Índice
Mario e Donkey Kong estão disputando a atenção dos jogadores de Switch novamente, no remake de um clássico do GameBoy Advance. Será que vale a pena entrar nessa briga? Confira nosso review completo a seguir!
Mario vs Donkey Kong: uma rivalidade de longa data
A rixa entre dois dos mascotes mais queridos da Nintendo é de longa data. Mario e Donkey Kong já vem disputando a atenção do público desde a estreia dos dois personagens em Donkey Kong, o jogo de fliperama lançado em 1981 que colocou o nome da Nintendo no mapa. Nele, Mario nem era Mario, mas as características básicas que fazem dele o personagem que é hoje já estavam lá.
Em 1994, a Nintendo trouxe de volta o embate entre eles como tema central de um novo jogo, também chamado Donkey Kong, para o GameBoy. Considerado um dos maiores clássicos do portátil, ele foi usado como inspiração para uma nova linha de jogos que começou no GameBoy Advance dez anos depois, com Mario vs Donkey Kong.
Agora, vinte anos e vários lançamentos depois, que incluíram títulos no DS, 3DS e Wii U, a Nintendo decidiu resgatar e recriar totalmente o original do GBA no Switch. Mario vs Donkey Kong continua basicamente o mesmo, só que muito mais bonito e com algumas novas funcionalidades.
Em termos de história, a trama do jogo é bem simples. Donkey Kong está em sua casa assistindo TV e fica fascinado com a miniatura de Mario que vê em um comercial. Para o azar dele, estão todos esgotados, mas isso não detém o macacão, que decide ir à fábrica de brinquedos do Mario para se apropriar de alguns dos bonequinhos.
Muitos saltos, escaladas e atrapalhadas
Mario não deixa isso barato e vai atrás do larápio, e é assim que Mario vs Donkey Kong começa. A cada fase, Mario tem que pular, escalar, carregar e resgatar presentes, para então reaver os brinquedos em uma segunda parte. A jogabilidade se assemelha muito aos jogos mais antigos estrelando os dois mascotes, principalmente Donkey Kong Jr., na maneira com que Mario é capaz de escalar cipós e derrubar frutas nas cabeças dos inimigos.
Cada um dos mundos do jogo trás um tema visual único e pequenas novidades de jogabilidade. Divididos em seis fases, o confronto entre Mario e DK acontece depois que elas são zeradas, para então Mario recuperar alguns bonecos que servem como vidas para a luta dos dois. Quando derrotado, o macacão da Nintendo parte para o próximo mundo, e assim o jogo avança. Essa nova versão do jogo traz dois mundos a mais como novidade, cada um com mecânicas novas.
Mario vs Donkey Kong está longe de ser um jogo difícil ou muito complicado de se jogar, o que faz dele uma excelente pedida para pais em busca de jogos para se divertir junto dos filhos. Visando jogadores mais jovens, a Nintendo incluiu um modo casual ao jogo, em que ao tomar dano, a fase não começa do zero, ao invés disso, Mario é levado de volta ao início, sem perder os itens recuperados.
Há também um modo para dois jogadores, que serve como a distração perfeita para duplas com níveis de habilidade diferentes curtirem juntos esse novo lançamento.
Cada fase acontece em uma tela que se estende tanto vertical quanto horizontalmente, mas mesmo assim é bem tranquilo de ver o que há pela frente durante o desafio. É perfeitamente possível zerar uma sem levar tudo consigo, mas a graça mesmo é conseguir ganhar a estrela de ouro, que serve como marco para alcançar os 100% de Mario vs Donkey Kong.
Tudo muito bonito e super colorido
O jogo não escapa da regra e traz uma apresentação bastante colorida e atraente, com cenários e personagens cheios de detalhes e o tradicional charme da Nintendo. Há pouco o que comentar sobre as falas dos personagens, já que o próprio Mario mal pronuncia uma palavra, fora os gritinhos e grunhidos esperados.
A trilha do jogo é um remix das músicas da versão original, com algumas canções totalmente novas. Não há nada que chegue aos pés das músicas clássicas da franquia, mas também não enjoam. No geral, ele fica um pouco aquém quando comparado a outros remakes como Super Mario RPG.
Preço e disponibilidade
Mario vs Donkey Kong está disponível para compra tanto no formato digital quanto físico. Para comprar a mídia digital, basta visitar o site da eShop ou pelo aplicativo do Nintendo Switch e fazer a compra. Já a cópia física pode ser encontrada em todos os grandes distribuidores pelo país.
Ambas as opções saem pela bagatela de R$249,00, ou seja, um pouco abaixo do valor usual dos jogos do aparelho.
Conclusão
Comparado aos outros remakes que a Nintendo já lançou, Mario vs Donkey Kong é o que menos inovou, trazendo pouco além da melhoria gráfica para aqueles que já jogaram a versão original. Mas isso não tira o valor do jogo, já que é um tanto complicado conseguir uma cópia daquela versão, isso sem falar no hardware, que hoje em dia pode custar bem caro.
Em outras oportunidades como o console virtual do 3DS ou do Wii U, a versão de 2004 foi disponibilizada, mas também é um meio mais complicado de se conseguir o jogo, considerando que as lojas digitais de ambos os consoles já ultrapassados da Casa do Cogumelo foram desativadas ano passado.
Esses poréns fazem com que Mario vs Donkey Kong no Switch seja a melhor e mais tranquila opção para aqueles que buscam reviver ou jogar pela primeira vez o simpático jogo de quebra-cabeças.
Mario vs Donkey Kong é de fato uma aposta mais que segura para a Nintendo, e é mais um passo adiante em sua estratégia de reaproveitar jogos clássicos em forma de lançamentos mais bonitos no Switch, o console que é sem dúvida um sucesso mundial. Ele é uma excelente pedida para jogadores mais jovens ou aqueles que estão atrás de uma experiência de jogo mais tranquila.
VEJA MAIS
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Mario vs Donkey Kong
Mario vs Donkey Kong-
Gráficos80/100 ÓtimoColoridos e chamativos, os gráficos do jogo são bem bonitos, mas simples.
-
Som70/100 BomA trilha do jogo não chama a atenção, mas também não incomoda. Fora os gritinhos do Mario, ninguém fala, praticamente.
-
Jogabilidade80/100 ÓtimoTodos os truques usuais de Mario podem ser usados de fase a fase, mas falta aquela fluidez de movimento presente em suas aventuras normais.
-
Diversão80/100 ÓtimoA dificuldade geral do jogo é baixa, mas não deixa de entreter. É o jogo perfeito para jogadores mais jovens ou aqueles que buscam uma experiência mais casual.
Prós
- É a maneira mais conveniente de se jogar Mario vs Donkey Kong
- Para pais e filhos, é uma excelente pedida
- O modo casual vai ajudar bastante quem não está acostumado a jogar
Contras
- É um jogo com poucas novidades para quem já se divertiu com a versão original
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.