Índice
O Galaxy Tab S9 FE+ é o lançamento mais recente da família de tablets premium da Samsung. Com a proposta de ser mais acessível ao bolso dos consumidores, esse modelo possui o mesmo tamanho de tela e capacidade de bateria que o Galaxy Tab S9+, versão premium da linha.
Além disso, o tablet possui certificação IP68 contra água e poeira, o tornando uma possível alternativa para aqueles que desejam um dispositivo móvel para trabalho e estudo sem gastar muito.
Design
Pesando apenas 627 gramas e com 6,5 milímetros de espessura, o Galaxy Tab S9 FE+ é um tablet intermediário de design elegante e cores modernas, podendo ser encontrado no tradicional grafite ou nas cores verde e lavanda.
A primeira vista não existe muita diferença visual entre ele e seus irmãos da família Tab S9. O tablet possui carcaça de metal fosco na traseira com o logo da Samsung brilhando discretamente abaixo das câmeras.
Suas bordas são lisas e arredondadas em metal, e ele possui apenas duas saídas de som, uma em cada lateral horizontal do tablet.
Possui apenas uma USB-C — como o restante da linha — na lateral direita, dois botões de volume e um botão de início com leitor de digital, todos posicionados na parte superior.
Na parte traseira encontramos duas câmeras de foto com 8 megapixels cada e o flash. Ao lado das câmeras fica o ímã que carrega e guarda a S Pen, caneta touch da marca, ele é bem discreto, mas basta encostar a S Pen no local para encontrá-lo.
Já na parte frontal encontramos a tela de 12,4 polegadas e a câmera frontal discretamente posicionada bem acima, com 12 megapixels de resolução.
De modo geral achei o design elegante apesar de mais simples e menos pomposo que os modelos mais caros da linha, faz total sentido terem mantido a linguagem, mas economizado em alguns aspectos como no menor número de saídas de som (sendo 4 nos demais modelos). Acaba não fazendo tanta diferença assim em termos de aparência, mas ajuda a baratear o aparelho.
S Pen e Capa protetora
Uma grande diferença entre os modelos mais caros e mais baratos da linha Tab S9 é a ausência da Capa Teclado da Samsung e a substituição por uma capa protetora frente e verso, aliás, duas capas que se encaixam magneticamente ao Galaxy Tab S9 FE+.
A proteção funciona muito bem para preservar o aparelho e a peça traseira possui vincos e um design de dobra muito interessante que possibilita mais de uma opção de apoio para deixar o tablet em pé sobre uma superfície lisa.
Puxando a capa traseira pela esquerda temos um apoio horizontal que deixa o Galaxy Tab S9 FE+ levemente inclinado para cima, se colocado na vertical ele acaba ficando muito deitado, mas dá para usar.
Agora se puxarmos a capa pelo lado direito aparece um triângulo maior que funciona melhor para deixar o tablet na vertical.
Particularmente, não gostei e quase não usei a proteção frontal porque achei que sobrecarregou o tablet de adereços, mas o material é bem resistente e serve bem ao objetivo.
A S Pen é uma caneta touch que se conecta ao aparelho com Bluetooth de baixa energia e pode ser usada não apenas para navegação, mas também para tirar fotos, auxiliar em apresentações e muito mais.
Disse anteriormente na review do Tab S9 Ultra e aqui reforço: prefiro utilizar a S Pen para navegar no tablet ao invés dos dedos, pois acho muito mais confortável e dinâmico.
Com a pegada de lápis a caneta da Samsung é muito confortável de utilizar e não causa dores ou desconforto com o uso a longo prazo e ainda possui certificação IP68 contra água e poeira.
Tela
O consumidor que comprar o Galaxy Tab S9 FE+ receberá uma tela LCD de 12,4 polegadas e 90Hz com taxa de atualização adaptável que prometem suavizar a imagem. De fato é um visor bem brilhante e colorido, mas não tanto quando as versões premium que possuem tela de AMOLED com brancos e pretos puros.
