Índice
No mês de novembro, tivemos dois grandes acontecimentos tech no período de uma semana: a chegada dos consoles da nova geração e o lançamento de um forte serviço de streaming. Falo, claro, sobre os poderosos hardwares Xbox Series S|X e PlayStation 5, e o recém-chegado Disney Plus, que bate de frente com a concorrência já estabelecida anos atrás. Visto que muito do dia-a-dia do consumidor moderno em 2020 está no isolamento confortável da própria casa, estas novidades foram recebidas de braços abertos.
Mas, afinal, o que é um bom streaming ou um bom console sem uma boa smart TV 4K, correto? Uma novidade interessante que, por exemplo, abraça ambas citadas é a linha de LG UN8000, que vem para introduzir uma ótima qualidade de som e imagem integrada ao sistema inteligente único da fabricante. Alinhado ao sistema via comandos de voz, suporte a smartphones Android e iOS, processador e modos de imagem de tirar o fôlego, temos um pacote completo de entretenimento em alta qualidade.
Vale citar que a smart TV vem como concorrente direta da Crystal UHD, TV da Samsung lançada também em 2020, a TU8000. Além do nome similar, a variação de tamanhos também segue bem parecida. Para ajudar na nomenclatura: a linha UN8000 consiste de modelos com 50, 75, 82 e 86 polegadas. Dentre elas, as especificações são ligeiramente similares, exceto por itens como processador e conectividade – só as duas maiores contam com HDMI 2.1, por exemplo. Pudemos testar o “modelo de entrada” de 50 polegadas, a LG 50UN8000. A seguir, neste review, explico o que agradou e o que poderia melhorar nesta excelente TV da LG.
Design e destaques
A LG 50UN8000 é uma smart TV LED que possui resolução 4K/UHD, processador Quad Core, tecnologias de upscaling com cores dinâmicas e redução de ruído, sistema operacional tradicional webOS (5.0), diversas opções de assistente de voz e um controle remoto inteligente, o Smart Magic – basta apontar para a tela e ver o cursor aparecer, como um mouse de computador projetado em tela grande. Tem frequência nativa de 60Hz tanto para interface como para games e, por fim mas não menos importante, um sistema de áudio com a modesta potência de 20W (2.0 canais).
Parte das linhas novas da LG seguem design similar, com dupla de pés parafusados e a textura traseira de plástico. Não fora dessa regra, temos a LG 50UN8000, uma TV mais parruda do que aparenta. De antemão devo dizer que, dentre todas as smart TVs testadas por mim, esta passou uma certa impressão de instabilidade de suporte. Chequei duas vezes se os parafusos estavam firmes, mas nada pareceu resolver – não reduzi a nota final do review por isso, só foi uma má primeira impressão.
Se no quesito suporte ela surpreende por um lado não muito positivo, a TV recompensa com o resto do design. As bordas lembram mais molduras de quadro: ao invés de tentar esconder e “fingir” que tem bordas finas, a LG 50UN8000 assume o design com propriedade sem deixar o estilo de lado. De qualquer forma, ela ainda conta com um acabamento relativamente estreito. Ao observá-la de lado, vemos um perfil bem mais encorpado. Na base, há o único botão de energia que também serve para seleção dos menus (apertar muda a seleção, segurar confirma-a).
Imagem
Antes de qualquer coisa, vale informar que a LG 50UN8000 conta com uma conectividade bem padronizada dos modelos de entrada. Há conexões traseiras e laterais, sendo: 4 entradas HDMI 2.0, 2 entradas USB, saída digital óptica de áudio, entrada de sinal RF e também para cabo ethernet. Sem fio, temos os tradicionais Wi-Fi e a conexão Bluetooth.
Destas conexões HDMI, fiz ótimo uso ao conectar o Xbox Series X, para aproveitar os jogos em 4K a 60 frames por segundo, e também para alguns jogos do PlayStation 4 (Ultra HD/upscaling). Mesmo que a smart TV não conte com HDMI 2.1, que proporcionaria 4K@120fps, o simples fato de jogar em uma TV 4K na fluidez de 60 frames dá um poder de imersão sem igual. O lag de entrada é baixíssimo, mesmo que o único modo “gamer” dela seja para perfil de imagem – não um dedicado com baixo tempo de resposta, como certas TVs recentes.
Falando nisso, os modos configurados de fábrica são ótimos nos devidos perfis: o esportivo deixa tudo com saturação elevada (grama mais verde em jogos de futebol), o cinema fica tudo com um “filtro” mais aconchegante e há o exclusivo Filmmaker Mode com cores e iluminação fiéis ao gosto de cineastas prestigiados. Este último modo, por exemplo, tem uma calibração que o difere do que a própria TV chama de modo cinema justamente pela atmosfera resultante ser mais realista.
O Filmmaker está em pouquíssimas linhas de TVs de 2020 aqui no Brasil, então é ótimo ver um modelo de entrada que abrigue tal selo de qualidade. Em todo caso, antes tinha me acostumado às cores vivas do perfil de jogos e optei por deixá-lo ativado em todos os aplicativos, tanto em streamings de séries como em ambas as entradas HDMI da LG 50UN8000. Porém, depois de ver o Filmmaker “em ação”, não consegui escapar e o tornei padrão.
Em testes de navegação pelos serviços de streaming, pude conferir a aventureira série Long Way Up, no Apple TV+, que conta a jornada de dois amigos de longa data, indo da ponta sul do Chile até Los Angeles (nos EUA) com motocicletas elétricas. Como é de se esperar, visuais coloridos das variadas paisagens foram bem representados no sublime 4K da LG 50UN8000. O modo Cinema ou o Padrão são ambos ótimos, com cores vibrantes sem exagerar – nada de tons brilhantes surreais, tudo agrega positivamente na experiência imersiva.
Também há menos de um mês, pudemos conferir a estreia do Disney+ em território nacional. Preciso admitir que ver Mandalorian em 4K não tem igual. Maratonar as séries exclusivas do National Geographic e outras com visuais espetaculares da própria Disney foram experiências magníficas também. Por Mandalorian ser relativamente sombria (por tom da história e pelo visual, claro), notei a razoável representação em cenas escuras com a LG 50UN8000. Fica a recomendação também para quem curte filmes e séries de terror.
Por conta disso e, em especial falando sobre o fato de ver streamings em ótima qualidade, preciso ressaltar a facilidade que a LG 50UN8000 traz. Abaixo explico melhor sobre a interface, mas me adianto: com o menu rápido na lateral esquerda da tela, pude intercalar entre sistemas de som (óptico e combo TV + alto-falante sem fio) e testar os diferentes perfis de imagem, para refinar as tecnologias da smart TV e adequar a cada caso. Importante ressaltar que fiquei satisfeito com boa parte dos ajustes já de fábrica, porém, as opções customizáveis sempre vêm como um agrado extra a um consumidor mais dedicado.
Os modelos maiores da linha UN8000 contam com painel IPS, mas não é o caso desta de 50 polegadas. Mesmo assim, a TV não desaponta em contraste e brilho de ângulos relativamente amplos. A uma distância razoável da tela, pode-se observar de um sofá lotado sem nenhum problema. Pensando em iluminação do ambiente, só percebi certa dificuldade vendo-a a um ângulo oposto da janela (onde havia um reflexo à esquerda da tela) ao longo do dia. Em ambientes com média e nenhuma iluminação, vemos a riqueza dos detalhes, sem excessos.
Som
Em termos de som, a LG 50UN8000 entrega o “arroz com feijão”: dupla de sistema 2.0 à potência de 20W. A regulagem de volume me fez notar o quão mais alta ela é se comparada a outras smart TVs recentes que tive o prazer fazer review. Por referência, o “volume 10” em jogos traz um som mais denso e alto se comparado ao mesmo nível nas concorrentes de entrada.
Conforme adiantado nas specs acima, um fator relevante do produto é o sistema de fácil ajuste para todo tipo de perfil sonoro. Há o Som IA, que com auxílio de inteligência artificial traz o perfil certo a depender do tipo de som detectado, e no modo Padrão você pode desfrutar do Ultra Surround (modo virtual de mixagem, mais imersivo).
Dentro das opções de saída, vemos: speakers internos, Bluetooth, Óptico, HDMI ARC, surround simulado com alto-falantes sem fio somados aos da TV e conexão do ótico junto aos alto falantes da TV – para quem não tem o trio frontal de um sistema 5.1 ou 7.1, por exemplo. Muitas opções, com múltiplos cenários de uso à sua escolha.
Ademais, a TV não apresenta especificações que tornem o áudio um grande ponto forte. Faz seu trabalho na medida certa, sendo ótima para maratonas de séries, filmes de ação, jogos de todos os gêneros e vídeos de internet. Ouvir músicas é um consumo que fica bem na média “de entrada” mesmo, com zero decepções.
Particularmente o melhor sistema operacional atual dentre TVs de hoje, na LG 50UN8000 temos o webOS 5.0 com navegação prática, agradável e inteligente. Estas 3 qualidades se explicam pela discreta barra inferior na tela, quando o menu está à mostra. Nela, você tem acesso aos serviços e aplicativos favoritos (em ordem personalizável), com atenção especial para Netflix e Amazon Prime Video, dois streamings que parecem tão integrados à TV que são encontrados também no atalho rápido do controle remoto.
Ainda no tópico de controle, para justificarmos a navegação facilitada, não me dei conta do quanto acho necessário atalhos do tipo Entradas (conexões com e sem fio), Lista e Configurações. Tendo utilizado controles minimalistas no passar dos últimos meses, com só uma dezena enxugada de atalhos, é válido ressaltar como a LG mantém o controle robusto, e isso se estende da entrada (LG 50UN8000) até a TV premium (NanoCell).
Nas Configurações, por sinal, você tem a opção de editar quais itens prefere deixar em acesso rápido na lista lateral e pode expandir o menu para ajustes finos. Entre tudo isso, na troca de apps, sugestão dos abertos recentemente e seleção de entradas, o processador Quad Core dá conta sem engasgos com uma navegação fluida na LG 50UN8000.
Assistente de voz
Google Assistente, Alexa (Amazon) e o próprio do ThinQ AI (do webOS): estes assistentes de voz representam a vasta gama de opções da LG 50UN800 enquanto TV inteligente. Para controlar, basta segurar o botão do microfone no centro do controle remoto. A partir daí, você pode falar e ver como cada palavra é interpretada pelo ThinQ AI. Caso você segure o botão do Prime Video, a Alexa é ativada, com um delay um pouco maior do que o nativo da TV.
Na sequência da galeria abaixo, os termos de comandos foram: “filmes de terror na Netflix”, “Love Death and Robots”,
e o último é o resultado de uma sugestão própria da I.A. ao somente pressionar o botão do microfone. Curiosamente, houve a recomendação do recém-lançado Nunca Raramente Às Vezes Sempre, filme que eu tinha esquecido por completo até então. Em outra instância, nos canais da LG (como exemplo, o American Classics), o sistema inteligente me mostrou Nosferatu logo no início da exibição ao vivo, por exemplo. Uma excelente surpresa.
Em especial sobre a Alexa, a LG 50UN8000 só precisa do login na sua conta (caso você tenha um speaker da Amazon em outro cômodo da casa, por exemplo) para acessar os dispositivos conectados. Tanto é que instantaneamente, pude pedir para a TV desligar a luz e ela o fez. A reprodução de certos conteúdos e perguntas rotineiras, como lembretes e alarmes, agem como esperado para quem tem familiaridade com as respostas da assistente. Porém, um ponto fraco do sistema é que ele não reconhece palavras de ativação (“Ok, Google” ou o simples “Alexa”) para comandar as funções.
Então mesmo que a distância que o controle remoto capte sua voz seja ótima (a um tom de conversa próxima, pôde ser entendida a meio metro de mim), segurar o botão do microfone é obrigatório. Por consequência, ligar ou desligá-la só com a fala também não acontece, a não ser que você integre a TV ao sistema à parte da Alexa e peça para o seu speaker desligar – o que por conta própria inutilizaria a função de assistência da LG 50UN8000.
Além disso, visto que você precisa segurar um botão para só então ativar o comando de voz e pedir para desligar, é contraintuitivo: claro, ao invés disso, basta apertar o botão de on/off do controle que já está na sua mão. Com estes cenários em mente, cabe a você ver a melhor saída para o uso da I.A., mas em geral os comandos funcionam como desejado. O que difere esta LG de outras smart TVs acaba sendo o fator de “opção” destes sistemas, a quem buscar por puro entretenimento a hora que quiser.
Conclusão
A LG 50UN8000 agrada com suas belas imagens e o som bom o suficiente. Cinéfilos aproveitam os presets do modo Filmmaker, fãs de esportes ganham ótima nitidez em movimentos rápidos e gamers têm suas expectativas preenchidas. Para quem se contenta com conteúdo de games em resolução 4K a 60 frames por segundo, o que acaba sendo o perfil daqueles que justamente buscam por uma TV básica agora em 2020, vale saber que o investimento é altamente recompensador.
Logo, não espere a LG 50UN8000 cumprir o que um modelo mais avançado faça, pois 4K@120fps e modo de baixo input lag passam longe daqui. Por sinal, a LG NanoCell, premium, realmente se destaca das demais em especial ao falarmos sobre games (HDMI 2.1 e HDR “gamer” HGIG são exemplos disso). Certas tecnologias, como tela IPS e do processador mais potente, serem ausentes nesta TV não devem ser considerados como ponto fraco. As adições viriam como um bom “bônus”, mas a proposta “básica” está dentro dos padrões da linha.
Agora, sobre custo-benefício, temos mais um ponto forte. A smart TV LG 50UN8000 pode ser adquirida em lojas como o Magazine Luiza, por R$ 2.374,05 à vista. No momento de publicação deste review, a Crystal UHD da Samsung (como mencionamos anteriormente, concorrente direta do modelo da LG), está exatamente com o mesmo valor, R$ 2.374,05 à vista. Em particular, por eu ter o prazer de testar ambas ao longo deste ano, posso afirmar que são pouquíssimas as diferenças de uso no dia-a-dia.
Porém, o grande contraste entre as duas gigantes está na interface. Cada uma tem seus prós e contras, mas em destaque ao webOS da LG (junto do controle remoto Smart Magic), o consumidor que gostar de maior interatividade com a smart TV ficará muito satisfeito. Estes pontos reforçam a superioridade da LG 50UN8000 em comparação inclusive a seus antecessores (da mesma fabricante) por trazer tecnologias desta escala no porte de entrada, fazendo com que o modelo de 50 polegadas da linha UN8000 mereça atenção redobrada dos consumidores neste fim de ano.
E aí, o que achou da LG 50UN8000? Conte para a gente nos comentários abaixo!
Especificações técnicas
Produto | Smart TV LG 50UN8000 |
Geral | Tamanho da tela – 50″ Resolução – 4K UHD |
Funcionalidade | Sistema Operacional – webOS 5.0 ThinQ AI Google Assistente Built-In Alexa Built-In Works with Apple HomeKit Works with Apple AirPlay2 Conteúdos 360 VR LG Content Store Miracast Overlay |
Display | Frequência Nativa (Hz)60 HDR10 FILMMAKER MODE ™ Upscaler4K Upscaler |
Áudio | Canais – 2.0 Potência (RMS) 20W AI Sound AI Acoustic Tuning Surround – Ultra Surround |
Conexões | Entrada HDMI 2.0 – 4 Entrada USB – 2 Entrada RF – 1 Saída Digital Óptica – 1 Bluetooth In/Out – Sim |