Índice
Lançada no começo do ano, a smart TV LG OLED evo C4 chega ao Brasil com a melhor tecnologia de tela e, agora, com novo processador e assistente pessoal ainda mais inteligente. Disponível em tamanhos que variam de 42 a 83 polegadas, ela é recomendada para os mais variados ambientes. Veja o que achamos dela nesse review:
Design
Para os testes, recebemos a versão de 55 polegadas da LG OLED evo C4 e é notável a beleza e sofisticação dela, desde a retirada da caixa. Além da tela ser extremamente fina, mais fina do que um smartphone, o modelo tem cara de objeto de decoração.
Você pode colocar ela no rack ou instalá-la na parede. A base de metal preto escovado também é linda e montá-la à TV não leva muito tempo.
Neste modelo, temos o famoso “simples que dá certo”. As bordas mínimas (são mínimas, mas ainda existem) também entregam aquela imersão interessante em todos os conteúdos que você quiser ver na tela.
Quem tem salas ou estantes maiores pode optar por modelos com 65 ou 77 polegadas, mas lembre-se de que a distância entre o sofá e a tela deve ser aprimorada conforme o tamanho da tela da smart TV. O Showmetech tem uma matéria completa sobre esse assunto; não deixe de conferir antes de fazer sua compra.
Controle remoto
Por aqui, temos o Controle Smart Magic, que é um dos grandes acertos da LG em suas smart TVs. Em vez de ser um “simples” controle remoto que ajuda na digitação e em outros comandos da smart TV, ele conta com a função de ponteiro, que lembra o uso de mouses, no estilo “aponte e clique”.
Além de ter as tradicionais teclas numéricas e de controle das funções da OLED evo C4 55, o grande acerto está em seu microfone embutido: com isso, basta segurar a tecla e dar um comando. Como é completamente integrado ao sistema operacional, fica fácil realizar ações rápidas em alguns segundos, como pedir para trocar a fonte de vídeo ou até mesmo aumentar o volume.
Há atalhos que também facilitam a entrada em streamings de vídeo: Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, LG Channels e ativar a Alexa. Em relação aos modelos enviados em 2023, não houve mudanças. A LG também envia pilhas (são necessárias duas) dentro da caixa, então basta ligar a TV e começar a configuração inicial pelo controle remoto.
Tela
Há 11 anos, as smart TVs OLED da LG dominam o mercado, e isso não é por acaso. A tela do modelo que testamos oferece uma qualidade incrível. Na tecnologia OLED, cada pixel é controlado individualmente, acendendo e apagando conforme necessário para a reprodução dos conteúdos. Essa precisão na iluminação dos pixels resulta em um preto profundo, cores vibrantes e contraste infinito, sem exageros que deixam a experiência visual mais “estourada”.
A linha OLED evo C4 oferece resolução 4K em todos os tamanhos e proporciona uma experiência altamente imersiva, independentemente do conteúdo reproduzido.
Cenas mais escuras, que geralmente seriam difíceis de enxergar em modelos LED ou LCD, foram muito bem exibidas aqui. Também temos o padrão Dolby Vision IQ, que adapta a qualidade da imagem em diversos formatos para evitar erros ou distorções conforme a iluminação do ambiente, por meio de sensores. Minha sala é bem iluminada e, mesmo durante o dia, com o reflexo da luz solar, a imagem não foi afetada em nenhum momento.
Outro grande acerto está no Intensificador de Brilho e no Pico Duplo HDR, que melhoram a imagem ao entregar mais brilho e mais detalhes do que modelos sem essas funcionalidades. Não há como negar que a experiência visual está ótima, e os detalhes que não percebi na primeira vez que assisti tornaram os episódios ainda mais especiais.
Os modos de imagem são ferramentas que ajustam automaticamente as configurações de brilho e contraste, com destaque para o Modo Filmaker, que identifica o que está sendo reproduzido na tela e adapta as configurações para proporcionar uma ótima experiência visual.
Apesar disso, o modo Vivo é o meu preferido para o uso no dia a dia, já que, como o nome sugere, ele aprimora os tons da tela para que pareçam mais próximos do que vemos na vida real.
O modo Padrão é parecido com o Modo Vivo, mas aqui as cores são menos detalhadas. Veja abaixo o exemplo:
Outros modos que se adaptam a diversos tipos de conteúdo também funcionam bem, como o modo Cinema, que realça os tons mais escuros.
O uso é bem interessante em cenas escuras e as cores também ficam mais brilhantes do que quando isso está ativado, dando aquela incrementada em sua experiência.
O modo Esporte, que aprimora o brilho para que você não perca nenhum detalhe das partidas.
Por fim, há o modo Otimizador de Games, que também configura detalhes da tela automaticamente. A linha que testamos possui uma taxa de atualização de até 144 Hz e outro acerto fica para o Dolby Vision Gaming. Também há suporte para o NVIDIA G-Sync, caso queira conectar algum computador e adaptar a taxa de atualização conforme o que está jogando.
A tela também pode ser dividida em duas para você ver a imagem (ou o som) de dois aplicativos ao mesmo tempo, por meio do modo de multivisualização. Você também pode conectar uma webcam à smart TV e usá-la em home office com um computador, ou até mesmo ver a imagem da TV e um vídeo do YouTube simultaneamente.
As configurações aplicadas de forma automática são o grande acerto da LG para 2024. Isso já acontecia na linha C3 de 2024, mas tudo está ainda melhor, dando destaque para o que importa e tornando a experiência ainda mais imersiva.
Processador
A LG cita que o processador AI α9 Gen7 da smart TV LG OLED evo AI C4 4K entrega, em relação à geração anterior, uma performance 1,5 vezes mais poderosa em AI, 4,5 vezes mais avançada em gráficos e 2,2 vezes mais rápido na CPU.
Saindo dos números complexos, a experiência para diversos tipos de usuários é melhor, ainda mais considerando que o modelo consegue o aprimoramento de imagem (também chamado de upscalling) de conteúdos com resolução abaixo do 4K.
Áudio
O jogo de alto-falantes presente no modelo de 55” que testamos tem 40 watts de potência, entregues em um sistema de som de 2.2 canais. O áudio impressiona por ter uma ótima qualidade, mas fica ainda melhor quando navegamos pelos modos.
A começar pelo Som IA Pro, este modo analisa o tipo de programa ou conteúdo que está na smart TV e adapta as configurações para uma melhor experiência, sendo o melhor deles por não exigir nenhuma configuração adicional.
Já o Padrão, como o nome sugere, não utiliza nenhum recurso de IA no som. Por conta disso, percebi que o som precisa ser um pouco mais alto quando esse modo está ativado. O modo Cinema é mais focado em entregar um som mais imersivo, proporcionando um aspecto 3D, impulsionado pelo padrão Dolby Atmos também presente neste modelo.
O Clear Voice Pro é outro acerto desse modelo. Como o nome sugere, ele dá ênfase às vozes em tudo o que está sendo transmitido na TV, o que pode ser interessante para que você ouça diálogos, conversas e até mesmo músicas pelo streaming de sua preferência.
Por aqui, eu uso o Spotify e consegui deixar o fone de lado enquanto trabalhava no home office, ouvindo música pela TV.
O modo Esportes também ajusta o som para proporcionar uma experiência mais imersiva, dando ênfase para que a atmosfera de um estádio seja transportada para a sala de sua casa.
Por fim, temos o Otimizador de Games, que oferece um pequeno upgrade no volume e destaca passos e sons característicos de jogos.
Já o AI Acoustic Tuning usa o microfone do controle remoto para garantir que a melhor experiência sonora seja entregue aos usuários. Vale a pena ativar essa função assim que ligar a smart TV para não perder a qualidade sonora desenvolvida especificamente para sua casa.
Dito isso, a experiência sonora foi a melhor possível para uma smart TV. No entanto, você também pode conectar uma soundbar da LG compatível com a tecnologia WOW Orchestra, que combina os alto-falantes para uma experiência ainda mais potente em termos de som. Isso funciona sem fio, mas você também pode usar a saída de áudio óptica, se preferir.
Interface
Com o webOS 2024 instalado desde o primeiro dia, a LG afirma que será possível controlar quanto tempo sua família fica na frente da tela, além de definir o nível de volume para não causar danos à audição de crianças, idosos e animais de estimação. Outra novidade são os perfis personalizáveis, que permitem que cada pessoa da casa tenha uma experiência de uso diferente.
Na prática, o webOS 2024 é um pouco poluído e até você organizar tudo, pode levar um tempo. Não me entenda mal: ter acesso aos diversos serviços de streaming de vídeo e música em uma mesma tela é ótimo, mas uma organização mais separada seria melhor.
