Review: odyssey g6 é muito mais que um monitor gamer. Com o sistema operacional tizen e o gaming hub, o odyssey g6 entrega uma experiência completa, tanto como monitor gamer, quanto como smart tv

REVIEW: Odyssey G6 é muito mais que um monitor gamer

Avatar de victor pacheco
Com o sistema operacional Tizen e o Gaming Hub, o Odyssey G6 entrega uma experiência completa, tanto como monitor gamer, quanto como smart TV

A Samsung é uma das empresas que mais traz opções de monitores para o Brasil, e com foco em entregar o máximo de potência para os gamers, tem uma linha focada apenas para este público. Um dos modelos é o Odyssey G6 de 27 polegadas, que apesar de não ter um painel do tipo OLED, consegue entregar uma experiência bastante completa que vai além das partidas online.

Equipado com o sistema operacional Tizen de 2022, ele até pode ser utilizado como substituto de um console, já que, por meio do Gaming Hub, permite acesso ao catálogo completo do Xbox Game Pass. Em simultâneo, ele entrega mais do que uma boa experiência para gamers. Veja o achamos no uso feito por uma semana.

Design

Básico, simples e útil. É dessa forma que eu defino o design do Odyssey G6 e abro o review. Lançado na cor preta, a caixa do monitor gamer tem duas bases: um com dois “pés” e outra circular. O gosto pessoal vai influenciar bastante aqui, mas ambas funcionam muito bem.

Monitor gamer curvo odyssey g6 da samsung
Modelo tem design simples, mas completo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Todas as conexões ficam localizadas na parte traseira, mas aqui eu colocaria algumas delas em um dos lados para facilitar o manuseio com uma mão. É um “problema” que inutiliza o monitor gamer? Com toda certeza não, mas o uso seria ainda mais facilitado.

Outro ponto que gostaria de falar bem é sobre a possibilidade de ajustar a altura da tela para melhor aproveitamento. Quer jogar em formato vertical? É só girar a estrutura que a imagem será adaptada sem nenhuma configuração secundária. Isso em menos de dois segundos.

Monitor gamer odyssey g6 da samsung
Tela pode ser virada para exibir imagens em modo vertical (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O processo de montagem deste monitor gamer também foi bastante simples: o manual de instruções até está incluso, mas tudo é bem autoexplicativo. Então você não vai precisar investir mais de 15 minutos para que tudo esteja pronto para uso. Dessa forma, o Odyssey G6 possui um design quase perfeito. Há um pequeno ponto de melhoria que deixaria o uso mais fácil, mas nada que prejudique a experiência final.

Conexões e tecnologias

É possível ver o melhor dos mundos no Odyssey G6. O modelo conta com duas conexões HDMI 2.1 (uma delas com suporte eARC), uma DisplayPort e outras duas conexões USB-A. Temos também: uma porta LAN para conexão direta para seu modem de internet, uma entrada para fone de ouvido do tipo P2 (3,5 mm) e uma saída de áudio óptica para PC.

Review: odyssey g6 é muito mais que um monitor gamer. Com o sistema operacional tizen e o gaming hub, o odyssey g6 entrega uma experiência completa, tanto como monitor gamer, quanto como smart tv
Monitor tem conexões para dar e vender (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Eu já testei uma boa parcela de monitores da Samsung e outras marcas e claro, estas conexões estão disponíveis em boa parte deles, mas vale a pena comentar que seguir esta regra do mercado é um bom começo. Muitas empresas possuem o hábito de inovar e acabar removendo portas que podem até não serem utilizadas simultaneamente, mas acabam sendo de bom grado se estiverem disponíveis. É o tipo de item adicional que é bom de se ter, para quando necessário, você utilizar sem problemas.

Passando para as tecnologias, aqui temos outro “melhor dos mundos”. O monitor gamer de tela curva da Samsung chega ao Brasil com suporte para AMD FreeSync e uma proteção para os olhos, o Eye Saver Mode, que pode ser ativado depois de várias horas jogando para que sua visão não seja afetada.

Conexões do monitor de tela curva odyssey g6 da samsung
Tela tem imagens de alta qualidade (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Outra boa tecnologia de se ter no Odyssey G6 é a Game Bar, que compreende e adapta a imagem (além de ter um menu próprio) para cada tipo de jogo.

