Índice
Querer utilizar aparelhos de Wi-Fi pode ser um grande desafio, ainda mais em ambientes como o da minha casa, onde temos dois andares e uma construção sólida, condições longe do ideal para se navegar tranquilamente. Foi com uma melhora disso em mente que me animei em testar um roteador à parte, para quem sabe ter o tão sonhado Wi-Fi perfeito, ou pelo menos algo melhor do que o serviço oferecido por minha operadora.
Foi esse o desafio pelo qual eu passei o novo roteador Huawei Wi-Fi AX2, um aparelho que traz consigo a promessa de acesso ao Wi-Fi 6 por um preço mais convidativo. Lembrando que o Wi-Fi 6 ainda não está presente em grande parte dos aparelhos mais corriqueiros, mas já existem alguns que são compatíveis com a nova tecnologia, como smartphones de topo de linha do naipe do iPhone 11, Galaxy S10 pra cima e o Galaxy A54 e Redmi Note 12 Pro. A convite da empresa, fiz todos os testes deste roteador de entrada e trago para vocês os resultados nesta matéria para o Showmetech.
Design
Fora da caixa, o roteador Huawei Wi-Fi AX2 é um aparelho bastante atraente. Muito leve e de aparência bastante clean, ele combina com a decoração da minha sala de escritório sem muitos problemas. É um aparelho bem pequeno: suas dimensões de 200 x 120 x 30 mm fazem dele uma peça de fácil posicionamento caso o espaço em seu lar seja uma questão delicada.
De material plástico branco, ele traz quatro antenas externas de 130 mm, sendo duas delas posicionadas nas laterais do roteador, mais perto da parte traseira dele, onde as outras duas foram posicionadas ao lado de suas três portas de entrada LAN e de energia do Wi-Fi AX2. Ele possui aberturas para fixar verticalmente, caso necessário. Sua leveza me deixou em dúvida sobre a durabilidade, já que é muito fácil movê-lo sem querer, o que me preocupa, especialmente em um lar com gatos que adoram dar patadas em objetos colocados em prateleiras…
De modo geral, o Huawei Wi-Fi AX2 condiz com o perfil de aparelho de entrada para aqueles em busca do Wi-Fi 6 e não traz muita firula, sem texturas de material que poderiam atrapalhar sua limpeza ou um formato que dificulte seu posicionamento. Também não há nada muito especial quanto à luz de funcionamento: ela fica verde quando há um sinal ou vermelha do contrário, o máximo da simplicidade. Sendo assim, o aspecto do design do produto que mais me preocupa é sua aparente fragilidade, por se tratar de algo incrivelmente leve.
Resumindo, o Wi-Fi AX2 conta com quatro antenas e um LED que indica o estado da conexão com sua rede. Ele traz 3 entradas para 1000 WAN/LAN, lembrando que a primeira, à esquerda, estará sempre ocupada pelo cabo de rede ligado ao modem da operadora, portanto considere somente 2 aberturas livres para seus aparelhos. Fora isso, há a entrada do cabo de alimentação e o botão para fazer o reset do roteador havendo necessidade.
Na parte de baixo, a gente encontra a tradicional etiqueta com os detalhes técnicos do aparelho, acompanhado dos furos para pendurá-lo verticalmente na parede e as saídas de ventilação. Vale citar que o roteador não fica exatamente paralelo à superfície de contato, já que seu formato tem uma leve queda na diagonal.
Este é sem dúvida um roteador de entrada e custo relativamente baixo, portanto dá para entender as limitações em termos de entradas, sem falar na facilidade de configurá-lo, que será comentada logo a seguir. Um ponto preocupante, no entanto, é a insistência no uso do protocolo de segurança WPS para conexão rápida, que é comprovadamente um modo bastante inseguro e vulnerável a invasões. É preciso ficar ligado quanto a isso para não ter dores de cabeça ao usar o Huawei Wi-Fi AX2.
Configuração e interface
Para configurar e passar a usar o novo roteador, a Huawei oferece meios de fazer isso tanto pelo modo mais comum, pelo navegador de seu aparelho conectado na rede sem fio, quanto pelo aplicativo próprio, o AI Life, que pode ser baixado no iPhone/iPad e Android. No meu teste, utilizei o navegador do celular, depois de desativar o Wi-Fi do roteador da operadora.
De início, o processo de configuração foi um pouco mais difícil que o esperado. Primeiro, o cabo de Ethernet que acompanhou o aparelho não funcionou, então tive que usar outro para conectar o roteador ao modem da operadora. Com isso feito, bastou seguir as curtas instruções do papelzinho que acompanha o aparelho para configurá-lo usando o endereço IP do adesivo debaixo do Huawei Wi-Fi AX2. Em poucos minutos, já estava conectado a ele e aproveitando a conexão sem fio!
Já com o aplicativo, tive problemas logo de cara. Primeiro, ele não está disponível no Google Play como todo aplicativo oficial, o que já me deixou com a orelha em pé. O download tem que ser feito através do site da fabricante, um arquivo .apk, com pouca ou nenhuma segurança aparente. O próprio sistema operacional do celular me alertou do risco, o que me obrigou a não o instalar no celular por pura desconfiança.
Apesar das questões com o aplicativo, o ambiente de navegação para configuração do roteador pelo navegador é bem tranquilo de usar e não encontrei obstáculos na hora de acertar o nome da minha nova rede Wi-Fi aqui de casa – fazemos uma brincadeira com Lampião e Maria Bonita na nossa família, por isso o nome escolhido para ela – e outras opções, como a seleção do canal Wi-Fi, para não ter interferência com as redes vizinhas.
Dentre as outras opções no navegador, há a de configurar uma espécie de backup para aparelhos que não têm suporte ao Wi-Fi 6, que veio a calhar para mim. Ativando essa função, uma segunda rede, com 5G, é habilitada, para o caso de algum dos aparelhos não conseguir visualizar a rede principal. Isso veio bem a calhar, já que de cara meu PlayStation 5 não foi capaz de acessá-la.
Fora isso, há as configurações que por padrão fazem parte de qualquer central de controle de rede, como os protocolos de segurança, onde você pode escolher como tratar do firewall da rede, como também o NAT, DDNS, DMZ e controle para pais. Há também uma central de diagnóstico para eventuais problemas de conexão, um modo de fazer o backup das configurações do aparelho para as de fábrica, entre outras.
Performance do Wi-Fi AX2
Durante os testes realizados, foi utilizada uma conexão de 500 Mbps com a internet, com o cabo ethernet ligado ao modem da operadora. A própria já no contrato não garante 100% de pureza do sinal e isso se reflete nos resultados, tantos os realizados com o Wi-Fi do próprio modem dela quanto com o roteador da Huawei. Com exceção ao nome da rede, a senha de acesso às configurações e a senha de utilização, nenhuma outra configuração foi modificada, ou seja, permaneceram as mesmas de fábrica, para que os testes refletissem a utilização comum de um consumidor residencial ou de micro empresa, como é o meu caso.
Para controle, antes mesmo de tirar o novo roteador da caixa, realizei um teste de intensidade de sinal do Wi-Fi vindo do modem da operadora por meio do aplicativo WiFiman, tanto no andar superior quanto no inferior da casa. Saliento que para o de baixo, o teste foi feito na região onde o sinal costuma ser pior com o modem da operadora, diretamente abaixo de seu posicionamento, só que com algumas camadas de cimento e tijolos entre eles, o que costuma piorar bastante sua performance.
Fica claro que ao lado do modem da operadora, o sinal é limpo e confere uma velocidade alta, no padrão estimado por ela, apesar dos 500 Mbps contratados, tanto no 2.4 Ghz quanto no 5 Ghz. Já na parte de baixo da casa, a história é outra: o 2.4 Ghz sai na frente, mas não é nenhuma maravilha, com um sinal muito pior, quase que nulo. É por isso nunca assistimos à Netflix enquanto cozinhamos!
Ao me conectar ao roteador AX-2, notei resultados semelhantes aos obtidos com o modem da operadora no andar superior, basicamente os mesmos, como as figuras indicam. No entanto, o caldo entornou quando segui para a cozinha, o sinal Wi-Fi praticamente desapareceu, tanto no 2.4 Ghz quanto no 5 Ghz, ou seja, perdeu a briga para o modem da operadora, que pelo menos foi capaz de manter um sinal, por mais fraco que fosse.
Por via das dúvidas, fiz um teste na base da escada, a uns poucos metros da cozinha, mas ainda fora do campo de vista com o roteador. O resultado foi um pouco mais favorável, mas mesmo assim abaixo da intensidade de sinal do modem da operadora, tanto no meu celular, um Redmi 12C, quanto em outros aparelhos, como um Chromebook, o PlayStation 5 e outros celulares, como um Samsung A32.
Conclusão e disponibilidade
Para quem está em busca de uma oportunidade de usar Wi-Fi 6, o roteador Huawei Wi-Fi AX2 é uma boa pedida, cumprindo a promessa de ser um aparelho de entrada com um preço mais acessível. Mas quando o assunto é a melhora das capacidades de ampliar a qualidade do sinal Wi-Fi em seu lar ou escritório, ele deixa a desejar, infelizmente.
O Wi-Fi AX2 já está disponível nas lojas do país e pode ser encontrado com desconto na Amazon, por volta de R$240, através da loja da própria fabricante.
Especificações técnicas
Marca | Huawei |
Modelo | Wi-Fi 6 AX2 |
Padrões de Wi-Fi | Wi-Fi 6IEEE 802.11 ax / ac / n / a (5 GHz)IEEE 802.11 n / b / g (2.4 GHz) |
Velocidade | AX25 GHz: 1201 Mbps (802.11 ax)2.4 GHz: 300 Mbps (802.11 n) |
Recursos WiFi | 4 × Antenas de alto desempenho fixas, 2 dos lados e 2 na traseira OFDMAComunica simultaneamente com múltiplos clientes Wi-Fi 6 Sistema de nevagação HarmonyOS Mesh+ |
Modos de Operação | Modo Roteador |
Portas Ethernet | 3× Porta LAN/WAN Gigabit |
Botões | Botão Reset WPS/Wi-Fi |
Voltagem | 110/122 volts |
Criptografia WiFi | WPA2-PSKWPA2-PSK/WPA-PSKWPA3-PessoalWPA3-Pessoal/WPA2-PSK |
Segurança de Rede | SPI FirewallControle de AcessoIP & MAC BindingApplication Layer Gateway |
Rede para Visitantes | 1× Rede para Convidados 5GHz1× Rede para Convidados 2.4GHz |
VPN Server | OpenVPNPPTP |
Protocolos | IPv4IPv6 |
Controle dos Pais | URL FilteringTime Controls |
Tipos de WAN | IP DinâmicoIP EstáticoPPPoE/PPTP(Dual Access)/L2TP(Dual Access) |
Qualidade de Serviço (QoS) | QoS por dispositivo |
Cloud Service | Auto Firmware UpgradeOTA Firmware UpgradeTP-Link IDDDNS |
NAT Forwarding | Encaminhamento de PortaPort TriggeringDMZUPnP |
IPTV | IGMP ProxyIGMP SnoopingBridgeTag VLAN |
DHCP | Address ReservationLista de Clientes DHCPServidor |
DDNS | TP-LinkNO-IPDynDNS |
Gerenciamento | Tether AppWebpage |
Certificações | FCC, CE, RoHS |
Ambiente | Temperatura de operação: 0°C a 40°C (32°F a 104°F)Temperatura de armazenamento: -40°C a 60°C (-40°F a 140°F)Umidade de operação: 10% a 90% sem condensaçãoUmidade de armazenamento: 5% a 90% sem condensação |
Potência de Transmissão WiFi | CE:<20dBm (2.4 GHz)<23dBm (5.15 GHz~5.25 GHz)FCC:<30dBm (2.4 GHz & 5.15 GHz~5.825 GHz) |
Sensibilidade de Recepção WiFi | 5 GHz:11a 6Mbps: -95dBm, 11a 54Mbps:-79dBm11ac VHT20_MCS0: -96dBm, 11ac VHT20_MCS8: -66dBm11ac VHT40_MCS0: -94dBm, 11ac VHT40_MCS9: -63dBm11ac VHT80_MCS0: -91dBm, 11ac VHT80_MCS9: -60dBm11ax HE20_MCS0: -95dBm, 11ax HE20_MCS11: -66dBm11ax HE40_MCS0: -92dBm, 11ax HE40_MCS11: -65dBm11ax HE80_MCS0: -89dBm, 11ax HE80_MCS11: -62dBm2.4 GHz:11g 6Mbps: -96 54Mbps: -80HT20-MCS0: -97 MCS7: -78HT40-MCS0: -94 MCS7: -75 |
Conteúdo do Pacote | Roteador Huawei Wi-Fi 6 AX2Adaptador de energiaCabo EthernetGuia de instalação rápidaCertificado de garantia |
Dimensões | Pacote: 267 x 239 x 47 mmAparelho: 137 x 135 x 30 mm |
Peso | 450g |
Preço | R$ 286,65 |
Disponibilidade | Já disponível |
VEJA TAMBÉM
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
REVIEW: Roteador Huawei Wi-Fi AX2
REVIEW: Roteador Huawei Wi-Fi AX2-
Design90/100 Incrível
-
Funções70/100 Bom
-
Desempenho75/100 Ótimo
Prós
- É barato e cumpre o que promete, trazer Wi-Fi 6 à sua casa
- Design bonito e simples, sem firulas
Contras
- Não amplia a cobertura do sinal comparado ao modem da operadora
- Parece bastante frágil
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.