Índice
Aposta da Samsung para o mercado de notebooks premium de 2023, o Galaxy Book3 Ultra foi anunciado com a linha Galaxy S23 para bater de frente com os MacBooks da Apple. Para tal feito, a empresa coreana utilizou um processador Intel Core i7 de 13ª geração e placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4050. Será que o preço sugerido acima de R$ 18 mil vale a pena? Veja nosso uso no dia a dia e o que esperar do modelo.
Design e construção
Com um touchpad de dar inveja para concorrentes, o Galaxy Book3 Ultra tem o peso de 1,79kg e facilmente pode ser levado de um lado para o outro e também levantado com uma mão. As teclas no padrão ABNT2 seguem o padrão presente na maioria dos modelos vendidos no Brasil, então o uso foi bem tranquilo.
Eu tenho mãos grandes e teclas muito pequenas podem ser um grande problema, mas aqui consegui fazer o uso completo e entregar os textos que escrevo para o Showmetech. Inclusive, este review também está sendo escrito com o Galaxy Book3 Ultra.
O leitor de impressão digital sob o botão de liga e desliga é um acerto que realmente fez falta no Galaxy Book3 360. Neste modelo mais potente (e mais caro), ter uma camada extra de segurança garante que apenas quem tiver a digital cadastrada terá acesso ao computador. Assim que ligar o modelo, basta encostar o dedo e o acesso será liberado em menos de cinco segundos.
A Samsung nos enviou uma variante na cor Grafite. O material interno parece ser um pouco mais resistente do que o modelo desta mesma linha que testei, mas percebi que a tampa consegue deixar marcas de dedo. Eu colocaria uma proteção nesta parte do notebook com Windows para que ela não seja danificada ou riscada.
O modelo é leve o suficiente para que seja levado para onde você desejar, e seu teclado com teclas que não nem tão pequenas, nem tão grandes, atenderam o meu tipo de uso no dia a dia. Como uma pessoa que gosta bastante de ouvir músicas, senti falta de teclas de reprodução de música presentes em meu notebook pessoal. Não é nada grave, mas isso seria legal de ter aqui para evitar que um aplicativo seja aberto para passar, pausar ou voltar uma música.
Particularmente, achei o touchpad maior que boa parte dos modelos que já testei e foi útil quando utilizei, apesar de ter maior facilidade em usar um mouse.
Portas e conectividade
O Galaxy Book3 Ultra é vendido no Brasil com entrada para fones de ouvido do tipo P2, mas você também comprar modelos Bluetooth para ouvir as mídias. Analisando o tipo de público que pode e quer comprar um modelo como este, é provável que sim, ele já tenha um fone de ouvido sem fio.
Além disso, há mais duas portas USB-C que seguem o padrão Thunderbolt 4 e, devido a isso, conseguem transmitir imagens para até 2 monitores 4K ou um 8K. Elas também servem para o carregamento da bateria.
Há, também, uma porta HDMI 2.0 e uma entrada USB-A tradicional. Como utilizo mouse com fio, precisei usar a única porta USB-A para este acessório. Quando precisei colocar um pendrive, ele precisou ser desconectado. Não custava nada para a Samsung colocar mais uma porta como esta, mas também não é algo que faz uma imensa falta.
Passando para a conectividade, aqui temos o melhor dos mundos: este computador leve da Samsung chega ao mercado brasileiro com Wi-Fi 6e e Bluetooth 5.1, que funcionaram muito bem aqui. Em minha casa, há um ponto de internet de 2,5 GHz, que funcionou muito bem com o notebook.
A escolha da Samsung em remover a entrada de 2,5 mm do modelo pode ser um problema para algumas pessoas, mas, como quem usa um fone de ouvido sem fio, isso nem fez tanta falta no dia a dia. Eu senti falta de mais uma porta USB-A para não ter de desconectar meu mouse sempre que fosse ler um pendrive tradicional.
Câmera
Não há muito o que falar aqui sobre a câmera do notebook da Samsung. A mesma lente presente no Galaxy Book3 360 está aqui e, sinceramente, é importante não colocar altas expectativas. A lente não vai decepcionar, mas, ao mesmo tempo, não é nada de alta qualidade. E infelizmente, não há o suporte para reconhecimento facial. Veja esta selfie ao ar livre:
É possível tirar fotos em até 2,1 MP e fazer videochamadas (assim como gravar vídeos) em qualidade 1080p. Um incremento que faz certa diferença aqui é o Galaxy Studio Mode: ele coloca efeitos no rosto, realiza enquadramento automático e também ativa o HDR em apenas alguns cliques. Ao mesmo, fica aqui o aviso: não é nenhum incremento que vai dar aquele boom na qualidade de suas videochamadas. A lente tem um pequeno problema em pixelar a imagem, então eu recomendo que você use o notebook em locais com boa iluminação.
Por ser um modelo premium, eu esperava uma lente com qualidade 2k neste modelo, mas entendo a ideia da Samsung para ter um modelo que não ficasse tão caro nos mercados que for lançado. A lente do Galaxy Book3 Ultra poderia ser melhor, mas talvez esta evolução ocorra apenas na quarta geração.
Tela e som
Além do processador e da placa de vídeo dedicada, a tela de 16 polegadas do tipo AMOLED com resolução 3K 1800p (2.880 x 1.800 píxeis) é um grande destaque do notebook da Samsung. Extremamente brilhante e com um pico de brilho de 500 nits, ela funciona bem tanto em ambientes fechados, quanto em locais abertos. Eu senti falta de uma proteção antirreflexo, já que este é um modelo premium. A taxa de atualização ficou em 120 Hz.
O modelo vai funcionar muito melhor em ambientes com baixa iluminação solar, mas, quando necessário, você pode utilizar o brilho no máximo que será entregue uma boa experiência visual. Em momentos em que estive em local fechado, eu até precisei abaixar o nível para 60%, então a tela faz o seu trabalho de uma forma bastante assertiva.
Esta é a mesma tela presente no Galaxy Book3 360, mas aqui não há o suporte para toque. Isso significa que ele pode ser utilizado apenas no modo tradicional, mas, conforme o público deste modelo, até que tal alteração faz sentido.
Já sobre o som, ele conta com um jogo AKG Quad Speaker (Woofer Max 5Wx2, Tweeter 2Wx2) que consegue preencher todo o espaço onde for colocado. Sou um tipo de usuário que usa mais fones de ouvido do que ouve o som dos alto-falantes, mas consegui ouvir a voz dos artistas e atores com total clareza e sem erros. Por si só, o som consegue se sair bem, mas também há o suporte para os padrões SmartAmp e Dolby Atmos, que deixam tudo ainda mais especial.
Bateria
Os notebooks da Samsung conseguem trabalhar por muito tempo antes de voltarem para a tomada e, mais uma vez, fui surpreendido. Além de jogos, também testei o modelo como se fosse meu notebook pessoal que uso para trabalhar. Com 95% da capacidade às 10h, ele levou 04h25 para chegar aos 20% e entrar no modo de economia de energia.
O tempo de carregamento, feito via conexão USB-C, levou 02h30 até que 100% da capacidade fosse atingida. A Samsung envia uma fonte de energia de 100w compatível com todo o ecossistema Galaxy e demais aparelhos com esta mesma entrada — ou seja, a maioria dos Androids atuais, MacBooks e iPads. Você pode recarregar seu smartphone enquanto usa toda a bateria do notebook e, quando necessário, conectá-lo à tomada apenas uma vez por dia.
O software Samsung Settings, que adiciona recursos específicos para o modelo, oferece um modo de proteção da bateria, em que o carregamento é pausado ao atingir 85% de carga. Isso evita que o componente perca ciclos de carregamento e garante um uso por maior tempo. É uma configuração já vista em notebooks de outras marcas e que tem ficado popular entre smartphones, então ver isso aqui é um ganho e tanto.
Em jogos como Fortnite e Destiny 2, a duração total da bateria foi de 03h30. O processador precisou puxar um pouco mais de energia para atingir seu desempenho máximo, mas nada que impedisse um progresso considerável ou algumas partidas. Mas a gente recomenda que, em partidas, sempre use o aparelho conectado à tomada.
Ruído, aquecimento e iluminação
Eu usei bastante o modelo para atividades medianas, mas meu modo de uso exige que diversos aplicativos estejam abertos ao mesmo tempo: Google Chrome, Telegram, WhatsApp, Spotify e Slack. E raramente ouvi as ventoinhas trabalhando para colocar o ar quente pra fora.
Já em jogos, foi natural que o barulho fosse maior para atingir o desempenho esperado. Mas isso não é nada que vá atrapalhar quem está ao seu lado e o som do jogo (ou música) será mais alto que o barulho das ventoinhas.
Sobre aquecimento, percebi que ele aquecia mais do que deveria, mas consegui fazer o uso do Galaxy Book3 Ultra em meu colo durante as duas semanas que fiquei com ele. Isso sem aquele incômodo de parecer que há um aquecedor sobre suas pernas.
O teclado tem um sensor de luz ambiente que liga e desliga automaticamente conforme o local que você está, e apenas a iluminação branca está disponível. A gente lembra que apesar de ser um notebook premium, este não é um notebook gamer, então não seria de se esperar cores no teclado.
Sistema
O Galaxy Book3 Ultra, assim os demais modelos desta linha, chega ao mercado com a One UI Book baseada no Windows 11.
Basicamente, a Samsung permitiu que os compradores usassem aplicativos já conhecidos no smartphone também em seus computadores. Ainda é possível ter a experiência completa do sistema operacional da Microsoft, mas ela é complementada por meio dos aplicativos que já vimos em smartphones e tablets da Samsung.
Entretanto, assim como já disse no review do Galaxy Book2 Pro e Galaxy Book3 360, esta modificação pode ter ido longe demais. Por exemplo: você precisa mesmo de mais um aplicativo da Galeria, quando o Windows 11 tem um deste pronto para uso?
E será mesmo que você precisa de um segundo Explorador de Arquivos, que aqui na One UI Book, foi chamado de Quick Search? A resposta é clara: não. E também temos um Bloco de Notas da Samsung que pode passar facilmente despercebido se você for usuário assíduo de Windows.
Nem todas as adições deram errado: um dos melhores aplicativos é o Samsung Flow, que permite a continuidade da imagem de um smartphone ou tablet Galaxy na tela maior, além de tudo o que for copiado no segundo aparelho, estar disponível no notebook leve da empresa coreana.
Caso você tenha um celular ou tablet da Samsung, pode aproveitar o QuickShare para o rápido compartilhamento de arquivos entre o notebook e estes dispositivos. É uma funcionalidade que lembra o Bluetooth, mas que funciona muito bem para quem tem produtos do ecossistema Galaxy.
Outra adição importante está no Samsung Pass, que finalmente está disponível para download no Windows e trará aquela proteção adicional para seus dados.
No mais, a Samsung pesou a mão na hora de colocar aplicativos que poderiam ser facilmente descartados.
Desempenho em jogos
O processador Intel Core i7-13700H alcança velocidade de 2.4 GHz até 5.0 GHz e consegue se sair muito bem em títulos que exigem bastante poder de desempenho. Diariamente, eu joguei algumas partidas de Fortnite com as configurações máximas e não tive problemas de travamentos. E há mais 32 GB de RAM para desempenho, ao lado de um SSD de 1 TB do tipo NVMe.
Além da potência de seu processador, precisamos citar a placa de vídeo dedicada, uma NVIDIA GeForce RTX 4050 para laptops. O modelo faz total diferença não apenas para jogos, mas também com quem trabalha com edição de conteúdo para a internet.
É claro que, quando um jogo estava rodando, o processador precisou trabalhar mais e isso gera um maior barulho das ventoinhas para colocar o ar quente para fora. Não é nenhum alto barulho, mas vale a pena colocar o notebook em uma base ou mesa para que o processador não se sobrecarregue.
Mesmo após trabalhar por 8 horas seguidas, o notebook conseguiu se sair bem em jogos a qualquer momento. Também fiz o teste com Destiny 2 e realmente me surpreendi com a qualidade das partidas que o processador e placa de vídeo proporcionou.
Simultaneamente, vale recordar que este notebook não é voltado apenas para jogos. Ele vai conseguir rodar boa parte dos jogos mais populares hoje em dia, mas o foco da Samsung é entregar produtividade em mais tarefas que isso. Aqui, temos um processador de última geração e uma placa de vídeo dedicada que com certeza podem ser utilizados para jogos, mas não apenas para isso.
Testes sintéticos
Aqui, colocamos o notebook para que o poder de desempenho do processador e placa de vídeos sejam medidos por meio de diversos testes. A gente lembra que o notebook leve da Samsung estava conectado à tomada para que o máximo de potência energética seja atingido.
PCMark10
Este aplicativo coloca o computador para ser testado em diversas situações para saber como o processador e placa de vídeo se sairiam na prática. O Galaxy Book3 360 atingiu 6861 pontos e para comparação, o Galaxy Book3 360, com o processador Intel Core i7-1360P, teve 5589 pontos.
Galaxy Book2 Pro que testamos em 2022, conseguiu atingir 5.137 pontos.
Cinebench R23
Este outro aplicativo é mais focado em testar a renderização gráfica e aqui, não deu outra: o alto número de 11.776 pontos foi atingido no teste Multi Core da CPU. Já no teste Single Core, o modelo conseguiu fazer 1.199 pontos.
O valor é alto: para se ter ideia, o Galaxy Book3 360 conseguiu 8.833 pontos no teste Multi Core. Já o Galaxy Book2 Pro, fez 8.735 pontos na mesma simulação.
Preço e disponibilidade
Disponível para venda desde maio de 2023, o Galaxy Book3 Ultra é vendido na cor Grafite com apenas uma opção de processador, que no caso é um Intel Core i7. O preço sugerido do modelo que testamos é de R$18.774 no Magazine Luiza.
Uma versão com processador Intel Core i9-13900H com 14 núcleos – seis deles voltados para desempenho e oito para eficiência, também oferece velocidade máxima de 5.40GHz para todas as atividades e tem preço sugerido de R$ 24.999. Esta versão mais completa conta com uma placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4070.
Conclusão
Duas semanas após utilizar o modelo em minha rotina para trabalho, assistir conteúdos e jogos, é possível afirmar que sim, este notebook da Samsung tem um alto desempenho e, com toda certeza, é voltado para quem quer e — principalmente — pode pagar por isso. O valor sugerido de R$ 18.999 vai limitar o acesso a esta máquina, e opções mais em conta podem ser consideradas.
A troca de um Galaxy Book2 Pro para um Galaxy Book3 Ultra pode não valer a pena, mas se tem um modelo de 2021 e gostaria de realizar a atualização para ter acesso aos recursos mais recentes e os que também serão lançados no futuro, a compra é algo a se considerar.
A tela AMOLED bastante brilhante, unificada a um bom processador e placa de vídeo dedicada, conseguem entregar um pacote bastante completo. Isso fica ainda melhor devido à boa duração da bateria, que precisa ser recarregada apenas uma vez por dia. Mas você está disposto a pagar um preço como este? Se sim, a compra será mais que assertiva.
Especificações técnicas
MODELO | Galaxy Book3 Ultra |
Cores | Grafite |
Sistema Operacional | Windows 11 |
Processador | Intel Core de 13ª Geração (com opções de i7 ou i9) |
Placa de Vídeo | Dedicado NVIDIA RTX 4050 ou 4070 |
Memória RAM | 32 GB (LPDDR5) |
Armazenamento | SSD NVMe de 1TB + espaço para expansão |
Tela | Dynamic AMOLED 2X de 16 polegadas (proporção 16:10) 400nits 120 Hz 120% de volume de cor (DCI-P3) 400nit (Typ) 500nit (HDR) -Autenticação VESA HDR 500, somente conteúdo HDR |
Resolução | 3K 1800p (2.880 x 1.800 píxeis) |
Dimensões | 355.4 x 250.4 x 16.5 mm |
Peso | Modelo de 16 polegadas: 1,79kg |
Som | AKG Quad Speaker (Woofer Max 5Wx2, Tweeter 2Wx2) Smart Amp Dolby Atmos |
WebCam | 1080p Full HD com microfone duplo, qualidade de estúdio e cancelamento de ruído |
Bateria | 76Wh (Típico) |
Teclado | Numérico de 3 linhas, tipo ilha com retroiluminação |
Carregador | USB-C 100w, compatível com todo o ecossistema Galaxy |
Conectividade | Wi-Fi 6e (Gig+), 802.11 ax 2×2 Bluetooth 5.1 |
Outras entradas | 1x MicroSD 1x USB 3.2 Tipo A 1x HP/Microfone 2x USB-C Tunderbolt 4 HDMI 2.0 |
Acessórios | Não |
Soluções em tecnologia | Galaxy Eco (Phone-Tab-PC-Wearable) Samsung Multi Control Segunda Tela Expert RAW (Auto Share) Quick Share & Private Share Phone Link Samsung Pass |
Disponibilidade no Brasil | A partir de maio de 2023 |
Preço no Brasil | Versão com processador Intel Core i7 e RTX 4050: R$18.774 |
Tem alguma dúvida sobre o uso deste notebook? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
REVIEW: Galaxy Book3 360 acerta no desempenho e tem boa bateria
Revisado por Glauco Vital em
Veredito: Galaxy Book3 Ultra
Veredito: Galaxy Book3 Ultra-
Design e construção10/10 Excelente
-
Portas e conectividade9/10 Incrível
-
Câmera8/10 Ótimo
-
Tela e som10/10 Excelente
-
Bateria10/10 Excelente
-
Ruído, aquecimento e iluminação10/10 Excelente
-
Sistema7/10 Bom
-
Desempenho em jogos10/10 Excelente
Prós
- Boa bateria
- Touchpad grande
- Ótima tela
- Placa de vídeo dedicada
- Processador de última geração
- Pode ser utilizado para jogos
Contras
- Samsung força ecossistema Galaxy
- Falta de reconhecimento facial
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.