A tela também tem suporte entregar ótimas imagens sem a necessidades do padrão Dolby. Isso acontece por conta da ceritificação Display HDR 600, que segundo a própria Samsung, “proporciona mais contraste, com pretos mais profundos e brancos mais brilhantes para ajudá-lo a descobrir inimigos ou segredos escondidos nas sombras”.

Tela do monitor curvo da samsung, o odyssey g6
Tela consegue exibir ótimas cores (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

É uma funcionalidade que lembra o Ray Tracing, permitindo uma experiência completa sem a necessidade de uma grande tela. Até então, nada a reclamar do monitor de tela curva da Samsung.

Desempenho

Eu realmente não esperava que o modelo tivesse o sistema operacional Tizen e aqui, tive uma singela (muito) boa surpresa. Isso não apenas dá novos usos para o modelo, mas como até permite que ele seja vendido fora da categoria gamer.

Tela do monitor gamer curvo da samsung
Sistema operacional é o mesmo das smart TVs lançadas pela Samsung em 2022 (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Quando não estiver jogando, você pode usar Odyssey G6 para assistir conteúdos nos principais serviços de streaming, YouTube e demais aplicativos que também podem ser instalados nas smart TVs da Samsung. Ou seja: o Odyssey G6 entrega a experiência completa para quem procura tanto um monitor gamer, quanto para quem quer apenas uma tela para se entreter nos momentos de lazer.

E seu uso no dia a dia é bastante simples: o controle remoto, recarregado via USB-C (que evita a compra de pilhas) tem um uso fácil e também conta com botões de atalho. O suporte para assistentes de voz Alexa e Bixby da Samsung também está disponível aqui e é possível não apenas controlar o monitor gamer curvo, mas também dar comandos para outros aparelhos conectados.

Controle do odyssey g6
Controle é simples e pode ser recarregado via USB-C (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O sistema operacional é bem simples e caso você esteja perto do monitor gamer, há botões embutidos na tela que permitem uma fácil navegação.

Tela

Com uma tela de 27 polegadas que tem resolução QHD (2560×1440) e suporte para tecnologia HDR600, posso dizer que tive uma boa experiência com este monitor gamer de tela curva. A começar pela alta qualidade, assistir a primeira parte da quarta temporada de YOU na Netflix foi uma experiência e tanto. Meu plano cobre apenas a qualidade FHD, mas em uso no YouTube, não tenho o que reclamar.

Tela do odyssey g6 da samsung
Imagens são de tirar o fôlego (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Eu apenas senti falta de uma camada antirreflexo, mas isso não é nada que não possa ser resolvido: é só fechar a cortina de seu quarto e tudo será resolvido. Mas se preferir, você ainda pode usar o Odyssey G6 com a janela aberta e se divertir/entreter da mesma forma.

Você prefere jogar com a tela no modo vertical? Basta mudar a posição da tela e automaticamente, a posição da imagem irá se alterar. Esta é uma funcionalidade que, até então, eu tinha visto apenas na linha de TVs Lifestyle da Samsung, como a The Frame ou a The Sero.

Caso queira instalar o aplicativo do TikTok e assistir os vídeos verticais no formato que vê no celular, na tela de 27 polegadas do Odyssey G6, você pode. E o mesmo vale para YouTube Shorts. Prefere jogar no modo vertical? É só virar a tela que o sistema operacional detecta a mudança. Confira:

Tela em modo vertical do odyssey g6
Quer ver conteúdos em modo vertical? É só virar a tela (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Sobre a curvatura de 1000R, eu consegui ter uma imersão interessante em relação ao modelo tradicional que uso para jogar e assistir séries. Não é uma configuração que pode ser considerada uma grande mudança, mas ao mesmo tempo, também não é nada completamente descartável. É aquele ponto que cumpre bem o proposto: deixar a imagem mais imersiva por meio da curvatura de tela conforme a navegação no sistema e jogos acontece.

Som

Muitos monitores acabam não tendo um jogo próprio de alto-falantes, o que acaba obrigado os usuários a usar, ou uma caixa de ouvido sem fio, ou um fone de ouvido. O Odyssey G6 tem um jogo próprio que deixa tudo ainda melhor, estes que possuem a tecnologia Adaptive Sound. Na prática, o sistema entende o tipo de som que está sendo emitido e realiza a adaptação para que a melhor experiência seja entregue.

Odyssey g6 rodando showmecast
Monitor tem som próprio para deixar experência ainda mais completa (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O som, para diversos jogos, consegue ser imersivo o suficiente sem muito esforço. Mas o consumo de conteúdo no modo de smart TV, seja no YouTube ou serviços de streaming, também faz sua parte em ser bem completo.

Como os aplicativos do Spotify, Deezer, Tidal e outras plataformas de música estão disponíveis para instalação, você também pode usar o monitor gamer como uma verdadeira caixa de som quando não está jogando ou assistindo a alguma coisa na tela.

Uso como smart TV

Monitores gamers acabam entregando apenas uma boa experiência de tela e seu sistema operacional é, geralmente, o mais simples possível. Mas não posso falar isso do Tizen do Odyssey G6. Além dos aplicativos pré-instalados, também é possível instalar outros aplicativos para deixar o uso ainda maior. A Pluto TV, que entrega tantos canais gratuitos quanto a Samsung TV Plus, tudo via streaming, é apenas um dos exemplos.

Tela do oddyssey g6 da samsung
Monitor gamer pode ser facilmente considerado um

A experiência de uso de uma TV inteligente está presente aqui: é possível mudar os canais da mesma forma ou conectar outro dispositivo (PC, notebook ou console) para ter acesso às imagens na tela de alta qualidade. A taxa de atualização acaba nem implicando tanto neste uso, mas foi possível perceber que os modos de imagem automático conseguem fazer o trabalho de forma bastante completa.

Mais do que servir como uma tela que lhe ajuda no entretenimento, é como se você comprasse um monitor gamer e ganhasse “de brinde” uma smart TV. O uso é bem completo e caso tenha outros aparelhos conectados, você pode controlá-los diretamente pelo Odyssey G6.

Eu gosto bastante de assistir os vídeos da Isabela Boscov no YouTube e só de não ter que ligar meu notebook e conectá-lo à minha TV tradicional para assistir aos conteúdos, o modelo da Samsung me ganhou bastante. É um combo interessante e muito bem-vindo aqui.

Tela do oddyssey g6 da samsung
YouTube e outros aplicativos rodam de forma nativa (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Em meu uso feito por uma semana, eu não tive problemas em relação ao desempenho do Odyssey G6. Muito pelo contrário: fiquei bastante impressionado em como a decisão da Samsung em colocar o mesmo sistema operacional de suas smart TVs em um monitor gamer. Um dos (se não o maior) acerto do produto.

Uso em jogos

A combinação de taxa de atualização de 240Hz, tempo de resposta de 1 milissegundo e o sistema Tizen não tinha como ficar ruim. Eu sou o tipo de jogador que ama FPS, então tive uma ótima experiência em títulos como Fortnite e Destiny 2.

Odyssey g6 reproduzindo fortnite de forma nativa
Monitor pode rodar jogos sem console ou computador (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Também arrisquei um pouco no FIFA 22 e a experiência foi bastante imersiva. Há modos de jogos que podem ser selecionados para que você tenha a diversão que tanto quer, ativados com apenas alguns cliques nos botões do controle remoto.

Odyssey g6 reproduzindo fortnite de forma nativa
Game Pass ou GeForce Now podem ser ativados no monitor gamer da Samsung (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Se é jogador de PC, o Odyssey G6 também é compatível com AMD FreeSync Premium para ter acesso às melhorias de imagem nas partidas. Talvez, eu deixaria o filtro de proteção ocular um pouco menos aparente. Na prática, a camada amarela sobre a imagem pode acabar fazendo com que o usuário desligue a tela depois de um tempo.

Recursos especiais

Além da possibilidade de ser utilizado como central de controle de aparelhos conectados e ter o suporte para a Alexa da Amazon e a Bixby da Samsung, este monitor gamer pode ser considerado um console próprio.

Isso porque devido ao ter o Tizen de 2022 como sistema operacional, há a possibilidade de aproveitar o catálogo do Xbox Gaming Pass e NVIDIA GeForce Now. E aqui, o uso fica mais do que completo, porque você tem praticamente um console, sem ter um console. Basta ter uma conta ativa nos serviços de assinatura de jogos e uma conexão estável para conseguir se divertir com o mesmo catálogo de quem tem um PC ou Xbox.

Odyssey g6 com gaming hub
Sistema operacional que dá acesso ao Gaming Hub foi o grande acerto da Samsung neste modelo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O monitor também conta com outros detalhes que deixam a experiência mais completa: é possível programar um timer para quem sempre acaba cochilando na frente da TV depois de um tempo. O modelo também serve como segunda tela e o recurso Multiview, que divide a tela em duas, também é interessante de se ter no Odyssey G6.

Conclusão

Uma semana após ficar com este monitor gamer da Samsung, eu só posso finalizar o review de que ele cumpre o que promete e entrega ainda mais. A tela com ótima qualidade e do tipo curvo, por si só, já entregariam uma ótima experiência, mas a possibilidade de rodar o Tizen, que também está presente nas smart TVs da Samsung, deixa tudo ainda mais completo.

Odyssey g6 reproduzindo fortnite de forma nativa
Odyssey G6 promete ser um monitor gamer e entrega muito mais que isso (Foto; Victor Pacheco/Showmetech)

Usar o monitor gamer como uma smart TV que pode ter diversos aplicativos instalados, além do Gaming Hub, que por si só deixa o uso para gamers ainda mais dinâmico e praticamente permite que tenha um console virtual dentro do monitor, é incrível.

Vendido no Magazine Luiza por R$ 4.634,10, a compra, por mais que esteja acima de boa parte dos modelos de monitores gamer do mercado, com toda certeza é um baita investimento. Isso porque você estará comprando dois produtos (um monitor e uma smart TV completa) pelo preço de praticamente um.

Especificações técnicas

Odyssey g6 da samsung
Odyssey G6 da Samsung é ótima compra (Foto: Reprodução/Internet)
ModeloMonitor Gamer Curvo Samsung Odyssey G6
Tamanho da tela27″
Curvatura da tela 1000R
ResoluçãoWQHD (2,560 x 1,440)
Taxa de atualização240 Hz
Tempo de resposta1ms
Brilho300 cd/㎡
Alto-FalanteSim
Ângulo de visão178° (mesmo para horizontal e vertical)
Peso6.4 kg com a base
Dimensões(L x A x P): 615.8 x 578.3 x 311.1 mm
AlimentaçãoAC 100~240V
ConexõesDisplay Port (1)
HDMI 2.1 (2, uma delas com eARC)
D-Sub (2)
Entrada para fone de ouvido (3,5 mm)
USB-A (2)
Ethernet (1)
Áudio (óptico) (1)
Recursos especiaisAdaptive Sound
AMD FreeSync
Certificação Windows 10 e Windows 11
Eye Saver Mode
Flicker Free
Modo Game
NVIDIA GeForce Now
Samsung Gaming Hub
Sistema operacional Tizen (o mesmo das Smat TVs)
PreçoR$ 4.634,10 no Magazine Luiza

Tem alguma dúvida sobre o uso deste modelo? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira nossa lista com os melhores monitores para comprar em 2023

Revisado por Glauco

Veredito: Monitor Gamer Curvo Odyssey G6

Veredito: Monitor Gamer Curvo Odyssey G6
9 10 0 1
Monitor entrega experîencia completa com som, imagem e tecnologias de alta qualidade. Destaque para o uso como smart TV devido ao sistema operacional Tizen, que permite acesso ao catálogo do Xbox Game Pass e GeForce Now sem necessidade de console ou PC.
Monitor entrega experîencia completa com som, imagem e tecnologias de alta qualidade. Destaque para o uso como smart TV devido ao sistema operacional Tizen, que permite acesso ao catálogo do Xbox Game Pass e GeForce Now sem necessidade de console ou PC.
9/10
Total Score
  • Design
    9/10 Incrível
  • Conexões e tecnologias
    10/10 Excelente
  • Desempenho
    8/10 Ótimo
  • Tela
    8/10 Ótimo
  • Som
    10/10 Excelente
  • Smart TV
    10/10 Excelente
  • Uso para jogos
    10/10 Excelente
  • Recursos especiais
    10/10 Excelente

Prós

  • Ótima tela
  • Ótimo som
  • Boas configurações para gamers
  • Acesso ao Gaming Hub com Xbox Game Pass e GeForce Now
  • Controle recarregado via USB-C

Contras

  • Conexões poderiam ser melhor organizadas
  • Filtro de proteção ocular poderia ser menos aparente

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados