Índice
Produtores de conteúdo para a internet são sempre críticos a respeito da sua qualidade sonora, e o HyperX Quadcast S é um microfone condensador perfeito para criadores exigentes, já que estamos falando de um produto topo de linha e com muitas funcionalidades.
A HyperX enviou o microfone gentilmente para a redação do Showmetech, que o analisou nas últimas semanas para a elaboração deste review.
A HyperX já é pioneira no que diz respeito ao desenvolvimento de outros periféricos, principalmente no que tange fones de ouvido, e posteriormente mouses. Além disso, a marca é uma subdivisão da Kingston, produtora de SSDs e outros dispositivos de armazenamento. Logo, o desenvolvimento desse aparelho tem uma longa história relacionada à marca, que, como sempre, entregou um produto muito interessante.
Design
O HyperX Quadcast S possui um design chamativo e muito bonito nas cores preto e cinza, principalmente por conta do seu grandioso LED RGB customizável. Fora isso, o microfone é extremamente parecido com a primeira versão preta e vermelha lançada em 2019.
O design é pensado justamente na comunidade de criadores de conteúdo. Com tantos leds em mouses, headsets, teclados e computadores, por que não mais alguns no microfone? O conjunto de cores fortes é um grande diferencial caso esteja enquadrado na sua câmera, e com certeza dará um upgrade na sua identidade visual, seja em vídeo ou livestream.
A grande mudança aqui, além do RGB, se faz presente na cor das cordinhas emborrachadas que “seguram” o HyperX Quadcast S, agora na cor cinza para equilibrar o balanço das outras cores. A esse elástico damos o nome de shock mount, e sua função é prevenir a reverberação proveniente de possíveis batidas no aparelho. Geralmente essa estrutura vem separada em outros modelos de microfones condensadores, mas aqui já vem embutida no Quadcast S.
Construção
Esse shock mount também tem uma função de facilitar a sua vida na hora de encaixá-lo em algum suporte, como um braço articulado, por exemplo. Uma peça extra ainda acompanha o produto para servir de quebra-galho na hora de acoplá-lo.
Caso o usuário não tenha um braço articulado ou até mesmo não tenha espaço no setup para deixá-lo pendurado, a HyperX envia juntamente do microfone um pequeno suporte para deixá-lo em pé na sua mesa. O acessório é uma alternativa para espaços mais apertados, além de manter o Quadcast S sólido, não caindo para os lados.
Sua carcaça, em grande parte, é recoberta de metal, o que torna o HyperX Quadcast S um microfone bem acabado e robusto. Na mesma parte onde estão localizados os LEDs temos também um pop filter interno, primordial para evitar aqueles sons emitidos pela respiração e ainda evita eventuais respingos de saliva. Normalmente esse recurso é externo e adquirido separadamente, mas a HyperX quis facilitar a nossa vida.
Na parte superior do HyperX Quadcast S é encontrado um botão touch para ligar ou desligar o aparelho, que funciona de acordo com as luzes também. Ao tocar para desligar o microfone, suas luzes se apagam; ligá-lo novamente faz com que as luzes se acendam. O interessante é que podemos fazer isso em uma chamada de voz, por exemplo. Só apertar o botão e você está permanentemente mutado.
Na parte inferior do produto temos um controlador de ganho sonoro; na parte posterior uma entrada USB Tipo C e uma saída de 3,5 mm para fone de ouvido. É possível conectar seu headset diretamente no microfone através dessa saída. Além do suporte, o HyperX Quadcast S também traz na caixa um cabo trançado USB-A para ligar no computador, na qual sua outra ponta é USB Tipo C, com 3 metros de comprimento.
O microfone ainda possui na parte traseira um controlador de padrões polares que podem ser trocados manualmente e sem quaisquer tipos de problemas. Basta selecionar o desejado e pronto, mas falaremos mais sobre eles adiante.
As funcionalidades
Além toda imponência física do HyperX Quadcast S, precisamos falar sobre suas grandes funcionalidades, e logo de cara a que mais chama a atenção é a praticidade que o microfone oferece ao usuário. Ele funciona no formato plug and play, ou seja, basta conectar o USB no computador e o Windows instala os drivers automaticamente.
Por outro lado, os LEDs RGB só podem ser customizados através do download de um software próprio da HyperX, o NGENUITY. Nele, o usuário pode personalizar o padrão de cores da forma que achar melhor, mas infelizmente o programa não é nada intuitivo ou amigável. A HyperX precisa urgentemente encontrar uma solução para esse aspecto.
Como já mencionado, existe um controlador de padrões polares na traseira do microfone. Esses padrões polares são na verdade os tipos de captação do aparelho. No total temos 4:
- Estéreo: o som é captado por três direções, vindo da parte frontal e pelas laterais;
- Omnidirecional: o som é captado em todas as direções, sendo perfeito para conferências ou podcasts com vários convidados;
- Cardióide: o som é captado unicamente pela parte frontal do microfone, ideal para streamers e demais criadores de conteúdo;
- Bidirecional: o som é captado pela parte frontal e traseira do aparelho, muito funcional para uma entrevista por exemplo.
O HyperX Quadcast S ainda conta com certificado de qualidade para aplicativos como Discord, Skype, Open Broadcaster, TeamSpeak e XSplit, o que aumenta ainda mais a qualidade sonora do microfone.
Conclusão
Talvez o grande problema do HyperX Quadcast S esteja centralizado não em aspectos físicos, de qualidade sonora, ou software, mas sim em uma questão de poder aquisitivo. Por mais que o microfone seja praticamente um periférico perfeito, o alto preço de R$ 1.999 exclui parte considerável de um público consumidor.
Entretanto, devemos levar em consideração que o modelo é um acessório premium da categoria, batendo de frente com concorrentes como Audio Technica AT3030, Samsom C01 e o Blue Yeti. O seu grande diferencial está no fato de ser plug and play, e não necessitar de cabos XLR ou mesas de som para funcionar, além de trazer recursos como controlador de padrões polares, ganho e um ótimo pop filter interno.
Logo, é preciso botar na balança. O HyperX Quadcast S é um excelente microfone condensador, que irá atender aos criadores de conteúdo mais exigentes, e com certeza entregará uma ótima qualidade de áudio para diversas situações.
Ficha técnica
HyperX Quadcast S
Consumo de Energia | 5V 220mA (luz branca) |
Taxa de bits/amostra | 48kHz/16-bits |
Elemento | Microfone condensador Electret |
Tipo de condensador | Três condensadores de 14 mm |
Padrão polar | Estéreo, Omnidirecional, Cardióide, Bidirecional |
Resposta de frequência | 20Hz–20kHz |
Sensibilidade | -36dB (1V/Pa a 1kHz) |
Comprimento do cabo | 3 m |
Peso | Microfone: 254 g Base de montagem e pedestal: 360 g Total com cabo USB: 710 g |
Iluminação | RGB (16.777.216 cores) |
Efeitos de luz | 2 zonas2 |
Tipos de conexão | Cabo USB Tipo C para USB Tipo A |
Preço | R$ 1.999 |
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.