Índice
O LG L80, lançado no Brasil recentemente, traz configuração intermediária, suporte para dois chips e aposta na tela de 5 polegadas como diferencial em sua faixa de preço.
Design e Acabamento
A construção do L80 foi bem pensada pelos engenheiros da LG. A parte frontal é revestida basicamente pela tela de 5 polegadas, com o o speaker para ligações na parte superior e, ao lado, a câmera frontal 0.3 megapixel.
A parte traseira, que é removível, é feita e plástico com uma textura de aspecto fosco, o que garante uma pegada mais segura. A câmera traseira possui sensor de 8 megapixels, com o flash de LED ao lado. Na parte inferior, há um auto-falante mono logo abaixo a saída micro USB. Ao todo o dispositivo pesa 142 gramas.
Tela
O display LCD com tecnologia IPS possui bom contraste e nível de cor. Notei um nível de reflexibilidade muito grande, sendo inviável a utilização do dispositivo em ambientes externos.
A resolução de 480 x 800 pixels (WVGA) se mostrou confortável, porém não ideal. Em 5 polegadas de tela, seria mais viável uma resolução ao menos HD.
Hardware e Processamento
O coração do L80, é composto por um processador Qualcomm Snapdragon dual core de 1,2 GHz, com 1 GB de RAM e GPU Adreno 302. Mesmo com Android 4.4.2 KitKat, que promete rodar mais fluidamente em dispositivos com 512 MB de RAM, não pense que jogar Real Racing 3 ou Dead Tigger 2 será uma boa experiência, apenas pelo fato da tela ser grande.
Nota-se também ligeiros engasgos nas animações da interface da LG, a Optimus UI. Além disso, os jogos demoram até 1 minuto para carregarem completamente. Aqui, fica uma dica: se você pretende utilizar o L80 para jogos, opte por jogos casuais, como Candy Crush, Sheep Happens (imagem acima) e Angry Birds Go.
Bateria e Armazenamento
A bateria de 2.460 mAh teve performance regular, dentro da média esperada, chegando a 6 horas de uso intenso (jogos, vídeos e Facebook). Com uso moderado (checar e-mails, e utilizar WhatsApp), a bateria do L80 aguentou 10 horas.
O armazenamento interno do dispositivo é limitado, levando-se em consideração que o cartão SD (expansivo até 32GB) é valido apenas para documentos, fotos e músicas. Desta forma, a experiência na instalação de jogos e aplicativos pode ser comprometida. Isto porque dos seus 8Gb anunciados, cerca de 3,71 GB estão acessíveis ao usuário.
Este espaço não é preenchido apenas pelos recursos implementados pela LG, pois no caso do L80 não são muitos. Mas há uma redundância de aplicativos embarcados, como o Chrome e o navegador proprietário da LG, Play Music e o player padrão, vídeos e Play Vídeos, entre outros. Como são apps nativos, não será possível desinstalá-los.
Interface
Mesmo rodando Android KitKat, a LG não migrou a nova interface presente no LG G3 (que roda a mesma versão) para este dispositivo. Ainda temos a Optmius UI, extremamente diferente do Android puro, mas com features interessantes como diferenciais.
Quick Memo
Utilitário presente na barra de notificação que permite ao usuário salvar a tela que é exibida no momento, adicionando recursos para edições e anotações. O Memo se comporta como um bloco de notas mais aprimorado, que tem como background um print screen escolhido pelo usuário.
QSlide
São os tradicionais “mini aplicativos flutuantes” que permitem acesso a alguns utilitários, como calculadora e calendário.
Knock Code
Permite o desbloqueio da tela utilizando uma sequencia de toques. O diferencial dessa função é a ausência do desenho de desbloqueio, fazendo com que seja adicionado mais segurança no padrão escolhido pelo usuário.
Extras
O dual-chip parece mesmo ter caído no gosto das fabricantes na hora de equipar seus smartphones intermediários. O acesso acontece pela traseira, com a remoção da tampa. A LG traz entre os botões capacitivos um atalho para troca do SIM Card, para que o usuário possa escolher qual chip será utilizado para dados e ligações.
Em ano de Copa do Mundo, a TV Digital, mais conhecida como DTV, se tornou recurso diferencial entre smartphones low, middle e high-end. Diferente de outras fabricantes, a LG optou por uma antena embutida e retrátil, mas não removível.
Conclusão
De um modo geral, a experiência com o dispositivo é satisfatória. O valor anunciado pela LG de R$ 949, foi rapidamente reduzido no varejo, a fim de viabilizar a oferta de mercado, uma vez que dispositivos como o Moto G Dual possuem um valor inferior e contam com uma alguns itens superiores aos do L80.
Usuários que procuram um smartphone com TV Digital, suporte para dois chips e uma tela maior, vão encontrar no LG L80 uma boa alternativa.
Outras especificações
CONEXÕES |
3G / WiFi / GPS / A-GPS |
ACESSÓRIOS |
|
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.