Este modelo chega com Chromecast integrado, o que permite que você transmita tudo o que está na tela de seu smartphone Android para a tela grande, sem precisar de fios. Basta clicar no ícone de transmissão para que o vídeo que está passando no smartphone seja reproduzido na tela.
Caso seja dono de um aparelho fabricado pela Apple, você também pode usar o Apple AirPlay integrado para enviar vídeos, fotos e até mesmo áudio para a smart TV. Isso também pode ser feito sem fio, mas vale a pena usar o aplicativo ThinQ para desbloquear todas as funcionalidades.
Há também o OLED Care, que elimina o medo dos usuários de que a tela possa apresentar problemas ao exibir imagens estáticas por muito tempo, algo comum em modelos mais antigos. Ao navegar por esta parte das configurações, é possível solicitar uma limpeza de pixels para evitar que esses problemas ocorram, seja de forma programada ou quando quiser.
Outra forma de usar a TV é como uma grande central de aparelhos conectados, sejam eles fabricados pela LG ou por outros que atendem ao padrão Matter. Essa função também pode ser acessada pelo aplicativo, mas o Hub Inicial ThinQ é interessante para quem tem ar condicionado, aspirador-robô ou qualquer outro aparelho conectado à mesma rede Wi-Fi.
Por fim, a LG promete, por meio do programa webOS Re:New, que todos os modelos da linha OLED evo C4 receberão a versão mais recente de seu sistema operacional, sempre que disponível, até 2028. Apesar de ser um tanto poluído, vale destacar que o webOS é bem assertivo quando falamos de sistemas operacionais de smart TVs, estando atrás, em minha opinião, apenas do TizenOS da Samsung.
App LG ThinQ
Ao instalar o aplicativo LG ThinQ em seu aparelho com Android ou iOS, você também pode controlar a smart TV LG diretamente pelo smartphone.
Por lá, é possível alterar o volume, abrir aplicativos instalados na OLED evo C4, alternar entre as saídas de vídeo, usar a câmera do smartphone como webcam, compartilhar a tela (ou som) e até mesmo usar o microfone do celular para dar comandos ao sistema operacional.
Uso de IA
O OLED Care também permite que você selecione o brilho dos logotipos na tela para evitar problemas a longo prazo e programe a movimentação da tela para prevenir que problemas ocorram quando a smart TV ficar ligada por muito tempo. São pequenos detalhes que, no dia a dia, aumentam a durabilidade e ajudam você a ter uma experiência mais conectada.
O destaque fica para o bom uso de IA, onde, por meio do controle remoto, basta dar um comando de voz para ser atendido. É possível, por exemplo, pedir para que a fonte de vídeo seja alterada, que o volume seja aumentado ou diminuído e até mesmo criar um timer para a tela desligar.
Por ser completamente integrado ao sistema operacional de todas as LG OLED evo C4, é possível pedir para que uma busca no YouTube seja feita enquanto você assiste a algum programa na TV tradicional. Outro bom recurso que usei por aqui é o de consultar o clima, que foi um parceiro para me ajudar a saber como estava o tempo na hora de sair e também na hora de voltar para casa.
A boa integração com o sistema operacional é o charme que você não achava que precisava, mas, caso opte por um modelo desta linha, vai se ver dando comandos de voz ao controle remoto o tempo todo.
Conexões
Por aqui, temos opções para todos os tipos de usuários. A LG OLED evo C4 conta com:
- 4x HDMI 2.1 (sendo uma delas com suporte para eARC e as demais suportando 4K 120Hz, VRR, ALLM e Quick Media Switch);
- 3x USB 2.0;
- 1x porta Ethernet;
- 1x saída de áudio óptica;
- 1x saída de áudio do tipo P2 (3,5 mm);
- 2x entradas para sinal de antena
O modelo enviado para testes ao Showmetech também tem uma conectivida Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.2.
