Smartphone infinix note 30 5g em fundo gradiente rosa e azul

REVIEW: Infinix Note 30 5G

Avatar de tiago rodrigues
Novo smartphone intermediário da Infinix traz bom processador da Mediatek e não decepciona no desempenho. Contudo, as decisões relacionadas a câmera são algo bem estranho. Confira tudo agora no nosso review completo

O mercado de smartphones intermediários está mais aquecido que nunca. O Infinix Note 30 5G é um smartphone que se encaixa muito bem nessa categoria e, em nenhum momento, tenta ser mais que isso. Conta com um bom processador, boa configuração de RAM e armazenamento e uma excelente bateria, mas será que vale o investimento? Confira agora no nosso review completo!

Design

Traseira do infinix note 30 5g em fundo colorido
Traseira do aparelho é bem bonita, com destaque ao módulo de câmeras (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Infinix Note 30 5G chega ao Brasil em duas cores, o Azul e o Preto. A que recebi foi o preto e devo admitir que é um smartphone muito bonito. A sua traseira é de plástico, tal como muitos outros intermediários. O destaque aqui é pelo enorme módulo de câmeras – que achei bem bonito, por sinal – e seu acabamento que lembra muito aço escovado.

Esse é um aparelho que segue a tendência de outros mais quadrados, assim como seu tamanho de 6,7 polegadas — o mesmo do Galaxy S23 Ultra. Na direita, são dois botões de volume e um botão de bloqueio, que também cumpre o papel de sensor de impressões digitais. 

Na parte superior há apenas um espaço para os microfones e um logotipo Sound By JBL, algo que entrarei em detalhes depois. À esquerda do aparelho temos acesso à sua gavetinha de chips nano-SIM, que comporta até dois chips e um cartão de memória. Por fim, na parte de baixo há um dos alto-falantes estéreo, uma entrada USB-C, um microfone e a nossa adorada e esquecida entrada para fones de ouvido P2.

Parte inferior do infinix note 30 5g
Infinix Note 30 5G mantém tradição da entrada P2 convencional (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Sei que é a tendência do momento ter smartphones grandes, mas eu não me dou muito bem com eles. A pegada não fica legal na minha mão, ou então em situações onde não consigo usá-lo com as duas, tal como quando preciso assistir algo, ou se precisar fazer uma selfie na horizontal, por exemplo. É algo pessoal, mas sei que há muitas pessoas da “tropa dos mãos pequenas” por aí que me entendem.

Algo que precisa ser comentado aqui é sobre o kit da caixa. Além do smartphone em si, vem ainda uma capa de acrílico transparente e DUAS películas — uma de vidro e uma mais simples, deixando a escolha do usuário. Para fechar o kit, o carregador incluso na caixa é de 45W, capaz de carregar o smartphone até 75% em 30 minutos.

Tela

Tela inicial do infinix note 30 5g com fundo colorido
O brilho máximo da tela não é dos melhores, mas dentro de casa dá para usar tranquilamente (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Infinix Note 30 5G tem uma tela gigante e isso por si só já chama bastante a atenção. Embora não siga o mercado em colocar a tecnologia OLED por aqui, o display LCD é de boa qualidade e entrega uma experiência muito satisfatória. Por ter resolução Full HD+, nada de você ver aqueles pixels sobrando nos ícones, por exemplo

Com até 120Hz de taxa de atualização, a experiência de uso do aparelho é ótima e fluída a todo tempo. Algo que notei é que por aqui você pode escolher entre os modos automático, 60Hz, 90Hz e 120Hz. A opção de 90Hz não costuma aparecer quando temos uma taxa maior que essa nas configurações e achei isso legal, pois às vezes você só quer um pouco mais de fluidez, mas não exige os 120Hz.

Durante a conversa que tive com a Infinix antes do lançamento do smartphone, questionei sobre a proteção da tela e me confirmaram que ela conta com uma proteção desenvolvida pela própria fabricante, mas nada de Gorilla Glass

Agora algo que achei ruim é o aparelho não contar com o chamado Widevine L1, isso é, mesmo com a resolução 1080p da tela, alguns streamings como a Netflix não liberam resolução HD ou superior. É algo muito específico, contudo bem chato também. Chega a ser um desperdício de tela algo tão grande não rodar os filmes e séries com qualidade superior a 480p.

Apesar desse problema, se você não usa tanto a Netflix no aparelho, em todos os outros, a qualidade é ótima. Questão de cores e brilho podem ser um problema para usuários mais exigentes, mas convenhamos que esse tipo de público já está mirando em aparelhos de uma categoria acima da encontrada aqui.

Desempenho

A Infinix tem uma parceria com a Mediatek há alguns anos, e ela se manteve nesse modelo. O processador escolhido para dar potência ao smartphone foi o Mediatek Dimensity 6080, processador intermediário da fabricante e garante um ótimo desempenho em todas as coisas do dia a dia.

São ainda 8GB de memória RAM no padrão LPDDR4X que, com a tecnologia Memory Fusion permite ter até 8GB a mais de RAM no aparelho usando espaço do armazenamento — são 256GB, tamanho excelente, mas aqui achei que ficou devendo na tecnologia, apenas na versão UFS 2.2.

Felizmente, na prática, essas especificações se mostraram bastante eficientes em todas as tarefas do dia a dia, no multitarefa e até mesmo nos jogos, mesmo que não dê para abusar dos gráficos. No Marvel Snap, tudo rodou com a qualidade máxima e sem engasgos. No Asphalt 9 também consegui bons resultados. A situação ficou mais complicada só quando fui pro Genshin Impact. Nesse, os gráficos ficaram mais feios e com um desempenho um pouco mais sofrido. Contudo, não é “injogável”.

E para você que curte uns números de Benchmark, testei o aparelho no 3DMark e Geekbench. Os resultados não fogem do esperado por smartphones intermediários. Confira:

Interface e sistema

O Infinix Note 30 vem de fábrica com o Android 13 e usa uma interface personalizada da própria marca chamado XOS. É um sistema bastante intuitivo e conta com todas as funções atuais que um smartphone precisa. Ele se parece bastante com o que vemos na MIUI, sistema personalizado do Android da Xiaomi, então você já sabe mais ou menos o que esperar.

Muitos recursos inclusos nesse sistema aparecem aqui com um nome diferente, mas são coisas que já vimos em outros aparelhos e são essencialmente o mesmo. O XClone, por exemplo, serve para fazer uma cópia de apps de redes sociais e usar outra conta deles no mesmo aparelho. A mesma situação se repete com a Maratona de Energia que é apenas a área onde você configura tudo sobre a bateria do aparelho.

Algo que eu não gosto muito aqui é que, além da tela ser gigante, tudo tem um design quadrado demais no sistema. Os ícones são quadrados, os widgets são mais quadrados e não é algo que me chama a atenção positivamente. É possível alterar o tamanho de tudo nas configurações, mas tem algo no design do sistema que não me atrai.

Sobre atualizações, a Infinix garantiu que haja pelo menos uma atualização de Android, ou seja, deve ir até o Android 14. Acho que garantirem 2 anos seria ótimo, mas não foi dessa vez, então resta aguardar novidades de futuras versões.

Câmera frontal (SELFIE)

Selfie feita no infinix note 30 5g
Na selfie, as imagens tendem a ficar com mais ruído (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O novo smartphone da Infinix conta com uma câmera de 16MP na frontal. Assim como a maioria das câmeras de selfie que vemos por aí, ela vai cumprir bem seu papel de fazer fotos, principalmente se você estiver em locais mais iluminados.

Por outro lado, o modo noturno me surpreendeu. Mesmo usando apenas inteligência artificial, ele consegue se adequar bem em situações mais difíceis. Não dá para comparar a modelos topo de linha, é claro, mas com certeza é algo bastante competente e interessante.

No vídeo também temos algumas opções diferentes. A qualidade vai até o 2K, mesmo que só em 30 quadros por segundo. No 1080p é possível gravar a 60 quadros e isso é ótimo. Além dessas opções convencionais, as opções de vídeo em câmera lenta, time-lapse também estão disponíveis.

Câmeras traseiras

Cachorro branco fotografado com a câmera de 108mp do infinix note 30 5g
Nas condições certas, essa câmera acerta bastante (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A principal câmera traseira é uma lente de 108MP com abertura f/1.75 no padrão wide. Isso se traduz em boas fotos em situações favoráveis, embora tenha me surpreendido nas cores e detalhes. O modo noturno realmente funciona, no entanto, não é nada que vai explodir nossas mentes.

A segunda lente é a famosa e cansada câmera de profundidade de 2MP. Sua abertura é de f/2.4 e serve apenas para ajudar no modo retrato das fotos. É algo bastante recorrente em modelos mais simples, mas sabemos que é uma solução antiquada para os dias atuais.

Por fim, as especificações dizem que o aparelho tem também uma lente AI, mas não sabemos com exatidão o que ela faz, apenas que é uma lente QVGA. Mesmo não tendo a proposta de um topo de linha, achei as decisões de câmera bem questionáveis e os concorrentes, pela mesma faixa de preço, oferecem algo mais interessante.

A Infinix vende esse smartphone como um aparelho com conjunto de 3 câmeras traseiras e aí entramos numa situação complicada. De fato, vimos que são três lentes, mas só a principal é realmente importante. A de profundidade serve só para auxílio no modo retrato e a de IA é uma lente QVGA, ou seja, realmente não é uma câmera legal.

Na questão vídeos, a câmera traseira segue o mesmo padrão da frontal, com qualidade até o 2K. Tem algumas funções bônus aqui, como o modo Filme, onde você pode escolher um padrão pré-definido e o próprio software vai criar toda a estética, sons e até a edição. É legal, mas também não é o que vai definir a compra desse aparelho, na minha opinião.

Áudio

Infinix note 30 5g reproduzindo música no youtube music
O Infinix Note 30 5G conta com dois alto-falantes estéreo (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Bons alto-falantes são essenciais nos smartphones, para mim. Não só porque consumo muita coisa neles, mas também porque acho péssimo quando alguém resolve deixar alguma música no último volume e a única coisa que dá para ouvir é um chiado chato.

O Infinix Note 30 5G, felizmente conta com dois alto-falantes estéreo, o que por si só já é ótimo. Contudo, diferente dos concorrentes, não temos o Dolby Atmos aqui, mas sim uma parceria com a JBL, fabricante de caixas de som. Com isso, o smartphone garante graves muito mais definidos e uma experiência sonora de boa qualidade.

Embora não sejam os alto-falantes mais altos que já testei em um smartphone, eles são muito competentes e garantem um som limpo, mesmo no último volume. Nas configurações de som, você ainda tem acesso a um equalizador e, caso entenda um pouco do assunto, pode deixar o som bastante personalizado.

Por contar com a entrada para fones de ouvido P2 convencional, por aqui você pode decidir se prefere usar fones com ou sem fio.

Preço e disponibilidade

O Infinix Note 30 5G foi lançado no Brasil no dia 21 de agosto e já pode ser comprado por R$2.231,07 à vista no PIX na Magazine Luiza.

Conclusão

Infinix note 30 5g em fundo amarelo
Parte traseira do Infinix Note 30 5G (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Infinix Note 30 5G é um smartphone que dividiu bastante minhas opiniões. Em questão de desempenho, ele é bastante competente e não decepciona nas configurações de armazenamento e memória, mesmo que um pouco defasado na tecnologia de armazenamento.

Por outro lado, as decisões relacionadas a câmera foram coisas que eu realmente não gostei. É algo até comum em aparelhos mais simples a ideia de colocar um montão de câmeras, mas só a principal ser minimamente boa. O que me incomodou de verdade foram a escolha dessas lentes.

Poderia ser uma Ultrawide e uma macro, por exemplo, mas lente de profundidade foi uma decisão que eu não consigo deixar passar e acho que deve acabar. O aparelho também acerta muito em trazer um áudio de boa qualidade, ainda mais quando temos uma certificação da JBL no conjunto.

Para fechar, o valor do aparelho também não é muito competitivo. Atualmente, com esse mesmo valor, temos aparelhos incríveis como o Galaxy A54 ou Galaxy M54, melhores em tudo. Esse smartphone passa a ser muito interessante em possíveis promoções com o valor abaixo desses dois citados, por exemplo.

Ficha técnica – Infinix Note 30 5G

Traseira do infinix note 30 5g na cor preta
REVIEW: Infinix Note 30 5G (Imagem: Infinix)
ModeloInfinix Note 30 5G
ChipsetMediatek Dimensity 6080 (6 nm)
Sistema operacionalAndroid 13
GPUMali-G57 MC2
Memória RAM8GB (LPDDR4X)
Armazenamento256GB (UFS 2.2)
Tela6,75″;
FHD+ (1080 x 2460 pixels)
Tipo: LCD IPS;
Taxa de atualização de 120Hz;
Câmeras traseiras108 MP, f/1.75, 26mm (wide), 1/1.67″, 0.64µm, PDAF
2 MP, f/2.4, (profundidade)
QVGA
Câmeras frontais16 MP, f/2.0, (wide)
5GSim
SomSpeakers duplos com som estéreo;
Certificação JBL;
Áudio de 24-bit/192kHz
Bateria5000 mAh
Carregamento de 45W
Vai de 0 a 75% em 30 minutos
Peso205g
Dimensões168.5 x 76.5 x 8.5 mm
ConectividadeWi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct;
Bluetooth não especificado;
GPS;
NFC;
Sensor de impressão digital na lateral
Proteção IP68Não
CoresAzul e preto
PreçoR$2.231,07 à vista no PIX na Magazine Luiza. Ou R$2.399,00 em até 10x sem juros
Disponibilidade no BrasilA partir de 22 de agosto de 2023

Veja também

REVIEW: Armored Core 6: Fires of Rubicon é um retorno às origens da From Software

Revisado por Glauco Vital em 30/8/23.

REVIEW: Infinix Note 30 5G

REVIEW: Infinix Note 30 5G
7 10 0 1
7/10
Total Score
  • Design
    7/10 Bom
  • Tela
    7/10 Bom
  • Desempenho
    7/10 Bom
  • Interface e sistema
    6/10 Normal
  • Câmera frontal
    7/10 Bom
  • Câmera traseira
    6/10 Normal
  • Áudio
    7/10 Bom

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados