Índice
A Corsair é praticamente uma unanimidade entre os entusiastas de hardware, então ficamos muito excitados quando recebemos uma unidade de suas famosas memórias para testes. Logo ao tirar ela da embalagem notamos que, embora teoricamente a série Vengeance seja uma linha de baixo custo, pelo menos pelos padrões da Corsair, esta não cortou custos no acabamento do produto. O dissipador de alumínio de cor negra e com um formato arrojado é pesado e bem afixado no módulo de memória, não apresentando qualquer folga mesmo com uma análise mais atenta. Para compor o visual a Corsair acrescentou adesivos para complementar o visual. O resultado final é um módulo de memória que não fará feio em nenhum casemod.
Especificações gerais:
- Garantia: Vitalícia
- Capacidade: 8GB (1x8GB)
- Perfil de desempenho: XMP
- Dissipador térmico: Vengeance
- Configuração de memória: Single Channel
- Tipo de memória: DDR3
- Pinos: 240
- Formato: DIMM
- Tensão SPD: 1.5V
- Tensão testada em fábrica:: 1.5V
- Taxa de velocidade: PC3-12800 (1600MHz)
- Velocidade do SPD: 1333MHz
- Velocidade testada em fábrica: 1600MHz
- Latência SPD: 10-10-10-27
- Tensão testada em fábrica:: 1.5V
Os módulos de memória da linha Vengeance da Corsair são projetados com os overclockers em mente. Os chips Vengeance são construídos usando RAM com potencial para alto desempenho e o dissipador de alumínio ajuda a dissipar o calor extra gerado pelo overclock. A linha Vengeance é otimizada para os processadores Intel i3, i5, i7 e AMD Phenom II. A especificação de 1.5V VDIMM ainda garante compatibilidade com as gerações mais recentes dos processadores da Intel e AMD, incluindo os novos AMD FX.
Para os testes foi utilizada a seguinte plataforma:
- Placa-mãe: ASUS M5A97 R2.0;
- Processador: AMD FX-8320 (Vishera) @4,0Ghz;
- Cooler: Stock;
- Memória RAM: Corsair Vengeance CMZ16GX3M2A1600C10 (1X8GB);
- Sistema Operacional: Windows 8 Pro 64bits.
Quando a memória é instalada e não se muda nenhuma das opções na BIOS, o sistema a coloca a 1333MHz 9-9-9-25. Para atingir de forma automática as especificações, deve se habilitar o XMP na BIOS. Com o XMP habilitado o sistema se iniciou a 1600mhz 10-10-10-27, conforme as especificações. No meu caso o XPM é habilitado automaticamente ao ser detectado uma RAM que suporte o padrão.
Benchmarks:
Os testes foram realizados com o processador rodando a 4GHz para que tenhamos resultados mais próximos ao potencial máximo da memória, reduzindo gargalos que pudessem ser causados por outros componentes do sistema.
Em ambos os benchmarks, os scores de velocidade são alcançados fazendo uma média aritmética entre os resultados da leitura, gravação e cópia. Já a latência é calculada medindo o tempo entre a memória receber um comando e devolver a resposta, ou seja, nesse caso, quanto menor, melhor. Como podem ver os resultados já são muito bons, mesmo sem o overclock.
Overclocking:
Nas descrições do módulo no site do fabricante é possível ver várias vezes menções ao overclocking, então nenhum review estaria completo sem analisarmos a memória sob este aspecto. O módulo realmente tem uma grande capacidade de overclock, mas é necessário um bom conhecimento dos timings e sub-timings para equilibrá-la corretamente e conseguir estabilidade. Outro fator importante durante o processo de overclock é que por ser um kit de tensão baixa (1.5V) ao invés do padrão de 1.65v, é necessário, em alguns cenários, o aumento da tensão além do especificado para se atingir os melhores resultados. Fica o alerta de que todo overclock oferece risco aos componentes, e que, mesmo sendo o módulo feito para tal, qualquer dano causado à este e outros componentes é de inteira responsabilidade do usuário.
Para rodar os testes novamente em overclock de maneira estável coloquei as memórias rodando a 2133MHz 12-12-12-36 (CL12). Em termos de velocidade foi um overclock de 533MHz ou 33% de overclock, com um leve relaxamento dos timings.
É possível ver uma melhora no MaxMEM Preview 1.5 após o overclock para 2133 MHz, sendo que o Memory Score (velocidade) sofreu um ganho de 11,5% e a latência um ganho de 10,6%.
Já no AIDA64 os ganhos foram ainda mais expressivos, com o Memory Score tendo um ganho de 20,8% e a latência 14,2%.
Comparação:
Conclusão:
A Corsair Vengeance 8GB (CMZ16GX3M2A1600C10) é definitivamente uma memória RAM de médio custo muito atraente, com grande capacidade de overclock e um estilo agressivo com seu dissipador que agrada. Cumpriu tudo o que promete em nossos testes. É uma ótima escolha pra quem quer uma boa memória, com boa capacidade e quer salvar um pouco de dinheiro para investir mais em outras peças do computador.
O único porém, que não pode deixar de ser mencionado, é que o código do modelo testado é de um Kit com dois módulos de 8GB, o que totalizaria 16GB em Dual Channel, no entanto recebemos um único módulo, o qual na verdade seria o modelo CMZ8GX3M1A1600C10. Portanto, se desejam comprar um módulo só com 8GB de memória, é este modelo que devem procurar.
Vale ainda mencionar que, embora em nossos testes o módulo tenha sido usado em Single Channel, este permite plenamente o uso em configurações de Dual Channel, desde que se adquira outro módulo do mesmo modelo. Não é recomendada a instalação deste módulo com outras memórias diferentes no mesmo computador.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.