Índice
A gente muitas vezes ignora a importância do ar que respiramos da mesma forma que esquecemos da importância do Wi-Fi em nossas vidas cotidianas. Sabendo disso, desde 2016 o Google entrou no mercado de roteadores com o Google Wifi (já temos review), seu primeiro roteador que já vinha com conexão do tipo mesh (explicaremos mais abaixo).
Três anos depois, em 2019, a fabricante atualiza seu portfólio de roteadores com o Google Nest Wifi, segunda geração do roteador mesh, que promete uma conexão forte e estável em toda a casa, além de recursos adicionais como alto-falantes, controle por voz e integração com outros dispositivos inteligentes.
Exploraremos os recursos e desempenho do Nest Wifi para ajudá-lo a decidir se é a escolha certa para você.
O que mudou?
Além de mudar totalmente o nome, a segunda geração trouxe outras diferenças notáveis: algumas coisas melhoraram e outras pioraram.
O que melhorou?
- Design: O Nest Wifi é diferente do Google Wifi, apresentando um design mais moderno e elegante, além de maior variedade de cores nos pontos de acesso. Deixa de se parecer com um aparelho e se passa quase como um item de decoração.
- Controle por voz e alto-falante: O Nest Wifi tem suporte para o Google Assistant, permitindo que os usuários controlem aparelhos conectados, toque música e faça perguntas por meio de comandos de voz.
- Velocidade: O Nest Wifi oferece até 2,2 Gbps (no roteador), contra os 1,2 Gbps do modelo anterior.
- Integração com outros dispositivos inteligentes: O Nest Wifi pode ser integrado com outros dispositivos inteligentes compatíveis com Google Assistant, como lâmpadas, termostatos e TVs.
O que piorou?
- Conectividade: O Google Wifi tem duas portas Ethernet em cada ponto de acesso (ponto), enquanto o Nest Wifi só tem uma porta Ethernet no roteador, os pontos de acesso não têm nenhuma. Isso limita um pouco os usos dos pontos de acesso e obriga que ele esteja perto do roteador.
Design
Eu diria que é o roteador com o design mais minimalista do mercado. E talvez um dos poucos que dá pra se dizer que pode ser usado como parte da decoração (o que praticamente nenhum modelo de roteador do mercado é capaz de ser).
Diferente do Google Wifi (modelo anterior) que tem o kit com aparelhos iguais, o Google Nest WiFi tem diferença entre o roteador e os pontos Wi-Fi. Enquanto o roteador principal tem entrada de energia, uma entrada de rede e uma saída, os pontos de acesso só têm entrada de energia. Outra diferença é que os pontos Wi-Fi têm um anel de luz para sinalizar os comandos do Google Assistente, já que os pontos Wi-Fi (e apenas eles) também são alto-falantes inteligentes — e por isso também têm saídas de som.
Na foto abaixo dá pra entender direitinho a diferença física entre eles:
O roteador existe apenas em uma cor, o branco, já os pontos Wi-Fi podem ser adquiridos em 3 cores: Névoa, que é um azul claro; Areia, que é um tom de bege; e Branco. Aqui temos um branco fosco, diferente do branco brilhante do modelo passado.
Não há parafusos e nem saídas ou entradas de ar, o que o faz ficar um pouco quente.
Nos pontos Wi-Fi temos um anel de luz inferior e dois LEDs acima, junto dos botões ultrassônicos para reconhecer toques. Também em cima ficam os 4 microfones para receber os comandos de voz. Por fim, no ponto Wi-Fi temos um botão físico para desligar o microfone.
Rede Mesh, o que é?
Hoje em dia, com tantos aparelhos conectados à mesma rede, fica difícil para roteadores antigos e convencionais conseguirem administrar todo o tráfego de dados e priorizar quem precisa de mais dados ou quem precisa de mais sinal. Às vezes você até tem um bom plano de internet, mas o seu roteador não consegue gerir toda a banda que sua casa consome e você recebe uma internet bem fraquinha.
O protocolo Mesh vem pra solucionar isso. Os roteadores Mesh, além de trabalhar com bandas maiores (o Google Nest Wifi opera a até 2.200Mbs), funcionam como mini-computadores gerenciando a internet na sua casa. Ele aguenta um número muito maior de aparelhos conectados ao mesmo tempo (alguns chegam a mais 100 aparelhos) e sabem priorizar automaticamente onde ele vai alocar mais banda, para que o usuário tenha uma conexão melhor de acordo com o que estiver usando.
Desempenho
Na minha casa eu tinha 2 roteadores, um em cada andar. Eles estavam conectados via cabo e numa rede única de Wi-Fi. Eu os coloquei com mesmo nome, e mesma senha. Tinha tudo pra ser um sistema bom o suficiente, mas não era.
Eu tinha um problema muito grande com o YouTube que agora não tenho mais. Mesmo com meu PC conectado direto ao roteador via cabo, sempre que eu abria vídeos do YouTube eles estavam em 360p (baixíssima resolução) e eu precisava aumentar a qualidade. Sempre mesmo. Aqui em casa temos um plano de 300Mb de internet e não havia razão para isso acontecer. Desde que instalei o Google Nest Wifi os vídeos são carregados em 1080p (alta resolução). Amém!
Na rede antiga, quando eu mudava de um andar pro outro era notável que o celular fazia a troca de rede e se eu estivesse numa chamada de vídeo pelo WhatsApp, por exemplo, havia um pequeno travamento entre o momento que o celular saia do sinal do Wi-Fi de um andar e ia pro Wi-Fi do outro andar, mesmo sendo uma rede única. Algo um pouco parecido acontece com o Kit do Google Nest Wifi.
Quando eu tô longe do ponto que estou conectado, vejo o sinal de 3 ou 4 pontinhos indo para 5 pontinhos, indicando que ele saiu de um ponto e foi para o outro ou que saiu da rede de 5Ghz e foi pra de 2.4Ghz (que tem uma latência maior, mas atinge um raio maior). Diferente do que vemos por aí, o Google Nest Wifi cria uma única rede com as duas bandas e ele quem determina qual rede é a melhor para você, a de 2.4 ou a de 5Ghz.
Com um processador quad-core 64-bit ARM de 1.4 GHz (que o Google não informa se é só no roteador ou nos pontos Wi-Fi também, presumo que seja em todos) o roteador conta com 1GB de memória RAM e 4GB de memória Flash, enquanto os pontos Wi-Fi têm 768 MB de RAM e 512 MB de Flash. Olha, isso é quase mais potência do que meu primeiro celular, o Razr XT910. Precisa disso? Talvez sim, cada aparelho é capaz de conectar até 100 dispositivos ao mesmo tempo, transmitindo até 1Mbps pra cada (de acordo com o próprio Google), então processar tudo deve ser bem pesado para um aparelho com configurações básicas.
Sobre os testes de velocidade, fiz de 3 formas a 40 cm do roteador: no primeiro print eu testei pelo Google mesmo, no segundo foi pelo fast.com, e no terceiro foi pelo Google Home. Houve variação, mas ainda assim resultados melhores que aqueles do roteador antigo.
Via cabo, comparando o modelo antigo (que é o que recebe a internet e manda pro Nest Wifi), o resultado continua melhor pro aparelho do Google, o que é estranho, já que ele não é o primeiro a receber internet.
A cerca de 7 metros dos roteadores, testando pelo site do Google mesmo, obtive o resultado abaixo:
O aparelho do Google registou quase 30 vezes mais velocidade de download, enquanto a velocidade de upload foi quase 100 vezes maior. A cobertura dele é sem dúvida muito melhor (até porque agora são 3 aparelhos, e não somente 2) e a velocidade ficou maior, então é alegria em dobro.
Sobre a rede local, apesar de ser informado que é possível transmitir até 2200Mb/s, o número que eu obtive está bem abaixo. Estou a 30 centímetros do roteador e o resultado foi esse:
Ao todo tenho cerca de 20 aparelhos conectados no Wifi e ele distribui muito bem os 300Mb que tenho contratado. Ninguém reclama de velocidade e todos assistem Reels, Stories, vídeos, e qualquer coisa com ótima resolução. Coisa que não acontecia tão bem antigamente, meus irmãos viviam reclamando.
Internet das Coisas (IoT)
Eu — ainda — não sou a pessoa cheia de aparelhos conectados, mas tenho alguns. Até eu instalar esses roteadores eu acreditava que era normal haver um delay entre executar algum comando via app nas minhas lâmpadas, por exemplo. Era um delay mínimo, mas presente. Com o Nest Wifi as coisas ficaram mais rápidas. Nos EUA eu via muita gente falando que ele não é o melhor aparelho para produtos conectados, mas pra mim tem funcionando bem.
Funções
1 roteador consegue cobrir uma área de 200 m², 1 roteador + 1 ponto cobre 350 m² e 1 roteador + 2 pontos cobrem cerca de 500 metros quadrados.
O Google informa que um roteador e um ponto Wi-Fi conseguem manter até 200 aparelhos conectados ao mesmo tempo, com mais de um usuário vendo vídeo em 4K ao mesmo tempo.
A empresa também informa que as atualizações são feitas automaticamente e há um chip de segurança avançado dentro do roteador para manter a rede segura. Além disso, em algumas telas de configuração aparecem avisos informando que alguma configuração está setada de um jeito para manter a rede protegida contra ataques.
Felizmente ele se integra com outros sistemas de outras fabricantes, então você pode usar produtos como Arlo, Hue, Nest, Ring, SmartThings, Wink e outros.
Configuração
Olha, a configuração pode ser extremamente fácil ou extremamente difícil. Aqui em casa o meu roteador antigo quem fazia a discagem, não o modem. O roteador antigo estava em modo PPPoE, então quando eu conectei o Google Nest Wifi no modem, nada aconteceu. Tentei de várias formas conectar e é um processo bem complicado, já que só dá pra ser feito via aplicativo do Google Home, não dá pra você fazer pelo computador mesmo conectando via cabo; o IP do Nest Wifi (192.168.86.1) exibe esta tela:
Em compensação, quando eu conectei o Google Nest Wifi no meu roteador (quem era quem discava), a conexão foi super fácil via Google Home (disponível para Android e iOS). Em poucos passos estava tudo funcionando, basta seguir as telas que aparecem.
Como é ter um assistente pessoal num roteador?
É perfeito! Ao invés de ter 1 roteador + 2 pontos de acesso + 2 alto-falantes inteligentes (totalizando 5 aparelhos) eu tenho apenas 3. Pra melhorar, só se ele tivesse carregamento por indução, como a Samsung fez na SmartThings Station hub para casa conectada.
Eu sou um defensor ferrenho de produtos que agrupam funções e se tornam úteis de mais formas. Pra que ter 2 produtos diferentes se eu posso ter um que integra 2 coisas? Melhor ainda se ele integrar mais. Os celulares são tão populares hoje em dia justamente por conta disso, você tem o celular, câmera, GPS, computador, uma infinidade de coisas num único aparelho dentro do seu bolso.
Compatibilidade com roteadores Google
A família de roteadores do Google conta com 3 modelos: Google Wifi (2016), Nest Wifi (2019) e o Nest Wifi Pro (2022). Entretanto, nem todos eles conversam entre si. Você pode conectar o Google Wifi ao Nest Wifi, mas o Nest Wifi Pro só se conecta com Nest Wifi Pro, já que entre os 3 modelos ele é o único que tem suporte ao Wi-Fi 6. Então se você planeja comprar o Nest Wifi pra aumentar sua rede Google Wifi, pode ficar tranquilo que eles são compatíveis.
