Já não é novidade que alguns fabricantes de smartphones estão investindo em modelos de carregador sem fio. Esta opção para recarregar a bateria se dá através de um campo magnético criado entre uma bobina transmissora, na base de carregador, e uma receptora, no aparelho.
Alguns aparelhos compatíveis com a tecnologia de carregamento sem fio já foram e estão sendo lançados, mas poucos são vendidos oficialmente no Brasil. No primeiro semestre deste ano, a Nokia lançou então o carregador DT-900, compatível com os modelos Lumia 920 e Lumia 820. Recebemos o carregador para ser testado com o Lumia 820, junto com uma tampa traseira, necessária para o carregamento sem fios.
Então começamos daí: a tampa traseira do aparelho que recebemos para testes, na cor branca, teve de ser substituída por outra, na cor azul, para possibilitar o carregamento wireless. O aparelho Lumia 920 não necessita dessa troca, a bobina responsável pelo carregamento por indução já está dentro do aparelho.
A ideia é que a base carregadora fique sobre uma superfície, ligada à tomada, e que você simplesmente coloque o celular sobre ela para que o carregamento se inicie. Uma desvantagem que notamos na base carregadora é o tamanho do adaptador que liga a base à tomada. Quem utiliza tomadas duplas ou filtros de linha, acaba tendo dificuldades para utilizar outros aparelhos na tomada ao lado, uma vez que o adaptador do carregador da Nokia ocupa bastante espaço.
Agora que já ligamos a base à tomada e trocamos a tampa traseira do Lumia 820, vamos ao que interessa. Assim que colocamos o aparelho sobre a base, a carga começa e não há interrupções enquanto o aparelho não é retirado. Não é necessário nem mesmo ajeitar o aparelho exatamente no meio da base, pois o carregamento é possível em qualquer posição, desde que a parte traseira do celular esteja em contato com a base carregadora.
O carregamento sem fio acabou não sendo tão demorado quanto eu esperava, uma vez que quando utilizamos carregadores tradicionais podemos utilizar o aparelho sem desconectar o carregador, o que não é possível com o wireless charger.
Com a bateria em 4%, coloquei o aparelho sobre a base e, retirando-o por poucos segundos por três ou quatro vezes, a bateria foi totalmente carregada em cerca de três horas. Com o carregador tradicional, o tempo de carregamento partindo dos mesmos 4% foi de pouco menos de duas horas. O teste foi repetido algumas vezes e os tempos de carregamento foram sempre bem próximos.
O uso do DT-900 com outros aparelhos e de outros carregadores no Lumia 820 e no Lumia 920
Embora a tecnologia utilizada pela Nokia seja a mesma utilizada por outros fabricantes e, portanto, compatível com outros smartphones que suportem o carregador sem fio, nem sempre é possível carregar outro aparelho nessa base ou utilizar outra base para carregar os modelos na Nokia. Isso acontece por conta do formato e posição dos componentes que permitem o carregamento na base e no celular, que podem ser incompatíveis.
Fiz o teste com o LG Nexus 4 e o resultado não foi satisfatório. O aparelho reconhecia o carregador mas o processo de carregamento não ocorria efetivamente. Quando colocado sobre a base, a tela do aparelho acendia, indicando o início do carregamento, mas em segundos acendia novamente como se o carregador tivesse sido desconectado. Em seguida, a base era reconhecida novamente e novamente a carga era interrompida e isso se repetia enquanto o aparelho estivesse sobre a base (ou até a bateria se esgotar). Como o intervalo entre o início e interrupção da carga era muito pequeno (no máximo dois ou três segundos), além do tempo em que ocorria o carregamento não ser suficiente para carregar a bateria, gastava-se bateria com os avisos de conexão e desconexão do carregador.
Onde encontrar e quanto custa?
Atualmente, tanto a capa quanto a base encontram-se esgotados na loja virtual da Nokia. Visitamos a loja da marca no Shopping Eldorado, em São Paulo, e encontramos a base carregadora na cor preta e as tampas traseiras nas cores branca e vermelha. Vale destacar que tanto as tampas para o Lumia 820 quanto as bases carregadoras são fabricadas em várias cores, mas somente as versões pretas aparecem na loja da Nokia.
O preço oficial da base carregadora é R$ 199,00, a tampa traseira sai por R$ 69,00.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.