Índice
Lançado há alguns meses no Brasil, o Acer XV322U chegou como uma opção de monitor gamer Quad HD para atender uma demanda de jogadores que planeja jogar em altas taxas de quadros, mas sem ter que abrir mão de uma resolução mais bem definida e rica em detalhes. O resultado disso é um produto muito bom e que surpreende as expectativas, mas que definitivamente exagera num preço bem elevado. A Acer gentilmente enviou uma unidade de testes do Acer XV322U para o Showmetech, e depois de algumas semanas de uso, eis a nossa análise completa do monitor.
Design e construção
Quando eu penso em monitor gamer, a primeira coisa que já vem na mente são aqueles modelos bem robustos, com construção super chamativa, um design mais impactante e principalmente muitos LEDs RGB. Na verdade, qualquer produto gamer tem essa perspectiva criada pela indústria.
Fico feliz em dizer que o Acer XV322U é totalmente o oposto dessa estética, e aposta num visual mais sóbrio que cabe bem em qualquer mesa. Sendo muito sincero, não tem tanto o que dizer. A parte da tela conta com bordas bem fininhas para caso o usuário queira colocar um ou mais monitores do mesmo modelo no setup, dar aquela impressão de tela infinita ou como a Acer chama, ZeroFrame.
Na parte posterior da tela temos uma borda mais espessa numa espécie de degrade cinza escuro e o logotipo da Acer de forma sutil na cor prata. Toda essa imagem frontal do monitor, como já mencionei, é bem simples e vai agradar aqueles que preferem por um produto mais minimalista e sem nada tão especial. Isso pode soar até como algo negativo, mas muito pelo contrário, a estética é bem agradável e parece que apenas estou olhando para uma grande tela na minha frente, sem distrações.
Ainda, temos um pequeno LED que fica na cor laranja, quando o monitor está suspenso, ou azul, quando está ligado. Pulando para a parte traseira, há quatros botões físicos e uma daqueles “joysticks” para movimentar os menus. Essa foi a minha principal decepção com o Acer XV322U, uma vez que os botões são extremamente parecidos no toque e demora muito para o usuário entender o esquema, suas funções e como aplica-las no menu. Eu acho que seria bem melhor caso os botões fossem localizados na parte de baixo da borda.
O suporte traseiro é simplesmente muito bom. Na verdade, todo o mecanismo de apoio do painel é muito bem construído e extremamente fácil de montar. Esse “cano” — para facilitar a compreensão — já vem embutido no monitor, e a única coisa que o usuário precisa fazer é o encaixe na base circular, que trava automaticamente e mantem todo o produto bem firme.
Antes do Acer XV322U chegar aqui para os testes, eu olhava as fotos e pensava “de jeito nenhum essa base vai segurar bem esse monitor”. Felizmente eu paguei com a língua, e devo dizer que todo o sistema de suporte mantém esse modelo muito estável, passando uma boa sensação de segurança. Alias, mesmo a tela desse monstrinho seja avantajada em 32 polegadas, o suporte circular se saiu muito melhor do que suportes em V, como o AOC Hero 24G2. Claro, a comparação chega a ser injusta pela faixa de preço na qual os produtos se encontram, mas utilizo apenas como uma ilustração.
Ademais, continuando a falar desse suporte, há a possibilidade de levantar ou descer a tela por múltiplas alturas e isso se mostrou muito útil e fluído de se fazer. O mesmo vale para a inclinação desse monitor, que vai de -5° a 35°. A qualidade de construção do XV322U é muito elevada, feita em peças de metal e plástico, bem seguras. Por fim, esse monitor também tem compatibilidade com o padrão de furação VESA 100×100 caso queira pendurar na parede ou em um braço articulado.
Conexões
Na parte das conexões o Acer XV322U tem muitas portas USB 3.0 distribuídas pelas laterais e na traseira. Ao total são 4, além de incluir um cabo USB AM/BM, ou basicamente aquele cabinho que você usa para conectar sua impressora no computador. Nesse caso você conectará o cabo no monitor e no PC, criando mais portas USBs extra para usar em sua máquina. Bem útil.
