Índice
Visando um destaque no mercado, a Intel lançou o mini PC Intel NUC 12 Pro, um dispositivo que combina portabilidade, potência e produtividade. Equipado com o processador Intel Core de 12ª geração e gráficos Intel Iris X, o pacote compacto da Intel já vem com compatibilidade de conexão cabeada, Wi-Fi e Bluetooth.
O novo computador da família NUC promete desempenho de um desktop e eficiência no consumo de energia, mas será que cumpre com suas promessas? Neste review analisamos os quesitos de construção, design e desempenho em tarefas como edição de vídeo, jogos e multitarefas. Tudo para auxiliar na decisão de se esse é o mini PC para você.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
Construção e Design
Indo no caminho contrario do mercado de gabinetes cada vez maiores e mais extravagantes, com luzes RGB e designs arrojados, o Intel NUC 12 Pro aposta na portabilidade, simplicidade e elegância. Essas são características do NUC (Next Unit of Computing), uma categoria de computadores de pequeno formato que oferecem desempenho de um desktop completo.
Sua construção inteira em plástico, com algumas grades em metal, traz para o mini PC Intel um sentimento de robustez e praticidade.
O NUC 12 Pro é super compacto, possuindo o tamanho de 117 X 113 X 34 mm, cabe praticamente inteiro na palma da mão. Ele vem acompanhado de um suporte padrão VESA possibilitando a instalação do aparelho na traseira da maioria dos monitores.
Por seu tamanho compacto, o NUC 12 Pro não possui espaço para uma fonte interna, então o aparelho vem acompanhado de uma fonte externa para sua alimentação de energia. Um fato curioso é que sua fonte é quase do mesmo tamanho que o aparelho.
Em seu painel frontal o NUC 12 Pro possui, além do botão de ligar/desligar, duas portas USB 3.2 e uma entrada para fone de ouvido de 3,5 mm. No painel traseiro é onde vemos o restante das conexões disponíveis. Temos mais duas portas USB, sendo uma 2.0 e outra 3.2, duas saídas HDMI de tamanho normal, duas portas Thunerbolt 4 e uma porta LAN de 2,5 Gbps.
Durante o uso do NUC 12 Pro, notamos que periféricos com cabos não combinam muito com o aparelho. Por conta do seu tamanho diminuto, qualquer extensão a mais do cabo dos periféricos tira o mini PC do lugar, então recomendamos o uso de conexões sem fio no aparelho.
Hardwares
Testando o equipamento, percebemos que o Intel NUC 12 Pro é extremamente silencioso e, contra todas as expectativas, possui uma refrigeração muito eficiente. O computador manteve, em boa parte dos testes, uma temperatura aceitável, tanto no equipamento quanto na fonte de alimentação. Um dos fatores mais impressionantes desse modelo é a combinação de portabilidade com potência. Recebemos para o review o modelo que vem com um processador Intel Core i7-1260P, o chip da nova série P, que conta com uma arquitetura híbrida.
Dentre os modelos disponíveis, o NUC 12 Pro com o chipset Core i7-1260P é o mais poderoso. Esse processador possui quatro núcleos de desempenho e oito núcleos de eficiência/híbridos, gerando um total de 12 núcleos e 16 threads para o processador. Esse é um novo formato de fabricação de processadores da Intel para a 12ª geração. Nele, tarefas secundárias do computador serão processadas nos núcleos de eficiência ao invés dos núcleos de desempenho, tudo administrado pelo processo criado em parceria com a Microsoft, o Intel Thread Director.
Na placa mãe desse modelo da linha NUC 12 Pro encontramos apenas um espaço para SSD M.2 2280, dois slots para memória RAM SO-DIMM, de no máximo 64 GB total, no formato DDR4-3200 MHz e suporte para SSDs PCIe Gen 4×4 NVMe ou SATA.
O Intel NUC 12 Pro vem equipado também com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, ambos com antenas internas e com uma porta LAN, e entrada para 2.5GB. Por se tratar de um mini PC, o Intel NUC 12 Pro não possui slot para placa de vídeo dedicada, então vem equipado com um processador gráfico integrado, o Intel Iris Xe (96EU), não alterando a arquitetura das gerações anteriores.
Desempenho
Como o foco dessa linha de mini PC é o uso para tarefas de escritório e/ou home office, grande parte dos nossos testes terão como alvo o uso mais corporativo do equipamento de teste em execução de multi tarefas a teste de edição de vídeo.
Para testarmos o desempenho da máquina na execução de multitarefas, instalamos o navegador Google Chrome, conhecido por requerer muito da memória RAM durante sua execução. Abrimos então diversas guias com páginas diferentes tanto no navegador da Google como no da Microsoft, o Edge, para podermos observar se haveriam travamentos ou lentidões no sistema.
O resultado que tivemos foi de que, mesmo com diversas tarefas em execução simultaneamente, o Intel NUC 12 Pro se manteve estável e sem problemas aparentes. Nos testes, além dos navegadores abertos, decidimos executar alguns programas como por exemplo: Zoom, Photoshop, Spotify, entre outros corriqueiros de uso em home office ou escritório.
Home Office
O “Wall Street Canyon”, como também é chamado o NUC 12, é a mais recente aposta da Intel para o home office, com esse lançamento, ela visa disponibilizar para os profissionais que atuam em regime remoto, ou não, uma opção muito mais prática e compacta do que um desktop tradicional.
Além de ocupar menos espaço o Intel NUC 12 Pro não apresenta a complexidade que muitas vezes existem em um desktop tradicional, podemos considerar, que essa poderosa maquina é “Plug and Play”, onde basta você conectar teclado, mouse, monitor, um fone ou caixinhas de som e já está tudo pronto para utilizar.
Por conta de seu tamanho ele é facilmente integrado em pequenos espaços, e caso seja necessário, ainda é possível o acoplar a traseira de seu monitor, como já mostramos anteriormente, diminuindo ainda mais o espaço necessário no seu lugar de trabalho em sua residência.
Quando se trabalha Home Office, comumente nos vemos em problemas logísticos como pouco espaço, onde instalar o equipamento, onde colocar o roteador para conseguir ter a melhor qualidade de conexão, entre outros. Esse, é mais um ponto onde o NUC 12 nos surpreendeu, em seu kit ele vem equipado com solucionadores poderosos para esses tipos de problemas.
Além de já possuir conexão bluetooth, que pode ser utilizada para conectar alguns periféricos, economizando mais espaço devido à inexistência dos cabos. Ele tem, além da entrada para o cabo de internet, um poderoso sistema de Wi-Fi (Wi-Fi 6E) que consegue se conectar a redes mesmo em distâncias medianas mantendo uma boa conexão.
A Intel lançou o NUC 12 Pro visando suprir as necessidades dos usuários que trabalham remotamente, tarefa cumprida com louvor pelo equipamento que recebemos, em nossos testes, ele nos estregou excelentes resultados, seja com navegação na internet, criação e edição de textos, criação de peças gráficas e afins.
Edição de video
Para colocar à prova o poder de processamento do NUC 12 Pro, decidimos realizar a edição de um vídeo no mini PC. O objetivo era testar sua capacidade de suprir necessidades mais específicas e que, às vezes, podem se tornar muito pesadas para alguns equipamentos mais ultrapassados. (https://ausoma.org)
Utilizamos o programa Adobe Premiere Pro 2023 para editar um vídeo rápido na qualidade de Ultra HD (4K), só para sabermos como o aparelho se comportaria durante a utilização. Gravamos alguns takes do aparelho, editamos e exportamos tudo na mesma qualidade de origem do arquivo 3840×2160 (4K).
Durante a edição do video, o NUC 12 Pro não apresentou nenhum tipo de problema, seja de processamento ou de lentidão. Ele se manteve estável durante todo o processo de importação dos vídeos, processamento do efeito de estabilização e na exportação.
Rodando jogos
Apesar de não ser o foco do NUC 12 Pro, decidimos rodar alguns testes relacionados a capacidade gráfica do aparelho, afinal, também temos nossos momentos de lazer após a jornada de trabalho. Para o teste manual, escolhemos rodar um jogo recentemente lançado, o Hogwarts Legacy, pertencente ao universo de Harry Potter, que tem levantado discussões sobre seus problemas de otimização.
Então, como teste, resolvemos rodar o game no mini PC para colocarmos a prova se o mesmo poderio apresentado no quesito de tarefas, também se aplica na execução de jogos. No entanto, sabemos que estamos forçando a máquina com um jogo que não está apresentando bons resultados em sua otimização.
Durante a execução do game, não alteramos as configurações preestabelecidas pelo mesmo. Dessa forma, rodando em predefinição média, o jogo apresentou uma estabilidade nos 25 frames, o que para jogadores mais casuais, não apresenta problemas. Afinal, até pouco tempo a maioria dos jogos de consoles eram travados a no máximo 30 frames.
Testes Sintéticos
Para os testes de produtividade, além de utilizarmos o equipamento para algumas funções de trabalho e lazer, rodamos o PCMark 10, um benchmark que mede a forca de trabalho com diversas necessidades de desempenho da máquina.
Esse teste simula diversos fluxos de trabalho, criação de conteúdo e produtividade. Tudo para medir o desempenho em tarefas do dia a dia ou centradas em um escritório, como produção de textos, planilhas, navegação na internet e videoconferências.
Por meio dos resultados apresentados pelo PCMark 10, se comparados aos resultados de outros modelos de mini PC, isso coloca o NUC 12 Pro entre os melhores de sua categoria. Vale ressaltar que possa haver mudanças de resultados de acordo com variáveis como memória e armazenamento.
Para os testes gráficos utilizamos o benchmark 3DMark, que mensura a potência e desempenho do equipamento em diferentes situações na hora de rodar um jogo. Já o benchmark escolhido para rodar foi o Time Spy. Ele utiliza o DirectX12 e forca os threads do processador e placa de vídeo a renderizar cenas em 2K de qualidade, visando calcular o desempenho da máquina e do sistema em tecnologias comuns em games.
Vendo os resultados do benchmark ,chegamos a conclusão que, para uma máquina que não é focada em jogos, o NUC 12 Pro alcança bons resultados nos testes expostos a ele. Possivelmente o mini PC irá ter desempenhos de bons a medianos em jogos, é claro, tudo dependo de quanto o jogo é pesado para a máquina e/ou o quanto o jogo está otimizado.
Veredito
O NUC 12 Pro é um potente equipamento para quem não quer ter um computador que ocupe muito espaço, visto o seu design compacto e minimalista. Já vindo de fábrica com o sistema operacional Windows 11, no setor corporativo ele se desempenhou bem, executando todas as tarefas do dia a dia sem falhas aparentes, e apresentando estabilidade em todas as funções que o projeto promete. Além de se mostrar capaz de rodar alguns dos jogos mais populares com facilidade, que nem é o foco dessa linha de mini PCs da Intel.
Especificações técnicas do Intel NUC 12 Pro
Produto | Intel NUC 12 Pro |
Processador | Intel Core i7-1260p |
Placa-mãe | NUC12WSKi7 |
Placa de vídeo | Intel Iris X (96eu) |
RAM | 2x 8GB DDR4-3200 SODIMMs |
Armazenamento | 500GB Gen 4 NVMe SSD |
Áudio | compatível com 7.1 surround audio via HDMI
Entrada 3.5 mm stereo |
Interfaces e conectividade |
Frontal: 2x USB 3.2 Trazeira: 2x USB 4 (tipo C), 1x USB 3.2, 1x USB 2.0 Lan: Intel Ethernet Controller i225-V WLAN: Intel Wi-Fi 6E AX211(Gig+) Bluetooth: Sim |
Gabinete | 117 X 113 X 34 mm (Comprimento x Largura x Altura) |
Veja Também
Como limpar PC gamer e fazer a manutenção correta
Intel Unison integra telefones e computadores com vários recursos
Revisado por Glauco Vital em 8 de março de 2023.
REVIEW: Mini PC Intel NUC 12 Pro desempenho e praticidade!
REVIEW: Mini PC Intel NUC 12 Pro desempenho e praticidade!-
DESIGN E CONSTRUÇÃO9/10 Incrível
-
CONECTIVIDADE E PORTAS8/10 Ótimo
-
SISTEMA10/10 Excelente
-
RUÍDO E AQUECIMENTO10/10 Excelente
-
DESEMPENHO MULTIRAREFAS9/10 Incrível
-
DESEMPENHO GRAFICO7/10 Bom
Prós
- Tamanho compacto;
- Fácil instalação;
- Pode ser utilizado em jogos mais simples;
- Conexões sem fio nativa.
Contras
- Poucas conexões USB-A;
- Não possui muitas opções de expansão;
- Preços podem ficar mais altos devido às peças presentes.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.