Índice
A Sony é uma marca que sempre fez excelentes produtos, desde TVs, videogames, aparelhos de som e até câmeras de celular (Tim Cook confirmou recentemente que os iPhones usam sensores da Sony, por exemplo). Infelizmente, a fabricante quase não atua mais no Brasil, o que é uma pena tanto para os fãs da marca, quanto para o mercado como um todo — quanto menos concorrência, menos disputa e maiores podem ser os preços.
O review de hoje é exatamente sobre um dos produtos que a fabricante do PlayStation distribui aqui no Brasil, o Sony WH-1000XM5, um fone de ouvido premium com nome bem complicado (como de costume em fones deles).
Design
O design mudou muito em comparação com a geração anterior. Agora o fone está mais discreto, com menos detalhes e menos volume. Isso impactou na quantidade de articulações: agora existem menos dobradiças, o que faz com que ele não fique tão compacto ao ser dobrado, por isso o case está muito maior, o que pode ser um ponto negativo, principalmente pra quem viaja e precisa de mais espaço (aqui tem uma foto da diferença de tamanho).
Outra diferença em comparação ao modelo anterior é o material usado. O XM5 é feito em couro vegano, é super macio e gostoso de sentir. Isso contribui com o peso do produto: são apenas 250 gramas, ele é bem leve e você quase não o sente na cabeça. Apenas depois de mais de 4 horas usando eu fui começar a sentir algum incômodo.
No lado direito encontramos um painel touch para dar play e pause, pular músicas e executar alguns comandos rápidos e é onde fica a entrada USB-C para recarregar a bateria. Do outro lado temos os botões físicos para ligar e desligar, o botão que ativa ou desativa o modo de cancelamento de ruído, e a conexão analógica P2 para quem quiser usá-lo via cabo (que vem na case).
Sobre o botão power, ao pressioná-lo por 7 segundos você entra no modo de pareamento e pode conectar o XM5 em outro dispositivo para usar ao mesmo tempo. Sim, dá pra conectar 2 aparelhos simultaneamente. O mecanismo de ajuste de altura dos alto-falantes é bem silencioso e sem cliques/travas. Vai durar muito? Não sabemos.
Preciso dizer que o acabamento fosco funciona como um imã para a oleosidade da pele. Se você se incomoda com oleosidade em seus produtos, se prepare, porque os fones ficarão marcados e você constantemente terá que limpá-los. Ah, informação pra quem usa óculos: pode ser um pouco incômodo, pois o fone fará pressão nas hastes.
Controles por gestos
Olha, merece um tópico só pra contemplar a beleza que são os controles por gestos do touchpad localizado no lado direito do Sony XM5. De longe, são os mais intuitivos que já vi até hoje. Veja como é simples:
- Play/Pause – 2 toques;
- Pular ou voltar a faixa: deslizar pra frente ou para trás;
- Aumentar ou diminuir o volume: deslizar para cima ou para baixo;
Você não precisa ficar decorando qual botão faz o que, é totalmente intuitivo. E, diferente do que acontece em modelos como Galaxy Buds2 Pro (já temos review), não há toques acidentais. O modelo da Samsung, inclusive, tem uma opção que bloqueia os touch dos fones para evitar comandos acidentais.
Qualidade sonora
Excelente. Com certeza um dos melhores sons que já ouvi. Te faz compreender a grandeza musical de artistas da nova geração, como a Lorde. O XM5 conta com novos drives de fibra de carbono de 30 milímetros, melhorando a sensibilidade às altas frequências para criar um som mais natural.
No site da Sony eles informam o seguinte: “Nossas tecnologias únicas incluem uma solda sem chumbo premium com ouro, para uma excelente condutividade, resistência Fine Sound para uma distribuição homogénea de corrente e circuitos otimizados, para uma relação sinal/ruído melhorada, garantindo um som nítido consistente.” E olha, o resultado final é realmente espetacular. Te faz pensar que você está na gravação da música, vários sons e instrumentos que você não ouve em fones comuns podem ser percebidos no XM5.
O WH-1000XM5 suporta áudio de alta resolução com e sem fios graças ao LDAC, uma codificação de áudio própria da Sony capaz de transmitir 3 vezes mais dados que o Bluetooth convencional. Mas é necessário ter aparelhos compatíveis com a tecnologia. Além disso, não são todos os serviços que oferecem o famoso áudio HiFi. Dos serviços de streaming, por exemplo, acho que só o TIDAL oferece. O Spotify disse recentemente estar pronto há mais de um ano, mas foi colocado em espera pela empresa e nem eles sabem quando será lançado.
Os graves são muito bons aqui; a Sony possivelmente os acentuou de propósito pra deixar as músicas com mais presença. Dá pra mudar isso na equalização do aplicativo da Headphone da Sony (disponível para Android e iOS), mas não sei se é algo que vai incomodar as pessoas, as músicas continuam muito boas. Álbuns como Joanne, da Lady Gaga, são uma delícia de se ouvir, parece que ela está na nossa frente cantando.
O usei sempre via Bluetooth e em distâncias aceitáveis funcionou muito bem. Quando me afastei muito e fiquei com 2 paredes entre o fone e o celular, a música travou e chegou a parar. Pra usos normais você terá pouquíssimo delay entre dar pause na música e ela de fato parar de tocar. É muito rápido, mas perceptível que há um delay.
Dá pra ver filmes e séries, mas recomendo que o seu aparelho tenha Bluetooth 5.0 ou superior para ter menos atraso entre o vídeo e o som. Assistir obras com sonorização feita pelo Hans Zimmer é praticamente mágico com o XM5.
Cancelamento de ruído
O cancelamento de ruído te faz pensar que mágica existe. Basta ligar e voilà, ruídos silenciados. A Sony nos últimos anos se consagrou pela altíssima qualidade do cancelamento de ruído; tirando a Apple, o resultado final do recurso nos produtos da Sony é quase inigualável.
Som do computador, eletrodomésticos não muito barulhentos, no metrô, ônibus ou no avião, barulhos de obras e carros passando, praticamente qualquer som é cancelado quase como mágica pelo WH-1000XM5. O Processador V1 (desenvolvido pela própria Sony) desbloqueia o potencial do Processador de Noise Cancelling HD QN1 e os 8 microfones ouvem os ruídos ao seu redor.
Preciso dizer que o modo cancelamento de ruído pode ser um perigo. Ele é tão bom que te isola do mundo real e você não ouvirá sons importantes te colocando em perigo, como sua mãe gritando no andar de baixo.
Ele não isola 100% dos sons, mas se você precisa se concentrar para executar alguma tarefa, o XM5 vai ser seu melhor amigo. Havia 2 obras perto da minha casa, mesmo fechando as janelas o barulho continuava até eu pôr os fones e fim, só de colocar na cabeça e ligar os barulhos já são isolados.
Vale lembrar que quando você usa o fone via cabo você não tem acesso ao cancelamento de ruído nem ao modo ambiente.
Modo ambiente
Coloquei o modo ambiente como um subtópico do modo cancelamento de ruído porque esse fone tem um recurso bem interessante. Quando o cancelamento de ruído está ativo e você começa a falar, o fone detecta automaticamente e já muda para o modo ambiente, para que você ouça melhor as pessoas ao seu redor falando com você. No aplicativo da Sony você consegue ativar ou desativar esse recurso de bate-papo, caso deseje. Ah, depois de 15 segundos em silêncio ele volta ao modo cancelamento de ruído.
Eu particularmente não gosto do modo ambiente, até hoje não testei nenhum fone em que o recurso funcione sem parecer estranho ou sintético. No XM5 não foi diferente. Você pode alternar entre 20 níveis de som ambiente e ele vem de fábrica configurado no máximo, gerando muito ruído, chega a ser estranho. Mas regulando as coisas melhoram bastante e no nível 9 fica bem mais confortável.
Microfone
São 8 microfones, 4 de cada lado. É o dobro do modelo anterior e isso proporciona um áudio bem natural pra quem te ouve. Sabe quando você está conversando com alguém e nota o áudio abafado ou longe, às vezes até com eco? O XM5 não tem nada disso, quem te ouve nem percebe que você está com um fone com microfones “distantes” da boca.
Não é perfeito, em chamadas do Zoom, por exemplo, as pessoas reclamaram que hora minha voz estava muito longe, hora ele aumentava muito ruídos ao meu redor.
Demais recursos
Talvez seja a parte mais difícil desse review. Falar dos demais pontos foi super fácil, já que é um fone de extrema qualidade, mas falar dos outros recursos é complicado porque esse fone tem muitas funções. A Sony colocou praticamente tudo que era possível de se colocar.
É possível encontrá-lo via Find My Device, aquele recurso do Google pra rastrear dispositivos perdidos. É o tipo de recurso que esperamos nunca ter que usar, mas caso necessário, está lá. Além disso, nas configurações de Bluetooth do meu celular encontrei a função de fazê-lo tocar enquanto perdido. Eles precisam estar conectados um no outro, não é como se eu pudesse rastreá-lo caso tenha perdido em outro lugar e esteja longe de mim.
- Quando você o tira da cabeça ele dá pause na música. E dá play ao ser colocado novamente;
- O modo ambiente pode ser ativado automaticamente quando você começa a falar enquanto o modo cancelamento de ruído estiver ativo;
- É possível emitir um som caso você o esqueça em casa;
- Ele pode ser vinculado ao Encontrar meu Dispositivo do Google, e você o encontra em qualquer lugar.;
- Som virtual em 360º proporcionado pelo 360 Reality Audio. (Mesmo sendo apenas 2 drivers);
- Dá pra conectar em 2 aparelhos ao mesmo tempo (mas só reproduz som de um de cada vez);
- Compatível com Google Assistente e Alexa;
- Suporte ao Swift Pair e Fast Pair (pra conexão mais rápida);
- Experiência Dolby Atmos.
Bateria
Bateria é sempre um ponto fraco na maior parte dos dispositivos e a Sony vem provar que sabe fazer mágica até na duração da bateria. Dura muito, é impressionante, poucas vezes tive que recarregá-lo, mesmo usando sempre com o modo de cancelamento de ruído ativo (é caminho sem volta, uma vez que você experimenta, você quer usar sempre).
A fabricante informa que dá pra ouvir música por 30 horas com o cancelamento de ruído ativo e 40 horas com ele desligado, mesma autonomia que o modelo anterior, mas o que muda é o carregamento rápido, apenas 3 minutos de carga oferecem cerca de 3 horas de duração de bateria.
Preço
Um fone premium tem um preço condizente! Não é o mais caro, mas tá longe de ser dos mais baratos. Lá fora ele foi lançado por USD 400, mas já dá pra comprar por preços menores. A título de comparação, ele é mais caro que o iPhone de entrada vendido por lá.
Aqui no Brasil você pode encontrá-lo na Amazon, por exemplo, por R$ 2.345,00. Não é um valor baixo, mas é menos pior do que os R$ 4.000,00, preço inicial dele aqui.
Conclusão
É um fone pra quem gosta de ouvir música com qualidade e pra quem quer um excelente cancelamento de ruído.
Ele foi lançado por USD 400, um preço bem elevado. Se você é usuário de Android, talvez esse seja o melhor headphone que você poderá comprar nessa faixa de preço. Se você tem iOS, talvez o AirPods Max seja melhor. O cancelamento de ruído, modo ambiente, e o ecossistema do fone da Apple acabam justificando que você não escolha comprar o Sony WH-1000XM5.
Se você viaja muito e precisa de um fone que seja menos volumoso, essa talvez não seja a melhor opção pra você também, já que a case dele é bem grande, não cabe nem na minha mochila de notebook, por exemplo. O XM4 é uma opção melhor pra você e basicamente a única coisa que o novo modelo tem que o antigo não tem, é o carregamento rápido e microfones extras pra melhoria do cancelamento de ruído e melhoria da qualidade de voz. De resto, eles têm especificações bem semelhantes e oferecem basicamente o mesmo. (firework.com)
Especificações técnicas
Número do modelo | WH1000XM5/B |
Dimensões do produto | 22,48 x 7,7 x 26,31 cm |
Peso | 250g |
Impedância | 48 Ohm |
Conexões | Sem fio, Bluetooth 5.2 Ou 3,5 mm |
Duração média da bateria | 30 Horas |
Características especiais | Controle por Toque, 8 microfones, Estojo de transporte, Otimizador de cancelamento automático de ruído, Detecção de desgaste, Conexão multiponto |
Ano de lançamento | 2022 |
Tipo de material | Couro vegano Metal Plástico |
Tipo de bateria | íon-lítio |
Diafragma | 30mm |
Resposta de frequência | 4 Hz – 40 000 Hz (JEITA) |
Resposta de frequência (Bluetooth) | 20 Hz – 20 000 Hz (44,1 kHz de amostragem) 20 Hz – 40 000 Hz (LDAC 96 kHz de amostragem 990 kbps) |
Perfil | A2DP, AVRCP, HFP, HSP |
Formatos de áudio compatíveis | SBC, AAC, LDAC |
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (2/10/23)
Review Sony WH-1000XM5: excelente em tudo
Review Sony WH-1000XM5: excelente em tudo-
Design9/10 Incrível
-
Qualidade sonora10/10 Excelente
-
Cancelamento de ruído10/10 Excelente
-
Construção10/10 Excelente
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Ótimo review acabei de comprar este modelo mas não chegou ainda. Ansioso já. Obrigado