Índice
A linha Galaxy M de smartphones da Samsung, recém-anunciada no país, inaugurou uma nova estratégia de vendas que ainda não havíamos visto pela empresa: os smartphones são vendidos somente online. Composta por três modelos, Galaxy M10, Galaxy M20 e Galaxy M30, os modelos trazem configurações intermediárias bastante interessantes pela faixa de preço, nova identidade visual da maioria dos dispositivos atuais e bateria duradoura.
No geral, os três modelos são bem parecidos, mas o Galaxy M30, o mais “potente”, se torna a melhor opção em custo-benefício aos usuários que utilizam seus celulares por muito tempo e gostam de jogar alguns games mais pesados. Depois de 30 dias de testes, você confere o review completo do Samsung Galaxy M30.
Tela
Diferente dos modelos da linha Galaxy M, o Galaxy M30 possui melhorias em relação ao display. Uma delas é a boa relação de tela x corpo, pois tem um tamanho de 6,4” Super AMOLED Full HD+ (2340 x 1080) e aproveitamento frontal de 84.2%. O smartphone também possui o notch em gota, denominado pela Samsung de Infinity-U, para a câmera de selfies. Devido ao conceito de “quanto menos bordas melhor”, o Galaxy M30 não traz um sensor de luminosidade, e isso impacta negativamente no brilho automático, que acaba se tornando mais lento que o natural.
São três modos diferentes para a tela, e o display adaptável se mostrou equilibrado no balanço de branco e reprodução de cores. Esse também é um painel brilhante e bom para uso em ambientes externos, mas também confortável nos níveis baixos e com tons pretos profundos.
Design
O Galaxy M30 possui um toque gradiente na traseira, que é diferente dos Galaxy M10 e Galaxy M20. A constituição do aparelho é em plástico com cantos e acabamento arredondados, além de uma traseira lisa. Isso faz com que o celular seja mais fácil de ser manuseado.
Os botões de energia e volume ficam na lateral direita, enquanto os slots para chips de operadora e MicroSD (até 2 TB) ficam na esquerda do aparelho. O aparelho também é equipado com uma porta USB-C, entrada P2 para fones de ouvido e alto-falante na área inferior.
Já na traseira, há um conjunto de três câmeras junto do leitor biométrico em formato oval. Seu peso aproximado chega em torno de 170g, o que também é confortável para segurar com uma mão e as bordas arredondadas o deixa bem ergonômico.
Câmeras
O Galaxy M30 possui três câmeras traseiras, sendo a principal grande-angular de 13 MP, a secundária de 5 MP ultra-grande-angular, e a terceira é um sensor de profundidade, também de 5 MP. Este sensor é utilizado exclusivamente para fotos mais específicas, com blur de fundo.
O aplicativo de câmera da Samsung é fácil de ser usado, mesmo com alguns recursos a menos no Modo Pro. Este modo permite ajustes limitados no ISO, balanço de branco, foco e exposição.
As fotos capturadas preservam um bom nível de detalhes e têm nitidez, contrastes e capturas de cores melhores que o Galaxy J8, por exemplo. Caso o ambiente possua boas condições de luz, o aparelho não vai decepcionar. Já em fotos contra a luz ou em lugares com luz baixa, algumas fotos deixam a desejar.
Recursos Extras
A linha Galaxy, de modo geral, possui diversas funcionalidades para melhorar a experiência dos usuários, utilizando Inteligência Artificial nas câmeras e para economia de bateria.
De diversos recursos extras do smartphone, a melhor inclusão é a One UI, que traz o Modo Escuro, Navegação por gestos para aproveitar toda a tela infinita, e muitas opções de customização e personalização do dispositivo. Todos os outros recursos compensam, inclusive, a utilização dele, fazendo com que o custo-benefício seja bem alto.
O leitor de digitais do Galaxy M30 está na parte traseira do aparelho, mantendo a consistência de suas linhas menos robustas. Esse sensor também possui diversas funções associadas ao aparelho além do destravamento, que é bem responsivo, tais como abrir as barras de notificações e opções.
Personalização de som
Mesmo que muitas pessoas foquem pesado em baterias, telas grandes, duração de tempo e diversas horas de jogatinas, outras também se preocupam em ouvir músicas. E nesse ponto o celular também tem bons acertos.
Apesar dos fones de ouvido não serem intra-auricular, o que faz com que acabe vazando um pouco do som, ele possui um excelente grave e altura. No que diz respeito à caixa de som do aparelho, ela é mono e facilmente abafada pelas mãos, principalmente quando se está assistindo a vídeos e jogando, mas não traz “qualidade de caixinha de som”.
Para aqueles que gostam de dar uma equalizada no som, o celular ainda permite uma personalização do áudio, alterando frequências mais específicas como grave, ajudo e médios. A tecnologia Dolby Atmos também está presente por aqui, permitindo melhor experiência com os fones de ouvido.
Processamento e bateria
O Galaxy M30 vem com um processador Exynos 7885, da própria Samsung, 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de RAM, configurações que atendem muito bem usuários menos exigentes. O chipset é mais ou menos equivalente ao Snapdragon 632, da Qualcomm, o que permite navegar, jogar e tirar fotos com fluidez e desempenho considerável.
A interface One UI da Samsung também é bastante fluida e está ainda mais bonita que as versões anteriores. O que mais chama atenção no launcher são as opções de customização e funcionalidades que otimizam a experiência do usuário – mas essa parte vai ficar para o Dicas e Truques do Galaxy M, que sairá em breve.
Nesse quesito, o Galaxy M30 é uma bela evolução quando comparado à família Galaxy J, como no Galaxy J6, que vinha equipado com o Snapdragon 450.
Os 5.000mAh da bateria do Galaxy M30 deixam o smartphone funcionando por cerca de um dia e meio. Para uso bem mais intensos, a média pode cair para 20 horas. Em testes de estresse, o telefone acabou registrando 7% de descarga por hora.
Comparado com o Galaxy S10, celular topo de linha, a capacidade de bateria do Galaxy M30 é bem maior, visto que o Galaxy S10e possui bateria de 3.100mAh e o S10+, 4.100mAh. Além disso, o smartphone traz um carregador rápido de 15W, que carrega 100% de carga em pouco mais de uma hora de meia. Contra seus concorrentes diretos, como o Moto G7 e LG K12 Prime, ele se sai muito melhor.
Conclusão
O Samsung Galaxy M30 é um modelo intermediário que não tem outro diferencial competitivo além da sua ótima bateria de 5.000mAh. Devido ao processamento mais econômico, o smartphone é capaz de ficar com você por mais de um dia com folga. Além disso, o conjunto de câmeras fazem fotos aceitáveis para a faixa de preço, não pecando mas também não se destacando em nenhum ponto.
Se o que você precisa é de um companheiro para todas as horas, com certeza ele é um modelo para se considerar na hora da compra.
Especificações técnicas do Samsung Galaxy M30
Tela | Super AMOLED 6,4 polegadas Full HD+ (1080 x 2340 pixels) 394 pixels/polegada |
Processador | Octa-Core (2×1.8 GHz Cortex-A73 & 6×1.6 GHz Cortex-A53) |
Memória | 4 GB de memória RAM |
Armazenamento | 64 GB de armazenamento Suporte à MicroSD de até 512 GB |
Câmera Traseira | Três Lentes 13 MP (f/1.9) 5 MP (f/2.2, 12mm) 5 MP (f/2.2) |
Câmera Frontal | 16 MP (f/2.0) |
Bateria | Li-Po, não removível 5000 mAh |
SO | Android 8.1 Oreo |
Dimensões e Peso | 159 x 75,1 x 8,5 mm 174 gramas |
Sensores | Acelerômetro Bússola Leitor de digitais Proximidade |
Cores | Preto e azul |
Preço | R$ 1.349,10 |