Preço e disponibilidade
Disponível no Brasil a partir de junho de 2024, o modelo possui preços diferentes conforme o tamanho que você preferir. São eles:
- LG OLED evo C4 55″ (OLED55C4PSA) : R$ 7.314,00 (Magazine Luiza), R$ 7.460,28 (Amazon), R$ 7.698 (Mercado Livre);
- LG OLED evo C4 65″ (OLED65C4PSA): R$ 13.998,95 no Magazine Luiza, R$ 13.318 na Amazon, R$ 13.998 no Mercado Livre
- LG OLED evo C4 77″ (OLED77C4PSA): R$ 24.209,47 no Magazine Luiza, R$ 24.209 no Mercado Livre
Internacionalmente, a LG também lançou esta linha em tamanhos de 42, 48 e 87 polegadas, mas eles não chegaram ao Brasil até o fechamento deste review.
Conclusão
Como alguém que testou a OLED evo C3, não há como negar que o modelo de 2024 está ainda melhor. O uso de IA em smart TVs começa a fazer sentido, e com o webOS 24 bastante otimizado e, principalmente, integrado às demais funções, o grande ponto alto deste modelo é que ele consegue proporcionar um maior dinamismo no dia a dia.
Este é um modelo de smart TV versátil: pode ser utilizada como tanto como smart TV tradicional, como smart TV gamer devido a seus modos especiais de jogos e também como uma ótima central de aparelhos conectados.
Dito, isso, temos a melhoria de algo que já era bom. A OLED evo C3 já é um produto e tanto, então a OLED evo C4 chega para mudar a cena das smart TVs ao ter um processador mais inteligente e que seleciona os modos de imagem e áudio automaticamente.
Apesar de ser vendido a partir da casa dos R$ 7 mil, a LG OLED evo C4 tem tudo para entregar uma boa experiência para diversos tipos de usuários: o entusiasta de filmes e séries, o usuário tradicional e até mesmo quem é gamer. Fica a recomendação de compra do Showmetech.
Especificações técnicas
Produto | Smart TV LG OLED evo AI C4 4K |
Modelo | 55″: OLED55C4PSA 65″: OLED65C4PSA 77″ OLED77C4PSA |
Marca | LG |
Tela | Painel 4K OLED evo Taxa de atualização: 120Hz nativo Tamanhos de 55, 65 e 77 polegadas |
Processamento de Imagem | Processador AI α11 4K Upscaler AI: α11 AI Super Upscaling 4K Dolby Vision / HDR10 / HLG Filmmaker Mode Modo de Imagem: 10 modos HFR (High Frame Rate): 4K 120 fps (HDMI, USB) Suporte para NVIDIA G-Sync |
Áudio | Dolby Atmos α11 AI Sound Pro (Som virtual 11.1.2) Clear Voice Pro WiSA Ready Bluetooth Surround Ready Saída de Áudio: 40W AI Acoustic Tuning: Sim Audio Codec: AC4, AC3 (Dolby Digital), EAC3, HE-AAC, AAC, MP2, MP3, PCM, WMA, apt-X (vide manual) Sistema de Som: 4.2 Canais |
Conectividade | 4 entradas HDMI (1 eARC) 3 entradas USB 1 porta Ethernet 1 entrada para antena 1 porta de áudio óptico Conexão cabos RCA Bluetooth v. 5.2 Wi-Fi 5 |
Smart TV | Sistema Operacional: webOS 24 |
Preço | 55″: R$ 7.314,00 no Magazine Luiza l R$ 7.460,28 na Amazon l R$ 7.698 no Mercado Livre 65″: R$ 13.998,95 no Magazine Luiza l R$ 13.318 na Amazon l R$ 13.998 no Mercado Livre 77″: R$ 24.209,47 no Magazine Luiza ou R$ 24.209 no Mercado Livre |
Veja também:
REVIEW-COMPARATIVO: LG OLED evo B3, C3 vs. G3
REVIEW: Smart TV LG OLED evo C2
Revisado por Gabriel Princesval em 23/08/2024
Veredito: OLED evo C4
Veredito: OLED evo C4-
Design10/10 Excelente
-
Controle remoto10/10 Excelente
-
Tela10/10 Excelente
-
Processador10/10 Excelente
-
Áudio8/10 Ótimo
-
Interface e Apps7/10 Bom
-
Recursos especiais10/10 Excelente
-
Conexões10/10 Excelente
Prós
- Imagem está 30% mais brilhante em relação à geração passada
- Modos de imagem e áudio selecionados via IA
- Controle remoto dinâmico
- Pode ser controlada pelo smartphone
- OLED Care para maior durabilidade
Contras
- Alguns modos são semelhantes
- Sistema operacional poderia ser menos poluído
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.