Preço
Tudo tem seu preço e não é nada baixo aqui. O Google ainda não o trouxe para o Brasil, e se acontecer o que aconteceu com a primeira geração que só desembarcou aqui 5 anos após o lançamento oficial nos EUA, só teremos o Nest Wifi em 2024. Lá fora o Kit semelhante ao que eu tenho é vendido por USD 200, algo em torno de R$ 1.020,00 em conversão direta e sem impostos e taxas. Com esse valor é possível comprar aparelhos aqui com Wi-Fi 6, como o TP-Link Deco X50, ou outros com Wi-Fi 6E. Mas há de se considerar que não teremos o Google Assistente.
Conclusão
É um produto coringa e praticamente sem concorrentes que fazem as mesmas coisas. O Google conseguiu agregar uma função extra ao aparelho que, apesar de ser um dos principais nas casas de hoje em dia, sempre passa batido e só é lembrado quando temos problemas de rede.
Se sua casa não tem um sistema mesh e você gosta muito de assistentes pessoais, o Kit Google Nest Mini certamente é pra você. Conexão estável em todos os dispositivos, possibilidade de criar grupo de alto-falantes juntamente com os demais smart speakers, tudo isso faz com que esse roteador seja útil para um número maior de pessoas.
Em resumo, o Google Nest Wifi é uma boa opção para quem busca uma conexão Wi-Fi forte e estável em toda a casa, além de recursos adicionais como controle por voz e integração com dispositivos inteligentes. Porém, pode ser um pouco mais caro do que outros roteadores mesh e tem um número limitado de portas Ethernet, além de não suportar Wi-Fi 6.
Especificações técnicas do Google Nest Wifi
Área de cobertura | Roteador: 200 metros Ponto: 150 metros |
Otimização automática de Wi-Fi | Roaming automático de cliente 802.11.k/v Direção de banda proativa – direciona seus dispositivos para canais com o melhor desempenho Transmitir beamforming |
Conectividade Smart home | IEEE 802.15.4 Thread (2.4 GHz) Bluetooth® Low Energy (BLE) |
Performance | Roteador e ponto de acesso conseguem conectar até 100 dispositivos cada Múltiplos streams de vídeo em 4K |
Segurança | Encriptação WPA3 Atualização automática de segurança |
Alto-falantes e microfones | Som de 360 graus com driver de 40 mm Microfones de campo distante para o Google Assistant |
Sensores | Controles de toque capacitivo no ponto |
Processador | CPU ARM de 64 bits e quatro núcleos de 1,4 GHz |
Memória | Roteador: 1 GB RAM e 4GB de Flash Ponto: 768 MB RAM e 512 MB Flash |
Portas e conectores | Roteador: Portas Gigabit Ethernet duplas |
Alimentação | Adaptador de energia de 15 W |
Cores | Neve • Névoa • Areia |
Dimensões e peso | Roteador: 110 mm de diâmetro, 90,4 mm de altura, e 380 gramas. Ponto: 102,2 mm de diâmetro, 87,2 mm de altura, e 350 gramas. |
Materiais sustentáveis | Roteador: Invólucro externo feito de 45% de plástico reciclado pós-consumo Ponto: Invólucro externo feito de 40% de plástico reciclado pós-consumo |
Compatibilidade | O roteador e os pontos Nest Wifi também são compatíveis com dispositivos Google Wifi da geração anterior |
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (15/05/23)
Review: Roteador Google Nest Wifi é um produto realmente versátil
Review: Roteador Google Nest Wifi é um produto realmente versátil-
Design10/10 Excelente
-
Funções9/10 Incrível
-
Desempenho9/10 Incrível
-
Custo-benefício8/10 Ótimo
Pontos positivos
- Cobertura de sinal forte e estável
- Fácil configuração e gerenciamento
- Design atraente
- Recursos adicionais
Pontos negativos
- Só pode ser configurado pelo app do Google Home
- Número limitado de portas Ethernet
- Ausência de suporte a Wi-Fi 6
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Tenho o roteador da primeira geração e acho excelente.
Embora esta versão seja mais nova, já tem uma versão mais recente ainda, que não chegou por aqui. É a versão compatível com Wi-Fi 6.
O maior problema que vejo é que as 3 versões de aparelhos do Google não são compatíveis entre si.
Então, se vc vai investir e ti er grana, já vai na última versão.