Além disso, fora as conexões de energia e para fone p3, há duas portas HDMI 2.0 e 1 DisplayPort 1.2a. Na prática as duas conexões suportam resolução 4K até 60 quadros por segundo, então faz bastante sentido visto que esse monitor é Quad HD e pode chegar até 270 Hz com overclock.
Som
Já nessa parte dos alto-falantes… definitivamente temos um som. Um bom som? Aí já depende da nossa definição de bom, mas convenhamos, a maioria dos jogadores só utiliza esses sistemas de áudio como um eventual quebra-galho, e irão investir em caixinhas externas ou usar apenas com os fones de ouvido. Não espere nada mais do que algo mediano.
Tela e qualidade de imagem
O Acer XV322U vem recheado de boas especificações para a sua tela de 32 polegadas. Para começar, o display utilizado aqui é do tipo IPS, como já era de se imaginar, e cumpre sua função muito bem. As cores são bem vivas e agradáveis, embora eu sinta que deixa um pouco a desejar no contraste. Porém não vejo isso como uma grande influência negativa. É perfeitamente utilizável.
Por outro lado temos um monitor bem saturado, então os tons de vermelho e laranja, por exemplo, ficam bem expostos e no seu máximo. Os tons de preto, por sua vez, estão numa boa média embora algumas regiões tenham aquelas famosas áreas levemente mais clarinhas. A profundidade dos tons de preto são boas e creio que não irá decepcionar o usuário final.
Esse monitor gamer conta ainda com aquelas tecnologias padrões da indústria, como o Black Boost para ajustar os níveis de preto; flicker-less para evitar tremulações de imagem e o clássico BluelightShield para diminuir a emissão de luz azul em até 54% e ajudar a evitar o desconforto e fadiga na visão.
O aparelho possui suporte com o HDR600 e que não decepciona. Ao ativar esse modo é notável o aumento de brilho e imagens mais claras, principalmente em filmes e alguns games. Certamente é uma função que aconselho ao usuário deixar ativada.
Dentre outras características, precisamos falar da resolução, que nesse caso é o famoso Quad HD (2560×1440), que modéstia parte, é o campo intermediário que agrada a todos. Especialmente no Acer XV322U, a qualidade na tela fica excelente. O display de 32 polegadas dispõe de uma boa área para que haja definição e uma boa densidade de pixels por área.
A qualidade desse fator reflete tanto no dia a dia, pois é possível amontar inúmeras janelas nessa tela e auxiliar bastante no trabalho e operações multitarefa, quanto nos games, que é o foco principal desse aparelho. Jogar em Quad HD é uma maravilha. A imagem fica muito bonita, há pouquíssimo serrilhado, muita definição, etc.
Isso fica ainda melhor quando colocamos na mesa a taxa de atualização de 144 Hz por padrão com overclock para até 270 Hz. Jogar a 144 quadros com um monitor que suporte esse framerate é excelente, e a 270 fps também, mas para o cenário competitivo você vai precisar de uma máquina bem parruda, então fica esperto. Para os fãs dos jogos de tiro em primeira pessoa, fique em contente ao saber que o tempo de resposta desse monitor é de apenas 0.5 ms e novamente: fica muito bom de jogar de qualquer coisa
Aliás, para quem curte jogar a altas taxas de quadros e não quer sofrer com a chatice do screen tearing, o recurso AMD FreeSync Premium está disponível e minimiza a latência durante a jogatina para evitar esse efeito de tela rasgada.
Para outras atividades, como assistir a filmes ou séries, esse monitor se sai muito bem, afinal de contas temos um display competente e tela de 32 polegadas. Porém é bom ficar de olho na resolução dos filmes que você vai assistir. Por ser uma tela grande com alta resolução, ver qualquer coisa em 1080p pode prejudicar a experiência. Nos meus testes foi bem incômodo, muito embora isso não tenha absolutamente nenhuma relação do monitor, obviamente.
Menu e navegação
Como eu já comentei em parágrafos anteriores, o Acer XV322U tem botões de navegação bem chatinhos, e que acabam atrapalhando o uso dos menus de configuração interna desse monitor. Aliás, cabe ressaltar que estes são muito bons.
De cara eu sempre imagino essas interfaces como bem ruinzinhas, mas a Acer mandou muito bem por aqui. O leque de personalização é bem grande e não fica aquela poluição visual ocupando faixas inteiras da tela, não, é apenas um quadradinho na canto. Nas opções temos o padrão, de aumentar/diminuir brilho, habilitar o HDR, modos de jogo (Ação, Corrida e Esportes), AMD FreeSync, configurações de economia de energia, etc.
Conclusão
Mas depois de tudo isso, será que vale a pena investir no Acer XV322U? Bem, como eu gosto de dizer, o preço é tudo, e é por isso que vamos começar falando de números. Atualmente o valor mais barato que encontrei desse aparelho aqui no Brasil foi na Kabum por salgados R$ 5.900.
Monitores de 32 polegadas e principalmente monitores Quad HD são caros. Inclusive, chegam a ser até mais caros que monitores 4K “normais” de 60 Hz. Então por padrão você irá pagar um preço elevado para levar um produto com essas especificações para casa.
No entanto, pagar quase 6 mil reais nesse monitor gamer é um preço bem alto. O Acer XV322U é um dos melhores monitores que já usei em termos de imagem, construção e qualidade, não há duvidas disso, mas o preço é bem aquém do que deveria. Eu poderia até tentar justificar esse alto valor falando sobre a taxa de atualização de até 270 Hz, mas se olharmos para o lado, o Samsung Odyssey G7 tem 240 Hz, a mesma resolução, design muito bonito e 27 polegadas – menor, claro – custando R$ 3.670 na Girafa.
Há outros modelos bem interessantes também, como o ASUS TUF VG32VQ ou o Dell S2721DGF. Enfim, há algumas opções com custo x benefício aparentemente mais interessante do que o Acer XV322U apresenta. Seja como for, não posso tirar o mérito e as qualidades desse ótimo monitor gamer, que peca apenas nos botões de navegação e no preço nas nuvens.
Ficha técnica
Modelo | Acer XV322U |
Painel | IPS |
Resolução | WQHD (2560×1440) |
Tela | 32 polegadas 16:9 |
Taxa de atualização | 144 Hz até 270 Hz (OC) |
Interface/Portas | 2 HDMI (v2.0) DisplayPort(v1.2a) SPK Audio out USB 3.0×4 (1up 4down) |
Inclinação | -5° ~ 35° |
Ângulo de visão | 178° (H), 178° (V) |
Contraste | 1,000:1 |
Brilho | 400 nits (cd/m2) HDR 600 |
Tempo de resposta | 1 ms (G para G) 0.5 (G para G, min) |
Furação | VESA 100 x 100 |
Tecnologias | AMD FreeSync Premium HDR |
Conteúdo da embalagem | Cabo de força Base Monitor Cabo HDMI Cabo DP |
Valor | R$ 5.899 |
Veja também:
E aí, o que achou do Acer XV322U? Prentende comprar um monitor Quad HD? Confira também o nosso especial com 27 ideias de presentes geek tech para o Natal.
Veredito e notas
Veredito e notas-
Design8/10 Ótimo
-
Construção10/10 Excelente
-
Som7/10 Bom
-
Tela9/10 Incrível
-
Navegação6/10 Normal
Prós
- Design minimalista que cabe em qualquer setup
- Taxa de atualização de até 270 Hz
- Baixo tempo de resposta
- Ótima qualidade de imagem
- Tela sem reflexo
- Construção bem feita
Contras
- Preço alto demais
- Botões de navegação
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.