Índice
Quanto você pagaria para ter alta performance? O Showmetech teve a oportunidade de testar o mais recente ROG Strix Scar 18, notebook gamer que foi lançado hoje no Brasil com especificações parrudas para jogadores. Sua tela de 18 polegadas por si só já chama bastante atenção, mas há outros detalhes que fazem diferença no dia a dia. Confira nossa análise completa agora mesmo.
Design e construção
Começarei este review dizendo que a primeira impressão que tive ao receber este modelo é que ele é bem… parrudo. Mais focado em entregar uma boa experiência para seu usuário, fica claro que este notebook de alto desempenho da ASUS não vai lhe entregar mobilidade. Explicando: o ROG Strix Scar 18, além de ter uma grande tela de 18 polegadas, pesa expressivos 3,1 kg. Ele até pode ser levado de um lado para outro, mas não com a conveniência dos modelos menores.
O notebook também tem uma espessura de 46 centímetros quando está fechado, além de ter uma carcaça toda em preto. A tampa tem a logo iluminada da linha Republic of Gamers (ROG) da ASUS que é sincronizada conforme a cor do teclado.
E não há como negar que ele também chama atenção por onde passa: além da iluminação na tampa e no teclado, suas bordas contam com a mesma iluminação RGB que dão aquele toque especial. Eu gostei bastante do tamanho do touchpad, que não é nada singelo e permite uso por quem tem mãos grandes.
Outra diferença que percebi é que os alto-falantes estão localizados na parte interna do notebook, próximo ao teclado no formato ABNT 2, que, particularmente, estou acostumado a usar devido a meu notebook ter este mesmo padrão. Caso não esteja acostumado, será necessário usar as teclas Alt para usar alguns símbolos especiais como ponto de interrogação e a barra, mas esta adaptação acontece logo nas primeiras horas de uso.
Levando em consideração que este é um notebook para quem gosta de jogar, eu não diria que as teclas de controle de mídia fizeram falta, mas seriam uma boa conveniência no ROG Strix Scar 18. Seria muito mais fácil passar, pausar ou voltar uma música com o apertar de um botão do que ter que pausar seu jogo e abrir o aplicativo de música.
Entretanto, há cinco teclas que dão uma força e servem para: aumentar o volume, abaixar o volume, mutar o microfone, mudar o modo de funcionamento das ventoinhas e também abrir o aplicativo Armoury Create para ter acesso a dados de desempenho.
O material escolhido para a parte interna do notebook de alto de desempenho da ASUS é bem resistente e há uma camada emborrachada que deve evitar o desgaste. Dito isso, podemos afirmar que o modelo tem um design parrudo em todos os sentidos, então, de fato, se você busca por um notebook para ser levado de um lado para o outro, lembre-se do peso acima dos notebooks mais simples.
Conectividade e portas
Aqui, temos uma dupla de cada: há duas portas USB-A no lado direito e mais duas portas USB-C (uma delas atende ao padrão Thunderbolt 4 para carregamento da bateria e transmissão de vídeo).
O jogo de portas também inclui uma entrada P2 de 3,5 milímetros para fone de ouvido, uma porta HDMI 2.1 e mais uma Ethernet 2.5G LAN port (10/100/1000/2500 Mbps). Temos um pouco de cada aqui e eu gosto de notebooks que possuem no mínimo duas portas USB-A, pois tenho um mouse que por si só usaria uma delas.
Por ser um modelo voltado para o mercado premium, temos o melhor da conectividade: o ASUS ROG Strix Scar 18 tem suporte para se conectar com redes Wi-Fi 6E e uma antena Bluetooth 5.3 para se conectar com dispositivos sem fio dos mais diversos tipos.
Em minha casa, tenho um ponto de internet de 5 GHz que funcionou muito bem com o notebook, então não há nada de negativo para comentar sobre as portas e conectividade deste modelo. Meu fone de ouvido sem fio também se conectou automaticamente assim que o notebook era ligado e ambos estavam prontos para trabalhar.
Câmera
Comento há um tempo nas análises de notebooks que as empresas que fabricam estes aparelhos deixaram de dar muita importância para as câmeras. Por mais que seja um notebook de alto de desempenho, a câmera do ROG Strix Scar 18 é bastante simples: ela tira fotos em até 0,9 MP e grava vídeos e exibe sua imagem em videochamadas em HD (720p). Confira esta selfie tirada durante o dia:
Não há como dizer que há uma experiência ruim durante o dia com o apoio da iluminação ou da tarde, mas haverá ruídos quando você estiver em uma videochamada durante a noite. Existem alguns serviços de videoconferência com inteligência artificial como Google Meet ou Zoom que até podem dar uma aprimorada, entregando foco automático e fundo desfocado, mas não tem como fazer muita coisa se a lente presente também não é de alta qualidade.
Senti falta de um software de aprimoramento de imagem da ASUS ou até mesmo uma lente com qualidade 2K. Não houve mudanças na lente do modelo de 2023 e de 2024, então quem sabe uma câmera com maior qualidade chegue na versão de 2025 — mas eu não teria tanta esperança.
Tela e som
O display de 18 polegadas do tipo MiniLED com suporte para HDR é ideal para quem gosta de jogar, assistir conteúdos e até mesmo trabalhar. Por aqui, há a resolução 2.5K (2560 x 1600, WQXGA) com taxa de atualização de 240 Hz que permitirá que você veja as informações em alta qualidade. O tempo de resposta é de 3 milissegundos e ele também conta com certificação Pantone e 100% DCI-P3 para exibir cores sem variações.
A mesma tela também tem uma camada antirreflexo que ajuda a usar o modelo mesmo ao ar livre. Além disso, outro grande acerto está no pico de brilho de 1.100 nits e o suporte para Dolby Vision, que adapta a imagem conforme o que está sendo exibido. Quando chegava a parte de noite, eu precisei abaixar o brilho para não prejudicar a visão. Ao escolher trabalhar ao ar livre, não precisei colocar o nível no máximo para ver as imagens.
A resolução 2K é incrível: jogos como Destiny 2, Death Stranding e Fortnite puderam ser aproveitados com ótima qualidade visual e com os gráficos em configuração máxima. Sou uma pessoa que mais assiste conteúdos no celular do que no computador, mas gostei bastante de assistir vídeos na grande tela de 18 polegadas que é bem imersiva.
O som do ROG Strix Scar 18 faz o seu trabalho de preencher o ambiente por completo, mesmo quando estava apenas na metade de sua potência. Este notebook também tem suporte para Dolby Atmos para dar aquela impressão, alinhados com o recurso Hi-Res que coloca as vozes e instrumentos em uma qualidade incrível.
Por fim, há dois microfones que fazem o trabalho de redução de ruído via inteligência artificial e deixam as chamadas com total clareza para quem está do outro lado da tela. A gravação de som por aqui foi bem assertiva, mas acredito que um aplicativo dedicado da ASUS ou alguma empresa de áudio deixaria a experiência mais completa.
Bateria
A bateria dos notebooks gamers é focada apenas para ser um acessório complementar do que de fato ser a única fonte de alimentação. Com o ROG Strix Scar 18, consegui ter um uso médio de 3h30 no modo de alto desempenho ao usá-lo para trabalho, ouvir música e realizar instalações de jogos durante o primeiro ciclo de uso.
O aplicativo Armoury Create da ASUS permite que você selecione modos para maior duração da bateria. Há quatro opções:
- Ultimate: desempenho máximo e alto uso de energia
- Stardard: desempenho equilibrado entre performance e uso de energia;
- Modo Eco: desempenho em jogos reduzido para melhor duração da bateria;
- Otimizado: troca automática entre o Modo Eco e o Modo UItimate, que se atualiza conforme uso no dia a dia.
No Modo Eco, ao jogar Fortnite, consegui atingir 4h30 ao usar os gráficos na configuração mínima. O carregamento por meio da fonte enviada na caixa durou 1h30, mas eu recomendo fortemente que, pelo bem da bateria do modelo, você apenas faça o uso com ele conectado na tomada.
Dentro do aplicativo MyASUS, há uma configuração de proteção da bateria que evita que a porcentagem completa seja atingida, ficando “travada ” em 80%, prolongando sua vida útil. Dessa forma, você pode fazer o uso na tomada sem se preocupar com a bateria e ainda aproveitar o máximo de desempenho que o processador e a placa de vídeo entregam.
Ruído, aquecimento e iluminação
Ao jogar, é claro que você vai ouvir o barulho das ventoinhas trabalhando, mas vale a pena lembrar que há um modo silencioso que permite fazer o trabalho concentrado sem problemas. Durante o uso por uma semana, mesmo jogando e trabalhando por 12 horas diárias, não percebi um aquecimento que trouxesse problemas no uso.
A iluminação, presente no teclado, tampa e bordas do ROG Strix Scar 18, podem ser controladas pelo aplicativo Armoury Create, por meio de 13 modos. Todos podem ser alternados em menos de 05 segundos e na hora de jogar, vale a pena deixar um deles ativado para ter maior imersão.
Você também pode optar por criar um modo de uso só seu por meio do plugin Aura Create, que permite a combinação dos modos existentes. É uma aplicação legal de se brincar e eu usaria um modo diferente para cada jogo.
Sistema
Este notebook de alto desempenho da ASUS chega ao Brasil com o Windows 11 Pro de 2024 e deve receber as próximas gerações do sistema operacional da Microsoft assim que estiverem disponíveis. Também consegui fazer o uso da inteligência artificial Copilot de forma integrada ao sistema, sem problemas.
A ASUS tem o aplicativo GlideX que permite que a tela de seu smartphone seja espelhada na tela de 18 polegadas. O uso é bem simples: basta fazer o download em seu celular com Android ou iOS e escanear o QR Code.
Funcionando sem fio, o GlideX funciona bem e traz aquele dinamismo que profissionais que trabalham com vários dispositivos ao mesmo tempo. Além do espelhamento de tela, ele consegue realizar:
- Transferência de arquivos;
- Atender chamadas;
- Uso da câmera do celular ou tablet como webcam;
- Streaming de aplicativo.
Outro aplicativo interessante é o MyASUS, que permite o cuidado da saúde da bateria do notebook, além de também dar autonomia para que você fale com o time de atendimento da empresa, se necessário. E há uma funcionalidade que permite transferir os dados salvos em um outro notebook ou computador ASUS, por meio do login da mesma conta que usava no aparelho antigo.
Para quem gosta de números: há um SSD PCIe 4.0 do tipo NVMe de 2 TB para salvar todos os arquivos, além de mais 32 GB de RAM do tipo DDR5-5600. A ASUS informa que o notebook tem capacidade máxima para funcionar com até 64 GB de RAM caso os donos tenham a vontade de fazer o upgrade. Mas a configuração de fábrica é incrível até mesmo para usuários que buscam alto desempenho.
Desempenho em jogos
O ROG Strix Scar 18 é equipado com o processador Intel Core i9-14900HX que alcança velocidade máxima de clock de 5,8 GHz e mais uma placa de vídeo GeForce RTX 4090 com 16GB do tipo GDDR6. Fiz o teste com Fortnite com os gráficos no máximo e não tive problemas em nenhuma das dez partidas que tentei jogar (não significa que ganhei).
Indo para um título mais pesado, também me aventurei em partidas de Destiny 2 para ver o quão longe o ROG Strix Scar 18 conseguia ir. Não tive problemas que impediram o carregamento ou progresso das partidas.
O modelo também se saiu bem em Death Stranding, apesar que neste caso as ventoinhas trabalharam bastante para colocar o ar quente para fora. O barulho das ventoinhas não é exatamente um problema, levando em consideração o ganho de desempenho.
Um detalhe interessante é que os compradores deste modelo ganham três meses de assinatura no Xbox Game Pass, evitando a compra de qualquer jogo após a ativação. Mas você ainda precisará cadastrar um cartão de crédito para ativar o benefício.
Testes sintéticos
Finalizando a análise, colocamos os softwares PC Mark10 e Cinebench R23 para pontuar o uso do processador e placa de vídeo em diversas ocasiões. Todos os testes abaixo foram realizados com o notebook conectado à tomada para que o desempenho não fosse afetado.
PC Mark10
Focado em colocar o processador à prova em diversas situações, o PCMark 10 é uma opção paga que oferece um teste grátis, por meio da versão de demo que pode ser baixada na Steam de forma gratuita. Na prática, o software analisou a navegação de internet, videochamadas e até mesmo a reprodução e renderização de vídeos. Confira a pontuação de 7.299 pontos:
Sobre o uso na prática, eu realmente não tive problemas de travamentos que impedissem a entrega de todas as minhas demandas. O processador, unificado ao SSD, conseguiu dar bastante conta do recado. Para comparação, o ROG Zephyrus M16 de 2022 conseguiu 4.782 pontos (um modelo que também parte do mercado gamer).
Cinebench R23
Esta opção é mais focada em colocar a placa de vídeo para trabalhar em sua potência máxima para que, por meio de pontos, o usuário saiba se notebook aguentaria alta demanda, que nem sempre vale só para jogos. Esta foi a pontuação da GeForce RTX 4090 no ROG Strix Scar 18:
Como disse anteriormente, os gráficos foram outros elementos que não me deram problemas durante nenhuma parte dos dez dias que fiquei com este notebook. É uma opção interessante para quem quer jogar e até mesmo trabalhar de praticamente qualquer lugar que tenha internet. O ROG Zephyrus M16 de 2022 conseguiu 16.128 pontos em CPU multi core.
Conclusão
Chego ao final deste review com o pensamento de que o ROG Strix Scar 18 é um dos notebooks mais completos à venda no Brasil. Ele tem uma tela de alta qualidade, performance e qualidade gráfica incrível, além de armazenamento de 2 TB e mais 32 GB de RAM para rodar jogos e aplicativos sem travamentos.
Mas seu preço inicial de mercado pode ser alto demais até mesmo para quem pode e está disposto a investir em um notebook de alto desempenho da ASUS: o modelo que testamos pode ser comprado por R$ 32.999,00. É um preço alto? Com toda certeza, porém entenda que você terá um notebook com os componentes de ponta, que durará por anos e com certeza receberá as principais atualizações de sistema operacional assim que estiverem disponíveis.
Especificações técnicas
Modelo | ROG Strix Scar 18 |
Processador e gráficos | Intel Core i9-14900HX 2.2 GHz (36MB Cache, up to 5.8 GHz, 24 cores, 32 threads) Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090 com 16GB do tipo GDDR6 ROG Boost: 2090MHz a até 175W (2040MHz Boost Clock+50MHz OC, 150W+25W Dynamic Boost) |
Memória | 32 GB DDR5-5600 SO-DIMM Capacidade Máxima de 64GB de RAM Suporte para canal de memória dupla |
Armazenamento | 1TB + 1TB PCIe 4.0 NVMe M.2 Performance SSD (RAID 0) |
Sistema | Windows 11 Home |
Tela | 18 polegadas Tipo: Mini LED Resolução: 2K (2560×1600) Tela antirreflexo Taxa de atualização: 165 Hz Tempo de resposta: 3 milissegundos Pantone Validated MUX Switch NVIDIA Advanced Optimus Suporte para Dolby Vision |
Webcam | 720P HD |
Conectividade | Wi-Fi 6E(802.11ax) (Triple band) 2*2 Bluetooth 5.3 |
Portas | 1x entrada para fones de ouvido de 3.5 mm; 1x HDMI 2.0; 1x RJ45 LAN port; 2x USB 3.2 Gen 2 Type-A; 1x USB 3.2 Gen 2 Type-C DisplayPort e power delivery (10 Gigabits por segundo de transferência); 1x Thunderbolt 4 que suporta DisplayPort e power delivery. |
Áudio | Tecnologia de Amplificação Inteligente Áudio via Dolby Atmos AI noise-canceling technology Hi-Res certification Microfone de feixe embutido 4-speaker system with Smart Amplifier Technology |
Bateria | 90 WHrs, 4S1P, Lítio-ion de 4 células Adaptador de 330W |
Peso e dimensões | 35.5 x 24.3 x 1.99 ~ 1.99 cm 3,10 kg |
Preço | R$ 32.999,00 |
Disponibilidade no Brasil | A partir de 03 de abril de 2024 |
Veja também
ASUS lança linha ROG Strix 2024 com notebooks gamers com CPU Intel de 14ª geração no Brasil
Revisado por Glauco Vital em 3/4/24.
ROG Strix Scar 18
ROG Strix Scar 18-
Design e construção10/10 Excelente
-
Conectividade e portas10/10 Excelente
-
Câmera5/10 Indiferente
-
Tela e som10/10 Excelente
-
Bateria8/10 Ótimo
-
Ruído, aquecimento e iluminação10/10 Excelente
-
Sistema10/10 Excelente
-
Desempenho em jogos10/10 Excelente
Prós
- Tela com ótimo pico de brilho
- Processador de alto desempenho
- Placa de vídeo de alto desempenho
- Sistema RGB configurável
Contras
- Ventiladores podem fazer a mão suar após um tempo
- Bateria poderia durar por mais de 03 horas
- Fonte de alimentação é grande para transporte
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.