Índice
Montar um computador gamer é um sonho de muitos usuários. Rodar jogos melhor que muitos consoles e com configurações no talo se tornou parte fundamental do imaginário de entusiastas, e a NVIDIA sempre integra esses sonhos com suas GPUs. A série RTX 3000, em especial, parece se tornar um sonho ainda maior, já que por problemas de disponibilidade causados pela falta de chips por conta da pandemia, seu preço acabou sendo inflado. Sobre isso, avaliaremos hoje a NVIDIA GeForce RTX 3060, em especial a versão fabricada pela EVGA, a EVGA RTX 3060 XC Black.
Mas será que a série RTX 3000, em especial a RTX 3060, realmente vale toda a expectativa gerada ao redor dela? Confira o review do Showmetech para saber nosso veredito.
Design e tecnologias
Avaliamos a Nvidia GeForce RTX 3060 fabricada pela EVGA. O design da GPU em si não escapa muito do que estamos acostumados com placas da NVIDIA. A GeForce RTX 3060 conta com 2 ventiladores para controlar a temperatura, em sua extremidade esquerda conta com 2 entradas HDMI e uma Display Port, e seu conector fica na parte de baixo.
Nas tecnologias usadas na construção da placa, o foco principal é que mesmo ela sendo um modelo mais “inicial” da série RTX 3000, ela conta com 12GB de memória de vídeo, contra os 8GB comuns por exemplo no modelo anterior, a RTX 2060. O aumento da memória de vídeo se deu pelo novo chip gráfico, o GA106. Além disso, a placa é mais voltada para 1080p e QuadHD, embora também consigam gerar imagens em 4K, conforme visto nos testes abaixo.
O GA106 conta com 3584 núcleos, 112 Texture Mapping Units (TMU) e 48 Render Output Unit (ROU). Se comparado com a RTX 3060 Ti, versão mais potente da placa, é uma redução de 26% na quantidade de núcleos e TMU e de 40% para o ROU. Porém, o impacto acaba não sendo sentido pela memória GDDR6 de 15GB, que faz com que o transporte dos dados entre os componentes da placa seja eficiente e rápido para gerar os gráficos necessários.
O NVIDIA DLSS (Deep Learning Super Sampling) também está presente na RTX 3060. O DLSS é uma poderosa tecnologia compatível com placas de vídeo da empresa que, em jogos compatíveis, gera um ganho de até 85% de FPS. Vários jogos atualmente são compatíveis com a tecnologia. A RTX 3060, como indicado no nome, também conta com acesso a tecnologia de Ray Tracing, que faz efeitos de iluminação fantásticos nos jogos compatíveis.
Por fim, específico da EVGA RTX 3060 XC Black. , ela conta com um PCB mais curto, resfriamento de dois slots e um modo silencioso de ventilador de zero decibéis. Isso permite que a placa funcione também em uma grande variedade de form factors diferentes.
Testes de jogos
Como qualquer review de placa de vídeo, a parte principal são as benchmarks. Todos os testes da NVIDIA GeForce RTX 3060 aqui foram feitos em um computador com 8GB de RAM DDR4 e com o processador Intel 11170K de décima primeira geração. Para os testes, testamos Monster Hunter World, Metro Exodus, Call of Duty Warzone e Fortnite.
Monster Hunter World
O jogo da Capcom normalmente não conta com boa otimização, mas durante todo o uso com a GeForce RTX 3060 no PC de testes ele chegou a ficar com mais de 60 FPS com tranquilidade, e todas as configurações de qualidade no Ultra. Só em um momento bem específico, quando mais de dois monstros estavam brigando entre si, que os FPS desceram para menos de 60, ficando na média de 55, mas logo voltaram. Ele foi testado em 1920p. Monster Hunter World é compatível com a tecnologia DLSS da NVIDIA, mas na versão 1.1. Embora o boost dos FPS no jogo seja notável, ficando na casa dos 65, a imagem fica borrada, principalmente em momentos de ação. Na temperatura, a placa não passou dos 70 graus no jogo.
Metro Exodus
Metro Exodus surpreende sem o DLSS já. Em 1920p, tranquilamente com a RTX 3060 ele passou de 65FPS, comigo travando o v-sync para poder ficar fixo nos 60 FPS. Em momentos de tiro, os FPS não caem, e a experiência no Ultra é bem impressionante.
Já no 4K, a situação foi mais parecida com Monster Hunter World, mas com quedas de FPS constantes, principalmente em momentos de tiros, mas nunca indo abaixo dos 50 FPS. A RTX 3060 em geral não é recomendada para 4K, mas a performance dela nesse quesito impressionou. Com o DLSS ligado, em 1080p o jogo chegava a 80 FPS por segundo, enquanto em 4K ele ficou em 62 FPS. Durante a jogatina de Metro Exodus, a placa chegou aos 75 graus, o que fez eu ativar a potência máxima de seus ventiladores.
Call of Duty Warzone
Call of Duty Warzone, com todas as configurações no Ultra, ficou na média de 60 FPS, com a maior queda sendo para 58. Considerando que é um jogo multiplayer online com muitos jogadores na tela ao mesmo tempo, a performance foi boa e dentro do esperado, embora nada monstruosa. Em 4K, os FPS caem para 45, a maior queda dos testes realizados. O Ray Tracing ligado em 1920p também derruba os FPS, mesmo que o jogo seja compatível com o DLSS. A média, em geral no PC de testes, foi de 45 FPS. A temperatura foi 69 graus.
Fortnite
Mesmo compatível com o DLSS, Fortnite já surpreende com ele desligado, passando dos 100FPS com tranquilidade, e em 1440p chegando aos 70 FPS. Com o DLSS ligado, o resultado também impressiona, com ambas as situações passando dos 100 FPS, e em 1080p beirando os 200 FPS. A temperatura ficou entre 65 e 70 graus, em média.
Conclusão
A NVIDIA EVGA GeForce RTX 3060 XC Black é uma placa de vídeo com recursos premium e mais acessível do que as outras. Embora no Brasil esteja chegando na casa dos oito mil reais — R$7.817 na Americanas — ela ainda é a mais acessível da série RTX 30 da NVIDIA. É uma situação complicada ser um jogador de PC no país, mas caso a oportunidade chegue, a RTX 3060 já apresenta uma performance fantástica e que irá sustentar o jogador durante anos com tranquilidade. É importante notar porém que a versão da EVGA esquenta um pouco mais do que de outras fabricantes.
Especificações técnicas
EVGA RTX 3060 XC Black
Modelo da Placa | EVGA Rtx 3060 XC Black |
CHIP | Ampere GA106-300 |
Fabricação | 8 nm |
Clock da GPU | 1320 MHz |
Clock (Turbo) | 1777 MHz |
VRAM | 12 GB GDDR6 |
Barramento da VRAM | 192 bits |
Clock das memórias | 1875 MHz |
Largura de banda | 360 GB/s |
CUDA Cores | 3584 |
Preço | R$7.817 na Americanas |
Para mais novidades de GPU, como o lançamento da RTX 3080 TI, fique de olho no Showmetech.
boa noite conmprei um laptop com uma RTX 3060 da Dell ( Nvidea ) preciso que ela envie sinal de 1080i para uma placa da Blackmagic Atem Television studio . Este swift so trabalha com 1080i (entrelacado ) . J atentei todas aspossibilidades de meu conhecimento e nada ! Consegui quase todas as configurações mas semprte em 1080P( progressivo) . Tem como eu conseguir isso ?