Fone de ouvido bluetooth moveaudio s600 da tcl

REVIEW: fone de ouvido Bluetooth TCL MOVEAUDIO S600

Avatar de victor pacheco
Com bom som e bateria de alta duração, o MOVEAUDIO S600 da TCL seria perfeito se seu aplicativo não trouxesse um grande problema para a usabilidade

A TCL é uma empresa mais conhecida no mercado de smart TVs, mas que também realiza o lançamento de relógios inteligentes, smartphones, tablets e demais aparelhos móveis. O MOVEAUDIO S600 chega ao mercado brasileiro com a proposta de ser um fone de ouvido sem fio com autonomia de vários dias e ainda conta com bom som, mas há detalhes em sua usabilidade que podem ser um verdadeiro incômodo para alguns tipos de usuários.

Testamos o modelo por 10 dias para saber o quão longe ele pode ir e você confere todos os detalhes aqui mesmo neste review.

Design e construção

Simples, pequeno e eficaz. Além das duas borrachas inclusas nos modelos, você também pode escolher as melhores conforme o tamanho e formato de seu ouvido, já que outros quatro pares são enviados. Um cabo USB-C também está na caixa, sem o envio de uma fonte de energia.

Caixa do fone de ouvido sem fio tcl moveaudio s600
Além de borrachas no fone, há outros quatro pares de borracha de silicone na caixa (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O estojo de carregamento é bem simples e cumpre a proposta: recarregar e armazenar os fones, com tamanho que cabe na palma da mão e em qualquer bolso de calça/bermuda. Jogá-lo na mochila também não vai ser um problema, e basta colocar os earbuds de volta para que o carregamento seja realizado.

Sobre o encaixe dos fones nos ouvidos, fiquei bastante impressionado em como ficou bem ajustado. Vale ressaltar que, apesar de não ser recomendado, eu consegui usar o modelo durante um dia de trabalho inteiro sem ter dores ou qualquer incômodo.

Estojo de carregamento e transporte do moveaudio s600 da tcl
Estojo de carregamento e transporte cabe na palma da mão (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Achei o fone de ouvido sem fio da TCL bastante simples e, ao mesmo tempo, bastante funcional. Ele se encaixa bem na orelha e seu sensor de uso permite que a música seja pausada quando você o retira do ouvido. Assim que colocá-lo de volta, o som volta a tocar. É uma funcionalidade bem simples, mas que faz diferença no dia a dia.

Homem usando fone de ouvido bluetooth moveaudio s600 da tcl
Uso de apenas um dos fones de ouvido também funciona bem (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O carregamento do case é feito por meio de uma conexão USB-C e há um led para indicar a porcentagem da bateria: verde para completamente recarregado e vermelho para baixa bateria. Já o branco do LED indica que o MOVEAUDIO S600 está em modo de pareamento,procurando por dispositivos para se conectar.

Uso e conectividade

Com um sensor de localização que permite o acesso ao Google Fast Pair Service (semelhante aos modelos da Apple, que podem ser localizados assim que o estojo de carregamento é aberto), eu tive uma certa surpresa na forma como o modelo é conectado rapidamente. Meu smartphone, um Realme 9 Pro+, que roda Android 12, identificou o MOVEAUDIO S600 e começou a me ajudar a configurá-lo para o trabalho com o Google Assistente.

Captura de tela do aplicativo tcl connect para gerenciamento de fone de ouvido wireless
Aplicativo da TCL ainda precisa de muitas melhorias para ser funcional (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Mas eu também tive alguns problemas no uso. Você simplesmente não pode ter conectado o fone de ouvido a seu celular e depois abrir este aplicativo. O som começará a travar e você precisará desconectar o fone de ouvido do smartphone, parar o som e, então, fazer a conexão com o TCL Connect. Caso precise alterar alguma configuração de áudio, este “truque” é bem cansativo.

Captura de tela do aplicativo tcl connect para gerenciamento de fone de ouvido wireless
Quando conseguimos acessar, aplicativo até que consegue ser funcional (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O fone de ouvido também não consegue alterar os detalhes do equalizador diretamente no aplicativo. E quando está conectado ao app, alguns erros de reprodução acontecem no fone de ouvido. Ou seja: o maior problema está no TCL Connect, disponível para Android e iOS.

