Headset jbl quantum 610 em fundo degradê roxo

REVIEW: Headset JBL Quantum 610 é ótimo acerto para o público gamer

Avatar de tiago rodrigues
Fone de ouvido focado para o público gamer se destaca com excelente bateria e design confortável. Confira agora todos os detalhes no nosso review completo

Se você joga algum jogo online, sabe que um bom headset é essencial para melhorar a experiência. Seja para ouvir os passos dos inimigos com maior clareza, ou apenas para uma melhor comunicação com os companheiros do seu time. O JBL Quantum 610 é um modelo perfeito para quem busca um headset de boa qualidade tanto para ouvir quanto para falar e como bônus, ainda traz um combo de luzes e funciona sem fios. Quer saber todos os detalhes desse modelo? Confira agora nosso review completo!

Design

Apresentação do headset JBL Quantum 610

Há alguns anos, tive um fone de ouvido JBL T450, modelo simples e que nem deveria ser usado como headset, mas que supriu muito bem as necessidades da época. No JBL Quantum 610, contudo, a história mudou bastante. Desde o momento que abri a caixa até nos detalhes, dá para ver que estamos falando de um dispositivo mais avançado e com um foco diferente.

Na peça que chegou para mim, temos um headset preto com alguns detalhes em laranja. Não só isso, mas no regulador das suas hastes, a empresa optou por colocar uma espécie de cabo conectando o arco do fone com a parte onde saem os sons e temos os botões do mesmo. É algo visualmente muito bonito e por ser de um material bem resistente, passa segurança para girar para qualquer lado, assim como abrir e fechar o fone como bem entendermos.

Partindo para a parte das espumas, elas seguem a mesma ideia de design. Por fora, as espumas, feitas de couro sintético e internamente as letras R (lado direito) e L (lado esquerdo) pintados de laranja. No lado direito há apenas um botão de ligar e desligar na parte de baixo do fone. Já no lado esquerdo temos um bocado de coisas. De cima para baixo há um sistema de volume entre chat e jogos, volume do headset, botão mute, entrada para fones no padrão 3,5mm e entrada USB-C para carregamento do fone.

Você pode se perguntar para que tantas entradas e funções, mas aí que tá o charme desse headset. Ele se propõe a ser wireless, mas em momento algum deixa de dar todas as outras opções ao consumidor. Na caixa, temos um dongle USB para que o headset se comunique sem fio com o mesmo. Como essa função não usa bluetooth, mas sim um sinal wireless de 2.4 Ghz, o alcance é incrivelmente alto e entro em mais detalhes nisso depois.

Além do dongle para funcionamento sem fio, a caixa nos proporciona o kit completo, com um cabo de áudio de 3,5mm de ótima qualidade com controle de volume e botão de mute em seu corpo. Dessa forma, você consegue usar esse heaset em qualquer plataforma ou dispositivo, em alguns apenas com fio, em outros das duas formas, mas com as opções todas ao seu dispor.

Ainda sobre o kit incluso na caixa, o cabo USB-C para carregá-lo também está incluso e assim como todos os outros da caixa, segue o mesmo padrão de qualidade e design preto com detalhes em laranja. O headset vem numa bolsinha que, apesar de bonita, não segue o mesmo padrão de qualidade do resto. Não é um case todo bacanudo ou coisa assim, é apenas um lugar para você colocar o headset caso não queira deixar pegando pó.

Por fim, algo mega importante é que esse headset, por ser gamer, tem luzinha. Isso mesmo, para aumentar seu desempenho nos games, você pode ligar as luzes dele e virar um pro player. Por padrão, isso já vem ativado, mas caso queira desligar, basta segurar o botão mute no corpo do fone por 5 segundos. Com isso, o logo da JBL irá ficar piscando em várias cores, um efeito bem legal.

Desempenho de som e microfone

Headset jbl quantum 610 ao lado de dualshock 4 vermelho
REVIEW: Headset JBL Quantum 610 (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Como um headset gamer, esses dois pontos precisam ser no mínimo aceitáveis. Quanto ao JBL Quantum 610, dou o veredito de bom headset nos dois aspectos. Na hora de jogar um game mais imersivo como Tetris Effect, ele me garantiu a experiência desejada, assim como em um game de terror como Resident Evil 4, também obtive bons resultados.

Nos jogos online, o som também foi bastante competente e pude ouvir com clareza o passo dos inimigos próximos em todas as direções, graças ao áudio 3D, função essa que o JBL Quantum 610 desempenhou com excelência. Em termos mais técnicos, dá para dizer que o fone entrega uma combinação de ótima qualidade quanto aos médios, agudos e graves.

Coloquei o fone a prova em músicas também para ver como se saía e mais uma vez me surpreendeu. Embora esse não seja o seu principal foco, curtir suas playlists enquanto trabalha no PC ou até mesmo enquanto joga algum game onde precisa ficar farmando se torna uma experiência super agradável e cheia de detalhes sonoros.

Headset jbl quantum 610 ligado e com destaque para seus botões externos
Em seu lado esquerdo estão os principais botões para controle de volume (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Um detalhe mega interessante é que as duas almofadas que se encaixam nos nossos ouvidos, vedam o som pra valer. Mesmo com o volume máximo das músicas que testei, enquanto estava sem colocar o headset na cabeça, era possível ouvir tudo. Então fiz o teste de colocar o fone em outra pessoa e para minha surpresa não escutei mais nada, pois as almofadas vedaram tudo. Ótimo.

Sobre o microfone, não tenho tantos destaques para ele. É o suficiente para você conversar tranquilamente com seus amigos enquanto joga ou participar de uma chamada de vídeo, mas não se compara com a qualidade de um mic dedicado para gravações de áudio. Contudo, quando no PC, é possível personalizar algumas funções a mais pelo app dedicado.

Usabilidade e app no PC

App jbl quantumengine para configuração dos headsets da jbl
Configuração do headset através do app JBL QuantumENGINE, disponível no PC (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O chamativo desse modelo é poder usá-lo sem fio, mas algo que me pegou de surpresa é que ele não usa Bluetooth, mas sim WiFi. O JBL Quantum 610 não vai se conectar no seu WiFi, mas vem com um receptor de sinal em formato USB. Ao conectá-lo no seu PC, PS4 ou PS5, tudo o que precisa fazer é ligar o headset e aguardar ele fazer o barulho de conexão. Caso ele não se conecte automaticamente, basta apertar e segurar o dongle USB por 5 segundos até ele começar a piscar.

Caso você decida usar no PC, há um software específico para essa plataforma. Nele, você pode personalizar a Equalização do fone de forma manual ou pré-definida. Nas opções de Iluminação, tive uma surpresa, afinal nele podemos não apenas escolher padrões pré-definidos, mas também personalizar as cores do jeito que quisermos, além da forma como as luzes irão ficar, seja piscando, estático ou simulando uma respiração.

Outras funções do app envolvem o Áudio espacial, com três opções diferentes de som, uma delas chamada JBL QuantumSURROUND e super imersivo. Nas opções de Microfone, além de escolher o volume e verificar o nível do mesmo, é possível controlar o retorno, ou seja, temos um modo ambiente por aqui.

Jovem com headset jbl quantum 610 na cabeça enquanto joga
O JBL Quantum 610 se encaixa perfeitamente nos mais variados tipos de cabeça (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Por fim, a última opção é para atualização de software. Eu tentei várias vezes, mas não consegui atualizar meu JBL Quantum 610 por ele. Ele baixa a atualização, reinicia o fone, mas sempre para numa etapa onde pede para conectar um cabo USB no fone e no PC. A questão é que, no kit, o único cabo incluso é o USB-C para carga no fone e ao usá-lo para tentar concluir a atualização, não obtive sucesso.

Apesar desse pequeno contratempo, o app continua funcionando perfeitamente e consigo configurar tudo numa boa. Já nos consoles, temos algumas mudanças significantes de uso que podem fazer pouca ou muita diferença, dependendo das suas expectativas.

No caso do PS4 e PS5, como disse anteriormente, basta conectar o dongle em uma das suas entradas USB e ligar o seu headset. Com isso, ele já vai estar funcionando de forma sem fio e sem problemas. A diferença em relação ao uso no PC fica por não ter um software para configurá-lo em seus muitos aspectos. Contudo, no que exatamente isso impacta a experiência?

Em questões sonoras, acredito que seria legal termos um botão físico no fone para ativar o Áudio Espacial, mas admito que mesmo sem isso, a qualidade sonora é excelente. O ponto onde mais incomoda por não termos um software é não dar para conferir o nível de bateria do JBL Quantum 610. Sim, há um LED indicador no corpo dele, mas ele só acende quando a bateria já está pedindo arrego e pode acabar te pegando de surpresa.

Caso isso aconteça com você, o kit nos traz um cabo destacável feito para usar o headset em todas as outras plataformas, mas também no PC e PlayStations. Com isso, você pode simplesmente conectar esse cabo no seu controle e usá-lo com fio também, se assim desejar, uma decisão que me agradou muito.

Bateria

Headset jbl quantum 610 ligado ao lado de controle de ps4
Headset é bonito e bem ajustável (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O headset JBL Quantum 610 vem com uma bateria de respeito. Já na caixa do produto, temos a informação que essa bateria consegue aguentar até 40 horas com as luzes desligadas. Com isso, fiquei me perguntando quanto de autonomia perderia com elas ativadas.

Para minha surpresa, a perda de autonomia com o RGB ativado é de cerca de 20% do total de 40 horas, ou seja, o total cai para algo em torno de 30 horas. Sinceramente, ainda considero um desempenho excelente para garantir uma experiência que combine 100% com o seu setup gamer.

Sobre o carregamento, ele dura 3 horas para atingir a carga completa e pode ser feito direto do seu console ou PC. Se você for surpreendido com a notificação de bateria fraca e não puder carregar no momento, lembre-se que sempre pode optar por conectar o fio ao headset.

Em resumo, o que posso dizer desse ponto é que a autonomia dele é ótima e não me abandonou em momento algum. Se eu pudesse mudar algo aqui seria colocar um LED indicador de bateria, semelhante ao que já vemos nos Galaxy Buds 2, por exemplo.

Conclusão e disponibilidade

Headset jbl visto pela lateral em fundo branco
REVIEW: JBL Quantum 610 (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O headset JBL Quantum 610 é uma excelente opção para você que passa muitas horas jogando online, ou mesmo trabalhando na frente do PC. Sua compatibilidade é uma das mais versáteis que já tive o prazer de usar e seu design é muito bonito e resolvido.

O conjunto incluso na caixa do aparelho é outro ponto que merece ser destacado nesse modelo, nos trazendo não apenas os acessórios para o funcionamento sem fio, mas também outros acessórios que permitem o periférico funcionar das mais variadas formas e em todas as plataformas possíveis.

A qualidade sonora também não decepciona e consegue garantir uma experiência bem imersiva nos games, sua principal proposta, mas também se sai muito bem para ouvir músicas.

O ponto mais fraco dele acaba sendo o seu preço. O conjunto da obra se justifica como um produto de excelente qualidade, mas temos outros produtos com funções parecidas e valor mais baixo. Ele está sendo oferecido atualmente por R$831 na Amazon, valor mais caro que o Sony Pulse 3D e próximo do JBL Quantum 810, modelo mais premium da fabricante nesse seguimento.

Especificações técnicas

MarcaJBL
ModeloQuantum 610 Wireless
Tamanho do driverDrivers dinâmicos de 50mm
Resposta da Frequência20 Hz – 20 kHz
Resposta de frequência do Microfone100 Hz – 10 kHz
Máximo de energia30 mW
Sensibilidade do driver a 1kHz1mW (dB)100 dB
Impedância de entrada 32 ohms
Frequência do transmissor 2.4G2400 MHz – 2483.5 MHz
Tipo de bateriaLi-ion
Potência da bateria1000 mAh a 3.7 V
Tempo de carregamento3 horas
Duração da bateria (Luzes desligadas)Cerca de 40 horas
Duração de bateria (Luzes Ligadas)Cerca de 30 horas
Peso357g
Comprimento do cabo de fone de ouvido1.5 metros
Dimensões (Altura x Largura x Profundidade)9.7 cm x 8.7 cm x 2.7 cm
Conteúdo da caixa1 x Fone de ouvido JBL Quantum 610 Wireless
1 x Cabo de carregamento USB
1 x Cabo de áudio de 3,5 mm
1 x Dongle USB Wireless
1 x Espuma para microfone boom
1 x QSG | Certificado de garantia | Ficha de segurança
PreçoR$831 na Amazon

Curtiu o JBL Quantum 610? Comente aí embaixo. Confira também nossas outras matérias e review, como esse mouse da Logitech que tem bateria para dar e vender.

Revisado por Glauco Vital em 16/10/23.

REVIEW: JBL Quantum 610

REVIEW: JBL Quantum 610
9 10 0 1
O headset da JBL traz ótima qualidade de som e belo design. Além disso, sua bateria tem excelente duração e faz dele uma das melhores opções do mercado de headsets sem fio.
O headset da JBL traz ótima qualidade de som e belo design. Além disso, sua bateria tem excelente duração e faz dele uma das melhores opções do mercado de headsets sem fio.
9/10
Total Score
  • Design
    8/10 Ótimo
  • Som e microfone
    8/10 Ótimo
  • Usabilidade
    10/10 Excelente
  • App
    7/10 Bom
  • Bateria
    10/10 Excelente

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados