Índice
Apresentado em outubro pela Apple, o iPad 9 de 2021 é o tablet mais acessível da empresa e recebeu alguns upgrades. Essa atualização trouxe algumas funções que já estavam presentes nas linhas Air e Pro dos iPads, além do processador A13 Bionic, mas mantendo seu preço atraente e competitivo, tornado-o uma excelente opção para o uso escolar, alguns tipos de trabalhos, lazer ou então como um companheiro de viagens.
Dentre as 4 linhas de iPad, essa é a mais básica e sempre esteve atrás das demais, a começar pela câmera frontal, que até o iPad 8 era de apenas 1,2MP. Por falar nela, é o componente que recebeu a maior atualização e agora tem 12 MP, possibilidade de zoom out óptico de 2x, compatibilidade com o Palco Central e agora permite gravações em FullHD. A câmera traseira se mantém exatamente igual em tudo ao modelo anterior, com 8 MP. Veja agora nossa avaliação completa do iPad 9.
Design
Por fora o iPad 2021 é exatamente igual aos dois anteriores. O mesmo tamanho de tela de 10,2 polegadas com as bordas superior e inferior um pouco mais grossas, botão home com sensor Touch ID na parte inferior… tudo que já conhecemos. A explicação da Apple para isso é bem plausível: com esse design, todos os acessórios já existentes podem ser aproveitados no novo tablet.
O mesmo vale para justificar o uso do conector Lightning no dispositivo. Assim, ele se torna o único modelo de iPad atualmente que ainda adota esse conector, já que todos os outros (mini, Air e Pro) já estão equipados com conectores USB-C, uma conexão que vem se tornando cada vez mais comum e versátil, dispensando uso de adaptadores.
Agora é possível escolher entre a cor prateada e cinza espacial — o dourado foi descontinuado.
A traseira é em metal e a frente é toda de vidro com o botão Home que abriga o Touch ID.
Tela
O iPad 9 possui uma tela de 10,2 polegadas, do tipo Retina, que todos já conhecemos e sabemos da sua qualidade. Nesse modelo a tela é LCD, com tecnologia IPS, com uma excelente quantidade de cores e que não será afetada com distorções, mesmo com ângulos de visão mais abertos.
Nesse modelo a Apple adicionou o suporte ao TrueTone, uma tecnologia que analisa a luz do ambiente em que o aparelho está sendo usado e faz um balanço da temperatura de cor da tela, fazendo que sempre haja uma uniformidade nas cores em qualquer ambiente e também dá um maior conforto aos olhos. Uma novidade é a compatibilidade com o sistema de cores sRGB, que até o iPad 8 não existia.
Um dos itens que justifica o preço mais baixo em comparação com os demais é a falta de laminação e revestimento antirreflexo, o que dependendo do ambiente que você esteja, pode acabar incomodando.
A Apple informa que são 500 nits de brilho máximo, resolução de 2160 x 1620 pixels a 264 ppp e revestimento resistente a impressões digitais e oleosidade. Tudo isso exatamente como nos anteriores.
O consumo de séries, filmes e vídeos no YouTube é bem satisfatório e não deixa a desejar. Para quem usa o tablet para atividades simples como escrever textos, ler e acompanhar redes sociais, não terá qualquer tipo de incômodo. Lá fora, o iPad é vendido por menos de 400 dólares, o que justifica bastante não ter o ProMotion, que ajusta a taxa de atualização da tela até 120Hz. O preço aqui no Brasil, quando não comparado com os demais, diz o contrário, já que modelos Android como o Galaxy Tab S7 têm taxa de atualização de tela mais alta.
Processador e Gráficos
Temos dentro do novo iPad o chip A13 Bionic, lançado em 2019 no iPhone 11. A Apple garante uma GPU 20% mais rápida que a geração anterior, uma resposta mais rápida da CPU para tarefas do dia-a-dia e uma melhoria no Neural Engine junto com recursos do iPadOS 15, como o Live Text. Essa função usa o processamento do iPad para identificar, em tempo real, textos que estão em suas fotos e os deixa disponíveis para copiar, colar e pesquisar.
Sistema Operacional e Apps
O iPad já vem com o iPadOS 15 pré-instalado, a versão mais recente do sistema. Além de tudo que o iPadOS já traz de benefícios para o tablet, como uma interface multitarefa, ele ainda traz as últimas novidades do sistema como o Live Text e o SharePlay, maior privacidade na navegação web e nos e-mails e a possibilidade da criação de notas rápidas, com uma experiência mais completa oferecida pela compatibilidade com a Apple Pencil.
O desempenho do iPad 9 em jogos não deixa nada a desejar. O chip A13 Bionic ainda é bem recente, possui processamento de sobra para lidar com jogos e atividades pesadas e seu processamento ainda é capaz de dar conta de tudo que está disponível na App Store. Jogos pesados como Asphalt 9 rodam sem nenhum travamento e com pouco tempo de espera de carregamento.
Uma novidade é que agora o modelo básico não tem mais 32 GB, são 64 GB de armazenamento interno e os mesmos 3 GB de memória RAM.
Áudio
O iPad 2021 possui um sistema de áudio estéreo, com os dois alto-falantes localizados na parte inferior do tablet. Diferentemente das outras linhas do iPad, nessa versão as saídas de som estão todas apenas de um lado, então dependendo da posição que você segurar o tablet, com frequência vai acabar fechando a saída de som com a mão.
A experiência sonora desse iPad é boa. Em volume normal não é desconfortável ouvir músicas e ver filmes direto pelo alto-falante, nenhuma distorção acontece. Quando é colocado no volume máximo já fica um pouco incômodo de ouvir por longos períodos. Apesar de estarem num iPad, ainda são alto-falantes pequenos, para um uso mais moderado.
Vale ressaltar que o iPad 9 mantém a entrada exclusiva para fones de ouvido (3,5mm) e é um dos poucos dispositivos portáteis da Apple que contam com a possibilidade de usar fones com fio sem adaptadores P2.
Câmeras
A câmera traseira é idêntica à dos iPad 8, 7, 6 e 5, com resolução de 8MP e é capaz de gravar vídeos em Full HD com 25 ou 30 fps. Ela também possui compatibilidade para o Live Text ao vivo, direto do app da Câmera.
Já a frontal recebeu a primeira atualização em quase 10 anos, saltou de 1,2 MP para 12 MP e ganhou alguns recursos como possibilidade de gravar em Full-HD, compatibilidade com o Palco Central, alcance dinâmico estendido para vídeo até 30 fps e zoom out óptico de 2x.
Câmera traseira
É uma câmera modesta, faz bons registros e não há muito o que dizer, já que é a mesma presente desde o iPad 5.
Em situações com muita luz os registros saem bons, sem muito destaque. Veja que mesmo nas áreas escuras não houve granulação, talvez seja uma melhoria feito pelo processador, já que em outras gerações de iPad isso poderia acontecer. As cores, até as mais vivas, saem boas — o iPad não captura todo o viço mas a gente entende que a câmera aqui é só um quebra-galho.
Em ambientes internos as fotos podem ficar lavadas dependendo do cenário. Se você já tem algum iPad desde o 5, a câmera traseira não é uma razão pra você decidir comprar o iPad 9, já que é a mesma que você já tem no seu dispositivo.
Especificações da câmera traseira:
- Câmera grande-angular de 8 MP
- Abertura ƒ/2.4
- Zoom digital até 5x
- Lente de cinco elementos
- Panorama (até 43 MP)
- HDR para fotos
- Fotos com localização geográfica
- Estabilização automática de imagem
- Modo contínuo
Câmera frontal
Finalmente saímos dos 1,2 MP (sim, até 2020 a câmera frontal era de 1.2 MP) no iPad 2021. A câmera frontal faz ótimos registros em ambientes com muita luz, sendo capaz de capturar bem pontos com luz e cenários com objetos com pouca luz. Há pouco ruído. É focada em ser usada em chamadas de vídeo, então não precisamos esperar fazer selfies para redes sociais.
Com o Palco Central agora é possível ser enquadrado. Ao todo são 122° de ângulo de visão então quando você está sozinho, apenas você será enquadrado, inclusive enquanto você estiver se movimentando. Se mais pessoas aparecerem no campo de visão o enquadramento mudará para que todas apareçam no vídeo. O recurso funciona em aplicativos como FaceTime, Zoom, Meet e outros. É bem bacana de usar e ver funcionando.
Especificações da câmera frontal:
- Câmera ultra-angular de 12 MP, ângulo de visão de 122°
- Abertura ƒ/2.4
- HDR para fotos
- Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps
- Vídeo em time-lapse com estabilização
- Alcance dinâmico estendido para vídeo até 30 qps
- Estabilização cinemática de vídeo (1080p e 720p)
- Correção de lente
- Flash Retina
- Estabilização automática de imagem
- Modo contínuo
Conectividade
Como de costume, a Apple apresenta o iPad com duas opções de conectividade: uma apenas Wi-Fi e outra compatível com redes móveis. Ambos modelos possuem Wi-Fi 802.11ac, compatível com redes de 2.4 GHz e 5 GHz e Bluetooth 4.2. O modelo com redes móveis, além dessas conexões, também aceita conexões 4G/LTE. Nele ainda não há suporte para o 5G como os demais irmãos.
Bateria
A bateria do iPad sempre possuiu um excelente desempenho, e nesse modelo não seria diferente. Sua capacidade de 32,4 watts/h pode entregar para o usuário até 10 horas de navegação web e consumo de vídeos por Wi-Fi, e 9 horas de autonomia para uso com 4G.
Em uso moderado, navegando algumas horas em redes sociais, sites, lendo, assistindo vídeos e jogando pouco, você consegue se manter longe da tomada durante a semana toda. É bem confortável usá-lo em tarefas levas e não ter a bateria caindo 1% de minuto em minuto. Se você pretende usá-lo para tarefas mais pesadas como edição de vídeo, ou como computador principal de trabalho, você precisará carregar todo dia.
Há um carregador de 20W e cabo Lightning para USB-C incluso na caixa, que pode carregar o iPad 9 em aproximadamente 2 horas e 45 minutos — um tempo considerável. Segundo o GSM Arena, a bateria é de 8557 mAh, o que justifica quase 3h pra chegar em 100%.
O único ponto negativo fica para o uso da conexão Lightning, que persiste também nos iPhones. Os outros modelos da linha iPad já usam a conexão USB-C (assim como os MacBooks), muito mais universal e compatível com diversos outros acessórios, discos externos e afins.
Apple Pencil
O iPad 9 tem compatibilidade com a Apple Pencil, mas apenas a de 1ª geração, cuja bateria é recarregada através da porta Lightning do tablet. Enquanto a Apple seguir o design abaulado das laterais não será possível ser compatível com a Apple Pencil de segunda geração, que tem carregamento sem fio. Até a linha mini — também já fizemos review do iPad mini 6 — recebeu compatibilidade com a Apple Pencil 2.
Preço e Capacidades
São 2 cores, com 2 opções de armazenamento interno e versões com e sem redes 4G. Veja abaixo:
- iPad 9.ª geração 64 GB Wi-Fi – R$ 2.794 na Amazon
- iPad 9.ª geração 64 GB Wi-Fi + Cellular – R$ 4.499 no Magazine Luiza
- iPad 9.ª geração 256 GB Wi-Fi – R$ 3.989 na Amazon
- iPad 9.ª geração 256 GB Wi-Fi + Cellular – R$ 5.534 no Magazine Luiza
Conclusão
Após todos os testes e uso do tablet, vimos que a Apple inseriu esse modelo para ser o modelo de entrada dos tablets da marca, mas sendo o principal candidato na escolha dos usuários que desejam um tablet para um uso convencional, como apenas consumir conteúdos numa tela maior, conhecer a experiência que um tablet pode proporcionar, ou então usar o tablet para estudos e trabalho, isso tudo sem abrir mão do poder de fogo que foi colocado nele com o chip A13 Bionic. É um excelente tablet com um ótimo custo benefício, que poderá ser usado por anos sem preocupação.
Aproveite e veja nosso vídeo com 11 dicas para iPads:
Especificações Técnicas do iPad 9
Dimensões (A x L x P) | 250,6 mm x 174,1 mm x 7,5 mm |
Peso | 487 gramas e 498 gramas o modelo com celular |
Armazenamento | 32 GB ou 128 GB |
Cores | Cinza Espacial e Prata |
Tela | IPS de 10,2 polegadas com revestimento resistente à impressões digitais e oleosidade, sem laminação ou revestimento antirreflexo |
Resolução | 2160 x 1620 pixels a 264 ppp |
Brilho | 500 nits |
Chip | A13 Bionic com arquitetura de 64 bits |
Câmera traseira | Câmera grande-angular de 8 MP, abertura ƒ/2.4, zoom digital até 3x e HDR para fotos |
Câmera frontal | Câmera ultra-angular de 12 MP, abertura ƒ/2.4, zoom out óptico de 2x, Palco Central, HDR para fotos |
Alto-falantes | Dois alto-falantes (posicionados em baixo) |
Bluetooth | 4.2 |
Redes | Nano SIM e eSIM |
Sensor de autenticação | Touch ID |
Entrada para dados/ carregamento | Lightning e Smart Connector |
Review iPad 9: ótimo custo-benefício
Review iPad 9: ótimo custo-benefício-
Design95/100 Excelente
-
Tela82/100 ÓtimoA tela é muito boa, mas falta de laminação e revestimento antirreflexo podem atrapalhar em ambientes muito iluminados.
-
Câmeras80/100 ÓtimoA câmera frontal trouxe a maior melhoria em quase 10 anos, mas a traseira continua a mesma há 5 gerações.
-
Som80/100 ÓtimoO som é bom, mas o alto-falante está posicionado apenas de um lado, ouvindo conteúdos com ele deitado você pode achar ruim.
-
Bateria97/100 ExcelenteÉ uma das maiores baterias da Apple, dura quase uma semana dependendo do uso.
-
iPad OS, especificações e desempenho88/100 IncrívelO desempenho e o iPad OS não deixam nada a desejar, as especificações são boas mas poderiam ser melhores.
Pontos positivos
- Preço - é o tablet mais barato da Apple
- Câmera frontal recebeu muitas melhorias e tem Palco Central
- Desempenho - o mesmo processador do iPhone 11 lançado em 2019
Pontos negativos
- Alto-falante posicionados apenas em baixo
- Tela sem laminação e revestimento antirreflexo
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.