Rog phone 7 ultimate em fundo preto

REVIEW: ASUS ROG Phone 7 Ultimate, o smartphone gamer da ASUS

Avatar de tiago rodrigues
Com hardware poderoso, a nova geração do ROG Phone funciona muito bem como um smartphone gamer, mas falha no uso do seu acessório AeroActive Cooler 7

A ASUS é especialista em testar ideias arrojadas no campo dos PC, e nos smartphones não seria diferente. Com a chegada do ROG Phone 7 Ultimate, a empresa mostra que ainda aposta no mercado de smartphones gamers e traz um upgrade de peso à linha. Ele faz jus à categoria e não brinca em serviço ao entregar a suprema experiência para jogos. Confira a análise completa:

Design

Traseira branca do rog phone 7 ultimate
Traseira do ROG Phone 7 Ultimate

O ROG Phone 7 Ultimate é com certeza o smartphone mais diferente que tive a oportunidade de testar. Longe de ser algo monótono e sem vida, ele chama a atenção desde o primeiro olhar, tanto pelas cores quanto pelos detalhes, sempre com destaque na logo ROG.

Mesmo com mudanças sutis, ele pode ser confundido facilmente com o modelo da geração anterior e conta com um corpo bem grande e bem pesadinho. Ele tem 239g e não é um bom aparelho para ficar no bolso da calça e está longe de ser compacto. Por ser um top de linha, ele conta com proteção Gorilla Glass 3 na traseira e se você busca algo minimalista, definitivamente, esse não é o aparelho para você.

No lado direito do smartphone temos os botoes de volume e o botão de energia na cor azul. Embora não sejam físicos, nas bordas do lado direito, temos os dois botoes ultrassônicos do smartphone. Já na parte inferior há uma porta USB-C para carregamento e transferência de dados, além de uma conexão P2 para fones de ouvido. O diferencial nesse caso fica para o lado esquerdo do aparelho, com uma segunda porta USB-C, para carregar e também para conectar o acessório especial do aparelho, o AeroActive Cooler 7.

Outro diferencial desse smartphone é contar com uma ventoinha para resfriá-lo, o que faz todo sentido com sua proposta e ajuda no desempenho mesmo sem usar o acessório AeroActive.

As saídas de som nesse aparelho são um pouco diferentes, ambas na parte da frente, muito mais funcionais na hora de jogar, afinal você não tampa nenhuma das saídas com suas mãos. Na traseira, há uma pequena tela de 2″ OLED para notificações rápidas e funções específicas, como animação para carregamento, para os jogos e entre outros. Para ser sincero, é uma adição quase inútil, mas bonita.

O aparelho também tem a gavetinha para chips de operadora no padrão nano SIM, com espaço para dois deles. Esse local também conta com detalhes em azul e seu corpo conta com proteção IP54, ou seja, não o mergulhe na água, mas ele vai sobreviver a uma chuva leve, por exemplo.

Tela

Reprodução de vídeo em 2k com hdr+ ativado no rog phone 7 ultimate com montanhas
A tela do ROG phone 7 Ultimate é bem brilhante e com ótimo contraste (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A tela do ROG Phone 7 Ultimate conta com a tecnologia AMOLED, HDR10+, taxa de atualização de 165Hz e um pico de brilho de até 1500 nits. O seu tamanho é de 6,78″, com resolução 1080 x 2448 pixels e ela toma cerca de 80% da parte frontal do aparelho.

Esses dados significam que você não terá problemas com esse smartphone em nenhuma circunstância, quando falamos de qualidade de imagem. As cores são lindas e o contraste também. Na hora de jogar, temos opções de taxa de atualização de até 165Hz e o smartphone de fato consegue atingir esse tipo de especificação.

Contudo, são raros os jogos que permitem uma taxa de atualização tão alta nos smartphones, o que me faz levantar a questão da necessidade desse aparelho. No modo de 120Hz você já garante o supra sumo da experiência em jogos e provavelmente não vai querer mais que isso em um smartphone, além de ser provavelmente o aparelho com o melhor desempenho nesse ponto.

Nos filmes e séries você também pode esperar um ótimo resultado em qualquer gênero. A tela AMOLED faz uma boa diferença aqui e o nosso velho e bom Full HD+ está presente, garantindo ótima qualidade para esse tamanho de tela e ainda preserva um pouco da bateria.

Mesmo com um pico de brilho de até 1500 nits, algo impressionante, senti que em condições embaixo do sol forte, a experiência podia ser melhor. Dá pra usar tranquilamente e está na frente da maioria dos smartphones, mas pelo menos comigo o brilho ficou devendo nessas condições.

Por ter proteção Gorilla Glass Victus na tela, ele vai aguentar tranquilamente quedas e riscos. No caso do meu modelo de testes, o aparelho ainda veio com uma película aplicada, então sugiro que você faça o mesmo no seu, caso o compre. E por mais que tenha boas certificações de proteção, não force a amizade jogando o aparelho na parede ou coisa assim (ou faça com sua conta em risco).

Bateria

A configuração de bateria escolhida para o ROG Phone 7 Ultimate foi de 6000 mAh. Nos meus testes usando ele basicamente para jogar, consegui cerca de 2 dias de uso tranquilamente. Sim, mesmo com uma jogatina quase constante, o aparelho consegue aguentar cerca de dois dias tranquilamente.

Isso faz dele o rei dos smartphones quando o assunto é bateria, ainda mais considerando que ele é um aparelho feito para você usar os apps mais pesados disponíveis e principalmente jogos.

Por fim, o smartphone já vem com um mega carregador de 65W na caixa. Esse é no padrão USB-C na fonte do carregador e também no cabo, em ambos os lados. Um ponto bastante interessante sobre o cabo é que ele é daqueles que lembram uma corda e parecem bem resistentes. O tempo de recarga médio é de 42 minutos e ele também suporta carregamento reverso com velocidade de 10W.

Desempenho

Modo jogo do rog phone 7 ultimate
No Game Genie, você consegue configurar todos os detalhes dos seus jogos favoritos (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O ROG Phone 7 Ultimate vem com o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, acompanhado de 16 GB de memória RAM LPDDR5X e 512 GB de armazenamento UFS 4.0. Com essas configurações, não há jogo ou app disponível na Play Store que não funcione nesse smartphone.

Em testes de benchmark como o AnTuTu, o aparelho esquentou um pouquinho e se provou o mais poderoso no momento em que escrevo essa review. Ele ainda conta com Ray Tracing em jogos compatíveis e faz da experiência em games algo bem único, graças aos botões ultrassônicos.

Tirando o teste de benchmark, não tive nenhum outro caso onde o aparelho esquentou, principalmente quando tentei jogar com o AeroActive Cooler 7. Apesar de ser um acessório ruim na pegada, a estabilidade que ele garante em qualquer jogo, mesmo nos modos mais avançados do sistema, é impressionante.

Resultado do benchmark antutu do rog phone 7 ultimate
O resultado do benchmark foi impressionante

AeroActive Cooler 7

Na caixa do aparelho, além do seu carregador, veio também uma case bem bonita com a logo da ROG e o AeroActive Cooler 7, um acessório em formato de cooler que pode ser acoplado ao smartphone através da conexão USB-C lateral. Quando conectada, o smartphone já ativa o seu modo jogo automaticamente e garante uma experiência ainda mais fluída, afinal fica impossível esquentar o aparelho nessas condições.

Contudo, apesar da ideia ser muito interessante e super fácil de montar, na prática, para jogar, a experiência não é das melhores. O cooler conta com mais quatro botoes que você pode personalizar para qualquer função nos jogos, mas tudo fica tão estreito na hora de jogar que infelizmente a experiência fica prejudicada.

Botões Ultrassônicos

Por outro lado, os botões ultrassônicos já inclusos no corpo do aparelho mudam completamente a experiência nos games e sem atrapalhar a pegada, te permitem criar as mais variadas estratégias. Isso acontece porque, apesar de serem apenas dois botões, eles contam com 9 gestos, sendo assim:

Tocarvocê configura um botão da tela do game para reagir ao apertar um dos botões ultrassônicos
Deslizar HorizontalAo deslizar um dos botões, você tem acesso a mais de uma função do game
Deslizar VerticalO mesmo do anterior, mas de forma vertical
DeslizarAdiciona uma função extra ao botão quando você o desliza, independente da direção
Partição duplaQuando ativado, os botões se dividem em dois, sendo agora 2 botões em cada lado
Controle Duplo (tocar e passar o dedo)Uma mistura dos controles de toque e deslizar
Controle duplo (tocar e deslizar horizontal)Mix de controle de toque e deslize na horizontal
Controle duplo (tocar e deslizar vertical)Mix de controle de toque e deslize na vertical
Mira giroscópicaVocê escolhe um botão para mirar e usa o sensor giroscópico para controlar a câmera
Funções dos botões ultrassônicos

Admito que alguns desses gestos vão exigir muita prática para ficarem perfeitos no uso do jogador, mas são muito interessantes e é com certeza o ponto onde mais fiquei interessado em toda essa questão “gamer” do ROG Phone 7 Ultimate.

Interface e sistema

O ROG Phone 7 Ultimate já vem de fábrica com o Android 13 e embora não seja especificado em lugar nenhum, ele usa a ZenUI também em uma versão super atualizada. Apesar de ter muito do Android original, o sistema também tem muitas personalizações da própria ASUS, algo muito bem-vindo que enriquece a vivência com o smartphone.

Entre as coisas que posso citar aqui, são gestos para navegação, o app Armoury Crate para você pesquisar seus jogos favoritos de forma rápida e já otimizados para rodar nos Hz que você deseja. Há também opções de mudança de fontes, gestos com tela apagada, com os botões de volume e até mesmo com os ultrassônicos.

Sobre atualizações, ele terá 4 anos de suporte, mas apenas dois updates do Android em si, chegando até a 15ª versão do robozinho. E caso você esteja migrando de outro sistema, é tudo bem fácil de aprender e a ASUS ainda te deixa escolher se prefere usar o aparelho com uma estética única deles ou mais parecida com o da própria Google.

Câmeras

O ROG Phone 7 Ultimate traz consigo um conjunto triplo de câmeras traseiras e uma câmera de selfie, kit que já conhecemos. O problema aqui é o smartphone se enquadra entre um dos mais caros do segmento e por mais que esse não seja seu principal foco, é doloroso ver um desempenho tão aquém dos principais rivais premium.

Câmera frontal

Nas selfies, a ASUS escolheu colocar uma lente de 32MP, capaz de fazer o arroz com feijão nas fotos com boa condição de luz. As cores ficam boas e os detalhes são ok, o que é algo um pouco preocupante em um top de linha, mas algo que já acontece há anos nos ROG Phone. Para redes sociais vai ser mais que suficiente, mas não é o cenário perfeito para um aparelho tão poderoso.

A situação fica bem ruim, porém, quando vamos às fotos noturnas ou com baixa luz. O aparelho age como um smartphone de entrada nessas horas, demorando para captar a foto e ainda causa borrões e outros problemas de cor e baixa exposição.

Nos vídeos, também temos uma escolha curiosa, podendo escolher no máximo o 1080p com 30 quadros por segundo, uma decisão bem estranha, principalmente com um hardware tão potente. Caso seu interesse seja para gravar vlogs, esse smartphone não é o mais adequado, afinal não tem opções em 4K e muito menos em 60 quadros por segundo. Confira algumas fotos:

Câmeras traseiras

Nas câmeras traseiras, são 3 lentes que, na prática, posso considerar como boa apenas a principal. São elas:

  • Lente principal de 50MP Wide; abertura de f/1.9 com PDAF
  • Lente Ultrawide de 13MP; abertura de 13MP e ângulo de 120º
  • Lente macro de 5MP

Nas fotos, a história aqui é parecida com a câmera frontal, trazendo fotos com boa resolução e resultado em boas condições de luz, mas somente na câmera principal de 50 MP. Na câmera Ultrawide, também temos resultados apenas ok e parecem apenas fotos de um intermediário. A lente macro é um desperdício de lente e poderia ser facilmente trocada por uma telefoto, pois seria uma escolha mais interessante.

Nas fotos que fiz sob a luz do sol, gostei das cores e do resultado, principalmente em fotos com cenário verde e com folhas. Nas fotos com meus cachorros, quando não muito perto também gostei do que vi. Agora quando tentei ir mais perto, aí ficou decepcionante e com problemas para captar detalhes. Desse modo, as fotos noturnas também não surpreendem e nesse ponto parecem um smartphone de entrada. Mesmo na lente principal, a melhor do conjunto, as fotos demoram e se você não tiver uma boa iluminação de fundo, vai ficar tudo borrado.

Nos vídeos, ao menos, a qualidade e as possibilidades são satisfatórias e conseguimos atingir uma qualidade de cinema, chegando ao 8K em 24 quadros por segundo. É claro que cada minuto dessa qualidade vai custar muito do armazenamento, mas ainda assim é algo bem impressionante. Temos também os bons e nem tão velhos 4K e 1080p, ambos em 60 quadros por segundo também. Confira algumas fotos:

Áudio

O sistema de som do ROG Phone 7 Ultimate é ótimo. São dois speakers frontais com qualidade estéreo e certificação Dirac que, em poucas palavras, bate de frente com o Dolby Atmos dos outros smartphones concorrentes.

Para ajudar em um smartphone gamer, não podia faltar um conector p2 de 3,5mm para fones de ouvido. Nesse caso, ele suporta a tecnologia Hi-Res Audio de até 384 kHz, além do software Dirac Virtuo para garantir o Áudio Espacial de alta qualidade nos seus fones de ouvido.

No corpo do aparelho, há ainda três microfones com tecnologia de Redução de Ruído da própria ASUS. Algo interessante é que caso decida usar o AeroCooler 7, ele conta com uma porta USB-C para carregamento e também com uma porta p2 para os fones, permitindo você ter uma ótima experiência de som, independente de como usar o smartphone.

Preço e disponibilidade

O ROG Phone 7 Ultimate foi oficializado em abril de 2023 e lançado no mercado brasileiro no dia 07 de julho, também de 2023. Ele já está a venda no site oficial da ASUS por incríveis — e salgados — R$ 11.999,00, ou então R$ 10.799,10 à vista.

Esse modelo vendido na loja da ASUS é o mesmo que pude testar, com 512GB de armazenamento, 16GB de memória RAM e com todos os acessórios inclusos na caixa.

Conclusão

O ROG Phone 7 Ultimate é um smartphone decidido da sua proposta, que é ser um aparelho gamer. Nesse ramo ele é o único e consegue garantir uma vantagem nos jogos por ser focado nisso. Contudo, o preço que se paga por isso não parece tão interessante quando consideramos o mercado de jogos mobile.

Sim, é maravilhoso jogar qualquer coisa disponível com os gráficos no máximo, mas convenhamos que os principais topos de linha do mercado hoje também fazem isso e ainda entregam um conjunto de câmeras muito melhor em alguns casos. Mesmo em cenários competitivos, acredito que esse público já dominou tanto a arte de jogar apenas com o touchscreen que os gestos dos botões ultrassônicos ou do AeroActive Cooler seriam meros caprichos que seriam usados ocasionalmente.

Com isso, após testar esse aparelho posso afirmar que ele compensa apenas nos casos em que dinheiro não é um problema e você quer comprá-lo por ser um luxo. Em qualquer outra situação, você tem opções mais legais de jogos portáteis, como o próprio Nintendo Switch e o agora muito falado Steam Deck. E mesmo se comprar um desses dois, ainda sobra uma grana para você investir em um baita smartphone que provavelmente vai rodar tudo o que tem na Play Store — ou na App Store — e te deixar feliz da mesma forma.

Mas e você, o que achou do novo ROG Phone? Concorda comigo, ou acha que realmente vale a pena comprar um smartphone gamer, mesmo com um valor tão alto? Deixa nos comentários e não esqueça de conferir nossos outros reviews e matérias.

Especificações

Principais características do rog phone 7 ultimate
REVIEW: ROG Phone 7 Ultimate (Imagem: ASUS)
ModeloROG Phone 7 Ultimate
RedesSuporte ao 5G
Chips GSMDual nano SIM
Dimensões173 x 77 x 10.3 mm
Peso239g
Composição
Vidro na frente (com Gorilla Glass Victus);
Vidro atrás (com Gorilla Glass 3)
ResistênciaIP54 (Proteção contra possibilidade de entrada de poeira e proteção contra projeções de água em qualquer direção)
TelaAMOLED, 165Hz, HDR10+;
Pico de 1500 nits de brilho;
6,7″ de tamanho;
Resolução de 1080 x 2448 px
ProcessadorQualcomm SM8550-AB Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm);
CPU Octa-core (1×3.2 GHz Cortex-X3 & 2×2.8 GHz Cortex-A715 & 2×2.8 GHz Cortex-A710 & 3×2.0 GHz Cortex-A510)
GPUAdreno 740
Câmera frontal
32 MP, f/2.5, 29mm (wide), 1/3.2″, 0.7µm
Câmeras traseiras
50 MP, f/1.9, 24mm (wide), 1/1.56″, 1.0µm, PDAF
13 MP, f/2.2, 13mm, 120˚ (ultrawide)
5 MP, f/2.0, (macro)
Vídeo1080 a 30 quadros por segundo na frontal;
8k a 24 quadros / 4k a 60 ou 30 quadros / 1080p a 30 ou 60 quadros na câmera traseira;
SistemaAndroid 13 com ZenUI atualizada
Wi-Fi
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e/7, tri-band, Wi-Fi Direct
Memória RAM e interna
512GB de armazenamento padrão UFS 4.0 e 16GB de memória RAM
Cartão de memória
Sem espaço para cartão de memória
CoresBranco
Preço
R$ 11.999,00

Revisado por Glauco Vital em 7/7/23.

REVIEW: ROG Phone 7 Ultimate

REVIEW: ROG Phone 7 Ultimate
8 10 0 1
8/10
Total Score
  • Design
    8/10 Ótimo
  • Tela
    8/10 Ótimo
  • Bateria
    10/10 Excelente
  • Desempenho
    10/10 Excelente
  • Câmeras
    5/10 Indiferente
  • Áudio
    7/10 Bom
  • Sistema
    8/10 Ótimo

Prós

  • Ótima bateria, mesmo jogando bastante
  • Tela com ótimas cores e contraste

Contras

  • Cãmeras ruins para um smartphone tão caro
  • Preço elevado

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados