Índice
Recebemos a GeForce RTX 4060, fabricada pela Zotac Gaming, esse modelo possui 8GB de VRAM e promete ser um equipamento intermediário dessa nova geração. Mas será que cumpre com todas as expectativas geradas pelos outros modelos da linha? Confira essa review para saber nossa conclusão!
Design
A GeForce RTX 4060 Zotac Gaming Twin Edge OC White Edition, possui um grande diferencial em sua aparência, a placa toda branca possui alguns detalhes em prata e um formato discreto, que não chama muito a atenção no gabinete.
Essa placa de vídeo possui um design elegante e minimalista. Para os amantes de LEDs, apenas o nome e a logo da Zotac Gaming acendem ao ligar o computador.
Esse modelo possui dois coolers e uma boa construção para resfriamento, fiquei com o computador ligado por algumas horas e não percebi a placa esquentando mais que o esperado. Sua carcaça é inteira em plástico, tirando sua backplate, o reforço que fica na parte traseira da placa, que é em metal.
Por ser um modelo especial o design da placa é um dos grandes diferenciais, pessoalmente, me surpreendi bastante. A edição branca traz para o equipamento um ar de sofisticação, acredito que se combinada com outros hardwares da mesma cor, o modelo pode compor um setup bonito visualmente.
Construção
Nas saídas de vídeo temos 4 slots, sendo 3 DisplayPort 1.4a, conexões capazes de entregar imagens na qualidade 4K a 240Hz ou 8K a 60Hz, com compatibilidade a recursos como DSC (Display Stream Compression), tecnologia que comprime o tamanho dos dados de vídeo antes de serem enviados para um monitor e HDR (High Dynamic Range), que permite as placas de vídeo exibirem imagens com contrastes e gama de cores mais amplos que o padrão.
O slot restante é uma saída HDMI 2.1a que mantém os mesmos parâmetros de qualidade de vídeo, porém além de possuir suporte para DSC e HDR, também possui suporte a Gaming VRR (Variable Refresh Rate), tecnologia que sincroniza a taxa de atualização do monitor com a taxa da placa de vídeo.
Essa placa possui o padrão de conector PCIE 4.0 de 8 pinos, diferente de outros modelos da linha RTX 40, como RTX 4070 e RTX 4090 que possuem o conector PCIE 5.0. Algo semelhante aos outros modelos da Linha, é que a quantidade de watts recomendada para usar todo o potencial da placa de vídeo, é um pouco alta, no caso da GeForce RTX 4060, o recomendado é 500W só para a GPU.
Por conter apenas dois coolers, a GeForce RTX 4060 da Zotac Gaming não apresenta dificuldades de instalação, diferente do que vemos nos outros modelos da linha, que são placas bem grandes, ela possui as dimensões de 8.9 x 1.6 x 4.9 polegadas, uma placa de tamanho mediano.
A construção dessa placa não me incomodou, muito pelo contrário, ao manuseá-la pareceu uma placa muito robusta e bem acabada, não aparentando ser muito frágil, nem que apresentará problemas com facilidade, mas por se tratar de um equipamento de valor consideravelmente alto, recomendo o uso de suporte para placa de vídeo, caso prefira usá-la na horizontal.
Tecnologias NVIDIA
Apesar de ser um modelo intermediário, a GeForce RTX 4060, não decepciona no pacote de tecnologias suportadas, listamos a seguir as tecnologias toleradas pela placa de vídeo e as demais de sua linha.
DLSS 3
Igual aos modelos RTX 4070, 4080 e 4090, a GeForce RTX 4060 também possui o suporte a DLSS 3, o já conhecido multiplicador de desempenho capaz de criar quadros adicionais para os jogos sem comprometer o tempo de resposta do jogador.
Diferente do que vimos até a versão 2.1 do DLSS, que apenas renderizava quadros em menor qualidade para acrescentar durante a gameplay, na linha RTX 40 a tecnologia passou a criar quadros por conta própria usando uma IA, o hardware consegue analisar a trajetória de um objeto renderizado na tela e assim processar quadros extras entre os fornecidos pelo jogo.
Para quem não conhece essa incrível ferramenta, já fizemos uma matéria completinha sobre essa nova tecnologia, alimentada por inteligência artificial, presente nas novas placas de video RTX.
NVIDIA Ada Lovelace
Outra tecnologia também já conhecida da série RTX 40 é a arquitetura Ada Lovelace. Através dos novos multiprocessadores de streaming e RT cores de terceira geração, essa tecnologia é capaz de manter o desempenho da placa de video ao mesmo tempo que uma excelente eficiência de energia, algo duas vezes maior que em linhas anteriores.
Por conta dos seus novos multiprocessadores de streaming ela consegue processar mais instruções, o que acaba resultando em um aumento significativo no desempenho. Já os seus novos núcleos de RT permitem que o rastreamento de raios, ou Ray Tracing, recebam uma melhoria significativa de desempenho.
Outra novidade dessa linha, são os novos núcleos de tensão, que por conta da nova arquitetura, podem executar mais tarefas relacionadas a IA, beneficiando outras tecnologias como o Ray Tracing e DLSS.
Desempenho
Como é sempre importante deixar claro, o desempenho de cada peça de um setup depende de conjunto como um todo, para realizarmos os testes dessa review colocamos a GeForce RTX 4060 com o processador AMD Ryzen 5 3600.
Processador | AMD Ryzen 5 3600 |
Placa mãe | B450 Aorus M |
GPU | GeForce RTX 4060 |
Fonte | Corsair SF750 |
Memória | HyperX Fury ddr4 16GB (2x8BG) |
Testes em Jogos
Como esse modelo da linha RTX 40 tem levantado questões sobre custo e benefício quando comparado ao seu antecessor, decidi realizar os testes com base nos jogos que foram utilizados na review da GeForce RTX 3060 que esta disponível aqui no site.
Monster Hunter World
Na primeira etapa de testes, o jogo foi testado com a resolução em 1080p com gráficos no baixo. O jogo se manteve a 105 FPS, com a placa de video não passando de 50°C. Esse resultado é um pouco maior do que a média de 60 FPS que vemos na RTX 3060.
A próxima etapa foi com o jogo na resolução de 1080p e gráficos no máximo. O jogo se manteve na média de 76 FPS, com a placa de vídeo não passando de 65°C. Isso é um bom resultado, mas não é tão bom quanto o resultado obtido com os gráficos no baixo.
Apesar de estar executando o jogo com a GeForce RTX 4060, não foi possível ativar o DLSS de Monster Hunter World, o jogo simplesmente desativou a opção e quando tentava ativá-la recebia a mensagem de que era necessária uma placa RTX.
Comparado com os resultados obtidos durante a review da GeForce RTX 3060, é possível notar uma melhora no desempenho do jogo, porém as mudanças entre os hardwares não é algo tão significativo ou que compense o investimento na nova placa da NVIDIA, para essa ocasião.
Fortnite
Passando para o próximo jogo, segui com o mesmo padrão de testes. Primeiro testei o jogo na resolução de 1080p com a predefinição de gráficos em “Baixo”. O jogo se manteve na média de 179 FPS, com a temperatura da placa não passando dos 45°C.
O teste seguinte foi com o jogo na resolução de 1080p com a predefinição de gráficos em “Épico”, nesse teste foi perceptível uma queda de FPS. O jogo se manteve na média de 35 FPS, com a temperatura da placa não passando de 58°C.
Já que o Fortnite também possui suporte a DLSS, decidi ativar a ferramenta nativa da linha NVIDIA RTX. Com a resolução de 1080p e predefinição de gráficos em “Épico”, ativei o DLSS na predefinição de “Balanceado”, para ter resultados tanto no desempenho do jogo quando em sua qualidade.
O jogo se manteve na média de 55 FPS e a temperatura da placa em 62°C. Se comparado aos resultados obtidos da RTX 3060, aqui é onde menos encontramos diferenças entre as placas de video da NVIDIA.
Testes Sintéticos
Indo um pouco além, para deleite daqueles que gostam de ranquear setups, realizei dois benchmarks, testes que comparam o desempenho de diferentes sistemas, realizando uma série de tarefas intensivas em termos de processamento.
Fire Strike
O primeiro benchmark foi o Fire Strike, que tem como foco o desempenho gráfico das placas de vídeo em jogos que usam a API DirectX11. Uma forma simples de se interpretar os resultados de testes como esse, é que quanto maior o número de pontos, melhor.
Time Spy
O segundo benchmark foi o Time Spy, o foco dele é semelhante ao Fire Strike, realizando testes para medir o desempenho da placa de vídeo, porem utilizando a API DirectX12.
Em ambos os testes tive resultados plausíveis, as duas pontuações foram bem próximas da melhor pontuação que o teste poderia alcançar. Infelizmente não temos as pontuações da GeForce RTX 3060, para fazermos o comparativo de alcance entre as duas placas de video.
Conclusão
A NVIDIA GeForce RTX 4060 da Zotac Gaming é uma placa com design premium e preço acessível. Embora esse produto tenha esgotado nas lojas, a NVIDIA recomendou a Gigabyte RTX 4060 que pode ser encontrada por R$2.999 na loja da Amazon.
Apesar de ter um design bem interessante e fazer parte da nova linha RTX 40, quando comparamos com a já conhecida RTX 3060, as melhorias no desempenho podem acabar não valendo a pena quando colocado em questão o valor dos dois hardwares. Mas caso você queira entrar nessa nova geração de placas de vídeo, a RTX 4060 é uma boa pedida, visto que dentre os outros modelos da linha ela é mais acessível.
Especificações
Marca | Zotac |
Modelo | RTX 4060 8GB Twin Edge OC White Edition |
GPU | GeForece RTX 4060 |
Interface de memória | 128-bit |
Capacidade | 8GB |
Tipo de memória | GDDR6 |
Conector de Energia | 4.0 X8 |
PSU Recomendada | 500W |
Portas | 3 x DisplayPort 1.4a 1 x HDMI 2.1a |
DirectX | 12 Ultimate |
Resolução Máxima e Taxa Máxima de Atualização | 4k a 120Hz ou 8K a 60Hz |
Resfriador | Air Cooled |
Peso | 1065,94 gramas |
Preço | R$2.700,00 (Amazon) |
Veja Também:
Revisado por Glauco Vital em 8/8/23.
Review: GeForce RTX 4060
Review: GeForce RTX 4060-
DESIGN10/10 Excelente
-
CONSTRUÇÃO9/10 Incrível
-
TECNOLOGIA8/10 Ótimo
-
DESEMPENHO7/10 Bom
-
ERGONOMIA8/10 Ótimo
-
CUSTOBENEFÍCIO5/10 Indiferente
Prós
- Design
- Não esquenta
- Não trava
Contras
- Preço
- Desempenho
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.