Se você acompanhou a IFA no começo do mês, feira de tecnologia que aconteceu em Berlim, você deve ter ficado impressionado com o lançamento do Lenovo IdeaPad Yoga 2 Pro. Ele traz uma proposta interessante de dispositivo híbrido em um corpo fino e elegante e conta ainda com resolução de altíssima definição (3.200 x 1.800 pixels).
Como seu próprio nome diz, ele é a segunda geração da família, sucessor do Lenovo IdeaPad Yoga 13. Enquanto o Yoga 2 Pro não chega ao Brasil, decidimos testar seu antecessor, do qual herda todos os seus elementos e conceitos básicos.
Layout e acabamento
O Lenovo IdeaPad Yoga 13 é um híbrido de ultrabook com tablet que roda Windows 8, assim como o Sony VAIO Duo 11, mas sua proposta é bem diferente. Em vez de utilizar um design diferenciado e mecanismo slide como o dispositivo Sony, a abordagem da Lenovo resultou em um gadget que se assemelha a um ultrabook comum. Você só percebe que o Lenovo é híbrido ao abrir sua tela, que diferente de notebooks, não para próximo aos 150º. Você pode continuar abrindo até 180º, 270º… 360º! E a parte de trás da tela se junta à parte inferior do ultrabook para formar um tablet!
.
Tudo isto é possível graças a um sistema de dobradiças duplas na tela. Uma solução simples, elegante e robusta. Sua transformação de ultrabook para tablet é fácil e em nenhum momento sentimos fragilidade no conjunto. A única preocupação é o teclado que fica para o lado de fora no modo tablet, mas ele é desativado automaticamente para evitar cliques acidentais após 180º de abertura da tela. Esta abordagem concedeu ao Yoga o título de melhor proposta de híbrido que já passou por nossa redação.
Apesar de aparentar ser um ultrabook comum, o gadget da Lenovo é muito bonito. Ele é fino e bem acabado. O aparelho testado era um belo laranja. A superfície externa é coberta por uma camada transparente que confere uma textura emborrachada, bem agradável ao toque, facilitando a “pegada”. A única ressalva é que esta camada parece sofrer facilmente com desgaste de uso. A superfície ao redor do teclado é de borracha com textura que imita couro, uma boa escolha de material considerando seu uso em modo tablet..
.
Hardware e Desempenho
Nos EUA, o Lenovo IdeaPad Yoga 13 pode ser encontrado em várias configurações. No Brasil, possui apenas uma opção, com processador Intel Core i5-3317U de 1,7GHz, 4GB de RAM (o dispositivo testado possuía 8GB), placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 4000, SSD de 128GB, câmera HD, leitor de cartões e tela de LED sensível ao toque de 13,3’’ com resolução HD (1600 x 900 pixels).
Com esta combinação, o Yoga possui um ótimo desempenho para todo tipo de tarefa, exceto para gamers, que terão que abrir mão de rodar os jogos mais recentes em alta qualidade. Mas o público alvo deste Lenovo não ficará decepcionado com seu desempenho. Notamos apenas que o dispositivo esquenta com facilidade, mas nada que chegue a incomodar.
O SSD de 128GB faz com que o sistema inicialize e funcione rapidamente, porém com espaço de armazenamento baixo. Para isso, há uma ferramenta chamada Lenovo Cloud pré-instalada, que usa a plataforma do SugarSync para salvar e compartilhar arquivos na nuvem.
Conectividade
Se você pretende utilizar o Lenovo IdeaPad Yoga 13 como dispositivo corporativo, talvez você sinta falta de portas mais tradicionais como VGA e Ethernet. Caso contrário, há opções essenciais de conexão como Wireless 802.11b/g/n, Bluetooth 4.0, leitor de cartões, HDMI e duas portas USB, uma 3.0 e uma 2.0. Melhor seria se fossem três portas USB e todas 3.0.
Usabilidade
O grande diferencial do Lenovo IdeaPad Yoga está nos diferentes modos de utilização e versatilidade do design. É possível usa-lo como ultrabook, tablet, mas também no modo stand e display. Para ajudar a gerenciar o comportamento de alguns programas nas diferentes maneiras de utilização, a fabricante incluiu um software chamado Lenovo Transition.
No modo ultrabook, o Yoga não faz concessões. Você pode utilizá-lo normalmente e nem perceberá que se trata de um aparelho híbrido, com a vantagem de ter uma tela sensível ao toque à sua disposição. Possui um touchpad grande e otimizado para Windows 8, programado com gestos práticos, incluindo para acesso à Charm Bar e programas recentes. Basta deslizar os dedos de fora para dentro do touchpad, da mesma forma como você faria na tela. O teclado é confortável, porém poderia oferecer resistência ligeiramente maior e iluminação..
Como tablet, ele é um pouco grande e pesado, pesando pouco mais de 1,5kg. Além disso, com o teclado na parte de trás, há um receio de danificá-lo facilmente. Você provavelmente não irá substituir seu tablet por ele, mas é mais um dos modos que você poderá utilizá-lo.
A bateria durou em média 5 horas em nossos testes. Para ultrabook é aceitável, mas para tablet é pouco.
Conclusão
De todas as propostas de híbridos com Windows 8 que testamos, o Lenovo IdeaPad Yoga traz a melhor solução com sua tela 360º. Ele tem algumas falhas no quesito conectividade e bateria, mas sua versatilidade no uso e desempenho compensam. Diferente de outros conceitos de híbridos, não há sacrifícios na usabilidade como ultrabook, pelo contrário, ele é mais confortável e ergonômico.
Então, corro pra loja agora? Melhor ir com calma. Ele chegou ao mercado por exorbitantes R$ 8.999,00 devido aos impostos de importação. Hoje, seu valor já caiu bastante, podendo ser encontrado por R$ 4.999,00. Ainda assim, é bem mais caro do que um ultrabook comum com hardware similar.
Caro ou não, o mais importante é saber que já há uma solução de híbrido que realmente funciona. E se o Lenovo IdeaPad Yoga já agrada, estamos ansiosos pra testar seu sucessor, o Yoga Pro 2. Se desembarcar por aqui por um preço similar a ultrabook com hardware equivalente ou apenas ligeiramente maior, prepare sua conta bancária..
Especificações
Processador: Intel® Core™ i5-3317U (1.7GHz; 3MB Cache)
Sistema Operacional: Windows 8 em Português 64
Gráficos: Intel® HD Graphics (integrado ao processador)
Memória: 4GB (1x4GB) DDR3 1600MHz
Tela: 13.3″ HD LED (1600×900) Multitouch
Dispositivo Apontador: Touchpad inteligente
Disco Rígido: 128GB SSD
Bateria: 4 células (integrada)
Conectividade: Wireless 802.11b/g/n e Bluetooth 4.0
Portas: 1x HDMI, 1x USB 3.0, 1x USB 2.0
Dimensões (LxPxA) e Peso: 333,4 x 224,8 x 16,9 mm e 1,54 kg
Outros: Câmera HD (720p), leitor de cartões 2 em 1 e Dolby Home Theatre (2x1W)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.