Índice
O realme GT 7 Pro é o mais novo smartphone premium da realme que o processador mais recente e poderoso da Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite, além de uma construção de ponta e câmeras excelentes.
Algumas particularidades da fabricante se encontram aqui também e culminam em um lançamento muito importante não só para a marca, mas também para o mercado no geral. Quer saber tudo sobre ele? Confira o review completo.
Design
O realme GT 7 Pro é um smartphone bem grande. Isso se traduz em um corpo com 162,5 mm de altura, 76,9 mm de comprimento e 8,6 de profundidade. Ele pesa 222,8 gramas, não sendo tão pesado, considerando que tem uma bateria enorme dentro dele.
O modelo que recebi para testes é o Laranja de marte (Mars Orange), mas variantes Cinza galático e Cinza também foram anunciadas. O modelo que recebemos, inclusive, conta com texturas, lembrando o chão do planeta terroso. A realme nos confirmou que, por agora, apenas a Mars Orange e Cinza serão lançadas no Brasil. Veja as três variantes abaixo:
A parte traseira é feita de vidro, com tecnologia Panda Glass. Nela, temos as câmeras em um formato já conhecido, lembrando bocas de fogão, mas com um charme. Nas laterais, temos alumínio e apenas os 3 botões, localizados no lado direito do smartphone. Na parte inferior, foi colocado uma porta USB-C e a gaveta para chips, além de um microfone. Na parte superior há apenas outro microfone para captação de áudio.
O realme GT 7 Pro traz proteção IP69 contra água e poeira. Diferente dos concorrentes, com IP68, essa proteção garante a sobrevivência do aparelho em até 2 metros por até 1 hora e meia.
Na caixa, um carregador de SuperVOOC de 120W está garantido, além de já vir com película aplicada. Por ter recebido uma versão antecipada, não sei dizer se ele vai contar com uma capinha na caixa, mas saiba que no modelo anterior, isso acontecia, então seria um retrocesso não acontecer aqui.
Tela
Com um display de 6,78″, o realme GT 7 Pro traz um painel com aproveitamento de 92,8% da parte frontal do aparelho. Ele quase não tem bordas, dando espaço apenas para a gotinha onde fica a câmera frontal.
O tipo de tela escolhido aqui foi o LTPO AMOLED em uma parceria exclusiva com a Samsung, chamada de RealWorld Eco. Essa tela garante 1 bilhão de cores, taxa de atualização variável até 120Hz, HDR10+ e Dolby Vision para a visualização de cores mais cores mais vivas, brilhantes e profunda em serviços de streaming, 1000 nits de brilho no uso cotidiano e pode chegar a incríveis 6500 nits no seu pico.
Para a proteção dessa tela, foi incluída o Corning Gorilla Glass 7i, garantindo ainda mais resistência a riscos e acidentes.
Pelas tecnologias colocadas aqui, a experiência visual foi impecável. As cores são fantásticas, os pretos são profundos graças ao OLED e graças ao brilho poderoso, você pode usar o smartphone em qualquer situação e ainda assim enxergar cada um dos detalhes sem precisar ficar procurando uma sombra.
Ele traz resolução 1,5K (1264 x 2780 pixels), deixando tudo ainda mais bonito. Particularmente, nunca gostei de deixar os smartphones com resoluções maiores que o 1080p por ser um gasto de energia desnecessário. Mas, considerando a competência energética desse carinha aqui, é completamente fazível.
Para ver filmes, séries, vídeos no YouTube e para games, também tive uma experiência sensacional. Diferente do realme GT 6 que testei anteriormente, aqui o design não trabalha com uma tela curva, melhorando a pegada e até mesmo facilitando na hora de jogar.
Processador
A grande cereja do bolo do realme GT 7 Pro, sendo o primeiro smartphone do Brasil em trazer o Qualcomm Snapdragon 8 Elite. Esse processador se destaca por trazer uma litografia de apenas 3 nanômetros, ou seja, é minúsculo. Ele traz uma CPU octa-core (2×4.32 GHz Oryon V2 Phoenix L + 6×3.53 GHz Oryon V2 Phoenix M) e a GPU Adreno 830.
Se eu falasse que o smartphone roda tudo travando, seria uma surpresa aqui, né? Com tanto poder em mãos, isso é impossível. A junção do ótimo processador com um bom sistema, memória RAM e armazenamento de alta velocidade, faz com que esse seja um dos smartphones Android mais velozes que já testei.
Fiquei bobo com a velocidade que o dispositivo ligou. Coloquei ele pra atualizar e na hora de instalar reiniciou instantaneamente, de forma que nem parecia uma atualização. No uso de apps cotidianos, como redes sociais, fotos e gravação de vídeos, também só tenho elogios. É preciso forçar muito a barra nesse aspecto para encontrar problemas.
A experiência com games, inclusive, foi bem interessante. Dessa vez, optei por trazer o Fortnite para a brincadeira e o resultado foi bem impressionante. Com todas as opções gráficas no máximo, inclusive as taxas de quadros em 120, o jogo manteve a partida toda com o mesmo nível de qualidade e sem quedas bruscas de FPS. O smartphone ficou bem quente, isso é verdade, mas não a ponto de ficar impossível de usar.
Outro escolhido para o teste foi Genshin Impact. Embora não tenha vindo com as opções gráficas altas e alta taxa de quadros ativada por padrão, forcei essas configurações e mesmo assim tudo fluiu normalmente, novamente descontando na temperatura do smartphone.
Como esperado, temos um smartphone muito poderoso para quem curte uma jogatina no mundo mobile, capaz de entregar um desempenho incrível até mesmo nos games mais exigentes. Por ter testado uma versão prévia do aparelho, ele veio com um software cheio de bugs. Depois de uma atualização de quase 10GBs, ficou perfeito.
Benchmarks
Testei o realme GT 7 Pro em três aplicativos de benchmarks e a seguir você confere o resultado em cada um deles. Lembrando que esse tipo de teste é apenas uma métrica para termos uma noção do seu poderio e não reflete 100% o seu desempenho.
AnTuTu Benchmark
Geekbench 6
O Geekbench 6 traz testes multicore, single-core e também de GPU. Abaixo você confere cada um deles:
3DMark
Testei o realme GT 7 Pro com Wild Life Extreme e abaixo você confere os resultados:
Sistema e interface
O realme GT 7 Pro veio de fábrica com o Android 15 sob a interface da fabricante, a realme UI 6.0, um software que já demonstrei minhas reclamações em reviews passadas da marca, mas que felizmente recebeu pequenas melhorias que a deixam mais atrativas aqui.
Ela sempre foi muito fluída e disso eu nunca reclamei. Eu só achava meio confuso por tudo ser cinza, independente do tipo de notificação, além de não ser bem separado. Ainda não está perfeito na nova versão, mas já melhorou bastante, dando pra diferenciar com mais clareza as notificações uma da outra.
Essas mudanças já tinham sido feitas no Android 14 por meio de atualizações, mas foram otimizadas aqui. Contudo, no quesito personalização, é tudo novo. Ao escolher uma imagem para foto de bloqueio ou papel de parede da tela inicial, podemos adicionar efeitos de profundidade, mudar fontes, cores, adicionar widgets e até adicionar efeitos.
Se antes tudo era acinzentado, agora optaram por uma visão “iOS” do sistema, com um desfoque transparente em quase tudo que for possível. Seja na tela de notificações, pastas, tudo o que for possível. Alguns podem falar de cópia, o que tem seu fundo de verdade, mas qual o problema de pegar algo legal e usar no próprio sistema?
O acesso rápido ao reprodutor de mídia na barra de notificações ficou bem bonito, mas ainda me incomodo bastante em como ele funciona na tela de bloqueio. Não tem como expandí-lo, te obrigando a abrir o app param mexer em configurações rápidas que outras fabricantes já deixam ali mesmo, na tela de bloqueio.
Mesmo com esses pequenos defeitos, é um sistema muito bom e fluído, sobretudo no gerenciamento de apps. É tudo bem fácil de usar e aprender. A realme não destaca quantos anos de atualizações ele vai ter, mas considerando que a Samsung conta com 7 anos nos seus topos de linha agora, esperamos no mínimo 4 anos nesse modelo.
realme AI
A aposta em IA no realme GT 7 Pro é um pouquinho diferente dos modelos anteriores. O formato convencional de uso de IA na galeria se mantém o mesmo, permitindo que você adicione ou apague elementos da imagem, além de aumentar bastante a nitidez, se assim você quiser. Confira alguns resultados:
A novidade em questão fica para o AI Studio, um app dedicado para usar as ferramentas de Inteligência Artificial. Ele funciona como um mercado de efeitos de IA. Por aqui, você ganha moedas virtuais diárias ao fazer o check-in e com elas pode testar e usar as diversas opções de IA fornecidas na loja. Por padrão, a cada novo smartphone realme que você adquirir, você terá de cara 5000 moedas. Não fica claro, no entanto, se elas são cumulativas entre aparelhos.
Sobre o conteúdo da loja, eu achei interessante e adorei os resultados, mas deu pra ver que ainda vai levar um tempinho até ficar realmente bacana no sentido variedade. São opções festivas, futuristas, desenhadas e até mesmo coisas voltadas para um clima mais sério e profissional. É divertido de testar e sinceramente, foi a única IA que conseguiu entender meu rosto de forma decente, sem distorcer ele e me imaginar como outra pessoa. Achei bem fiel.
Outro elemento interessante é que ele é capaz de identificar rascunhos em fotos e transformar esses rascunhos de desenho em projetos mais rebuscados. Essa não é necessariamente uma função nova no mercado, mas é algo bacana. Eu já expressei o quanto eu desgosto de recursos de IA para a “arte” em outras reviews e mantenho minha opinião, embora o uso aqui seja mais interessante que nas outras propostas. Confira abaixo o resultado:
Memória e Armazenamento
O realme GT 7 Pro, na versão que testei, traz consigo 512GB de armazenamento com tecnologia UFS 4.0, garantindo alta velocidade no gerenciamento de dados. Quanto a memória RAM, são 16GB físicos, podendo ser expandidas para mais 12GB com a Expansão de RAM, chegando a 28 GB de RAM apenas para entrega de alto desempenho.
Essa combinação faz dele um smartphone super ágil e perfeito para gravar vídeos, fazer fotos, instalar games pesados, além de não apresentar nenhum tipo de travamento, mesmo quando está sob usos mais pesados do seu hardware. Mesmo quente, ele se mantém com o mesmo desempenho de sempre, o que é ótimo.
O modelo não tem entrada para cartão MicroSD, mas vamos combinar que 512 GB de armazenamento interno são mais que suficientes para você tirar fotos, vídeos e instalar aplicativos antes de precisar fazer uma limpeza na memória do celular.
Conectividade
O realme GT 7 Pro traz um combo de ótimas tecnologias em seu corpo. Para redes sem fio, ele traz o Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6/7, também conhecido apenas como Wi-Fi 7, garantindo velocidades incríveis de conexão, desde que você tenha roteadores compatíveis com a tecnologia.
Para conectar seus dispositivos como fones de ouvido sem fios, ele trabalha com o Bluetooth 5.4, versão mais recente e que também vai garantir mais estabilidade no funcionamento e transferência de dados sem fio.
O já famoso NFC para pagamentos sem fio também está presente aqui, e tem um detalhe bacana por poder ser usado em 360º, isso é, funciona tanto na traseira quanto na parte frontal do smartphone, recurso já visto em outros aparelhos da marca.
Infelizmente não há uma porta para fones de ouvido por aqui, deixando a única porta física do aparelho para o USB-C na parte inferior, essa que serve para carregamento do dispositivo, assim como transferência de dados e também fones de ouvido, se você tiver um dongle compatível.
Você ainda pode usá-lo como um controle de TV universal, graças ao sensor infravermelho incluso no seu corpo. Para o desbloqueio da tela, foi colocado um sensor biométrico sob a tela, com tecnologia ultrassônica, para mais rapidez tanto no cadastro quanto no uso do dia a dia.
Áudio
O corpo do realme GT 7 Pro traz dois alto-falantes, formando um áudio estéreo. A qualidade sonora desses alto-falantes são muito boas e cumprem o papel de um smartphone topo de linha. A realme não traz nenhuma tecnologia sonora como Dolby Atmos por aqui, mas conta com seus próprios meios de aprimorá-las.
É possível escolher um modo automático de áudio, ou um perfil específico de jogos, filmes ou música, além de terem colocado opções de áudio espacial por aqui também. A versão mais básica desse recurso fica disponível para qualquer fone de ouvido, mas o modo com rastreio de cabeça exige acessórios mais avançados.
Embora não seja o objetivo, o topo de linha da realme consegue entregar uma experiência bem consistente na questão sonora, perfeita para assistir filmes, séries, sessão de jogos, ou apenas colocar uma boa música ambiente, desde que não haja muito barulho externo.
Bateria e carregamento
O realme GT 7 Pro traz a maior bateria que já vi em um smartphone, com incríveis 6500 mAh. Contudo, com uma tela gigante e todas as tecnologias envolvidas, não senti que esse aumento na bateria causou um impacto tão grande. Ele entrega sim um resultado ótimo, mas não difere tanto do modelo anterior, por exemplo, que contava com 1000 mAh a menos.
O gerenciamento de energia quando não estamos mexendo no smartphone é fantástico, gastando quase nada, mesmo que ele fique horas e horas em standby. Comento isso, pois já testei smartphones que gastam energia desnecessária enquanto estão “dormindo”.
Em um dia com uso convencional de redes sociais e músicas no fone de ouvido bluetooth, dá para chegar facilmente em uns dois dias de uso. Já com uso mais pesado com a câmera, seja gravando ou fazendo fotos e jogando, aí pode marcar que no finalzinho do dia a bateria vai pedir uma carga.
A vantagem aqui é que ele vem com um ótimo carregador SuperVOOC de 120W, ou seja, mesmo com essa enorme bateria, chega aos 100% por volta de 30 minutos.
Câmeras
Na parte traseira, o realme GT 7 Pro traz 3 lentes principais. São elas:
- Uma lente principal do tipo Wide de 50MP com sensor IMX 609 da Sony, com abertura f/1.8;
- Telefoto com 50MP, com sensor IMX 882, também da Sony, permitindo um zoom de até 3x e abertura f/2.7;
- Ultrawide, com sensor IMX 355, da Sony e, além do campo de visão de 112º, conta com abertura de f/2.2;
Na prática, essas 3 lentes entregam um resultado muito impressionante e que raramente vão exigir que você tenha que ficar mexendo em configurações extras. Basta apontar e fazer a foto. Vamos aos testes práticos.
Câmera Wide
A principal câmera do realme GT 7 Pro consegue registrar excelentes fotos, das mais variadas formas. Em situações com uma boa iluminação, não houve necessidade alguma de selecionar o alvo, exigindo apenas que eu abrisse o app e batesse a foto, deixando certos ajustes para o incrível pós processamento da realme. Confira algumas fotos:
Agora repare em outras situações, como em fotos noturnas, modo retrato e outros:
Um diferencial desse smartphone é contar com o recurso Subaquático. isso é, permite fazer fotos embaixo d’água. Nesse modo, todos os botões ficam limitados e os botões físicos ganham funções exclusivas: botão de volume + fica no controle de zoom, o de – troca entre câmera frontal ou traseira e o botão de energia serve para sair do modo, ao segurar por 3 segundos.
Senti falta apenas de um jeito físico de registrar as fotos, uma vez que embaixo d’água, o touchscreen não responde tão bem quanto deveria, tornando os registros difíceis. Além disso, fica o aviso que esse é um recurso projetado para até 2 metros de profundidade, por até 30 minutos por sessão. Caso você quebre essas regras e algo aconteça com o dispositivo, saiba que estará fora da garantia. Confira algumas fotos que consegui fazer na piscina:
Telefoto
A lente telefoto permite que nós façamos fotos de uma distância maior sem perder qualidade. Tem um diferencial da realme aqui envolvendo inteligência artificial ao colocar um zoom maior. Por exemplo, na tentativa de capturar imagens da Lua, o sistema usa IA para fazer um pós-processamento ainda melhor. Confira algumas fotos que consegui fazer:
A telefoto garante um zoom de até 3x sem perder nenhuma qualidade, mas temos ainda a possibilidade de até 120x de zoom digital que, com o auxílio da IA, consegue surpreender nos resultados. Segue agora algumas imagens da Lua, usando esses zooms maiores:
Ultrawide
Por fim, temos a lente Ultrawide, para capturar mais pessoas, mais coisas ou simplesmente causar um efeito diferente na imagem. Não consegui testar essa com tanto primor, mas seguem algumas fotos:
Sobre vídeos, o realme GT 7 Pro oferece qualidade até 8K para qualidade cinematográfica. Em qualidades menores, como o 4K, é possível manter os 60fps e garantir uma experiência de vídeo sensacional e com estabilibade profissional graças a Estabilidade Ótica de Imagem (OIS).
