Índice
O realme 8 Pro representa o mais novo avanço da marca chinesa em trazer produtos competitivos ao Brasil. O celular chega com processador Qualcomm Snapdragon, boa interface, acabamento diferenciado e uma câmera excelente por um preço bem interessante.
A realme enviou um exemplar do realme 8 Pro ao Showmetech, e depois de duas semanas de uso, eis a nossa análise completa do smartphone.
Design
Começando pelo design, o realme 8 Pro é aquele smartphone 8 ou 80. Ou você possivelmente achará muito bonito ou vai torcer o nariz ao ver as fotos. Isso acontece não em virtude das cores, uma vez que o acabamento “normal” do aparelho é muito bonito. Toda a parte traseira passou por um processo de fabricação chamado de AG-Crystal, que dá um background de pequenos pontinhos imitando um céu estrelado a noite.
O grande ponto do acabamento fica por conta do slogan “Dare to Leap” estampado e espelhado na traseira. Se você pretende utilizar uma capa colorida, ótimo, não vai aparecer. Se você é a pessoa que usa as capinhas transparentes, talvez essa marcação não agrade. Particularmente eu acho a escolha bem acertada e esteticamente bonita.
A câmera possui quatro sensores, que explicaremos posteriormente, e é do formato “saltado” para a parte externa, criando uma espécie de retângulo na traseira. Felizmente o realme 8 Pro vem acompanhado de uma capinha, que ao ser colocada, deixa a parte de trás quase que uniforme, protegendo tanto o corpo do aparelho quanto a câmera quádrupla.
A construção primordial do aparelho é feita em plástico, mas o modelo demonstrou ser bem sólido e resistente. Além disso, possui apenas 8,1 mm de espessura e 176g, tornando esse celular excelente para colocar no bolso sem incômodo ou marcações indesejadas.
Nas bordas do aparelho são encontrados os já tradicionais botões de power e volume, além de uma conexão USB Tipo-C para carregamento, entrada para fone de ouvido, saída de alto-falante, microfone, entrada de cartões e um pequeno espaço para o botão reset.
Na caixa, além do realme 8 Pro só é enviado uma capinha, uma película protetora já instalada na tela do celular e um bom carregador, além dos tradicionais manuais de instalação.
Tela
O realme 8 Pro possui uma tela de 6,4 polegadas e resolução de 1080×2400 pixels num bom display Super AMOLED, proporcionando qualidade de imagem, cores, contraste e nitidez mais apurado. O brilho fica na casa dos 1000 nits e cumpre bem o seu papel, até mesmo quando ajustamos na menor porcentagem.
A tela é muito boa para assistir a serviços de streaming, como Disney+, HBO Max, Netflix e vídeos corriqueiros ou fotos no celular. A relação entre cores, nitidez e contraste é bem satisfatória, mas notei que os tons de preto não são lá essas coisas e podiam ser melhores. É importante salientar que o aparelho também possui compatibilidade com o HDR10 em determinados aplicativos, como o YouTube.
No entanto, o que é mais curioso no realme 8 Pro é a taxa de atualização de apenas 60 Hz. Se compararmos com seu antecessor, que possui um display de 120 Hz, ou outros dispositivos da categoria, a realme peca em ter deixado esse recurso de fora, mesmo que pensando numa eventual redução de custos.
Particularmente, uma tela de 120 Hz é perfeita para os gamers de jogos mobile e eu não sou um desses. Dessa forma, para o meu uso pessoal diário, esse downgrade não me impacta tanto. No entanto, não podemos deixar de admitir que foi uma bola fora da empresa.
Bateria
O realme 8 Pro conta com uma bateria de 4500 mAh, que embora não seja a ideal para um modelo desse segmento, foi um dos pontos que mais me agradou no aparelho. Nos testes, o celular aguentou exatamente 1 dia fora da tomada, repetindo esse ciclo semanalmente e agradando bastante na consistência.
O maior trunfo, no entanto, é o grande carregador SuperDart de 65W que acompanha o aparelho. Embora pareça exagerado, a ideia da realme é que o usuário consiga carregar outros dispositivos, como um notebook, utilizando um carregador mais potente para facilitar o uso diário.
Se na teoria é algo interessante, na prática o carregador SuperDart faz muito bem o dever de casa e carrega o realme 8 Pro de 0 a 100% facilmente em cerca de 40 minutos. Para dias mais apressados, uma carga de 15 a 20 minutos é o suficiente para dar conta de preencher metade da bateria.
Câmeras
Finalmente chegamos ao crème de la crème do realme 8 Pro: sua super câmera de 108MP. A realme não poupou esforços em desenvolver um ótimo conjunto quádruplo de câmeras, que além da já citada wide, ainda conta com uma ultrawide de 8MP, um sensor de desfoque e uma câmera macro de 2MP.
O sensor primário do celular para a mega câmera de 108MP é de fabricação da Samsung, o ISOCELL HM2. A câmera faz um excelente trabalho em praticamente qualquer modo, mas por estarmos falando de um celular, certamente não chega a altura da qualidade de uma DSLR ou de modelos topo de linha da Samsung. Mas isso não quer dizer que não vale a pena o investimento, muito pelo contrário.
A câmera principal conta com possibilidade de zoom em até 20x, mas certamente após o quinto aumento as imagens perdem muita definição, mesmo sendo divertido brincar com essa função. A câmera ultrawide cumpre relativamente bem o seu papel e também proporciona uma boa experiência.
O modo “108MP” do celular abre mão de uma melhor qualidade de imagem para tentar apostar mais em definição, resultando em imagens mais “mortas” e sem personalidade, mas ainda boa quando em ambientes bem iluminados.
O destaque mais interessante para mim é a lente ultramacro, capaz de captar pequenos detalhes em fotos próximos de cerca de 4cm. Embora seu uso seja para ocasiões específicas, o resultado final é muito bonito e agrada bastante.
O smartphone ainda conta com alguns modos como o Bokeh, câmera lenta, tilt-shift, retrato neon, vídeo dual-view, starry mode e time-lapse. A câmera frontal conta com 16MP e permite tirar ótimas selfies, principalmente em lugares bem iluminados. Há também a adição de muita implementação com Inteligência Artificial, que acaba corrigindo alguns aspectos da imagem e adicionando filtros.
Por falar em lugares bem iluminados, as vezes queremos tirar umas fotos em locais com pouca luz ou mesmo de noite. O night mode do realme 8 Pro é eficiente, utilizando IA para melhorar a iluminação e isso resulta em boas fotos, mas perde qualidade.
A gravação de vídeos é boa e permite gravação a 4K e 30 quadros na câmera traseira, enquanto a frontal permanece no típico Full HD a 60 frames.
Som
O realme 8 Pro possui certas peculiaridades quando falamos sobre a questão sonora. Se no seu antecessor havia um belo som estéreo na parte superior e inferior, o 8 pro remove um alto-falante, reduzindo a qualidade sonora de forma considerável.
Embora o som ainda seja relativamente bom, não faz sentido a realme remover mais esse componente em um aparelho mais avançado do lineup de smartphones. Assistir filmes e séries com esse alto-falante funciona, mas ainda poderia ser melhor. A situação fica mais dramática quando paramos para pensar que a empresa não manda fones de ouvido na caixa.
O microfone é outro ponto a ser discutido, uma vez que na gravação de vídeos a qualidade final me pareceu meio abafada demais e não tão natural.
Desempenho
O realme 8 Pro mantém o processador Qualcomm Snapdragon 720G do seu antecessor, o que não é um grande problema, mas poderia haver algum tipo de atualização para esse novo modelo. Assim como descrevemos em nossa análise do realme 7 Pro, o aparelho tem cara de topo de linha, mas continua com o pé na categoria intermediária devido a CPU.
Em sintonia com o processador, os 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno completam a tríplice do sistema, que para uso cotidiano o celular atende a todas as demandas perfeitamente sem nenhum tipo de problema. Rodamos benchmarks sintéticos em softwares como o PCMark Mobile, 3D Mark, GeekBenchmark, que obtiveram bons resultados para o segmento em que o aparelho está inserido.
Em games o resultado é bom, embora o dispositivo não seja voltado especificamente para o público gamer. Jogos como PUBG, Call of Duty e Genshin Impact figuram num misto de qualidade entre o médio e alto em torno de 30 a 50 frames por segundo.
Interface
O realme 8 Pro chega com Android 11 de fábrica e sua interface é a realme UI 2.0, considerada por muitos como uma das melhores e mais funcionais interfaces baseadas em Android. A experiência na prática é simples, direta e sem engasgos.
Assim como o 7 pro, o sistema operacional não acompanha dezenas de aplicativos para consumir memória de forma desnecessária e que não serão utilizadas pelo usuário. Diariamente tudo se mostrou bem rápido e principalmente bem integrado na hora de transitar informações de um celular para o outro.
Conclusão
O realme 8 Pro é aquele celular com ótimas especificações. Tem um bom processamento, boa performance para games e uso cotidiano, bateria muito competente, um conjunto de câmeras robustas, mas embora seja uma opção interessante, quando paramos para analisar seus componentes especificamente, percebemos que a realme poderia ter dado um passo para frente e preferiu por jogar no seguro.
Não atualizar o processador, mesmo que este ainda funcione bem, retirar o som estéreo e reduzir a taxa de atualização para 60 Hz são pontos que irão determinar a compra ou não. Se você é o cara que quer desfrutar de bons sons sem os fones de ouvido ou precisa de uma alta taxa de atualização para jogar, aparelhos como o Redmi Note 10 Pro podem ser mais interessantes.
No fim do dia, o realme 8 Pro para este que vos escreve é um smartphone intermediário com características topo de linha que me atendeu perfeitamente e tem uma ótima capacidade de tirar excelentes fotos, além de um multitarefa poderoso. O realme 8 Pro pode ser encontrado na Americanas por R$ 1.999.
Especificações técnicas do realme 8 Pro
Marca | realme |
Modelo | realme 8 Pro |
Chipset | Snapdragon 720G SM7125 |
Sistema Operacional | Android 11 realme UI 2.0 |
GPU | Adreno 618 |
Memória RAM | 8 GB |
Armazenamento | 128GB |
Tela | 6.4 polegadas Super AMOLED 1080 x 2400 pixels mais de 16 milhões de cores |
Câmeras | Câmera padrão (wide): 108MP com abertura de f/1.9; Câmera ultra macro: 2MP Câmera grande-angular: 8MP Câmera frontal: 16MP |
Vídeo | 4K UHD (principal) FULL HD, 30 Fps (frontal) |
5G | Não |
Som | Hi-Res Audio |
Bateria | 4500 mAh |
Peso | 176g |
Dimensões | 160 x 73 x 8 mm |
Cores | Azul (Infinite Blue) Preto (Infinite Black) |
Preço e disponibilidade | R$ 1.999 |
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.