Helldivers 2

REVIEW: Helldivers 2 é um dos mais divertidos jogos cooperativos lançados para o PlayStation 5

Avatar de eduardo rebouças
Helldivers 2 é a primeira grande surpresa do ano, oferecendo uma irreverente e super divertida distração para você e seus amigos

Em 1997, um filme de ficção científica chamado Tropas Estelares chegou aos cinemas do mundo todo. Para alguns, não passou de uma desculpa para ir, sentar na poltrona e se encher de pipoca, mas para quem assistiu com mais atenção, percebeu que se tratava de um épico da paródia do senso armamentista e nacionalista de países como os Estados Unidos.

Nas décadas que seguiram, inúmeras produções tanto em filmes quanto em outros campos do entretenimento, especialmente os videogames, foram lançadas, tomando como inspiração o brilhante trabalho do veterano diretor hollywoodiano Paul Verhoeven. Helldivers 2 é o mais novo desses jogos, e as semelhanças com o trabalho do diretor não são meras coincidências.

Um bravo soldado entre muitos outros

Helldivers 2
Espero que nenhum colega meu esteja lá… (Imagem: Divulgação)

Desenvolvido pela Arrowhead Game Studios, a equipe responsável por um dos jogos cooperativos mais divertidos da última década, o excelente Magicka, Helldivers 2 dá continuidade ao que foi plantado no primeiro jogo, mas agora com o apoio financeiro da Sony, que comprou o estúdio há alguns anos. E o investimento valeu e muito a pena para a fabricante do PlayStation 5, porque desde o seu lançamento, o jogo vem sendo um dos mais comprados e jogados tanto no próprio console dela, mas também no Steam.

Helldivers 2 se passa em um futuro distante, onde os povos do planeta aparentemente chegaram em um acordo, e todos são governados por um só sistema, passando a chamar nosso lar de Super Terra. É um lugar simpático, livre de crimes, de sofrimento, para quem valoriza acima de tudo a liberdade e a democracia assistida pregada por seu governante.

Valorosos exploradores do espaço, os super-terráqueos dominam praticamente todo o universo conhecido e destroem outras espécies que ficam no seu caminho, tudo para manter o estilo de vida que tanto amam. Mas nem tudo é fácil para a Super Terra, porque malditos insetos gigantes insistem em atacar os sistemas habitados por humanos, regando o caos por onde passam.

É aí que os helldivers entram em cena. Combatentes de elite armados até os dentes e munidos de uma fé inabalável pelo sistema, eles são enviados aos campos de batalha mais distantes, onde quer que o domínio da Super Terra esteja sendo ameaçado. Isso lembra alguma coisa? Pois é, e não é por pouco, já que os inimigos são praticamente os mesmos entre ambas as obras.

Jogabilidade divertida e progressão na medida certa

Helldivers 2
Os insetos vêm de todos os tipos e tamanhos, (Imagem: Divulgação)

O tom escrachado e paródico de Tropas Estelares está firme e forte em Helldivers 2, e é o que faz dele uma experiência tão deliciosa. Isso e é claro, a absoluta bagunça que é jogá-lo em grupo. Você vai morrer quando estiver jogando. Muitas vezes. É bom se acostumar. Mas a cada morte bizarra que você sofrer, mais você vai rir e querer continuar, porque o ritmo de jogo aqui é simplesmente viciante.

Muito disso se dá pelo simples fato de que tudo o que ocorre na tela tem o potencial para dar fim à vida de seu soldado, inclusive e principalmente as ações de seus colegas e as suas. Não existe fogo amigo em Helldivers 2, somente a morte sendo apontada para qualquer direção, de preferência longe da sua. Muito do DNA desse jogo é trazido de Magicka, não só na maneira como é facílimo matar seus amigos “sem querer querendo”, mas no jeito que a jogabilidade se dá a cada momento da ação.

Cada missão do jogo dá espaço para até quatro jogadores participarem, e cada um pode trazer um certo número de estratégias, como são chamados os armamentos e diferentes tipos de armas automatizadas e bombardeios são chamados. Toda vez que você quiser chamar uma dessas vantagens, é preciso digitar com o direcional do controle uma sequência muito parecida com os antigos códigos de trapaça ou até os fatalities de Mortal Kombat. Tudo isso em meio ao caos generalizado à sua volta.

Objetivos de missão também requerem esses comandos, repetidas vezes, e na maioria delas, com desdobramentos que forçam você e sua equipe a ter um bom jogo de cintura para administrá-los. É nesse ambiente, nessa zona, que os inimigos são colocados, aos montes, a todo momento. Com a mistura pronta, toda a ação do jogo se dá, resultando em uma massa pulsante do mais puro divertimento que você terá este ano.

O principal gancho de Helldivers 2

Helldivers 2
Junte seus amigos e embarque em missões divertidas e caóticas. (Imagem: Divulgação)

É difícil dizer qual elemento de Helldivers 2 é o que mais me atraiu para ele, o suficiente para colocar mais de 50 horas em pouco mais de uma semana, completando todos os seus troféus no PlayStation 5 nessa brincadeira. Se é a temática brincalhona da aventura, as idas e vindas de cada fase, a interação com outros jogadores, tanto amigos quanto aleatórios vindos da função de pareamento de grupos ou progressão que o jogo possui, como um “jogo como serviço”.

Para quem nunca ouviu falar do termo, “jogos como serviço” são títulos que são jogados com seu console ou computador ligado o tempo todo na internet, atualizados em tempo real com conteúdo novo e geralmente possuem algum tipo de monetização pós-compra. Destiny 2 é um dos principais exemplos desse estilo de jogo, mas diferentemente do FPS da Bungie, Helldivers 2 consegue ser divertido de juntar o cascalho virtual.

Isso se dá porque os prêmios não estão tão distantes quanto parecem durante a sua progressão. A cada novo nível, praticamente todas as diferentes moedas do jogo são dadas a você em um ritmo até que rápido, e novas compras são gradativamente mais poderosas, sem parecer que houve uma tentativa por parte da Sony ou dos desenvolvedores de obrigar o jogador a pagar para ganhar, algo muito comum nesse tipo de jogo. 

Claro, tudo que você pode vir a ganhar no jogo demanda tempo, mas eu sou testemunha que mesmo odiando esse tipo de sistema de ganhos, não consegui desgrudar de Helldivers 2 até ter meu personagem especializado, com a armadura que queria e as armas que mais se adequam a ele. E mesmo já tendo alcançado praticamente tudo que poderia querer, ainda não tenho vontade de parar de jogar.

O caos nunca foi tão bonito

Helldivers 2
Essa luz não é sua amiga. Fuja dela! (Imagem: Divulgação)

Todo o divertimento de Helldivers 2 não seria nada se o jogo não rodasse bem, e nesse departamento ele brilha e muito. Não importa quantos inimigos ou explosões possam estar acontecendo em tela, a taxa de quadros não cai, e os efeitos de partículas que regem toda a destruição ao seu redor, junto das simulações de luz, conferem aos campos de batalha uma beleza singular.

Cada planeta que você visita tem seu próprio sabor, alguns com efeitos atmosféricos únicos, como Turin, onde há uma densa floresta tropical e volta e meia começa a chover canivetes, ou o deserto de Ferrin, com suas tempestades de areia. Todos os locais que você passa neste jogo são extremamente bem desenvolvidos, e independente do modo de jogo que você escolher, de performance ou que prioriza os visuais, você terá uma experiência audiovisual primorosa.

Dito isso, a trilha sonora do jogo também é incrível. Bombástica e triunfante, ela ajuda a te manter no meio da ação, trazendo todo o exagero e a pompa forçada da temática do jogo, sem perder um só momento, seja nos momentos de glória ou nas derrotas. Não chega a ser uma sequência super criativa, mas dá conta e muito do recado.

A todo o momento você também é bombardeado pelos instrutores e tenentes que enaltecem a sua causa e reforçam que você é o melhor dos melhores, mesmo depois de sua 14a morte. É do tipo de diálogo que não tem como não gargalhar a cada momento do jogo, ainda mais quando ela é dita em português do Brasil, já que o jogo está totalmente localizado.

É isso mesmo, Helldivers 2 é mais um jogo da Sony a contar com um excelente trabalho de tradução e adaptação, trazendo consigo vozes no nosso idioma, interpretadas por dubladores profissionais e ainda mais engraçados que os originais estadunidenses.

Preço e disponibilidade

Helldivers 2 está disponível em formato digital e físico no PlayStation 5 em duas versões, a padrão, que custa R$199,50, e a Super Citizen Edition, que traz alguns mimos especiais, por R$299,90

Já no PC, o jogo pode ser adquirido pelos mesmos valores da versão de console, mas não há mídia física por enquanto.

Há como jogadores de ambas as plataformas jogarem juntos, mas o progresso entre versões ainda não passa de um jogo a outro, mas já foi anunciado que essa funcionalidade virá em uma futura atualização.

Conclusão

Helldivers 2 é do tipo de jogo que todo mundo sai com uma história para contar, e normalmente ela é engraçada e com um final trágico para algum ou todos os envolvidos. A conta matemática por trás da soma de todos os elementos caóticos funcionando juntos para gerar uma experiência do nível de entretenimento que esse jogo carrega é magistral. 

Fica claro que a Arrowhead sabe o que está fazendo e colocou todo o seu talento neste lançamento, que é pura e tranquilamente o seu melhor do ano. Não perca seu tempo pensando e junte-se à batalha, soldado. A Super Terra está chamando.

VEJA MAIS:

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim

Helldivers 2

Helldivers 2
100 100 0 1
100/100
Total Score
  • Gráficos
    100/100 Excelente
    Helldivers 2 é um jogo muito bonito e roda extremamente bem no PlayStation 5, tanto no modo performance quanto no de prioridade de visuais.
  • Som
    100/100 Excelente
    Este é tranquilamente um dos jogos com melhor sonoplastia que já vi. A todo o momento há algo diferente acontecendo ao nosso redor, aumentando a imersão e diversão do jogo.
  • Jogabilidade
    100/100 Excelente
    Como diria Rômulo Mendonça, “é o CAOS!”. Este jogo se resume a isso. É incrível como cada jogada é diferente da outra. É sempre imprevisível e entretem e MUITO.
  • Diversão
    100/100 Excelente
    Não teria como ser uma nota diferente, não é mesmo?

Prós

  • É pura diversão sem fim
  • Muitas camadas estratégicas
  • Em grupo é pura comédia
  • Faz excelente uso da temática
  • Progressão na medida certa

Contras

  • Não é a mesma coisa jogar sozinho
  • Alguns bugs de lançamento ainda estão sendo corrigidos

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados