Índice
Com o conceito de ser uma câmera para diversão, a GoPro HERO12 Black foi lançada em setembro de 2023 com uma promessa interessante: a empresa manteve o processador do modelo do ano passado e fez atualizações de software para melhorar o uso de sua câmera de ação. O Showmetech testou o aparelho e te conta como isso pode ser percebido na prática. Veja o que achamos agora mesmo.
Design e construção
Não houve mudanças significativas entre a geração 11 e 12 das câmeras de ação da GoPro. A versão de 2023 é compacta e cabe na palma da mão, u até mesmo no bolso de uma calça. Ela também é bastante leve e pesa apenas 121 gramas sem a bateria — e 154 gramas com a bateria.
A tela LCD forntal de 1,4 polegada, que fez sua estreia na HERO11 Black, também segue disponível aqui. A tela da parte traseira mede 2,27 polegadas e segue com o suporte para o touchscreen. A navegação é bem simples no geral, mas vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos.
Há acessórios que pode ser adquiridos na compra, mas a empresa foi clara em dizer que vários itens que podem ser acoplados em câmeras lançadas em anos anteriores também funcionam na HERO12 Black. O famoso suporte rosqueado para colocar acessórios via parafuso também segue disponível, então em questão de design e construção, a câmera está com o mesmo visual e funcionalidades que vemos há alguns anos.
Câmera
A lente de 27 MP para fotos é mantida no novo modelo, mas há novidades interessantes para quem gosta de capturar momentos felizes. Também é possível capturar quadros com até 24,7 megapixels, assim como a captação de vídeos pode ser feita em qualidade 1080p. Veja as mudanças entre as gerações:
GoPro HERO11 Black | GoPro HERO12 Black | |
Processador | GP2 | GP2 |
TAXAS DE QUADROS E RESOLUÇÕES DE VÍDEO | 5.3K: 25/30/50/60 QPS 4K: 24/25/30/60/100/120 QPS 2.7K: 24/25/30/48/50/60/100/120/200/240 QPS 1080p: 24/25/30/48/50/60/80/90/120/200/240 QPS | 5,3K (8:7) 30/25/24 QPS 5,3K (16:9) 60/50/30/25/24 QPS 4K (8:7) A 60/50/30/25/24 QPS 4K (9:16) 60/50/30/25 4K (16:9) 120/100/60/50/30/25/24 QPS 2,7K (4:3) 120/100/60/50 QPS 2,7K (16:9) A 240/200 QPS 1.080 (9:16) 60/50/30/25 1080P (16:9) 240/200/120/100/60/50/30/25/24 QPS |
Foto | MEGAPIXELS (MP) DA FOTO + ESCURECIMENTOS DE PIXEL: 27,13 MP (5.568 X 4.872) | 27,13 MP (5.568 X 4.872) Captura de quadro de foto a partir de vídeo: 24,69 MP A PARTIR DE VÍDEO (8:7) 5,3K |
Algoritmo de estabilidade | HyperSmooth 5.0 | HyperSmooth 6.0 |
Ao ar livre e com boa iluminação solar, as fotos são captadas com alta nitidez. O Showmetech foi convidado pela GoPro para participar do evento de lançamento da HERO12 Black no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e consegui testar a lente de 27 MP em sua ótima qualidade. Veja:
As selfies também foram tiradas em boa qualidade, e visualizar prévia por meio da tela menor é um benefício e tanto. E para aquela super foto em grupo, você pode ativar o contador regressivo de 3 ou 10 segundos e esperar que o momento seja registrado. Há suporte para HDR, mas você também pode desativá-lo para salvar um pouco de bateria.
Um ganho está na proporção 9:16 que permite melhor criação de conteúdo em formato vertical. Após enviar tudo para o aplicativo Quik, a GoPro ressalta que fica mais fácil editar conteúdo para o TikTok e Instagram. Formatos cinematográficas na proporção 16:9 para o YouTube também serão facilmente criados e a empresa lembra que a perda de qualidade não acontecerá, independente da proporção que o conteúdo tiver.
Modos de foto e vídeo
A GoPro atualizou o software para o lançamento da HERO12 Black para permitir um uso ainda mais facilitado. Na geração 11, a câmera tinha dois modos de captura de conteúdo (EASY e PRO), que seguem disponíveis aqui. A diferença é que tudo está ainda mais simples para quem não entende muito de fotos e vídeos, bastando rolar a tela para ativar ou desativar os modos em menos de cinco segundos.
E eles atendem bem este tipo de público: o modo Fácil permite a troca do tipo de lente em apenas um toque, além de possibilitar a troca do tipo de proporção de vídeo e qualidade da gravação em alguns toques. Em questão da captura de vídeo no modo profissional, ele permite:
- Ajuste da quantidade máxima de quadros por segundo;
- Ativação ou não do HDR;
- Escolha da proporção do vídeo;
- Escolha da resolução;
- Ativação do algoritmo de estabilidade (Hypersmooth);
- Mais dados de captura, como duração máxima, captura programada, temporizador e zoom.
O modo profissional permite que você salve as configurações em modos para conseguir iniciar a gravação da forma que deseja em apenas alguns segundos. É uma mão na roda interessante para quem trabalha atendendo vários clientes ou produz diferentes tipos preestabelecidos de vídeos em sua rotina. E vale lembrar que o modelo é à prova d’água, com resistência a até 10 m.
Já sobre as fotos, o modo fácil permite a escolha da lente no modo linear ou no amplo, com essa troca acontecendo em alguns segundos; nele, também é possível escolher o tempo do contador regressivo entre 03 e 10 segundos. O modo profissional desbloqueia mais itens:
- Escolha do tipo de lente;
- Escolha do tipo de saída (padrão, HDR, Superfoto ou RAW);
- Intervalo;
- Ativação de captura programada;
- Escolha da duração do temporizador;
- Controle do obturador, balanço de branco, ISO, nitidez e filtro de cor.
Ao usar o modo profissional de fotos, você também pode configurar os atalhos nas bordas da tela para fazer um uso mais adequado a seu dia a dia. É possível criar modos para usar em várias partes de sua rotina e ter a câmera configurada conforme a necessidade.
Fechando o assunto, podemos dizer que a GoPro pensou bastante no software da HERO12 Black para que ele possa ser utilizado por várias pessoas: tanto as que entendem bastante do assunto de fotografia e querem ter maior controle a câmera, e também as pessoas que simplesmente querem ter um dispositivo potente, mas ainda não sabem tanto sobre o assunto.
Fotos
Em relação ao modelo lançado no ano passado, a empresa manteve as lentes ampla e linear, que são:
- Amplo: de 16 a 34 mm com campo de visão amplo (estilo olho de peixe);
- Linear: de 19 a 39 mm, que capta fotos em modo “normal” sem efeito olho de peixe.
A GoPro permite que o intervalo entre as fotos seja programado em até 120 segundos. Isso pode ser programado conforme seu gosto pessoal, e eu por aqui deixei este intervalo desativado. As fotos em um dia de sol ficaram incríveis e não há como negar que dias com tempo aberto serão registrados com total qualidade.
Também podemos afirmar que o novo software está mais apurado para tirar fotos durante a noite: o trabalho de pós-processamento é feito em tempo real e o resultado é satisfatório, mas pode ser necessário fazer algumas correções em um aplicativo de edição. Veja este conteúdo sem edição:
Aqui não tem pra onde correr: por mais que haja uma tecnologia aprimorada focada nisso, ainda será possível ver ruídos na foto que não vemos em resultados de fotos profissionais. Portanto, é importante entender o mercado foco da GoPro com todas as suas câmeras de ação.
Vídeo
É possível gravar conteúdos com qualidade máxima de gravação de até 5.3K a até 30 quadros por segundo. Entretanto, o modo HDR pode ser ativado apenas nas qualidade 1080p ou 4K. É curioso que a resolução máxima não tem suporte para o padrão que dá valor às cores, mas ao menos o trabalho é de boa qualidade. Um vídeo gravado ao ar livre foi feito com total assertividade e mesmo correndo, a imagem é espetacular.
A gravação em 1080p pode ser feita em até 120 quadros por segundo, o que facilita que os vídeos sejam gravados em câmera lenta. Não há um modo de câmera lenta na câmera: você precisa captar o conteúdo na velocidade normal e depois ver o trabalho finalizado na galeria ou no aplicativo Quik para smartphones. Caso utilize algum aplicativo de edição no computador, este trabalho também pode ser feito sem problemas.
O modo de lapso de tempo é voltado para quem gosta de criar conteúdos em timelapse, como o nascer do sol ou alguma apresentação que será convertida em um vídeo mais rápido posteriormente. Há seis formas de usar esta funcionalidade:
- Time Warp;
- Rastreios estrelares;
- Pintura com luz;
- Luzes de veículos;
- Lapso de tempo (tradicional);
- Lapso noturno.
É um recurso interessante que deve ser usado com paciência, pois é necessário esperar que o conteúdo seja gravado por muito tempo para ter um bom resultado. O algoritmo segue assertivo e deve ser usado ao menos uma vez por quem tem uma HERO12 Black.
HyperSmooth
Chegamos na estabilização tão comentada das câmeras de ação da GoPro: atualizado para a versão 6.0, o algoritmo HyperSmooth está ainda melhor do que vimos na HERO11 Black. Ao correr no parque e fazer um teste com gravação de 30 segundos, começando a correr um tempo depois, nem parece ao menos que eu estava correndo.
Como quer colocar uma câmera para pessoas aventureiras no mercado, a empresa entendeu sua missão em entregar um HyperSmooth ainda mais assertivo do que vimos em gerações anteriores. Uma novidade presente apenas na 12ª geração é o AutoBoost, que identifica que o algoritmo precisa ser ativado assim que a câmera começa a balançar demais. A dica que eu dou neste caso é sempre deixar o AutoBoost ativado para ter os melhores vídeos.
Não há o que falar de negativo sobre este modo: se ele já funcionava bem nos modelos anteriores, aqui está definitivamente em sua melhor versão. No review da HERO 11 Black, eu já havia elogiado bastante o HyperSmooth. E a GoPro fez um trabalho tão assertivo que seria mentira dizer que algo de errado aconteceu na execução disso.
Performance e tela
Com uma nova versão de software para a HERO12 Black, esta versão ainda precisa de certas otimizações para estar funcionando de forma assertiva. O suporte para o português é interessante e segue disponível por aqui, mas percebi alguns leves atrasos. Um deles é no uso do lapso de tempo. E por algumas vezes, precisei reiniciar a câmera para que ela voltasse a funcionar de forma completa.
Não é nada que afete a captação de conteúdo por completo, mas que também dá aquela “quebrada de clima”. Como chegou ao mercado em setembro de 2023, com toda certeza o sistema operacional deve ficar mais otimizado com o passar dos próximos meses. Quando não apresentou travamentos (cerca de 3 vezes durante 10 dias), a câmera funcionou com toda sua potência.
Para ver o que está salvo no cartão de memória diretamente em seu smartphone, é necessário usar o aplicativo GoPro Quik.
Será feito uma busca via Bluetooth e o pareamento acontece de forma quase automática. Para que tudo seja enviado para a nuvem, você precisa criar uma conta nos servidores da empresa e manter ativado de modo automático. E também vale lembrar que esta nova geração consegue se conectar com fones de ouvido Bluetooth para que seus microfones sejam usados para a captação de áudio.
Ainda sobre o aplicativo, você consegue realizar o controle total da câmera pelo celular: tirar uma foto, escolher o tipo de câmera, modo e claro, ver tudo o que está salvo na memória da câmera. Ele também funciona como um bom editor de fotos e vídeos e já falamos mais sobre o uso em um review completo, não deixe de conferir.
O suporte para touchscreen está presente apenas na tela maior, permitindo a navegação no sistema operacional. O uso ar livre até que é bem assertivo e você consegue ativar as funcionalidades completas sem a necessidade de ir para a sombra. A tela na parte da frente é bem útil, mas eu senti a falta de alguns botões virtuais para que a captura de selfies fosse melhor. Não é nada que de fato faça falta, mas poderia ter sido incluso aqui. Quem sabe na próxima geração.
Bateria
Chegamos ao tópico mais importante deste review, principalmente pelo fato de que a própria fabricante prometeu uma maior duração de bateria na nova geração. Em 2022, quando testei a HERO11 Black, eu disse que este era o grande “Calcanhar de Aquiles” do modelo.
Tivemos uma melhoria significativa e durante um teste ao ar livre, ao ligar a câmera às 10h para a gravação e tirar boa parte das fotos que estão neste texto, ela ficou ativa até às 15h deste dia.
É interessante comentar que a bateria possui a mesma capacidade de 1700 mAh do item presente na 11ª geração, com apenas uma melhoria de software sendo realizada para que o processador gastasse menos energia. Ano passado, eu fiz um uso máximo de 3 horas para a captura de fotos. Em vídeos, a fonte de energia não durou mais que 2 horas na HERO11 Black. O carregamento da bateria é feito por uma entrada USB-C, com cabo enviado pela empresa. Mas você ainda precisa ter uma fonte de energia (tomada), porque a GoPro não envia isso na caixa.
A bateria é um dos grandes destaques da HERO12 Black mas claro, se você quiser fazer o uso por muito tempo, vale a pena ter um carregador ou bateria reserva em seus itens. A empresa afirma que:
- Estes são os tempos de execução mais longos do H12 em todos os modos;
- Tempos de execução 2x mais longos antes de atingir os limites térmicos em modos de alta potência, como 5,3K60 e 4K120;
- Tempos de execução 15 a 20% mais longos em modos como 4K60.
Conclusão
Quando novos produtos são lançados anualmente, muitas pessoas ficam se perguntado se isso realmente era necessário, haja vista que algumas vezes, as melhorias são singelas. Entretanto, a HERO12 Black chega como um incremento interessante. Apesar de ter o mesmo processador da 11ª geração, temos neste modelo, as funcionalidades estão em suas melhores versões.
Eu diria que, se você tem uma HERO10 Black e pensa em fazer uma melhoria, o melhor caminho é ir para a HERO12 Black direto. Além do modelo de 2023 estar mais barato em seu preço de lançamento do que a HERO11 Black, temos uma ótima câmera de ação que tira boas fotos, grava bons vídeos estabilizados por meio do HyperSmooth.
A HERO12 Black está sendo vendida pelo preço sugerido de R$ 3.199 (apenas a câmera) — podendo ser encontrada no Magalu por R$ 2.879 para pagamento no Pix — e por R$ 4.499 em sua versão para criadores (Creator Edition), que traz alguns acessórios. A MaxLens 2.0, que amplia as possibilidades com 36% mais campo de visão ao gravar em formato widescreen e um campo de visão 48% mais alto ao capturar vídeos na vertical, é vendida separadamente por R$ 999,99.
Ao receber o modelo, você perceberá que fez a compra de uma câmera de ação que será utilizada em diversos momentos, com as melhores tecnologias que a GoPro já colocou no mercado. E caso trabalhe com criação de conteúdo, o investimento será recuperado em alguns meses.
Especificações Técnicas – GoPro HERO12 Black
Marca | GoPro |
Modelo | GoPro HERO 12 Black |
Melhores modos | 5.3K60 / 4K120 5.3K30 8:7 / 4K60 8:7 |
HDR | 5.3K (16:9) 30, 25, 24 fps 4K (8:7) 30, 25, 24 fps 4K (16:9) 60, 50, 30, 25, 24 fps |
Proporção | 16:9, 4:3, 8:7, 9:16 |
Lentes digitais | HyperView, SuperView, Wide, Linear, Linear + Horizon Lock |
Estabilização | HyperSmooth 6.0 |
Horizontal | Rotação 360° até 5.3K30, 4K60 e 2.7K120 |
Nivelamento | Até 27°, 5.3K60, 4K120, 2.7K240, e 1080/240 |
Formato | H.265 (HEVC) |
Cores | GP-Log com LUT, 10-Bit, 8-Bit |
Zoom | Até 2x |
Megapixels | 27 MP |
Frames de vídeo | 24.7MP de 5.3K 8:7 Video |
SuperPhoto | Com HDR |
Frames por segundo | Auto, 60/10, 60/6, 30/6, 30/3, 10/3, 30/1, 10/1, 5/1, 3/1 |
Intervalo | 0.5, 1s, 2s, 3s, 5s, 10s, 30s, 60s, 120s |
Outros | Night Photo Exposure control RAW |
Valor | R$ 3.199 |
Veja também
Confira nosso review da GoPro HERO11 Black
Revisado por Glauco Vital em 28/9/23.
Veredito - GoPro HERO12 Black
Veredito - GoPro HERO12 Black-
Design e construção10/10 Excelente
-
Câmera9/10 Incrível
-
Modos de foto e vídeo10/10 Excelente
-
Hypersmooth10/10 Excelente
-
Performance e tela7/10 Bom
-
Bateria9/10 Incrível
Prós
- Software de fácil uso
- Bateria aprimorada
- Gravação em 5.3K
- Algoritmo de estabilização aprimorado
- Fotos ao ar livre são captadas com total qualidade
Contras
- Tela menor não tem suporte para touchscreen
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.