Índice
Lançado no Brasil durante a última semana de janeiro, o monitor Samsung ViewFinity S9 é uma opção interessante para quem trabalha com produção de imagens e vídeo, mas não quer ir em direção ao Apple Studio Display, vendido acima da casa dos R$ 15 mil. O modelo oferece recursos especiais para profissionais de criação, como um display antirreflexo e suporte para gamas de cores que fazem diferença para trabalhos gráficos. Entenda o uso do modelo na prática e saiba se a compra faz sentido para seu dia a dia.
Design
Com peso oficial de 7,4 quilos quando está com sua base, seu design é elegante e minimalista. O ViewFinity S9 apresenta um acabamento premium de metal que com certeza entrega não apenas estilo, mas também uma maior durabilidade.
Um ponto positivo do modelo é que sua base permite virar a tela em modo vertical (também chamada de modo pivot), caso você queira ver tudo da mesma forma que usamos um smartphone. O modelo também vem acompanhado com o suporte VESA para ser colocado direto na parede, o que evita a compra um acessório extra. A altura também pode ser ajustada para uma melhor ergonomia, evitando dores no pescoço.
Seu processo de montagem é bem simples, no estilo “encaixe e clique”, e precisei de apenas 10 minutos para começar a usá-lo. Além do manual de instrução, ele conta com os seguintes itens em sua caixa:
- Adaptador de energia e cabo;
- Controle remoto;
- Webcam 4K;
- Base do monitor;
- Cabo Mini DisplayPort;
- Cabo Thunderbolt 4 USB-C.
Eu tenho uma mesa de tamanho médio para trabalho que geralmente uso apenas meu notebook, mas devido à base do modelo que mede cerca de 16 centímetros de largura, ambos puderam ser colocados para trabalhar lado a lado.
Todos os cabos e o encaixe magnético da webcam ficam na parte traseira. Este monitor 5K conta com apenas um botão físico para ligar e desligar a tela, e as demais funcionalidades precisam ser operadas pelo controle remoto ou via aplicativo SmartThings.
Portas e conectividade
A começar pelos recursos sem fio, o modelo é equipado com Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.2 para se conectar à internet e outros dispositivos wireless, respectivamente. Sobre as portas, é necessário se atentar antes de fazer a compra, pois ele não apresenta entrada HDMI. Em vez disso, temos:
- Uma porta USB-C com suporte para Thunderbolt 4 (que entrega imagem e saída de energia de 90W, além de transferência de dados de até 40 Gbps);
- Três portas USB-C 3;
- Uma porta Mini DisplayPort.
O modelo tem suporte para o aplicativo SmartThings, da própria Samsung, disponível para Android e iPhones (iOS). Este aplicativo permite a ativação remota de todas as funcionalidades, além de permitir que você use a câmera de seu smartphone como webcam, independente da fabricante dele.
Meu maior comentário sobre a conectividade é a falta de uma conexão HDMI. Não me entenda mal: é claro que profissionais de criação possuem notebooks e desktops com entradas USB-C com suporte para DisplayPort, mas, se não tiver, saiba que você não vai conseguir transmitir imagem na resolução 5K.
Com um notebook sem esta conexão, eu consegui ver a imagem por dois meios: via conexão sem fio do Windows ou pelo aplicativo Easy Connection. Tive experiências diferentes ao usar as funcionalidades, apesar de terem o mesmo propósito: via atalho Windows + K, houve um pequeno atraso de cerca de dois segundos, o que, na correria do dia a dia, pode diminuir sua velocidade de trabalho.
Já via aplicativo Easy Connection, disponível gratuitamente para instalação em computadores com Windows, não tive o atraso, mas a qualidade da imagem não chegou nem mesmo a HD. Com isso, a melhor forma de usar o modelo é via conexão com fio, para não haver nem perda de qualidade, ou atraso na atualização em relação ao computador principal.
Este monitor também tem suporte para Apple AirPlay para compartilhar a tela do Mac ou iPhone no monitor. Caso você possua um smartphone ou tablet da linha Galaxy, pode optar por usar o Samsung SmartView e também compartilhar a tela do aparelho Android no ViewFinity S9.
O conjunto de conectividade e portas do monitor 5K é bem completo, mas eu colocaria uma porta HDMI na próxima geração. É interessante citar que a geração passada tinha duas conexões como esta, mas a Samsung resolveu retirá-las na hora de fazer a atualização.
Imagem
Como esperado, este é o ponto alto do modelo: a tela de 27 polegadas com revestimento antirreflexo Matte, como visto nas TVs The Frame da Samsung, chega para entregar alta qualidade mesmo em ambientes abertos. Por um dia, eu optei por trabalhar em um lugar bastante iluminado para fazer esta comparação. O modelo exibiu os tons de cores sem esforço e sem reflexos.
Além do desconforto visual, o reflexo também traz uma distorção de cores. Procuramos trazer neste produto, uma fidelidade de cores muito grande. Então trazemos uma resolução 5K em um painel que entrega cores mais dignas por conta do HDR10 e certificação da PANTONE. A cor exibida na tela é a cor real do vídeo ou foto para que o cliente veja os tons sem distorções. Este é o melhor monitor de trabalho para quem trabalha com edições.
Marina Correia, gerente de monitores da Samsung Brasil.
A experiência também se dá pelos incríveis incríveis 218 ppi (pixels por polegada), que colaboram para que os detalhes sejam exibidos com qualidade total. A tela é do tipo IPS LCD, com proporção 16:9 e resolução 5.120 x 2.880 pixels.
Passando para as certificações, o ViewFinity S9 chega ao mercado com 99% de cobertura da gama DCI-P3 e 98% do sRGB. Consegui ver tons de preto em resolução 4K no YouTube sem problemas e também não percebi distinção de cores ao olhar para a tela de ângulos diferentes, o que foi importante para uma boa experiência visual.
A Samsung realiza a calibração da tela na fábrica para que o consumidor veja os tons de cores sem distorções desde o primeiro uso, mas, com o passar do tempo, algumas configurações podem prejudicar a experiência visual. No ViewFinity S9, há um recurso que leva o nome de Smart Callibration. Por meio do aplicativo SmartThings, que funciona para Android e iOS e usa a câmera para que as configurações sejam feitas automaticamente pelo sistema operacional.
Por fim, eu achei interessante que é possível calibrar a tela por meio do aplicativo SmartThings, instalado diretamente em seu smartphone. Há dois modos: um mais básico, que permite a calibração automática pelo sistema, e um Pro, que permite a configuração mais personalizada, como temperatura de cor, luminância, espaço de cores e configurações de gama.
De longe, o maior ponto positivo deste modelo é sua tela antirreflexo. Olhando para o público-alvo, um simples erro de exibição na tela pode causar problemas na entrega de um projeto, então ter uma tela que entrega boas imagens na edição e também em entretenimento, é um baita ponto positivo.
Recursos extras
Sistema operacional – Tizen
Quando testei o Odyssey G6 em 2023, citei que um pontos altos do modelo era estar equipado com o mesmo sistema operacional das smart TVs da Samsung lançadas a partir de 2022. E isso muda toda a experiência de uso: você conseguirá utilizar o monitor como uma smart TV, através de aplicativos como o Samsung TV Plus — que, por si só, entrega canais de alguns TV via streaming sem nenhum pagamento adicional.
Além disso, será possível instalar outros aplicativos como Pluto TV, TikTok e aproveitar o que vem pré-instalado no monitor ViewFinity S9: Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video e Apple TV+. Você também consegue controlar outros aparelhos conectados na mesma rede Wi-Fi diretamente pelo monitor, sendo necessário apenas que ele siga o protocolo Matter ou seja fabricado pela Samsung.
Por ser um monitor indicado principalmente para trabalho, uma seção que leva o nome de Worskspace permite o gerenciamento de conexões com fio ou sem fio. Por ali, você também pode começar uma videochamada no Google Meet e enviar o link de convite para seus amigos de trabalho por e-mail. E ele também conta com navegador integrado.
O sistema operacional foi um dos maiores acertos da Samsung nos últimos anos, apesar de sua configuração inicial ser um tanto poluída. Vale a pena fazer uma organização para deixar tudo mais limpo. Mas sua experiência é de longe, umas das melhores do mercado e sua integração com outros aparelhos da Samsung deixa tudo mais completo.
Controle remoto
Aqui, temos um controle remoto que não é uma grande novidade: é o mesmo presente nos monitores da Samsung lançados a partir de 2022. Eu defino ele como simples, mas eficaz: além dos botões de funções mais simples, é possível acessar serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video, Globoplay e Samsung TV Plus. Senti falta de um atalho direto para o YouTube, então quem sabe podemos ver isso numa próxima geração.
Além dos atalhos, o destaque é a ausência de pilhas: em vez disso, é possível recarregar a bateria via conexão USB-C, a mesma vista em aparelhos Galaxy. Eu passei três semanas realizando testes e o controle não solicitou que fosse colocado à tomada.
O microfone é outro ponto importante: algumas vezes, conseguir falar em vez de digitar palavra por palavra, é uma grande mão na roda.
Câmera removível
A Samsung envia uma câmera com resolução 4K que é melhor que muitas lentes acopladas em notebooks — inclusive da linha Samsung Book, que apresenta uma câmera VGA de qualidade sofrível. O item é encaixado na traseira do monitor e tem duas utilidades: a primeira é mais previsível, já que o sistema Tizen tem o aplicativo do Google Meet que permite a conexão com sua conta que usa no dia a dia. Ele permite que uma reunião seja iniciada por meio de um número de telefone ou endereço de e-mail.
A segunda opção de uso é para quem gosta de treinar em casa: há um aplicativo que divide a tela em duas partes e permite que sua postura seja corrigida em tempo real. De um lado, haverá a imagem da câmera e, no outro lado, haverá uma aba do YouTube com opções de exercícios que podem ser feitos em casa.
Gostei bastante do recurso de autoframe. Eu diria que este é mais um autofoco, já que a lente acompanha o usuário conforme ele se mexe. Em entrevista, Marina Correia também nos afirma que esta câmera pode ser integrada para funcionar com outros dispositivos.
A lente também pode ser conectada a um computador via USB-C para ser utilizada tanto no monitor, quanto em seu PC tradicional de trabalho. Queremos permitir que, caso a lente do usuário não seja de alta qualidade, ele conecte a que for enviada junto ao ViewFinity a seu computador.
Marina Correia, gerente de monitores da Samsung Brasil.
O microfone da câmera não apresenta destaques, e poderia captar áudio com uma melhor qualidade. É ruim? Não, mas um recurso de redução de ruído externo seria muito bem-vindo, então quem sabe uma atualização não resolva isso.
Um detalhe importante: enquanto analisava a experiência de uso, o monitor exibiu uma mensagem informando que o aplicativo do Google Meet não estará disponível nos dispositivos da Samsung a partir de 09 de março de 2024.
Gaming Hub
Com o sistema operacional Tizen de 2022, o monitor apresenta o Gaming Hub e a possibilidade de aproveitar o catálogo do Xbox Gaming Pass, NVIDIA GeForce Now, Blacknut, Boosteroid e Arcade Antstream através de jogos na nuvem. Basta ter uma conta ativa nos serviços de assinatura de jogos e uma conexão estável para conseguir se divertir com o mesmo catálogo de quem tem um PC ou Xbox.
Eu consegui conectar meu controle sem fio da iPega e me divertir tranquilamente jogando Fortnite, sem console ou apoio de um PC. A possibilidade de rodar jogos de forma nativa no monitor com ótima resolução e camada antirreflexo é um baita ponto positivo. Entretanto, vale lembrar que a proposta do ViewFinity S9 não é gamer, e isso se reflete na taxa de atualização: ela é de 60 Hz e o tempo de resposta é de 5 milissegundos.
Ainda assim o modelo possui suporte para AMD FreeSync, mas não há suporte para quem utiliza placas de vídeo da NVIDIA e a tecnologia G-Sync. Entretanto, a representante da Samsung ressalta que isso não deve causar problemas no dia a dia.
Se você olhar hoje, quase todo o portfólio possui suporte para o AMD FreeSync. Antigamente, a sincronização automática era feita apenas se a placa de vídeo possuísse suporte para a mesma fabricante, ou, se não, você precisava fazer essa sincronização de forma manual. Hoje em dia, as placas mais modernas conseguem fazer a sincronização gráfica e não há aquela preocupação de quebra de imagem. A imagem bem fluída será entregue para o usuário sem problemas.
Marina Correia, gerente de monitores da Samsung Brasil.
Som
Há dois alto-falantes com potência de 5W cada e o recurso mais interessante de som aqui leva o nome de AdaptiveSound+, que configura o áudio conforme o conteúdo exibido. O som em si preenche todo o ambiente que o monitor 5K for colocado, mas os graves poderiam ser melhores.
Ter alto-falantes incorporados é uma tradição que a Samsung está seguindo em praticamente todos os seus monitores para usuários premium e para gamers, o que evita a compra de uma caixa de som externa e aumenta o investimento. Raramente você usará os alto-falantes do modelo por todo um dia mas, quando necessário, ele estará por lá.
Preço
O ViewFinity S9 possui preço sugerido de R$ 9.999 e é vendido no site oficial da Samsung, além de também ser encontrado no Magazine Luiza pelo mesmo preço. Por ser um modelo premium, s empresa não deve enviá-lo para o varejo geral, ficando restrito a poucos canais de venda.
Conclusão
Voltado para profissionais que trabalham com criação de conteúdo e até mesmo arquitetos, é certo dizer que este é um grande acerto da Samsung, até mesmo em questão de preço. O principal concorrente do ViewFinity S9 é o Apple Studio Display que custa R$ 23.899 em sua versão mais robusta e R$ 16.599 sem os itens adicionais.
Com uma camada antirreflexo, conexão Thunderbolt 4 que exibe imagens na resolução 5K com total fidelidade, um sistema operacional que deixa a experiência de uso mais completa (além de contar com diversos aplicativos e jogos de consoles) e uma tela com maior resolução, quem optar pelo modelo da Samsung verá os benefícios desde o primeiro dia. Seu design premium que também permite que a tela seja utilizada em duas posições são apenas o complemento que o deixam ainda mais completo.
Diria que seu único ponto negativo é a falta de conexão HDMI, então certifique-se de que seu computador ou notebook possui uma porta compatível com o monitor (USB-C com Displayport, Thunderbolt 4 ou Mini DisplayPort), evitando o uso de adaptadores e maximizando a experiência de uso.
Especificações técnicas
Modelo | Monitor ViewFinity S9 |
Resolução | 5K (5,120 x 2,880) |
Tamanho da tela | 27 polegadas |
Game Mode | Sim |
Conexões | 3x USB-C 1x Mini DisplayPort 1xUSB-c com suporte para Thunderbolt 4 (65W) |
Proporção de Tela | 16×9 |
Brilho | 600 cd/㎡ |
Taxa de atualização | 60Hz |
Tempo de resposta | 5ms (GTG) |
HDR10 | Sim |
Sistema operacional | Tizen |
Tamanho | Produto com Base (LxAxP, mm): 611.4 x 530.7 x 135.3 mm Produto sem Base (LxAxP, mm): 611.4 x 364.1 x 27.1 mm Embalagem (LxAxP, mm): 820.0 x 133.0 x 423.0 mm |
Peso | Com pés ou base: 7.4 kg Sem pés ou base: 4.7 kg Peso da embalagem: 10.7 kg |
Acessórios | Adaptador de energia e cabo Controle remoto Webcam 4K Base do monitor; Cabo Mini DisplayPort Cabo Thunderbolt 4 USB-C |
Preço | R$ 9.999 no Magazine Luiza |
Disponibilidade no Brasil | Janeiro de 2024 |
O que mais você mais valoriza na hora de comprar um monitor para trabalho? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
REVIEW: Smart Monitor M8 2023, a tela multiuso da Samsung
Revisado por Glauco Vital em 6/3/24.
Veredito: Monitor ViewFinity S9
Veredito: Monitor ViewFinity S9-
Design e construção10/10 Excelente
-
Portas e conectividade7/10 Bom
-
Imagem10/10 Excelente
-
Recursos extras10/10 Excelente
-
Som8/10 Ótimo
-
Preço10/10 Excelente
The Good
- Tela antirreflexo
- Ótima imagem
- Sistema Tizen
- Webcam removível pode ser usada em outro computador
- Som preenche todo o ambiente
Contras
- Fonte de alimentação é bem grande
- Poderia ter conexão HDMI
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.