Índice
Nós já fizemos review de um teclado da Logitech aqui no Showmetech. No entanto, hoje, nós falaremos tudo sobre um dos mais novos produtos da marca: o teclado Logitech Craft. Além de não se utilizar de fios, o periférico tem como diferencial um botão inteligente e totalmente adaptável. Confira a análise completa:
Design
O design do Logitech Craft é a característica que mais chama a atenção. Logo de cara, é possível notar que ele se trata de um produto premium. E o que entrega isso é, basicamente, o acabamento em preto e prata no corpo do acessório:
Logitech Craft é, realmente, um teclado bem elegante.
Além disso, temos keycaps (teclas) um tanto distantes do padrão. Isto porque, em sua superfície, é possível notar que há uma espécie de “encaixe” para a ponta dos dedos. Na prática, ajuda um pouco na hora de digitar, especialmente no início – e é definitivamente melhor do que uma superfície totalmente plana.
E por falar em teclas, vale mencionar que elas também acendem. Porém, por se tratar de um teclado premium, ter retro-iluminação nas teclas deixa de ser simplesmente bacana e se torna um item obrigatório.
Na parte de baixo, os pés de borracha definitivamente cumprem seu papel. Estamos falando aqui de um teclado que não vai, de maneira alguma, escapar de suas mãos na hora de digitar. Por fim, temos o ponto-chave do Logitech Craft: seu botão circular totalmente programável, que fica no canto esquerdo. Claramente inspirada no Surface Dial, a “coroa” multifunção casa bem com o design do teclado. No entanto, falaremos mais sobre ela no próximo tópico.
Performance
Por que esse botão é tão incrível assim? Bom, além de funcionar como uma espécie de “roda de volume”, o botão é ainda sensível ao toque e pode ser, na verdade, pressionado como qualquer outra tecla.
Logitech Craft permite fazer maior parte do trabalho através do botão programável.
Todas essas funcionalidades fazem com que ele seja perfeito para usuários criativos. Se você utiliza o seu computador para desenhar ou usa programas como o Photoshop CC, saiba que o botão é compatível com um bocado destes apps.
E tais funcionalidades podem ser aproveitadas ao máximo graças ao Logitech Options. Lá, é possível escolher entre 11 tipos de funções para o botão extra. Algumas delas são os controles de: volume, brilho, zoom e, talvez o mais importante, o contextual. Este último é perfeito para editar imagens, já que permite controlar contraste, exposição, balanço de cor e etc.
Tudo isso é possível graças a uma atualização lançada pouco após o lançamento do teclado. Inclusive, tal atualização fez mais do que somente expandir a compatibilidade para alguns aplicativos, já que no update a Logitech também disponibilizou um SDK.
Caso não esteja familiarizado, a sigla SDK significa “Kit de Desenvolvimento de Software” e é destinada a um público-alvo bem específico: os programadores. Sim, caso tenha conhecimento na área, é possível usar sua criatividade para usar a “coroa” do teclado como bem entender. E isso é um baita ponto positivo para o produto.
Bateria
No entanto, de nada adianta ser funcional se o teclado não possuir uma boa autonomia de bateria. Neste quesito, o Logitech Craft conta com uma bateria que, segundo a própria empresa, consegue durar até uma semana.
Em nossos testes pudemos notar que a bateria realmente dura muito. Lembra que falamos das teclas serem retro-iluminadas? Este tipo de iluminação costuma consumir bastante bateria de um teclado sem fio, mas, no caso do Logitech Craft, isto não ocorre.
Ao afastar as mãos do teclado, ele imediatamente desliga a iluminação para poupar energia. Por mais simples que isto pareça, acaba gerando uma grande economia. Outro ponto contribuinte para este resultado positivo é o tipo de conexão sem fio usada, que, neste caso, é a Bluetooth Low Energy (Bluetooth de baixo consumo de energia, em tradução livre).
No entanto, caso a bateria acabe – e isto inevitavelmente acontecerá – está incluso na caixa um cabo USB-C. Ou seja, basta conectá-lo ao PC e continuar usando o periférico normalmente enquanto ele recarrega.
Especificações técnicas do Logitech Craft
Abaixo, confira as especificações técnicas principais do Logitech Craft:
- Dimensões: 32 mm (altura) x 430 mm (largura) x 149 mm (profundidade);
- Peso: 960 gramas;
- Botão programável;
- Conexão Bluetooth Low Energy;
- Tecnologia sem fio Logitech Unifying de 2,4 GHz;
- Software Logitech Options possui compatibilidade com Windows 7 ou superior e macOS 10.11 ou superior;
- Pode ser usado em até 10 metros de distância;
- Bateria recarregável através de cabo USB-C;
- Compatível com mouses Logitech Flow;
- Botão Liga/Desliga.
Conclusão
Lançado somente lá fora, por US$ 200 (aproximadamente R$ 770, sem impostos), o Logitech Craft é um teclado de alta qualidade e que se encaixa melhor nas mãos de criadores de conteúdo e artistas. Afinal, esse público é o que usará com maior totalidade todas as suas funções. E neste caso, estamos falando, é claro, do botão programável do teclado.
Gostou tanto do review quanto do teclado em si? Então, acompanhe o Showmetech. A gente te avisa se ele chegar ao Brasil!
Leia também
Review: Logitech MX Sound é a caixa de som Bluetooth feita para todos
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.