Índice
Anunciado como uma das apostas da empresa para o mercado de smartphones premium, o Motorola Edge 40 foi anunciado para o Brasil com especificações semelhantes ao Motorola Edge 30, mas pode ser considerado uma versão mais completa que também conta com proteção contra água e poeira.
Mais do que isso, ele consegue sair bem em tudo o que se propõe, com boas câmeras que bebem da fonte da inteligência artificial, bateria para todo um dia e processador que roda tudo o que você precisar. Confira nossa experiência de uso agora mesmo.
Design
Dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? E aqui, afirmamos que o Edge 40 não desaponta. Lançado no Brasil em três cores, o Showmetech recebeu a variante preta, mas as cores verde e magenta (um tom de vermelho-escuro) também são bem bonitas.
Além das bordas arredondadas que facilitam o uso no dia a dia, o acabamento da traseira em couro também permite um uso bastante assertivo. Particularmente, gosto bastante de celulares com tela grande por ser uma pessoa que não apenas passa boa parte do tempo nas redes sociais, mas também durante a noite, gosta de assistir algum conteúdo antes de ir dormir.
O Motorola Edge 40 tem apenas três botões: dois de volume e um para ligar e desligar a tela. Todos eles ficam no lado direito. Há um sensor de impressão de digital sob a tela e, como segue o padrão de smartphones premium atuais, não a entrada para fone de ouvido.
Fiquei um pouco decepcionado que a Motorola não enviou um adaptador na caixa do aparelho, o que obriga o cliente a fazer esta compra separada. Não é nenhum investimento absurdo, mas se você compra um modelo que tem preço sugerido de mais de R$ 3 mil, isso poderia ser colocado na caixa.
Em sua parte visual, o Motorola Edge 40 consegue entregar uma ótima primeira impressão. A conexão USB-C pode ser utilizada para carregamento, duplicar a tela e também para áudio. Faltaram acessórios, mas nada que você não possa fazer a comprar por fora. Eu recomendo que, além do adaptador de fone de ouvido (ou fone de ouvido tradicional), também compre uma capinha transparente para manter o visual elegante protegido.
Tela
Fiquei bastante impressionado com a tela do Motorola Edge 40, não apenas pelo fato de que ela é grande da forma que eu gosto, mas também por sua ótima imagem. Isso se dá pela resolução FHD+ (2400 x 1080) que pode ser boa aproveitada apenas no uso de redes sociais, mas também no YouTube e Netflix. Infelizmente, ela não é perfeita e registra marcas de dedo.
O uso ao ar livre foi bastante assertivo e consegui ver as informações mesmo em ambientes sem sombra. Eu gosto bastante de usar aplicativos em modo escuro, o que deixa a tela com a possibilidade de se tornar um verdadeiro espelho. Mas o painel do tipo P-OLED fez seu bom trabalho aqui e conseguiu entregar uma boa experiência de uso.
É claro que a tela conseguirá exibir imagens e vídeos com alta qualidade em locais com ambiente fechados, mas quando há uma maior luz natural, ela também consegue se sair bem. O pico de brilho foi um grande acerto aqui e claro que o tipo de painel ajuda bastante para isso. O Motorola Edge 40 tem um sensor de luz ambiente que funciona muito bem e faz a alteração do brilho de forma automática, para que você tenha uma ótima experiência visual, independente de onde esteja.
Bateria
Ao lado das câmeras, este é o grande acerto do Motorola Edge 40. Sua bateria consegue durar por boa parte do dia e, no caso de alguns usuários, pode até passar disso. Durante os dias que fiquei com o aparelho, ele demorou para de fato chegar até o fim da bateria e eu tive que passar mais tempo do que deveria nas redes sociais. Mas tudo pela ciência, né?
Eu consegui atingir um tempo de tela de 8h32 durante todo um dia, pegando o smartphone às 09h e colocando ela na tomada às 02h na madrugada do outro dia.
Vale lembrar que na caixa, há um carregador com fonte de 68W que conseguiu recarregar a bateria em 47 minutos. A Motorola cumpriu a promessa de entregar 50% da capacidade em apenas 15 minutos, sem que a duração fosse tão baixa. A capacidade deste componente é de 4440 mAh. Não parece ser muito, mas o processador escolhido pela empresa consegue fazer um bom gerenciamento de energia para que o smartphone premium funcione pelo maior tempo possível.
O aparelho também tem suporte para carregamento sem fio de 15W, enquanto o carregamento com fio é de 68W, a mesma capacidade do carregador enviado na caixa. Aqui, não temos a possibilidade de realizar carregamento reverso, o que seria interessante. Quem sabe na próxima geração.
Desempenho
É bem comum que smartphones premium tenham um processador da Qualcomm, mas a Motorola fechou uma parceria com a Mediatek para o lançamento do Edge 40. Aqui, temos o Mediatek Dimensity 8020 de 6 nanômetros octa-core (4×2.6 GHz Cortex-A78 & 4×2.0 GHz Cortex-A55) foi escolhido. A GPU fica por conta de uma Mali-G77 MC9 e o modelo não tem entrada para cartão SD.
A linha 8000 é focada para smartphones premium e jogos mais pesados como Mortal Kombat foram reproduzidos sem problemas, assim como aplicativos de redes sociais e streaming também não apresentaram travamentos. Esta foi a pontuação do modelo no benchmarking por meio do aplicativo Geekbench 6, disponível gratuitamente na Google Play Store:
Aqui, temos 8 GB de RAM do tipo LPDDR4. Eu fui mais a fundo e procurei o recurso de RAM Plus que usa uma parte dos 256 GB do armazenamento interno e, infelizmente, o aparelho não conta com isso. Fiquei me perguntando o motivo disso ter acontecido e sinceramente, não entendi.
Ao mesmo tempo, também não é como se o Motorola Edge 40 precisasse de mais memória de desempenho. Ele consegue atender boa parte dos usuários e até pode ser utilizado na criação de conteúdo, mas de nada seria ruim se pudesse ir ainda mais longe. É um acerto que poderia ser ainda maior.
Câmera frontal
Apenas uma lente está presente na parte da frente do Motorola Edge 40: uma câmera do tipo wide com e abertura f/2.4. Aqui, não há flash, mas a empresa colocou aquele “efeito tocha” que mantém a tela com uma luz branca para iluminar selfies. Não é nada que vá substituir a luz emitida por um flash físico, mas este elemento consegue salvar fotos em locais com pouca iluminação. Ao ar livre, tudo foi entregue com muita qualidade:
A gravação de vídeos, feita em resolução máxima de 4K a 30 quadros por segundo e em 1080p 30/120fps, se faz bem e consegui gravar vídeos para os Stories do Instagram sem erros. Eu gostei bastante da estabilização, mas gostaria de gravar vídeos com o modo retrato ativado. O zoom em vídeo também não funciona por aqui, mas quem sabe isso pode ser resolvido com uma atualização de software.
As selfies com fundo destacado, como esperado, também foram melhores quando eu estava ao ar livre do que em locais com baixa iluminação natural. Entretanto… eu percebi que ainda faltam alguns ajustes na detecção de objetos em volta do rosto, pois ao tentar tirar uma foto com um fone de ouvido, isso foi “apagado” pela câmera. Não é um grande problema, mas as fotos com acessórios podem ficar um tanto estranhas.
A câmera em si consegue fazer um bom trabalho, mas a Motorola ainda precisa fazer algumas melhorias para que ela seja perfeita. Ela, com toda certeza, atenderá às necessidades de boa parte dos brasileiros. Mas quando colocada para ir mais além, os pontos de melhoria ficam bem claros.
Câmeras traseiras
Com a maior abertura de toda a linha Edge (f/1.4), a câmera principal de 50 MP do Motorola Edge 40 consegue fazer um trabalho bastante assertivo em tudo o que é colocada para fazer. Eu recomendo o uso dela para tudo: modo retrato, gravação de vídeo e captação de conteúdo durante a noite ou em ambientes fechados.
A lente secundária é uma ultra wide de 13 MP com aberturaf/2.2, 120˚, 1.12µm, AF e ela também trabalha para realizar um trabalho assertivo por meio do sensor Ultra Pixel. Parafraseando a fabricante: “ele consegue captar 4 píxeis para formar um único píxel, captando assim uma maior iluminação”. A Motorola também confirma que as cores agora estão mais vivas e realistas em relação ao que vemos na vida real. Veja estas fotos com a lente de 13 MP:
O flash LED também faz um trabalho que ajuda na captação de melhores fotos e vídeos durante a noite e podemos ver que a Motorola investiu bastante em inteligência artificial para que melhores resultados fossem entregues. É possível usar as câmeras traseiras em três aberturas no retrato: 50 mm, 35 mm e 24 mm. Veja estes resultados:
Como esperado, temos melhores resultados de vídeos com as câmeras na parte de trás do Motorola Edge 40. É possível ter vídeos com ótima qualidade (4K a 30 quadros por segundo, 1080 a 30/60/120 quadros por segundo e a 720 a 960 quadros por segundos) e há o suporte para HDR10.
Também conseguimos gravar conteúdos em câmera lenta a 240 quadros por segundos (ou 120 quadros por segundo, caso prefira). E o zoom neste caso pode ser utilizado em até 2x. Em fotos e vídeos normais, o zoom da câmera aumenta em até 8x, mas eu indico que você não passe de 5x para que nada fique pixelado demais e não ocorra uma perda de qualidade.
Em geral, eu gostei muito da câmera do Motorola Edge 40 e ela deve ficar ainda melhor atualizações que chegam com o passar dos meses. A empresa conseguiu entregar um conjunto que conversa bem entre si e ainda aprimorar os resultados por meio da inteligência artificial. O modo retrato, assim como o das lentes frontais, precisa ser aprimorado, mas também faz seu primeiro trabalho com maestria.
Áudio
Apesar de não ter uma entrada para fones de ouvido do tipo P2, o som emitido pelos alto-falantes consegue preencher boa parte do ambiente em que o smartphone está. O melhor disso está para o suporte para a tecnologia Dolby Atmos, que dá aquela incrementada para quem prefere ouvir o som sem o apoio de um acessório.
É bem verdade que um smartphone Android premium, as conexões são as mínimas para os modelos sejam cada vez mais finos. O som do Motorola Edge 40 entrega exatamente o que se espera: graves e agudos emitidos sem distorções. O uso em chamadas também é assertivo, sem problemas para apontar por aqui.
Sistema operacional
O smartphone que testamos chega ao Brasil com o Android 13 instalado desde o primeiro uso e a Motorola confirmou que ele receberá dois anos de atualização (vai até o Android 15). Também serão enviados pacotes de segurança por até 3 anos.
A experiência de Android puro conhecida por modelos da Lenovo pode ser vista aqui, apesar de que, há muitos aplicativos pré-instalados e dependendo do tipo de usuário que você for, pode ser necessário fazer uma pequena limpeza.
As Moto Ações complementam o uso e a possibilidade de ativar algumas funcionalidades por meio de gestos é bastante interessante. Não é nada completamente incrível, mas também não é nada completamente inútil.
A Motorola fez questão de deixar a experiência bem livre para que o usuário faça as devidas alterações que quiser, mas também colocou elementos especiais como uma forma que diferenciam seus smartphones de aparelhos fabricados por outras empresas.
Conclusão
Vendido por R$ 3.599 no Magazine Luiza, não há como negar que o foco da Motorola em lançar o Edge 40 é quem pode e principalmente quer investir em um smartphone premium. Ele consegue reunir o melhor dos mundos em um só modelo, mas, como sempre, há um preço para ter acesso a estes recursos. Eu colocaria este modelo como uma melhor versão do Motorola Edge 30, com a proteção contra água e poeira sendo a grande diferença entre os modelos.
Este é o tipo de smartphone que por agora, até pode estar sendo vendido a um alto preço para algumas pessoas, mas ele pode ser uma boa opção em períodos de promoção. Mas, se você pode pagar o valor de mercado que ele possui atualmente, com toda certeza terá um ótimo aparelho.
Falando sobre gosto pessoal, destaco a bateria de alta duração e rápido carregamento como melhor ponto deste smartphone Android. Caso você precise de um celular com boas câmeras, bom processador e armazenamento, com toda certeza ele é um modelo que deve considerar em sua lista de opções de compra.
É esperado que seus resultados de câmera fiquem ainda melhor com futuras atualizações e, sinceramente, mal posso esperar para o que vem em seguida.
Especificações técnicas
Modelo | Motorola Edge 40 |
Chipset | Mediatek Dimensity 8020 |
Sistema Operacional | Android 13 |
GPU | Mali-G77 MC9 |
Memória RAM | 8 GB |
Armazenamento | 256 GB |
Tela | 6.55” FHD+ (2400 x 1080) Tipo: P-OLED Taxa de atualização de 144 Hz Proporção da Tela: 20:9 |
Câmeras traseiras | Principal: 50 MP, f/1.4, (wide), 1/1.55″, 1.0µm, multi-directional PDAF, OIS Ultra Wide: 13 MP, f/2.2, 120˚, 1.12µm, AF Dual Flash na traseira |
Câmeras frontais | 32 MP, f/2.4, (wide), 0.7µm |
5G | Sim |
Som | Áudio de 24 bits/192kHz Entrada 3.5mm: não |
Bateria | 4440 mAh Carregamento de 67W Vai de 0% a 50% em 15 minutos |
Peso | 171 gramas |
Dimensões | Largura: 158, 4 mm Altura: 7,2 mm Espessura: 7,6 mm |
Conectividade | Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e, banda dupla, Wi-Fi Direct Bluetooth 5.3, A2DP, LE, aptX HD, aptX Adaptável GPS NFC Sensor de impressão sob a tela |
Proteção IP68 | Sim (resistente a poeira e água) |
Cores | Preto, verde e magenta |
Preço | R$ 3.599 no Magazine Luiza |
Disponibilidade no Brasil | A partir de 19 de maio de 2023 |
Tem alguma dúvida sobre o uso deste smartphone? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Motorola Edge 30 Ultra 5G ganha novidades de AI em câmeras
Revisado por Glauco Vital em 15/6/23.
Veredito: Moto Edge 40
Veredito: Moto Edge 40-
Design10/10 Excelente
-
Tela8/10 Ótimo
-
Bateria10/10 Excelente
-
Desempenho10/10 Excelente
-
Câmera frontal8/10 Ótimo
-
Câmeras traseiras9/10 Incrível
-
Áudio10/10 Excelente
-
Sistema operacional9/10 Incrível
Prós
- Boa bateria
- Bom desempenho
- Design elegante
- Bom som
Contras
- Câmera frontal ainda erra em modo retrato
- Preço de lançamento muito alto
- Sem RAM Plus
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Sem processador snapdragon 8xx ou 8 gen x jogaram o modo desktop no lixo o que faz o celular perder as funcionalidades de ser usado com uma dockstation. Isso realmente é uma grande perda pra marca. Ready now com certeza é um grande ponto positivo de outros telefones da marca e jogar isso no lixo é um tapa na cara do consumidor atual e futuro.
Sinceramente, pagar toda essa grana por um hardware potente e não poder usá-lo para tal é retroceder no tempo e negligenciar uma das top trends do mercado mobile
Na realidade ele peça sim.
Perde feio a Antutu para outros top de linha.
Ainda mais com processador inferior que o 30 ultra..
Você não vê nada diferente. O 30 ultra ainda continua melhor…
Olá boa noite teste seu está sendo feito errado , vc não usou operadora móvel nem internet móvel …. Faça isso e verá sua bateria sumir
oi quero celular grátis
Vem com carregador na caixa ou não?
Como fazer para compensar a falta da conexão P2 estando em uma reunião ou mesmo se eu quiser ouvir o áudio reservadamente?!?