O uso de gestos é bem assertivo, mas ele seria ainda mais útil se você não tivesse que escolher a função em vez de todas estarem disponíveis simultaneamente. Isso nos deixa com quatro opções, com duas delas podendo ser ativadas em cada um dos dois fones:

  • Controle de reprodução (play, pause, próxima música ou música anterior);
  • Controle de isolamento de som;
  • Ativação do Google Assistente;
  • Controle de volume.

E o fone de ouvido não consegue se conectar com dois aparelhos simultaneamente, o que te obriga a escolher entre um ou outro. Todos os erros do aplicativo podem ser resolvidos com uma simples atualização, mas, até lá, este é um problema que prejudica a experiência no geral.

Captura de tela do aplicativo tcl connect para gerenciamento de fone de ouvido wireless
Aplicativo também funciona para atualizar fones de ouvido (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Também preciso comentar os pontos positivos: a detecção de uso é um acerto bastante importante. Em momentos em que o cancelamento de áudio externo está ativado, tirar os fones de ouvido e ter a música parada sem precisar mexer no aparelho principal ajuda muito.

Fone de ouvido sem fio da tcl, o moveaudio s600
Apesar de aplicativo ainda precisar de melhorias, fone de ouvido sem fio consegue entregar boa experiência de uso (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Os microfones podem ser ativados em conjunto ao Google Assistente para que você peça algumas funcionalidades para o smartphone. Meu melhor uso com isso foi dar o comando para tocar um álbum ou playlist no Spotify. Assim que disse “Ok Google”, o assistente estava pronto e compreendeu tudo logo na primeira solicitação.

Som

Já que o aplicativo é o maior problema do MOVEAUDIO S600, pelo menos ele se garante na entrega de um bom som de diversos gêneros. Minha playlist tem realmente de tudo e consegui perceber que o fone se saiu muito bem em relação ao modelo de fone de ouvido wireless que uso em meu dia a dia, um OneOdio A70. Sons de guitarra foram entregues com uma boa qualidade, mas eu percebi um pequeno abafamento em tons graves de voz. Não é nada que incomoda por completo, mas poderia ser melhor executado na prática.

Homem usando fone de ouvido bluetooth moveaudio s600 da tcl
Encaixe no ouvido é confortável (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Sobre o cancelamento de ruído, ele tem dois modos: transparência e cancelamento de ruído. O primeiro permite maior entrada de som externo, que foi uma boa opção para quando eu estava andando na rua. O segundo funciona como um “vácuo”, bloqueando tudo o que está no mundo exterior para que apenas o som do aplicativo de música ou chamada seja escutado.

Eu gostei mais do segundo, apesar da sensação de ter tudo isolado ser um pouco estranha nos primeiros momentos. Mas você se acostuma. Ainda acho que o som do modelo poderia ser controlado por um equalizador no próprio aplicativo, mas isso ainda pode ser feito no aplicativo do próprio Spotify ou configurações do smartphone, então a falta nem foi tão aparente.

Par de fone de ouvido moveaudio s600 da tcl
Dupla de fones de ouvido trabalha muito bem e som é de qualidade (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

No mais, o TCL MOVEAUDIO S600 tem alto-falantes e microfones que conseguem fazer uma boa entrega de som e cancelamento de ruído externo percebidos logo no primeiro uso. O cancelamento de ruído mais isolado é o grande destaque e seu volume máximo realmente pode ser aproveitado, mas cuidado para não fazer o uso por muito tempo para sua audição não ser danificada.

Bateria e autonomia

Outro acerto do fone de ouvido sem fio da TCL está na boa duração de bateria. A empresa promete um funcionamento máximo de 32 horas com todas as funcionalidades, o que, para mim, significa trabalhar de segunda até quinta-feira sem problemas. No meu dia a dia, atingi o total de 30 horas: por volta das 16h do quarto dia de uso, precisei desligar o modelo.

Moveaudio s600 da tcl recarregando sobre uma mesa
Bateria chegou a 30 horas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O que fiz para testar a bateria foi: após um dia completo de trabalho, colocava os fones de ouvido de volta ao estojo de carregamento para usar no dia seguinte. Isso deu certo por 30 horas e o tempo de carregamento do estojo foi de duas horas ao usar meu carregador de 65W.

Para um modelo da categoria de entrada que pode concorrer de forma direta com o Freebuds 5i da HUAWEI, o MOVEAUDIO S600 consegue se sair bem em relação à bateria, então aqui temos outro grande acerto após o som e bom design.

