Review: galaxy z flip5, mais elegância e potência no dobrável. Dobrável da samsung chega com tela externa maior, processador personalizado e câmera de tirar o fôlego. Veja nossa opinião

REVIEW: Galaxy Z Flip5, mais elegância e potência no dobrável

Avatar de bruno martinez
Dobrável da Samsung chega com tela externa maior, processador personalizado e câmera de tirar o fôlego. Veja nossa opinião

Smartphones dobráveis se tornaram uma realidade há cinco anos, e a Samsung é uma das empresas que mais investem neste mercado. Para o ano de 2023, o Galaxy Z Flip5 chega ao mercado com um tela frontal de mais de 3 polegadas, o mesmo processador da linha Galaxy S23 e mais detalhes que colaboram para ele ser um modelo bastante completo. Veja o que achamos do uso na prática e considere a compra para seu dia a dia.


Design

Com o peso de 187 gramas, o smartphone dobrável da Samsung pode ser facilmente colocado no bolso e aberto quando necessário sem problemas. Ele foi lançado nas cores preto, rosa, verde e marfim (branco), sendo a última enviada para o Showmetech. Não há como negar que o aparelho chama atenção por onde passa e entrega aquela elegância no dia a dia.

Foto de exposição do galaxy z flip5
Não há como negar que smartphone da Samsung é elegante em todos os aspectos (Foto: Bruno Martinez/Showmetech)

Seguindo o padrão das gerações anteriores, há um leitor de impressão digital abaixo dos botões de volume. Eu gostei bastante desta disposição, pois ao fazer o uso com apenas uma mão enquanto o Galaxy Z Flip5 estava fechado, era fácil ter acesso ao sistema operacional por meio da tela menor. A parte traseira tem um material que lembra a cerâmica e complementa o design bonito do aparelho. No mais, com toda certeza você terá um celular que consegue ser percebido assim que tira ele do bolso.

Foto do galaxy z flip5 fechado com a paisagem do sol ao fundo
Aparelho fecha de forma assertiva (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Um fato engraçado: gostei tanto de desdobrar o aparelho que, quando tinha que voltar a usar meu celular tradicional, tentei dobrar a tela (que não é dobrável). O fechamento das telas é perfeito e graças à nova dobradiça, temos telas que realmente se encontram.


Tela frontal

Telas menores de smartphones dobráveis são mais focadas na exibição de informações rápidas para que o usuário veja isso sem ter que desdobrar a tela, e isso fica mais claro no Galaxy Z Flip5. Sendo uma das maiores mudanças da quarta para a quinta geração, agora o modelo tem um display externo de 3,4 polegadas de resolução FHD+ Infinity (2.640 x 1.080) a 60 Hz. Para comparação, o Galaxy Z Flip4 tem uma tela externa de 1,9 polegada.

Tela frontal do galaxy z flip5 da samsung
Tela menor pode ser personalizada de diversas formas (Foto: Bruno Martinez/Showmetech)

Há muitas telas de personalização disponíveis e atalhos especiais de clima, troca de estilo do relógio, etc. Mas você também pode enviar uma foto que gosta para usar como tela de bloqueio. Usar o aparelho fechado para responder mensagens ou tirar selfies ocorre de maneira natural. Ver as prévia das fotos e vídeos na tela menor do aparelho deixa tudo mais incrível e, com apenas uma mão, você consegue fazer aquele registro do momento de felicidade.

Tela frontal do galaxy z flip5 da samsung
Modelo fechado cabe na palma da mão (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O uso de aplicativos nesta tela de 3 polegadas é bem limitado e você ainda precisa ativar a funcionalidade nas Configurações via Samsung Labs, para rodar Netflix, Google Maps, ver SMS e também assistir a vídeos do YouTube. Veja como fica:

Galaxy z flip5 da samsung rodando vídeo do youtube na tela menor
Tela menor também consegue rodar vídeos do YouTube com total qualidade (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Também é possível responder e visualizar mensagens do Instagram, WhatsApp e demais rede sociais, direto pela pequena tela. A experiência de uso da pequena tela até que é bom completa, mas claro que, para ter uma experiência de smartphone com display grande, você precisa abrir o Galaxy Z Flip5.