A tela de LCD gasta mais energia por que os pixels são formados por cristais líquidos que gerenciam a passagem de luz de fundo, atrás da tela há um painel de iluminação, que emite a luz necessária para tornar a imagem visível. Já o AMOLED possui pixels que se acendem e apagam de maneira independente, economizando energia.
O LCD consegue trazer muita nitidez para a imagem e bom equilíbrio de cor, mas possui um contraste mais limitado do que a tela de AMOLED, além de mais opaco.
Nessa linha a Samsung trabalha com Vision Booster, uma tecnologia que permite boa visualização das imagens em áreas muito iluminadas e algoritmo que detecta necessidade de brilho em ambientes externos, aprimorando contraste e cor.
Em comparação com outros modelos da linha S9 que testei, o visor do Galaxy Tab S9 FE+ possui cores mais amenas e menos saturadas, mas não é menos brilhante. O contraste funciona bem e a visualização é ótima em ambientes com luzes variadas.
É uma experiência satisfatória para um tablet intermediário com a proposta que a marca trouxe para esse modelo.
Câmeras
O modelo possui três câmeras, duas traseiras que ficam na parte superior direita horizontal do tablet e possuem 8 megapixels cada, já a frontal localizada no centro superior horizontal possui 12 megapixels. O Galaxy Tab S9 FE+ filma em Ultra HD (4K) a 30 fps. Confira minhas impressões sobre as lentes desse dispositivo Samsung.
Em luz natural e indireta achei ambas as câmeras levemente granuladas, as cores são um pouco menos vibrantes, mas o contraste entre luz e sombra é bem equilibrado. São câmeras de tablet, então não se espera um desempenho impressionante de qualquer forma. A experiência quase não se diferenciou de quando testei o Galaxy Tab S9.
Já sob luz artificial a situação da granulação diminui bastante, mas não curti as cores saturadas da câmera traseira.
No geral são boas câmeras que podem ser usadas para tirar algumas fotos caseiras e para fazer chamada de vídeo. A câmera traseira pareceu um pouco mais estourada, mas isso é quase padrão das câmeras da Samsung.
Gosto como as câmeras da marca são inteligentes e se adaptam bem ao ambiente, mesmo com pouca luz sempre existe um elemento que melhora a experiência.
Áudio
São dois alto-falantes da AKG com som ambiente Dolby Atmos, a potência e a imersão sonora que esse tablet da Samsung traz é bem alta e o som limpo e claro na medida certa. Não tão surpreendente quanto os modelos mais caros da linha, mas igualmente satisfatório e mais do que o necessário para entregar boa experiência sonora ao consumidor.
A qualidade dos microfones também satisfaz, o som é claro e limpo na medida certa.
Processador
O Galaxy Tab S9 FE+ possui processador Exynos 1380 de alto desempenho octa-core e Android 13, o mesmo dos smartphones Galaxy A54 e M54. O chip é exclusivo da Samsung e foi desenvolvido para dispositivos móveis intermediários.
Possui 4 núcleos Cortex-A78 de alto desempenho que rodam até 2,4 GHz e outros 4 núcleos Cortex-A55, focados na alta eficiência que rodam até 2,0 GHz.
São 128 GB de armazenamento e 8 GB de memória RAM com mais 8 GB de RAM Plus e possibilidade de expansão com cartão MicroSD de até 1 TB.
O Galaxy Tab S9 FE+ possui conexão USB 2.0, Bluetooth 5.3 e Wi-fi 6E de 6GHz e pode ser encontrado nan versão 5G, sendo compatível com SIM físico ou eSIM, além disso, é equipado com GPS, Acelerômetro, Sensor de Impressão Digital, Giroscópio, Sensor Geomagnético, Sensor de Efeito Hall e Sensor de Luz RGB. O modelo não possui conexão NFC para pagamento por aproximação.