Retrato
Câmera frontal
Na lente frontal, o realme GT 7 Pro traz 16MP no padrão Wide e abertura f/2.5 oferecendo bons resultados em fotos, mesmo em locais mais escuros. Não é a melhor câmera de selfie que já testei, mas passa com tranquilidade no teste.
Algo estranho que notei é que nos vídeos, a qualidade máxima disponível é o 1080p a 60 quadros por segundo. Por ser um topo de linha sem nenhuma limitação, isso é bem estranho e imagino que deva ser consertado com atualizações. Confira as fotos:
Preço e disponibilidade
O realme GT 7 Pro está previsto para ser lançado no Brasil em 2025, ainda sem uma data específica. O valor sugerido para o smartphone também não foi revelado ainda, então nos resta ficar no aguardo. Internacionalmente, ele é vendido por R$ 3.200 (quando apenas a conversão direta é feita).
Conclusão
O realme GT 7 Pro é um baita smartphone, com processador fantástico, ótimas câmeras e uma bateria com bom desempenho. Foi uma ótima experiência testá-lo, mas temos um problema aqui: não temos previsão do seu lançamento, muito menos de quanto será o seu valor. Isso, junto ao seu anúncio de que seria o primeiro equipado com Snapdragon 8 Elite do Brasil, mas com o Galaxy Unpacked 2025 logo aí, nos traz um sentimento estranho.
Isso não tira o mérito do smartphone, nem diminui sua força, mas fica difícil de recomendá-lo, afinal não tenho ideia se ele vai ter um preço competitivo com a linha Galaxy S25, ou então vai apostar em brigar com o preço de modelos anteriores, sendo ainda mais atrativo. Se a segunda opção viesse a acontecer, eu ficaria muito tentado a escolher o lado realme da força, mas nos resta aguardar.
Especificações técnicas
Modelo | realme GT 7 Pro |
---|---|
Display | Tamanho da Tela: 17,22cm (6,78 polegadas) Resolução: 2780×1264 (1,5k) Brilho Máximo: pico de brilho de até 6500 nits Taxa de Atualização: Até 120Hz Ajuste de Brilho: 10.000 Níveis Proteção: Tela Curva de 0,68mm em Quatro cantos |
Processador | Snapdragon 8 Elite Mobile Platform CPU: Processador de 3nm, Octa-core, Até 4.32GHz GPU: Adreno 830 @1100MHz |
Memória RAM | RAM: 12GB/16GB Até 28GB de RAM Dinâmica |
Armazenamento interno | Até 512GB de Armazenamento Amplo ROM: 256GB/512GB |
Câmeras | Câmera Periscópio para Retrato de 50MP Câmera Sony IMX906 com OIS de 50MP Câmera Ultra-Wide de 8MP Câmera Selfie Sony de 16MP Suporte para Gravação de Vídeo em 8K / 24fps |
Bateria | Carregamento SUPERVOOC de 120W Bateria Massiva de 6500mAh (típico) Inclui Adaptador de Carregamento de 120W Porta USB Tipo-C |
Proteções | IP69 contra água e poeira Panda Glass no vidro traseiro Gorilla Glass 7i na tela |
Dimensões e peso: | Comprimento: 162,45mm Largura: 76,89mm Espessura ≈ 8,55mm Peso ≈ 222,8g |
Preço | A ser divulgado |
Disponibilidade no Brasil | A ser divulgada |
E você? O que achou do realme GT 7 Pro? Comenta aqui embaixo e não esquece de conferir nossas outras matérias e reviews!
Veja também
Revisado por Victor Pacheco em 18/12/2024.
realme GT 7 Pro
realme GT 7 Pro-
Design10/10 Excelente
-
Tela10/10 Excelente
-
Desempenho10/10 Excelente
-
Sistema7/10 Bom
-
Bateria7/10 Bom
-
Câmeras9/10 Incrível
-
Áudio7/10 Bom
Prós
- Tela excelente
- Design e construção muito legais e bonitos
- Desempenho muito acima da média
Contras
- Muito grande
- realme UI pode melhorar
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.