Índice
O Motorola One Action é o terceiro aparelho da bem-sucedida linha One da Motorola. O smartphone possui todas as belas características do One Vision, como processamento e a tela em proporção de cinema. Contudo, ele possui um grande diferencial: o One Action é o primeiro smartphone do mercado a possuir uma câmera de ação em seu conjunto, permitindo ao usuário gravar vídeos na horizontal com o smartphone na vertical em um ângulo de filmagem muito próximo de uma GoPro.
Será que a nova função da câmera de ação justifica a compra do smartphone ou o upgrade do atual One Vision? Você confere agora na nossa análise completa.
Design e Tela
O Motorola One Action permanece com todas as características que fizeram o One Vision ser um sucesso. A tela IPS LCD de 6,3 polegadas com proporção 21:9 deixa o smartphone com uma aparência mais estreita que os demais modelos no mercado, o que pode causar uma certa estranheza em primeiro contato, mas prova ser uma escolha certeira da empresa.
A exibição de conteúdo multimídia no One Action que já possuem a proporção nativa em 21:9 são perfeitos. A ausência de barras pretas passa a sensação de maior imersão no que está sendo assistido, tudo isso com cores muito bem definidas e um brilho intenso.
Assim como a linha Galaxy S10 e sua tela Infinity-O, o Motorola One Action traz a câmera frontal em um círculo preto na parte superior esquerda da tela. Esse conceito de design agrada e não incomoda na hora de consumir certos conteúdos e aplicativos. Claro, alguns apps não vieram preparados para esse design, então esse buraco pode ficar por cima de elementos importantes em algumas ocasiões.
O acabamento do smartphone é de vidro com uma cor muito bonita. O azul com tons em marrom deixam o One Action com aparência bem premium. O smartphone acompanha uma capa transparente para ajudar a preservar a traseira de possíveis arranhões dos mais desastrados, sem que a sua linda cor fique escondida.
As câmeras ficam posicionadas de forma vertical na traseira. Há uma protuberância que ao usar o smartphone sem a capa protetora faz as câmeras encostarem na superfície, algo típico de smartphones mais recentes.
O One Action, mesmo sendo grande em seu comprimento, é bem ergonômico e leve, pesando apenas 181g. Manuseá-lo com uma mão é uma experiência bem satisfatória, tanto para acessar conteúdos na tela como alcançar o leitor de digitais perfeitamente posicionado na parte traseira.
O smartphone possui poucos botões em sua construção, sendo o botão de volume e liga/desliga na lateral direita e uma gaveta de chip e micro SD na lateral esquerda; na parte superior, a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido e um microfone para redução de ruído; e por fim, na parte inferior, temos um microfone, entrada USB-C e o alto-falante mono.
Processamento
O Motorola One Action vem equipado com o processador Exynos 9609 da Samsung, aliado à uma GPU Mali-G72 MP3 de três núcleos, 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno expansível via micro SD de até 512 GB.
Como no One Vision, o One Action possui um dos melhores desempenhos dentre os smartphones intermediários disponíveis no mercado. Para os amantes de games, a escolha desse modelo será certeira, pois entrega alta performance à um custo relativamente baixo.
Jogos como PUBG e Free Fire rodam em suas configurações altas sem engasgos e travamentos. Outros títulos mais exigentes como Asphalt 9 e Mortal Kombat 10 puderam ser jogados em suas configurações mais altas com leves quedas de FPS, o que é impressionante para um smartphone intermediário.
Para a utilização diária, o One Action se destaca de forma positiva na hora de realizar transições entre aplicativos de forma rápida e fluida. O smartphone em nenhum momento travou ou engasgou durante a utilização de aplicativos de e-mail, redes sociais, streaming e edição de fotos, mostrando a ótima otimização realizada no sistema Android One.
Câmeras
O Motorola One Action possui seu grande diferencial no conjunto de câmeras, sendo o primeiro smartphone do mercado à integrar uma câmera de ação para gravações no estilo GoPro.
A grande sacada é a função de utilizar essa câmera para gravar vídeos na horizontal segurando o celular na vertical, facilitando a vida dos usuários. A função é super bem-vinda e poderia se tornar um recurso padrão para softwares de câmeras daqui para frente.
A câmera de ação possui 16 MP com abertura f/2.2 e lente ultra wide de 117°. As gravações são bem satisfatórias no que se propõe, a estabilização eletrônica faz um bom trabalho, mas cria umas certas ondas nos cantos da filmagem que incomodam um pouco.
Uma característica bem confusa sobre a utilização dessa câmera é a impossibilidade de tirar fotos à partir dela. Sendo que o usuário pode tirar fotos enquanto está gravando, mostrando que isso é somente um empecilho do software e seria muito interessante a Motorola liberar essa função em um futuro próximo.
Contudo, a implementação da câmera de ação fez a câmera principal perder uma qualidade considerável em relação ao One Vision.
Os 48 MP da tecnologia Quad-Pixel presentes no modelo anterior deram espaço aos 12 MP com abertura f/1.8 com lente wide. A falta da tecnologia Quad-pixel é bem notável aqui, as fotos não saem com tanta definição e qualidade como no One Vision. Os cliques são satisfatórios em ambientes com bastante luz, mas em locais mais fechados, a incidência de ruído é muito notável por conta da falta do modo noturno. O software até tenta ajudar aplicando uns tratamentos ao clique, mas isso faz a foto ficar meio borrada e artificial.
Já a terceira câmera é um sensor de profundidade e possui 5 MP. Os efeitos são bem satisfatórios e criam efeitos bokeh, a câmera identifica o ponto alvo com bastante qualidade e as bordas em volta do usuário são mínimas.
A câmera de selfie teve sua qualidade levemente reduzida e agora possui 12 MP com abertura f/2.0. Mesmo assim, os resultados são bem satisfatórios e próximos aos obtidos no One Vision.
Som e bateria
O Motorola One Action possui um som de qualidade, mesmo possuindo somente uma entrada mono na parte inferior do aparelho. O som possui peso e boa definição, perfeito para ver um vídeo no YouTube e até ouvir aquela música de forma mais despretensiosa.
O smartphone também vem equipado com o Dolby Atmos, tecnologia que dá uma polida no som para trazer mais definição e brilho.
Falando em áudio, os fones que acompanham o One Action são muito bons ,possuindo uma boa incidência de graves, médios e agudos bem definidos. Aliando essa qualidade ao Dolby Atmos, a experiência é muito satisfatória tanto para ouvir música quanto para assistir filmes e séries.
A bateria do One Action possui 3.500 mAh com suporte ao carregamento rápido de 17w. A autonomia da bateria é muito boa, o usuário pode utilizar o smartphone para internet, jogos e tela ligada durante todo o dia e chegará em casa com carga sobrando.
Sistema Android One
O Android One que está presente no One Action é uma versão mais pura do Android 9.0 Pie. O sistema é bem leve, rápido e fluido, mas peca bastante no quesito customização.
É impossível retirar alguns widgets da tela inicial como a barra de pesquisa do google na parte inferior da tela. Para o usuário que gosta de uma tela inicial mais limpa, isso pode ser um grande incômodo. Aliás, o sistema também não inclui o modo noturno (dark mode) e nenhum modo para esconder aplicativos ou personalizar a grade. A utilização de um launcher aqui é bem-vinda para aqueles que procuram um smartphone com a sua cara.
Entretanto, os usuários que escolherem o One Action podem ficar tranquilos em questão de atualização do sistema. A Motorola informou que o smartphone está pronto para receber atualizações do Android dentro de um período de 3 anos.
Conclusão
O Motorola One Action pega tudo o que deu certo no One Vision e adiciona uma incrível câmera de ação ao conjunto. Uma sacada ótima da empresa que pode se tornar uma tendência num futuro próximo.
Contudo, para os usuários que não irão utilizar o recurso, o resultado final pode ser um pouco decepcionante, já que as outras câmeras precisaram passar por uma redução em sua qualidade para comportar a nova tecnologia.
Para o usuário que possui o One Vision e se vê tentado em adquirir o One Action, o recomendado é se manter no atual. Já que somente o conjunto de câmeras foram alterados, o hardware e software são exatamente iguais de seu irmão mais velho.
Com preços sugerido de R$ 1.699, o One Action é uma boa pedida para aqueles que estão atrás de um smartphone intermediário com grandes inovações e com qualidade superior aos demais concorrentes.
Especificações do Motorola One Action
Tela | Touchscreen LTPS IPS LCD de 6,3 polegadas 16 milhões de cores 1080 x 2520 pixels 432ppi Aspecto 21:9 |
Processador | Exynos 9609 com oito núcleos (2.2 GHz ) GPU Mali-G72 MP3 |
RAM | 4GB |
Armazenamento | 128 GB (expansível via cartão microSD de até 1TB) |
Câmera (traseira) | 12 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1.25µm, PDAF 16 MP, f/2.2, 14mm (ultrawide), câmera dedicada para vídeos (1080p) 5 MP, sensor de profundidade |
Câmera (frontal) | 12 MP, 26mm (wide), f/2.0, 1.25µm HDR 1080p@30FPS |
Conectividade | USB 2.0, Type-C, Dual SIM com 4 Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band), Bluetooth 5.0 (com A2DP, LE, EDR) GPS, A-GPS, GLONASS, GALILEO, BDS NFC e Rádio FM |
Portas | Conexão de 3,5 mm para fones de ouvido; USB-C |
Bateria | Li-Ion com 3.500mAh, carregamento rápido 17W |
Dimensões | 160.1 x 71.2 x 8.7 mm |
Peso | 176 gramas |
Cores | Azul Denim, Branco |
OS | Android 9.0 Pie |
Sensores | Acelerômetro, giroscópio, proximidade, leitor de impressão digital (traseiro) |
Preço | R$ 1699,00 |
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.