Índice
O novo jogo da DONTNOD traz uma atmosfera colorida e ao mesmo tempo pensativa, e traz consigo uma narrativa comovente e memorável, munido de uma jogabilidade divertida e fácil de aprender.
Jusant é uma aventura singular
Há jogos que não precisam fazer muito para mexer conosco. Jusant é um deles. Desenvolvido pelo estúdio francês DONTNOD, o mesmo da incrível série Life is Strange, ele nos proporciona uma jornada emocionante de uma jovem ao escalar uma montanha aparentemente sem cume, em um mundo de beleza singular.
Jusant se desenrola à medida que você, na pele da protagonista, uma menina chamada Bianca, escala uma montanha repleta de ruínas, casas desabitadas e objetos misteriosos. No caminho, a garota encontra bilhetes com mensagens das pessoas que moravam no local, inclusive cartas escritas por ela mesma, e é nesses manuscritos que a história do jogo é entregue.
Jogabilidade simples, mas divertida
A jogabilidade é simples: os dois gatilhos do controle servem como as mãos da jovem alpinista, e você deve alternar entre os dois enquanto aponta para a direção que quer ir com o analógico esquerdo. No caminho, é possível fincar até três tritões que servem para te dar apoio no caso de uma queda; com eles, você pode balançar de um lado para o outro, além de descer ou subir verticalmente.
Apesar da tranquilidade na hora de jogar, há momentos que dão um friozinho na barriga durante Jusant, principalmente quando não há um lugar claro para se agarrar e você se vê obrigado a pular às cegas em busca do próximo apoio. Isso sem falar do esplendor do lindo mundo concebido pela DONTNOD, que é ao mesmo tempo singelo e extremamente expressivo.
Com suas cores e expressividade que falam por si só, havendo poucas palavras escritas fora das cartas que você encontra e das instruções de auxílio dos controles de jogo, Jusant é capaz, com maestria, de transmitir uma grande gama de emoções no decorrer das suas 4 horas de duração.
Uma singela novidade a cada momento
Há também novidades legais que deixam o ir e vir mais interessante conforme você avança na aventura, como, por exemplo, a participação do parceiro de Bianca, uma criaturazinha curiosa capaz de manipular diversos objetos e plantas, um grande auxílio na sua jornada, pois abre caminhos por subidas antes intransponíveis. E falando em caminhos, vira e mexe há trilhas alternativas que você pode seguir, onde é possível encontrar maneiras diferentes de subir a montanha, ou até colecionáveis e outras brincadeiras nas quais há uma interação a mais com o lindo ambiente do jogo.
Por não se tratar de uma aventura longa, Jusant não gasta o pouco tempo que tem com firulas, e entrega uma experiência de jogo muito memorável e com conteúdo suficiente para mais de uma jogada, pois é muito fácil passar despercebido pelos pontos opcionais citados acima, mesmo havendo uma espécie de radar por parte da protagonista.
Apresentação e incentivos para continuar jogando
Muitas das conquistas de Jusant são atreladas à exploração completa do jogo, o que dá um incentivo a mais para voltar a ele mesmo depois de terminá-lo. No entanto, diferentemente de outros títulos, todas as conquistas aqui são claras, diretas e bastante intuitivas, o que deixa a caçada por elas mais fácil e divertida, sem falar que ela é totalmente possível de ser completada sem o uso de guias ou similares.
A apresentação audiovisual deste título é um show à parte. Sutis, mas com um poder visual incrível, transmitido pela palheta de cores vibrantes e modelos poligonais com simplicidade impactante, os gráficos de Jusant transmitem, juntos da trilha sonora quase silenciosa da aventura, uma sensação de pura maravilha e curiosidade a cada passo dado.
Sem uma palavra sequer dita, a experiência de jogo é mais que suficiente para comunicar a mensagem desejada dos exímios desenvolvedores da DONTNOD com Jusant. É incrível a capacidade desse estúdio em trazer aos seus jogos mensagens de peso emocional tão grande, de modos tão diferentes como eles vêm fazendo com seus lançamentos e que tiram de letra neste último.
Conclusão
Independentemente de você ter jogado ou não algum dos outros jogos dessa talentosa equipe, Jusant é uma recomendação sem quaisquer reservas. Trata-se de uma aventura tratada com sensibilidade, respeito e muito carinho pelos seus criadores, e é um jogo que pode ser curtido por qualquer tipo de jogador, pois conta com uma grande quantidade de opções de acessibilidade.
Jusant é uma das surpresas mais agradáveis que tive nesse final de 2023, um ano recheado de grandes jogos, tantos que foi difícil chegarmos a um consenso na elaboração da lista para aquela matéria. Vou levar minhas lembranças dele para sempre, como um dos melhores que já joguei. Está sem sombra de dúvidas entre as obras-primas do extenso catálogo da DONTNOD.
É pura e simplesmente imperdível.
Jusant está disponível no PlayStation 5 e Steam e pode ser jogado no PC, Xbox Series S/X e também por meio do Cloud Gaming, através do Xbox Game Pass.
VEJA MAIS
Fonte: Página do jogo no Xbox Game Pass.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (13/12/23)
Jusant
Jusant-
Gráficos100/100 ExcelenteJusant conta com um mundo belíssimo e extremamente colorido, e utiliza-se de modelos poligonais sem detalhes exagerados que casam muito bem com o sistema de iluminação, dando ao jogo uma camada a mais de ambientação.
-
Sonoplastia90/100 IncrívelA trilha sonora do jogo é singela e é usada para temperar os momentos de emoção com maestria. Em termos de efeitos sonoros, eles são simples e diretos, e não há vozes ou diálogos.
-
História100/100 ExcelenteToda a narrativa do jogo se desenrola através de bilhetes que você encontra e por meio do ambiente explorado durante a sua escalada, de maneira maestral e sutil.
-
Jogabilidade100/100 ExcelenteO sistema de escalada é simples de ser aprendido e conta com opções de acessibilidade, o que dá a chance para todo e qualquer tipo de jogador aproveitar este lindo jogo.
-
Diversão100/100 ExcelenteO momento-a-moneto de Jusant é cativante e é difícil largá-lo até terminar. Apesar de sua curta duração, há incentivos para continuar explorando por meio das conquistas e colecionáveis.
Prós
- Um mundo extremamente belo a ser explorado
- A narrativa é cativante
- Sua jogabilidade é bastante intuitiva
Contra
- Uma hora o jogo acaba
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.