Índice
É um fato consumado que a Nintendo gosta de apostar alto em suas franquias quando elas se encontram estagnadas, e Pikmin não é exceção. Há anos sem uma continuação, a série finalmente recebe seu quarto jogo, Pikmin 4, um game que traz mapas enormes para se explorar, uma grande variedade de desafios e modos de jogo para toda espécie de jogador se deliciar.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
Uma nova aventura em um lugar muito familiar
Em Pikmin 4, a missão se torna um resgate, pois o Capitão Olimar encontra-se perdido na Terra novamente. Você, agora no papel do recruta de um time de salvamento, além de procurar pelo protagonista dos jogos anteriores, terá que achar seus colegas, que também estão desaparecidos.
No primeiro jogo da série, nosso desastrado amiguinho ficou ilhado neste planeta e teve que consertar sua nave sozinho, enquanto que em Pikmin 2, ele voltou para cá para juntar tesouros para pagar a dívida de seu chefe, já no último jogo da série antes do atual, Olimar cedeu seu lugar para um trio de heróis, que também acabou vindo para cá.
Por mais familiar que a premissa do novo jogo possa soar, há muito de novo em Pikmin 4, fazendo com que ele seja, de longe, o título com mais variado conteúdo de toda a franquia. Os jogos Pikmin combinam a exploração com mecânicas de estratégia em tempo real, uma mistura que resulta em games extremamente fofos e carismáticos, bem como muitos dos lançamentos produzidos pela Nintendo.
O desafio muito antes do jogo sair do papel
Em uma entrevista recente ao portal Eurogamer, Shigeru Miyamoto, veterano criador de diversas séries de jogos da Big N, inclusive esta, disse que jogos da série Pikmin sofrem de baixas vendas pela dificuldade que muitos jogadores encontram ao adentrarem no mundo macroscópico das aventuras de Olimar, e que a profundidade inerente da série os intimida.
Para ele, foi essencial manter um equilíbrio destes elementos em Pikmin 4, já que há um público que gosta desse aspecto da série, e com o jogo novo, a Nintendo procurou agradar ambos os lados, fazendo dele uma espécie de novo começo para Pikmin. De fato, tornaram este um jogo que qualquer pessoa pode jogar, independente da sua experiência com qualquer um dos capítulos anteriores.
Muitas novidades de peso
O melhor modo com que Pikmin 4 entrega isso é pela progressão de jogo, que vai aos poucos introduzindo novas funcionalidades, muitas delas inéditas para a série, como no caso de Otchin, seu parceiro canino de aventuras, e o modo de excursão noturna ao trazer uma nova espécie de pikmin.
Mas o que são pikmin, para começo de conversa? Os pequenos seres que dão nome ao jogo são criaturinhas extremamente simpáticas que compõem o crescente exército de seu personagem e o auxiliam a coletar valiosos itens, combater muitos perigos e a transpor obstáculos durante sua jornada. Eles são fracos por si só, mas se tornam gigantes em grupo, e é esse crescimento que faz de Pikmin 4 um jogo tão cativante.
Diferentemente de outras franquias da Nintendo, o foco dos jogos Pikmin é o desenvolvimento e evolução das capacidades não só de seu personagem, que agora, em Pikmin 4, é totalmente customizável, mas também de seu cada vez maior grupo de diferentes espécies de pikmins para ajudar você a juntar purpurínea, o valioso combustível de sua nave, que é sugado de todos as bugigangas… quer dizer, tesouros que você encontra. Ah, e quanto aos nossos muitos amiguinhos, o jogo traz bastantes novidades.
Otchin, o cãozinho, é uma tremenda ajuda. Ele age como seu parceiro a todo momento, e também de montaria. Há muitas habilidades que podem ser ensinadas ao seu amicão: basta gastar os “pontos” de animação do bichinho depois de encontrar a capitã da equipe de resgate, o que acontece pouco tempo depois do início da aventura. Com o amigo canino, também é possível delegar funções ao dividir a jogabilidade entre dois caminhos sempre que necessário, o que vem muito a calhar especialmente nos túneis subterrâneos encontrados no jogo, que trazem consigo muitos dos maiores desafios de Pikmin 4.
Fácil de aprender, mas mesmo assim complexo
Há um certo grau de complexidade que a gente sempre espera ver em jogos de estratégia em tempo real, e com Pikmin 4, apesar de sua estética fofa, não é diferente. Bem como um RTS tradicional, cada unidade no jogo tem seu papel específico, como por exemplo os pikmins azuis, que são adeptos à água, os únicos capazes de recuperar qualquer tipo de relíquia nas profundezas, ou os amarelos, que são imunes à eletricidade, e que são perfeitos a longa distância.
Para cada tipo de situação, há um pequenino, e Pikmin 4 aumenta a lista de possibilidades ao apresentar os tipos gélido e luminoso à equação do jogo. Os geladinhos não só são capazes de abrir caminho quando um obstáculo requer pikmins com capacidade de aguentar baixas temperaturas, mas também de congelar inimigos, deixando-os vulneráveis tanto para os ataques de seu grupo como também para o Otchin.
A grande novidade acaba sendo os pikmins luminosos, pois eles são especiais por serem os únicos capazes de atuarem de noite. Todo dia de jogo dura cerca de vinte minutos no mundo real, e depois disso, você é obrigado a levar todos os seus amigos de volta para a base; qualquer um que fique para trás é perdido. Com os luminosos, as missões se passam na calada da noite, e são únicas por trazerem um modo novo de se jogar.
Nas saídas noturnas, o objetivo passa a ser a proteção de sua base dos ataques dos animais, que por algum motivo ficam mais agressivos e intensos quando o sol se põe. É isso mesmo que você imaginou: Pikmin 4 se torna um verdadeiro tower defense sob a luz da lua, e é realmente emocionante batalhar dessa maneira. Esse novo jeito de jogar demora um pouquinho para ser habilitado, mas não é nada que incomode, pois até chegar a hora há muito o que se curtir no jogo.
Lindo de se ver e jogar
Não é nenhuma surpresa que Pikmin 4 é o mais bonito até agora da franquia, visto que o último jogo, Pikmin 3, saiu há mais de dez anos, na geração anterior; o que é de surpreender de verdade é que ele é um dos mais belos e com melhor performance de toda a biblioteca de jogos do Nintendo Switch. É incrível o nível de detalhes dado a tudo quanto é canto dos vastos mapas da nova aventura, contando com um sutil efeito de profundidade de campo que contribui à enormidade do mundo e ao seu tamanhinho dentro dele. E tudo isso sem nenhuma travada sequer na jogatina.
A beleza é tamanha e tem uma função não só estética. Com o passar das horas do dia no game, os ambientes passam por certas mudanças, não só da posição da luz e das sombras, como também dos seus elementos. Este é o caso, por exemplo, da praia que você explora durante a história, cuja maré recua no decorrer do dia, revelando caminhos antes intransponíveis.
O primeiro Pikmin, lançado em 2001, funcionou como uma amostra das capacidades do GameCube em gerar inúmeros personagens simultâneos em tela, e para a época foi uma conquista impressionante. Agora, 22 anos depois, Pikmin 4 arrebenta a boca do balão ao trazer não só ambientes enormes e cheios de criaturas a se conhecer, mas também uma multidão de amiguinhos, todos com comportamentos singulares que lhe conferem grande personalidade.
Muitas serão as vezes em que nos seu ir e vir pelas fases do jogo você ouvirá seus pikmin cantarolando enquanto se seguram no pelo do Otchin, ou mesmo quando estão trabalhando, carregando coisas para a base, com seus barulhinhos e vozes conversando entre eles. O charme desses carinhas é tanto que sim, dói quando alguns deles acabam morrendo durante game; por sorte, eles são rápidos de se recuperar.
A música, então, é um caso à parte em Pikmin 4: de uma singela simplicidade, traz um fundo agradável a toda à trabalhosa aventura com maestria. A canção-tema, a que toca no menu inicial do jogo, é uma das melhores, tanto que muitas foram as vezes em que colocamos o controle no colo e simplesmente a deixamos tocar.
Traga um pequeno para curtir junto
O único ponto de Pikmin 4 que pode deixar um pouco a desejar é seu modo multijogador durante a história. Ao contrário de Pikmin 2, onde todo o jogo podia ser concluído cooperativamente com outra pessoa, Pikmin 4 opta por dar ao segundo controle a função de tiro, em que ele participa da brincadeira atirando pedrinhas contra inimigos, muito parecido com o que foi feito em Super Mario Galaxy, no Wii.
Essa participação em jogo vai agradar a pais e mães com seus próprios pequenos em casa, já que não há muita complicação nessa modalidade; jogadores um pouco mais velhos, no entanto, podem ficar desapontados com essa limitação. Em contrapartida, há uma parte de Pikmin 4 dedicada a mais de um jogador, que é o modo Dondori.
No universo de Pikmin, o termo “dondori” é dado à prática eficiente e organizada de atividades, muito pregada pelos personagens da equipe de resgate durante o jogo. Neste modo de jogo que também aparece durante a história, duas equipes competem para ver quem consegue juntar mais recursos até o tempo acabar, e pode ser jogado tanto sozinho, contra o computador, quanto contra outra pessoa, e é muito divertido.
Essa não é a solução que agradará aqueles que estão em busca de cooperatividade, mas não deixa de ser algo para se curtir com amigos ou outros membros da família. Pikmin 4 é facilmente o jogo da franquia com mais funcionalidades até agora, o que faz com que a falta de algo mais substancial em termos de cooperatividade fique evidente, ainda mais porque já fez parte de alguns dos jogos anteriores.
E tudo na nossa língua
Um dos maiores trunfos da Nintendo ao trazer Pikmin 4 para o Brasil é a sua localização ao nosso idioma. O jogo pode ser jogado por completo em Português Brasileiro, e a qualidade da adaptação do texto das falas está primorosa.
Depois das muitas críticas quanto ao seu último esmagador lançamento, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, e a falta de tradução ao idioma daqui, a Casa do Cogumelo entrega uma joia como esta daqui, totalmente localizada.
E pelo que tudo indica, Pikmin 4 não será o último jogo publicado este ano a incluir legendas em PT-BR: Super Mario Wonder, a nova epopéia de Mario no Nintendo Switch a ser lançada dia 20 de outubro, também contará com esse tratamento, e esperamos que não seja o último jogo a contar com esse tratamento todo especial ao público brasileiro.
Conclusão
Pikmin 4 é a grande oportunidade que um grupo totalmente novo de jogadores tem de conhecer esta que é uma das mais adoráveis e diferentes séries de jogos no console híbrido da Nintendo.
Graças às suas muitas novidades, fãs da franquia têm muita coisa para curtir no jogo também. Há muitos incentivos legais para explorar todos os cantos das suas enormes fases, por meio de inúmeras missões secundárias, trazendo muitas recompensas pelo seu esforço.
Mesmo com a sua limitação com relação à jogabilidade cooperativa presente nos jogos anteriores, o que há para ser jogado entre amigos e parentes nas batalhas Dondori funciona como uma alternativa quase tão boa quanto.
Pikmin 4 é lindíssimo, uma doçura de jogar, e podemos facilmente recomendá-lo para todo tipo de jogador em busca de algo novo para se divertir em seu Nintendo Switch. Chegou a sua vez de embarcar nesta vasta aventura, cheia de desafios divertidos e adoráveis amigos para se conquistar!
Ah, para quem ainda não estiver decidido na compra, há uma extensa demo para download na eShop. Todo o progresso feito nela pode ser transferido para a versão completa de Pikmin 4.
Não deixe nenhuma novidade dos games passar despercebida, fique de olho no Showmetech!
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (24/07/23)
O nosso veredito sobre Pikmin 4
O nosso veredito sobre Pikmin 4-
Gráficos100/100 ExcelentePikmin 4 é um dos mais belos lançamentos do Nintendo Switch, e toda essa belezura não atrapalha em nada a performance de jogo!
-
Sonoplastia100/100 ExcelenteOs gritinhos e cantoria dos pikmins contagia, sem falar nos resmungos dos outros membros da sua equipe e de toda a ambientação sonora de Pikmin 4.
-
Trilha sonora100/100 ExcelenteSingela, mas incrível, você vai se pegar parando de jogar para ouvir as lindas músicas deste jogo.
-
Jogabilidade95/100 ExcelenteDivertida, simples de aprender, mas com um grau de complexidade ímpar.
-
Diversão90/100 IncrívelEsse é um dos mais divertidos jogos no Nintendo Switch e de todos os títulos da franquia, é o mais flexível e tranquilo de jogar.
-
Longevidade100/100 ExcelenteHá uma quantidade absurda de conteúdo em Pikmin 4, você vai precisar de muitas horas para chegar ao 100%.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.