O Android 13 é alimentado pela interface One UI 5.1.1 da Samsung, uma camada de personalização que agrega uma série de recursos e melhorias exclusivas da marca. A One UI é conhecida por sua interface intuitiva e design otimizado, proporcionando uma experiência de usuário mais fluída e agradável.
O desempenho e a velocidade do dispositivo em tarefas do dia a dia é semelhante aos outros modelos da linha, mas em funções que necessitam de mais potência ele chega a apresentar metade dessa performance. Apesar disso, ainda é um dispositivo que se adapta bem as atividades diárias.
Por ser um modelo intermediário ele também esquenta com uma certa facilidade e descarrega mais rápido.
Modo DeX
Nas configurações do Galaxy Tab S9 FE+ é possível habilitar o famoso Modo DeX, recurso que simula a experiência de um notebook no tablet. Nos modelos mais caros da linha a Capa Teclado pode exercer essa função de ativação e desativação do Modo DeX.
A falta da Capa Teclado nesse modelo diminui um pouco o glamour do Modo DeX, pois faz toda a diferença você possuir um teclado e um mousepad dedicado em trazer essa experiência do Desktop ao tablet. Sem esse acessório, o modo mantém muito bem sua função multi-tarefa, mas a imersão se perde um pouco.
Na versão anterior do Modo DeX apresentado na série Galaxy Tab S8, tínhamos pouca integração dos aplicativos do Android com o formato “PC”, apresentando problemas ao utilizar o modo multi-tarefas e uma certa demora para abrir aplicativos. Dessa vez, alguns problemas foram contornados, tornando o Modo DeX muito mais intuitivo, rápido e confortável de usar.
Tenho gostado bastante do Modo DeX da família S9, é uma experiência confortável que apesar de não substituir um computador, facilita bastante o uso do tablet como ferramenta de estudo e trabalho ao possibilitar abrir diversas janelas e programas ao mesmo tempo e personalizar conforme a necessidade do usuário.
Desempenho
Realizei o teste AnTuTu benchmark para verificar o desempenho do Galaxy Tab S9 FE+ quando colocado sobre estresse e saber como a placa de vídeo se sai em situações de alta demanda.
No teste o tablet alcançou 576.882 pontos com a CPU derrotando 19% dos usuários e a GPU 12% dos usuários, a bateria aqueceu pouco menos de 1 °C durante o processo. Os núcleos da CPU também não oscilaram muito e não presenciei travamentos.
Ao jogar Honkai: Star Rail, RPG de turno da Hoyoverse, o tablet teve dificuldades de rodar o jogo em alta resolução, travando em alguns momentos por breves segundos. Optei por diminuir a qualidade da imagem e ainda presenciei leves delays durante as batalhas, mas nada que parasse a gameplay.
Em jogos mais leves como o RPG de mundo aberto MU: Dragon Havoc (dá para perceber que eu sou fã do gênero), o tablet se sai muito bem, a jogatina funciona de maneira fluida e limpa.
Bateria
A Samsung promete 18 horas de bateria com conexão Wi-fi, 20 horas de reprodução de vídeo e 131 horas de reprodução de áudio. Foram duas semanas utilizando o Galaxy Tab S9 FE+ para trabalhar e me divertir e a bateria de 10.090 mAh aguentou muito bem, em dias de uso contínuo o tablet era recarregado a cada 1 dia e meio, em dias de uso leve e moderado ela quase chega a dois dias. Para carregamento total, o dispositivo levou em torno de duas horas.
Por ser uma bateria de longa duração, é bacana ressaltar que usuários de smartphones Galaxy podem compartilhar a bateria do tablet com seu celular com o auxílio de um cabo USB-C.
O Galaxy Tab S9 FE+ veio com um carregador padrão de 15 W da marca na caixa, mas é compatível com carregamento rápido de até 45 W assim como o restante da linha.
Considerações finais
Mesmo sendo o modelo mais barato lançado recentemente, o Galaxy Tab S9 FE+ combina uma boa experiência de áudio, vídeo e bateria. Por ser um tablet intermediário, não se espera um desempenho espetacular, mas que dê conta do recado e que não deixe o consumidor na mão. Nesse quesito, apesar dos leves engasgos e da queda de qualidade que presenciei em gameplay, não acho que seja suficiente para desqualificar o aparelho como um ótimo dispositivo móvel para estudo e trabalho.
O Modo DeX ainda precisa de melhorias para integrar melhor os aplicativos Android com a tecnologia e o layout de desktop, mas já estamos caminhando.
O Galaxy Tab S9 FE+ possui boa duração de bateria e recursos interessantes e acessórios muito úteis, especialmente a S Pen. Seu tamanho é extremamente confortável para o uso diário e o dispositivo é super fácil de carregar no bolso e não pesa, a espessura fina é outro ponto positivo.
Agora, se você procura uma experiência audiovisual mais imersiva, mais espaço de memória e uma bateria mais potente e não se importa em gastar mais, opte pelo Galaxy Tab S9 + ou pelo S9 Ultra.
Vale muito a pena investir em qualquer um dos modelos da linha.
Você pode encontrar o Galaxy Tab S9 FE+ nas cores grafite, verde e lavanda por R$3.599,10 (versão Wi-fi) ou por R$4.049,10 (versão 5G) na loja oficial da Samsung.
Especificações técnicas
Marca | Samsung |
Modelo | Galaxy Tab S9 FE+ |
Redes | GSM / HSPA / LTE / 5G |
Chip GSM | Nano-SIM |
Dimensões | 285,4 x 185,4 x 6,5 mm |
Peso | 627 gramas |
Composição | Alumínio |
Resistência | IP68 (água e poeira), submersão de até 1,5 m em água doce por até 30 minutos |
Tela | Resolução: 1600 x 2560 pixel – Densidade de Pixels (PPI): 243 – Quantidade de Cores: 16 milhões |
Processador | SAMSUNG Exynos 1380 octa-core |
GPU | Mali-G68 MP5 |
Sensores | Impressão digital (sob a tela, óptica) Acelerômetro, Giroscópio, Proximidade, Compasso, Bússola Wireless Samsung DeX |
Câmeras frontais | 12 Mp |
Câmeras traseiras | 8 Mp + 8 Mp |
Vídeos | 4K a 30 fps Gravação de som estéreo Estabilização |
Sistema | Android 13 com One UI 5.1 |
Wi-Fi | Wi-Fi 6E |
Memória RAM e Interna | 8 GB de memória RAM Armazenamento interno de 128 GB |
Cartão de memória | Sim MicroSDXC atè 1024 GB |
Bateria | 10090 mAh Suporte para carregamento rápido de até 45 W |
Conexões | USB Tipo-C 2.0 |
Alto-falantes | 2 Alto-falantes estéreo AKG |
Cores | Grafite, Verde e Lavanda |
Preço | R$3.599,10 (versão Wi-fi) R$4.049,10 (versão 5G) |
Veja também
REVIEW: Galaxy Buds FE entrega bom som e boa bateria por menos de R$ 600
Revisado por Glauco Vital em 29/11/23.
REVIEW: Galaxy Tab S9 FE+, novo tablet intermediário da Samsung
REVIEW: Galaxy Tab S9 FE+, novo tablet intermediário da Samsung-
Design10/10 Excelente
-
Audio8/10 Ótimo
-
Processador8/10 Ótimo
-
Memória e armazenamento8/10 Ótimo
-
Modo DeX8/10 Ótimo
-
Desempenho6/10 Normal
-
Funcionalidades10/10 Excelente
-
Tela10/10 Excelente
-
Câmeras8/10 Ótimo
-
Preço8/10 Ótimo
Prós
- Armazenamento
- Design
- Custo-benefício
Contras
- Modo DeX precisa de melhorias
- Desempenho deixou a desejar em alguns momentos
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.