Tela do galaxy z flip5 sendo utilizada para tirar fotos
Tela menor também está melhor para tirar fotos (Foto: Bruno Martinez/Showmetech)

Outro ponto que gostei bastante foi a reprodução de música ou podcast: a capa é exibida de forma completa na tela de 3 polegadas e é possível avançar a faixa ou a duração em apenas alguns toques. Sou uma pessoa que gosta muito de ouvir música, então aproveitei ao máximo o recurso. Veja:

Tela do galaxy z flip5 com atalho do spotify
Tela também exige reprodutor do Spotify (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)


Tela maior

A tela principal do Galaxy Z Flip5 é do tipo AMOLED dinâmico 2X, mede 6,7 polegadas, tem taxa de atualização variável (1-120Hz) e resolução FHD+ (2.640 x 1.080). Fui positivamente surpreendido quando o smartphone estava aberto: ele consegue ser um modelo completo e, mesmo ao ar livre, sua tela consegue exibir as informações de forma completa.

Galaxy z flip5 aberto
Vinco não fica aparente quando aparelho está aberto (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O vinco no meio da tela é sempre um ponto de atenção, e aqui passa quase despercebido no uso cotidiano. O funcionamento é bastante assertivo e a Samsung afirma que a resistência deste modelo é 20% maior em relação às gerações anteriores. Sites internacionais que foram mais longe mostram que, antes do aparelho dar problemas, é possível realizar 200 mil dobras.

A taxa de atualização variável também pode ser vista em jogos dinâmicos como Fortnite e Freefire. Fica fácil se divertir sem atraso,s e o modelo tem uma fluidez que deixa a experiência de uso bastante completa.

Por fim, o sensor de luz ambiente ajusta o brilho da tela assim que é detectada a maior ou menor claridade onde você está. Para uma pessoa que gosta de modelos maiores, o Galaxy Z Flip5 entrega o necessário: tela grande de alta resolução, que não apresenta reflexos em ambientes abertos e ainda consegue ser usada em jogos e entretenimento.


Câmeras

A traseira do smartphone dobrável da Samsung conta com um jogo composto por duas câmeras traseiras de 12 MP cada:

  • Uma ultra-wide Dual Pixel com foco automático, OIS, 1,8μm, F1,8 (para capturar paisagens e grandes grupos de amigos)
  • Outra wide de 1,12 μm, F2,2 ,FOV: 123 (para fotos tradicionais)

Um ponto que gostei bastante é que estas lentes podem ser utilizadas para selfies quando o smartphone dobrável está fechado, garantindo boas imagens. Sobre o zoom, ele consegue chegar a 0.5, 01.0, 2.0, 4.0 e 10x. Mas eu ficaria até o 4x, que entrega fotos boas e sem perda de qualidade. Veja estas fotos:

Você pode imaginar que 12 MP pode ser pouco, mas nada disso: os sensores conseguem captar as informações e uma melhoria que pode ser vista em tempo real fica por conta do pós-processamento. Fotos ao ar livre possuem cores vivas e perto do que vemos na vida real. Além do algoritmo, vale ressaltar o padrão HDR10+ exclusivo da Samsung que faz o trabalho completo para a entrega de boas fotos.

O modo retrato quando o aparelho está fechado também é bastante assertivo: consegui ter boas fotos e ver uma prévia na tela de 3 polegadas. E vale lembrar que o Galaxy Z Flip5 grava em 4K a 30 ou 60 FPS e HDR10+ nas câmeras traseiras.


Fotos noturnas

As selfies tiradas com a câmera traseira contam com o apoio de um flash LED. Mas caso não queira usar este item, há um efeito “tocha” que se acende em volta de seu rosto na tela, para que melhores selfies sejam tiradas. A imagem na prévia, como o nome diz, é apenas uma prévia mesmo e o pós-processamento da Samsung salva bastante aqui.

Review: galaxy z flip5, mais elegância e potência no dobrável. Dobrável da samsung chega com tela externa maior, processador personalizado e câmera de tirar o fôlego. Veja nossa opinião
Fotos tiradas durante a noite ficaram bastante nítidas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Ele consegue entender o tipo de conteúdo e faz ajustes de iluminação e tom de pele para que você tenha bons resultados. Eu gostei bastante dos resultados que tive em um ambiente sem muita luz, confira:

Foto noturna tirada pelo galaxy z flip5
Algoritmo fez trabalho bastante assertivo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A câmera de selfies na tela maior também consegue fazer um trabalho bastante completo, sem erros que lhe façam postar fotos com borrões ou qualquer outro problema. A Samsung acertou bastante na hora de desenvolver os algoritmos para este aparelho.

Senti uma pequena falta do aplicativo ExpertRAW para este modelo. Disponível para a linha Galaxy S, ele permite que você tire fotos de constelações com o apoio de um mapa virtual exibido na tela e, sua funcionalidade principal, fotografa imagens em formato RAW, sem compactação. Não é nada que faça uma grande falta, mas isso poderia ser lançado também para a linha de dobráveis para que o uso fosse ainda mais completo. Quem sabe a empresa faça uma atualização futura.


Câmera Frontal

A câmera interna do Galaxy Z Flip5, localizada na tela principal, oferece 10 MP, sendo excelente tanto para selfies quanto para videoconferências. A possibilidade de utilizar as câmeras externas para selfies e visualizar o resultado diretamente na tela externa do Flip5 é um recurso interessante e conveniente e voce também pode usar a lente na tela maior com o celular “deitado” no modo Flex. Fica mais fácil ver os resultados na hora ou tirar fotos em grupo, com o celular com apenas uma tela levantada.

Review: galaxy z flip5, mais elegância e potência no dobrável. Dobrável da samsung chega com tela externa maior, processador personalizado e câmera de tirar o fôlego. Veja nossa opinião
Câmera de selfie possui boa qualidade (Imagem: Bruno Martinez)

O modo retrato funciona muito bem aqui, ainda mais que ele é complementado pelo pós-processamento, o que resulta em fotos boas ao ar livre e com uma vividez de chamar atenção.

Review: galaxy z flip5, mais elegância e potência no dobrável. Dobrável da samsung chega com tela externa maior, processador personalizado e câmera de tirar o fôlego. Veja nossa opinião
Com o Galaxy Z Flip5 aberto a 90°, é possível participar de videochamadas com as mãos livres (Imagem: Bruno Martinez)

Durante a noite, o efeito de tocha da câmera localizada na tela dá aquele apoio, mas o algoritmo que identifica melhorias acaba salvando bastante. Dito isso, o aparelho consegue se sair bem em diversas situações que for colocado e pode ser um assistente interessante para quem gosta de tirar fotos nos mais diversos ambientes e situações.

O pós-processamento da Samsung é o grande destaque aqui e, após alguns segundos, você terá fotos com uma qualidade incrível que também podem ser editadas no aplicativo da própria empresa.


Processador

Em relação ao processamento, não tivemos mudanças em relação à linha Galaxy S23: o Galaxy Z Flip5 chega com o processador exclusivo Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, da Qualcomm, que permite a entrega de 30% mais potência de CPU, 40% a mais de potência gráfica (GPU) e mais de 40% de processamento em tarefas de inteligência artificial (NPU).

Ao abrir jogos mais pesados, o aparelho chegou a esquentar um pouco a mais que o normal, mas não travou enquanto esteve comigo. Veja a pontuação no aplicativo Geekbench 6:

Dados de potência do galaxy z flip5
Dados de potência do Galaxy Z Flip5 provam bom desempenho (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Os altos pontos são complementados pelos 8 GB de memória RAM, que podem ser expandido para até 16 GB por meio do recurso RAM Plus — que utiliza o armazenamento interno como suporte para a memória. Sobre o armazenamento interno, ele chega ao mercado com 256 GB ou 512 GB.

Não há entrada para cartão SD, mas vamos combinar que esta alta quantidade de memória será mais que suficiente para salvar suas fotos, vídeos e aplicativos, certo?


Hardware e som

Em questão de conectividade, o smartphone dobrável conta com o padrão Wi-Fi 6E, Bluetooh 5.3 e sensor NFC. Ele também tem proteção IPX8 contra água (mas não contra poeira) GPS, bússola, e acelerômetro. Ao conectar meu fone de ouvido sem fio, os aparelhos se conversavam em menos de cinco segundos para tudo estar pronto. Não há o que reclamar neste quesito: uma experiência completa é oferecida ao investir no Galaxy Z Flip5.

Galaxy z flip 5 aberto
Aparelho tem melhor dos mundos em conectividade e som (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O aparelho possui o suporte para o padrão Dolby Atmos, que adapta o som emitido conforme o tipo de mídia e também garante o preenchimento do ambiente com todo o som de ambos os aparelhos. Tenha certeza de que neste caso, você terá uma boa experiência de conectividade e som no celular.


Bateria

O aparelho conseguiu funcionar por todo um dia e, a depender de como fazia o uso em alguns dias, ainda tinha uma porcentagem de bateria quando chegava em casa. A bateria presente tem capacidade de 3700 mAh. Um ponto interessante é que a fonte de energia consegue entregar 50% da capacidade em apenas 30 minutos, com o tempo total de carregamento sendo de 01h30.

A foto abaixo mostra a duração após mais de 2 dias, com o modelo conectado à rede Wi-Fi e uso para redes sociais, tirar fotos e vídeos e uso do Twitter. Repare que ainda há uma estimativa de cerca de mais um dia para a duração da bateria.

Dados de energia da bateria do galaxy z flip5
Bateria fica ativa por todo um dia sem problemas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Além disso, vale a pena lembrar que o aparelho consegue enviar energia para outros dispositivos via carregamento reverso sem fio (wireless power share) de 15W, como fones de ouvido, relógios inteligentes e até mesmo outros smartphones — recurso presente já há tempos na linha Galaxy S.


Sistema

Com a One UI 5.1 instalada desde o primeiro uso e baseada no Android 13, o aparelho chega para entregar uma experiência de uso bastante completa que pode ser complementada se você tiver outros aparelhos da Samsung, como um Galaxy Watch, Galaxy Tab ou Galaxy Book.

Dados de ui do galaxy z flip5
Smartphone dobrável deve ser atualizado até o Android 18 (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

É possível rodar dois aplicativos ao mesmo tempo, um em cada tela, por meio do Modo Flex. Veja um exemplo:

Galaxy z flip5 no modo flex
Modo Flex permite que dois aplicativos sejam abertos ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

O sistema operacional fica ainda melhor com os Modos e Rotinas de uso que, após uma configuração, mudam todo o estilo do aparelho para que você faça todas as tarefas sem problemas.

Dados de ui do galaxy z flip5
One UI 5.1 conta com diversas funcionalidades exclusivas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O Galaxy Z Flip5 receberá atualizações de sistema por mais 4 anos, ou seja: até o Android 17. E não será espanto se a Samsung também disponibilizar o Android 18 para os compradores deste smartphone dobrável, mas é certo que ele receberá o Android 17 via OneUI.

O que vem na caixa?

O Brasil pode ser considerado especial pela Samsung, que disponibiliza a fonte de energia na compra do aparelho. Ao abrir a caixa do Galaxy Z Flip5, você pode encontrar a chave para abrir a bandeja dos chips, um cabo USB-C e um carregador de 25W, além do manual de instruções do modelo. Uma película para a tela maior também vem instalada desde o primeiro uso para que você não instale nada adicional e que pode causar problemas.

Conteúdo da caixa do galaxy z flip5 da samsung
Samsung envia carregador na caixa de smartphone dobrável (Foto: Divulgação)

Há um tempo considerável, algumas empresas começaram a enviar capas protetoras para seus clientes não precisarem realizar mais nenhum gasto adicional. Entretanto, essa não foi uma escolha da Samsung. Uma capa personalizada para o novo smartphone flexível, que leva o nome de FlipSuit até foi anunciada. porém, ela não vem inclusa na caixa e deve ser comprada separadamente por R$ 287,10 à vista Veja:

Capa protetora do galaxy z flip5 da samsung
Capa protetora é vendida separadamente (Foto: Divulgação)

Ao ser usada, a capa é reconhecida pelo celular, fazendo com que a tela externa do aparelho mude de cor para combinar perfeitamente com a capa escolhida. É claro que um produto como este pode ser caro demais para ser enviado de forma gratuita na caixa do smartphone dobrável, mas a empresa também poderia ter enviado um modelo mais simples com foco em aumentar a durabilidade do aparelho.

Foi o caso da Motorola: compradores do RAZR 40 Ultra recebem duas proteções em acrílico para cada uma das telas que serve para evitar impactos no dia a dia. Isso não é um grande problema caso você compre o modelo da Samsung, mas seria ótimo receber uma capa protetora (mesmo que mais simples) de forma gratuita na caixa. Quem sabe na sexta geração.


Preço

Galaxy Z Flip5 chega ao Brasil por R$ 7.199 em sua versão de 512 GB no caso de pagamento feito via Pix no Magalu. A versão de 256 GB pode ser encontrada por R$ 4.299 no Ponto Frio, caso o pagamento seja realizado via Pix.


Conclusão

Smartphones dobráveis ainda fazem parte de um mercado premium que, mais cedo ou mais tarde, ficará mais acessível para pessoas que não podem pagar R$ 7 mil em um modelo como este. Mas, caso possa e queira investir em um modelo de última geração que conta com um processador atualizado, câmeras com bom pós-processamento e bateria para todo um dia, a compra do Galaxy Z Flip5 valerá bastante a pena.

Review: galaxy z flip5, mais elegância e potência no dobrável. Dobrável da samsung chega com tela externa maior, processador personalizado e câmera de tirar o fôlego. Veja nossa opinião
Aparelho pode ser caro agora, mas deve entregar bom desempenho a longo prazo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A gente lembra que este modelo será atualizado para as versões mais recentes do Android sempre que elas estiverem disponíveis, então o investimento também poderá ser visto a longo prazo. É certo que sim, o investimento à primeira vista pode parecer alto demais, mas tenha em mente que o aparelho vai receber atualizações de sistema por no mínimo 4 anos — um negócio interessante a longo prazo.

Suas câmeras fazem um trabalho assertivo e a possibilidade de tirar fotos com as câmeras traseiras por meio da tela de 3 polegadas é apenas um dos benefícios. Durante a Black Friday ou períodos especiais, o modelo deve estar com um preço interessante para se analisar e considerar a compra para seu dia a dia.


Especificações técnicas

Review: galaxy z flip5, mais elegância e potência no dobrável. Dobrável da samsung chega com tela externa maior, processador personalizado e câmera de tirar o fôlego. Veja nossa opinião
Galaxy Z Flip5 pode ter seu preço abaixo da casa dos R$ 5 mil durante a Black Friday de 2023 (Foto: Divulgação)
ModeloSamsung Galaxy Z Flip5
DisplayPrincipal:
AMOLED dinâmico 2X de 6,7 polegadas
Adaptável 120Hz (1-120Hz),
FHD+ Tela Flexível Infinity (2.640 x 1.080)

Dianteiro:
Tel a Super AMOLED de 3,4 polegadas a 60 Hz
(720 x 748)
ProcessadorQualcomm Snapdragon® 8 Gen 2 para Galaxy (4㎚)
Memória RAM8 GB
Armazenamento interno256 GB / 512 GB
CâmerasParte traseira:
Ultra grande-angular: 12MP, 1,12 μm, F2,2 ,FOV: 123°
Grande-angular: 12MP Dual Pixel AF, OIS, 1,8μm, F1,8

Parte frontal:
10MP, 1.22μm, F2.2
BateriaBateria dupla 3.700mAh (típico)
Carregamento super rápido
Carregamento rápido sem fio 2.0
PowerShare sem fio
Dimensões e peso:Desdobrado 71,9 x 165,1 x 6,9mm
Dobrado 71,9 x 85,1 x 15,1mm
187g

Tem alguma dúvida sobre o uso do Galaxy Z Flip5? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

COMPARATIVO: Galaxy Z Flip5 e Motorola RAZR 40 Ultra

Revisado por Glauco Vital em 30/8/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados