta de alimentação 12V
- Botão único para reset/WPS
Podem parecer poucas as opções de conectividade, mas estamos falando de um roteador de entrada. Um ponto para discussão é a permanência do WPS para conexão rápida, pois oferece uma vulnerabilidade para que pessoas mal intencionadas acessem a sua rede.
Já na parte de baixo, temos os furos para prender o equipamento na parede e a etiqueta com as informações de fábrica do aparelho (SSID das redes Wi-Fi, endereço MAC), que servirão para as configurações.
Configuração e Interface
A TP-Link oferece a possibilidade de configurar seus roteadores tanto pelo método tradicional (via navegador) quanto pelo seu próprio aplicativo Tether, disponível para iPhone/iPad e Android. Para a configuração inicial, foi utilizado o aplicativo, com um processo simples para estabelecer os parâmetros principais da rede sem fio.
Para configurarmos o AX12, tivemos uma dificuldade inicial, pois ele não apresentava as redes conforme as configurações de fábrica — possivelmente já havia sido utilizado por outro veículo de imprensa para testes. Uma vez feito o reset para suas configurações, foi possível fazer todo o processo de forma rápida: o app Tether lê o QR-Code na etiqueta do roteador e já faz a conexão, finalizando em poucos passos a configuração inicial:
O aplicativo oferece as principais configurações para o usuário comum. Na página inicial, mostra o status da rede, quantidade de aparelhos conectados e as informações das redes nas duas frequências. Também é possível ver as informações das redes para convidados, caso tenham sido configuradas.
Dentre as principais funções que podem ser configuradas pelo app, destacam-se:
- OneMesh: adiciona roteadores compatíveis da TP-Link para formar uma rede mesh;
- QoS: para redes com muitos dispositivos, você pode determinar quais terão sempre prioridade na conexão com o roteador;
- Controle dos pais: limita o uso de determinados dispositivos da rede conforme horários predeterminados, e bloqueia ou permite acesso a determinados sites;
- Rede para convidados: permite que convidados conectem-se ao wi-fi, sem que tenham acesso aos demais dispositivos locais;
- Controle de LED: pode habilitar e desabilitar os LEDs do roteador, por tempo indeterminado ou conforme agendamento horário.
Já na interface de configuração web, que pode ser acessada pelo navegador no computador, possui informações completas sobre o funcionamento e configuração do Archer AX12. Nela, é possível inclusive visualizar a carga do processador e memória do equipamento, para avaliar se a demanda da rede não está consumindo muitos recursos do roteador.
Além dos recursos que podem ser personalizados através do app, a interface web permite configurações adicionais:
- OFDMA: sigla para orthogonal frequency-division multiple access, uma tecnologia presente no Wi-Fi 6 que otimiza o tráfego de dados em dispositivos compatíveis, permitindo o acesso simultâneo de vários equipamentos conectados
- TWT: o Target Wake Time é outro recurso exclusivo do Wi-Fi 6, que determina como e quando os dispositivos estarão conectados ou suspensos, de forma a economizar energia naqueles que dependem de bateria e deixar mais banda disponível para aqueles que estiverem trafegando dados;
- Smart connect: as bandas 2.4 e 5 GHz utilizam o mesmo SSID, e o roteador determina qual delas será utilizada pelos dispositivos, de forma a balancear a demanda de rede;
- Servidor DHCP;
- Redirecionamento de portas;
- Recursos de segurança (firewall, controle de acesso);
- Servidor VPN;
- Assistente Smart Life: Habilita o controle de alguns recursos do roteador utilizando a assistente de voz Alexa;
- EasyMesh: permite configurar uma rede mesh neste padrão proprietário da TP-Link
Performance do Archer AX12
Durante nossos testes, o Archer AX12 utilizou uma conexão de 200 Mbps com a internet, interligado por cabo com o roteador da operadora — que estava com o Wi-Fi desligado para não haver interferência de sinal. À exceção dos nomes de rede e senhas, todas as configurações do roteador da TP-Link permaneceram com os padrões de fábrica, de forma a refletir o uso de um consumidor residencial comum.
No primeiro teste, verificamos o mapa de intensidade de sinal para cada uma das bandas, de 2.4 GHz e 5 GHz, no mesmo piso onde o roteador estava instalado. Neste ponto, o sinal apresentava melhor intensidade, indicado pela coloração azul. Em verde, uma intensidade boa de sinal, que permite obter boas velocidades para as atividades cotidianas. Nas áreas em amarelo, o sinal fica mais fraco mas ainda obtém-se uma conexão estável. E, em laranja e vermelho, a conexão fica com velocidade muito baixa, impedindo atividades de consumo de dados mais intensa, como serviços de streaming de vídeo.
Como era de se esperar, a cobertura da rede de 5GHz do Archer AX12 é um pouco menor do que na rede de 2.4 GHz. Entretanto, a diferença foi sentida em pontos realmente mais afastados, onde normalmente seria interessante haver um repetidor de sinal, seja do tipo comum ou mesh.
Mas como isso se reflete em termos de resultados? O roteador é classificado como AX1500, ou seja, tem Wi-Fi 6 (AX) com suporte à velocidade de 1500 Mbps nas duas bandas somadas, que possuem suas próprias características:
- 2.4 GHz: 300 Mbps, com suporte a Wi-Fi 4 (802.11n)
- 5 GHz: 1201 Mbps, com suporte a Wi-Fi 6 (802.11ax)
Desta forma, mesmo que a rede de 2.4GHz tenha cobertura maior, a rede de 5GHz consegue entregar melhores resultados em toda a área que, dentro dos mapas acima, vai do azul até o amarelo. Nos pontos em laranja a velocidade se equivale, e nos pontos em vermelho o 2.4 entrega melhor velocidade — mas ainda assim, baixa.
No quadro abaixo, demonstramos os testes de velocidade feitos em pontos determinados, comparando a diferença na velocidade de download (em Mbps) entre o Archer AX12 e o roteador da operadora:
Vale notar que, no ponto 3, o roteador da operadora já havia comutado para a rede 2.4GHz, enquanto o Archer AX12 manteve-se em 5 GHz. E para testar a capacidade do roteador da TP-Link em lidar com múltiplas demandas de acesso, foi feito um teste de carga com a seguinte demanda de dados simultaneamente:
- 1 PC com streaming de vídeo em 8K
- 2 smart TVs com streaming de vídeo em 4K
- 1 smart TV com streaming de vídeo em Full HD
- 2 smartphones com streaming de vídeo em 4K
Mesmo com a alta demanda de dados das múltiplas conexões, não houve qualquer engasgo nas transmissões, e um teste de velocidade foi feito, demonstrando que ainda havia fôlego para lidar com mais carga:
Conclusão e disponibilidade
O TP-Link Archer AX12 é uma boa opção para quem quer iniciar no mundo das redes Wi-Fi 6. Ainda que a gama de dispositivos compatíveis com esta tecnologia seja limitada, o roteador é muito competente também com equipamentos compatíveis com Wi-Fi 5 e protocolos anteriores de rede wireless, apresentando uma melhora de cobertura de sinal em residências de dois a três quartos. E para lugares maiores, é possível criar uma rede mesh com outros roteadores TP-Link compatíveis com o protocolo OneMesh.
O Archer AX12 será lançado no Brasil, conforme a assessoria da TP-Link, ao custo aproximado de R$ 350 na Amazon. Entretanto, ainda não há previsão de data para sua entrada no mercado.
Especificações Técnicas
Marca | TP-Link |
Modelo | Archer AX12 (AX1500) |
Padrões de Wi-Fi | Wi-Fi 6 IEEE 802.11 ax / ac / n / a (5 GHz) IEEE 802.11 n / b / g (2.4 GHz) |
Velocidade | AX1500 5 GHz: 1201 Mbps (802.11 ax) 2.4 GHz: 300 Mbps (802.11 n) |
Recursos WiFi | 4 × Antenas de alto desempenho fixas Múltiplas antenas formam um conjunto de reforço de sinal para cobrir mais direções e áreas grandes. Beamforming Concentra a força do sinal em direção aos dispositivos para expandir o alcance do Wi-Fi. Dual-Band de alto desempenho Aloca dispositivos em diferentes bandas para um desempenho otimizado OFDMA Comunica simultaneamente com múltiplos clientes Wi-Fi 6 Airtime Fairness Melhora a eficiência da rede limitando a ocupação excessiva 4 Streams Conecta seus dispositivos a mais largura de banda |
Modos de Operação | Modo Roteador Modo Access Point |
Portas Ethernet | 1× Porta WAN Gigabit 3× Porta LAN Gigabit |
Botões | Botão WPS/Wi-Fi Botão Reset |
Alimentação | 12 V ⎓ 1 A |
Criptografia WiFi | WPA2-PSK WPA2-PSK/WPA-PSK WPA3-Pessoal WPA3-Pessoal/WPA2-PSK |
Segurança de Rede | SPI Firewall Controle de Acesso IP & MAC Binding Application Layer Gateway |
Rede para Visitantes | 1× Rede para Convidados 5GHz 1× Rede para Convidados 2.4GHz |
VPN Server | OpenVPN PPTP |
Protocolos | IPv4 IPv6 |
Controle dos Pais | URL Filtering Time Controls |
Tipos de WAN | IP Dinâmico IP Estático PPPoE/PPTP(Dual Access)/L2TP(Dual Access) |
Qualidade de Serviço (QoS) | QoS por dispositivo |
Cloud Service | Auto Firmware Upgrade OTA Firmware Upgrade TP-Link ID DDNS |
NAT Forwarding | Encaminhamento de Porta Port Triggering DMZ UPnP |
IPTV | IGMP Proxy IGMP Snooping Bridge Tag VLAN |
DHCP | Address Reservation Lista de Clientes DHCP Servidor |
DDNS | TP-Link NO-IP DynDNS |
Gerenciamento | Tether App Webpage |
Certificações | FCC, CE, RoHS |
Ambiente | Temperatura de operação: 0°C a 40°C (32°F a 104°F) Temperatura de armazenamento: -40°C a 60°C (-40°F a 140°F) Umidade de operação: 10% a 90% sem condensação Umidade de armazenamento: 5% a 90% sem condensação |
Potência de Transmissão WiFi | CE: <20dBm (2.4 GHz) <23dBm (5.15 GHz~5.25 GHz) FCC: <30dBm (2.4 GHz & 5.15 GHz~5.825 GHz) |
Sensibilidade de Recepção WiFi | 5 GHz: 11a 6Mbps: -95dBm, 11a 54Mbps:-79dBm 11ac VHT20_MCS0: -96dBm, 11ac VHT20_MCS8: -66dBm 11ac VHT40_MCS0: -94dBm, 11ac VHT40_MCS9: -63dBm 11ac VHT80_MCS0: -91dBm, 11ac VHT80_MCS9: -60dBm 11ax HE20_MCS0: -95dBm, 11ax HE20_MCS11: -66dBm 11ax HE40_MCS0: -92dBm, 11ax HE40_MCS11: -65dBm 11ax HE80_MCS0: -89dBm, 11ax HE80_MCS11: -62dBm 2.4 GHz: 11g 6Mbps: -96 54Mbps: -80 HT20-MCS0: -97 MCS7: -78 HT40-MCS0: -94 MCS7: -75 |
Dimensões (W×D×H) | 8.5 × 4.6 ×1.3 in (215 × 117 × 32 mm) |
Conteúdo do Pacote | Roteador Wi-Fi 6 Archer AX12 Adaptador de energia Cabo Ethernet RJ45 Guia de instalação rápida |
Preço | R$ 350 (estimado) |
Disponibilidade | Sem previsão |
Veja também
REVIEW: Roteador TP-Link Deco X50
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (02/08/23)
REVIEW: TP-Link Archer AX12
REVIEW: TP-Link Archer AX12-
Design8/10 Ótimo
-
Funções8/10 Ótimo
-
Desempenho9/10 Incrível
Prós
- Adiciona Wi-Fi 6 à sua casa
- Suporta com fôlego diversos dispositivos conectados
- Configuração fácil
Contras
- Acabamento da parte superior pode ser difícil de limpar
- Amplia pouco a cobertura de sinal