Conclusão

Com tudo para ser um fone de ouvido bluetooth perfeito, o MOVEAUDIO S600 da TCL tem como obstáculo o aplicativo que prejudica a experiência de uso no geral. Acessar as configurações básicas é difícil e, sinceramente, eu até preferi deixá-lo de lado para não comprometer o uso por completo.

Moveaudio s600 da tcl
Caso aplicativo seja atualizado, fone de ouvido é boa opção para quem procura modelo de entrada (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Acessei o aplicativo apenas para ativar e desativar os modos de cancelamento de áudio e alterar configurações de gestos. A boa notícia é que você ainda pode conferir algumas informações, como porcentagem restante da bateria no sistema de seu smartphone. Isso até “terceiriza” o aplicativo. Mas tudo seria ainda melhor se o aplicativo fosse útil.

Apesar disso, os fones de ouvido conseguem entregar um bom som, design e experiência razoáveis para boa parte dos usuários. Sua bateria também é outro grande destaque, chegando a no máximo 30 horas antes de ser necessário colocar o estojo de carregamento na tomada. Se fizer isso toda noite, você praticamente terá um fone de ouvido com “bateria infinita”.

Moveaudio s600 da tcl
Fone da TCL é vendido na casa dos R$ 500 (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O modelo ainda não está sendo vendido oficialmente pela TCL, sendo encontrado no exterior por US$ 99. Conforme a experiência entregue, o preço para a categoria de entrada é razoável e com toda certeza ele vai ser um grande parceiro em sua rotina. Por agora, eu ainda investiria no Freebuds 5i da HUAWEI, que funciona tão bem quanto o modelo da TCL, mas tem uma melhor usabilidade — e já está disponível no mercado brasileiro.

Especificações técnicas

Moveaudio s600 da tcl
Versão preta também está disponível no mercado (Foto: Divulgação)
ModeloTCL MOVEAUDIO S600
Dimensões (LxCxA) (mm)Fones
Altura: 38,5 mm 
Largura: 22,5 mm 
Profundidade: 24,5  mm
Peso: Cerca de 4,9 g ± 0,2 g

Estojo
Altura: 65 mm 
Largura: 54,8 mm 
Profundidade: 28,8 mm
Peso: Cerca de 55 g
ConectividadeBluetooth 5.2
USB-C (estojo)
Driver10mm
BateriaFone: 55mAh
Estojo: 500 mAh
RecursosControle por toque
Sensor capacitivo
Cancelamento de ruído de chamada
ProteçãoIP54 (poeira e impermeabilização)
Preço sugeridoPreço médio de R$ 550
Disponibilidade no BrasilSegundo semestre de 2023

Tem dúvidas sobre o uso deste modelo? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

TCL apresenta smart TV QLED de 98″ e mais novidades para 2023

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (04/04/23)

Veredito: TCL MOVEAUDIO S600

Veredito: TCL MOVEAUDIO S600
8 10 0 1
Fone de ouvido sem fio tem ótimo design, som e bateria, mas seu aplicativo torna a experiência de uso uma verdadeira bagunça. Ainda pode ser uma opção de compra, mas será melhor ainda quando este erro for corrigido.
Fone de ouvido sem fio tem ótimo design, som e bateria, mas seu aplicativo torna a experiência de uso uma verdadeira bagunça. Ainda pode ser uma opção de compra, mas será melhor ainda quando este erro for corrigido.
8/10
Total Score
  • Design e construção
    9/10 Incrível
  • Uso e conectividade
    5/10 Indiferente
  • Bateria e autonomia
    10/10 Excelente

Prós

  • Ótima bateria
  • Bom design
  • Quatro opções de borrachas de silicone na caixa
  • Detecção de remoção do ouvido
  • Bom cancelamento de ruído

Contras

  • Aplicativo ainda carece de boas melhorias

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário
  1. Muito bom o Review!
    Mas estou com problemas justamente com esse modelo, perdi o pareamento do lado esquerdo e não consigo de maneira alguma.
    No manual, diz que deve-se colocar os fones na caixinha, e apertar por 10 segundo botão de função até a luz piscar 3x âmbar, mas seguindo isso, não faz o procedimento. Apenas pisca branco e depois fica piscando em vermelho, o que reinicia as conexão bluetooth e não pareamento dos fones.

    To há 1 semana sem usar direito o fone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados