Review: ea sports fc 24 continua insuperável. Apesar da mudança de nome, ea sports fc 24 continua sendo um sólido simulador de futebol e está ainda melhor que o anterior.

REVIEW: EA Sports FC 24 continua insuperável

Avatar de ailton bueno
Apesar da mudança de nome, EA Sports FC 24 continua sendo um sólido simulador de futebol e está ainda melhor que o anterior.

Depois de muito tempo, a parceria entre a Electronic Arts e a FIFA acabou, o que forçou uma mudança de nome no simulador de futebol mais importante da atualidade. Agora chamado EA Sports FC 24, tivemos algumas mudanças significativas, enquanto a alma do jogo se manteve intacta.

Fora de campo

Com a mudança de nome tivemos também uma mudança na identidade visual. Os menus pavorosos usados até a edição passada foram alterados por listas. Isso deixou a navegação mais simples, mas extremamente mais fácil e menos complicada. Essa mudança aconteceu em todos os modos de jogo, algo extremamente bem vindo.

Os modos para um jogador também receberam certa atenção e ficaram ainda melhores que na edição do ano passado. No modo carreira de treinador, antes de cada partida, podemos ver como o time adversário será escalado, e também fazer um treinamento e obter alguns bônus para determinados jogadores.

Imagem do jogo
O jogo simula muitos dos movimentos vistos na vida real. (Imagem: Electronic Arts)

Agora podemos também acompanhar o jogo com uma câmera postada onde fica localizado o treinador. O que é bom para os entusiastas; particularmente, achei esse modo de visão um tanto quanto desconfortável. Outra novidade é que podemos montar uma equipe de treinadores especializados em determinados estilos de jogo, como o tiki-taka, e isso implica no quanto os jogadores vão treinar e, por consequência, evoluir e ganhar mais pontos. É preciso ficar de olho na intensidade de treinamento dos jogadores, adequando sempre que necessário.

Uma coisa que gostei bastante foi a opção de montar novas escalações e deixá-la arquivada para poder ser rapidamente escolhida antes da partida começar. Isso facilita na hora de poupar os titulares e colocar um time reserva, por exemplo. Agora, no modo carreira de jogador, tivemos algumas mudanças que podem deixar tudo mais dinâmico e também um tanto quanto bizarro. Vamos por partes.

Quando começamos uma nova campanha, pelo menos pra mim, não vejo muita graça em já começar em um grande clube, então sempre pego um time menor que possa me dar mais chances de jogar. Pensando nisso, agora temos a agência de jogador. Com ela podemos colocar um clube como alvo, por assim dizer, e assim ter uma série de missões que podem nos enquadrar para ir para determinado clube.

Imagem de uma substituição.
Homens e mulheres podem entrar em campo no EA Sports FC 24 (Imagem: Electronic Arts)

Essas missões podem ser variadas, como marcar gols dentro da área, dar uma quantidade específica de passes e dribles, mas comportando coisas bizarras como marcar tantos gols de voleio, por exemplo. O mesmo vale para a renovação do contrato com o time em que estamos. Por fim, outra mudança que tivemos foi no sistema de treinamento.

Na versão anterior era possível treinar uma vez por semana, mas agora só é possível antes de cada partida. Ou seja, quantos mais jogos, mais pontos de experiência. As demais coisas continuam iguais, como as várias atividades disponíveis e também as compras e investimentos.

O caso Brasil

Se a sua esperança é jogar com times brasileiros no EA Sports FC 24, esqueça. Os nossos times daqui não fazem questão de ter seus clubes representados nos jogos e a Electronic Arts também não faz o mínimo esforço para que isso aconteça. Só é possível encontrar alguns times brasileiros quando jogamos a Copa Libertadores da América, que está totalmente licenciada, mas sem nenhum jogador original, somente aqueles nomes genéricos bizarros.

Infelizmente aqui no Brasil não temos uma liga organizada que cuide do licenciamento dos clubes e dos jogadores, o que obriga a Electronic Arts a negociar com cada um deles de forma individual. Muito diferente das muitas ligas europeias presentes no jogo. O caso é tão tosco que até no modo Carreira de Treinador não é possível encontrar jogadores juniores no Brasil, mesmo que nossa nação seja o celeiro de grandes craques dos últimos anos, como Vinicius Jr, Rodrygo, Vitor Roque e muitos outros.

O time perfeito

Review: ea sports fc 24 continua insuperável. Apesar da mudança de nome, ea sports fc 24 continua sendo um sólido simulador de futebol e está ainda melhor que o anterior.
Imagem: UltimateTeamIt/Divulgação

O Ultimate Team foi reformulado e agora está muito mais inclusivo. Na hora de montar os times será possível utilizar cartas tanto com homens quanto com mulheres. Isso com certeza abrirá ainda mais o leque de opções na hora montar os times e surpreender os adversários.

Outra novidade adicionada esse ano é a possibilidade de encontrar os packs contendo animações de dois atletas juntos. Isto é, abrir no mesmo pacote o Messi e o Cristiano Ronaldo, por exemplo. Infelizmente não tive essa sorte nos meus pacotes, mas há diversos vídeos na internet que mostram essa cena. No mais, o Ultimate Team continua igual, é preciso sempre estar de olho nas tendências de mercado, participar dos eventos para obter cartas raras e, claro, jogar sempre no mais alto nível.

Imagem do ea sports fc 24
Os gráficos são bons, mas a sensação é que parecem bonecos de cera. (Imagem: EA Sports/Epic)

Além disso, os jogadores podem juntar seus amigos e montar seu time no Clubs. Aqui o objetivo é montar um craque do seu jeito, personalizá-lo da sua maneira e partir para as maiores glórias possíveis. Há ainda o Volta Football, que traz o melhor do futebol de rua. E o modo temporadas, que permite a disputa com os times reais em busca da melhor divisão possível.

Correndo pro abraço

Agora que já falamos de todos os modos de jogo disponíveis no EA Sports FC 24, vamos falar do que realmente importa: a bola rolando. E resumindo em poucas palavras, a jogabilidade está ainda melhor do que no ano passado.

É perceptível quando estamos controlando um jogador de alta qualidade, como Son do Tottenham, por exemplo, ou algum dos seus companheiros mais desconhecidos. Quando estamos com um cara realmente bom, a jogabilidade parece fluir, e fazer fintas, passes e chutes parece algo muito fácil, mas com jogadores menos habilidosos, o mais fácil dos passes pode ser complicado.

A princípio, a jogabilidade pode ser um tantinho complicada de entender, mas basta uma ou duas partidas para se acostumar e começar a fazer boas jogadas e marcar gols. Para os entusiastas de arrumar formações e atribuir táticas aos jogadores, há muitas opções para serem aplicadas, o que pode nos dar de forma significativa a vitória ou a derrota em uma partida.

No mais, a jogabilidade está melhor que no ano passado. Uma coisa que senti também é que os jogadores sentem também não só quando estão perdendo, e também estamos com dificuldade de fazer gols. Em uma partida online o goleiro adversário pegou tantos chutes meus, que na primeira vez que o adversário conseguiu chegar perto e marcar um gol, a coisa desandou de um jeito que só me restou tomar mais e mais gols. A sensação que deu era de que os meus jogadores estavam muito mais pesados e lentos do que antes do gol.

Mas eu preciso deixar aqui uma pequena crítica a Electronic Arts: o número de jogadores no banco de reservas. Todo ano estamos limitados a ter apenas 7 pessoas no banco, sendo que na Premier League são 9 jogadores e 15 na liga Italiana. Se a ideia é simular a liga real, não custaria nada seguir o regulamento, não é?

Os reis do futebol

EA Sports FC 24 mudou de nome, mas continua a melhor escolha para quem deseja jogar seu futebol virtual. A presença das principais ligas do mundo faz deste a melhor opção para quem gosta de jogar com os melhores jogadores do mundo. Os modos online e offline com certeza vão garantir centenas de horas de jogo. Se você tem interesse em jogar com times brasileiros, esqueça, mas se quer montar o seu time com os craques do mundo todo, seu lugar é aqui.

A jogabilidade continua sensacional e está muito melhor do que na edição passada, criando ainda mais oportunidades para se marcar gols. Os gráficos estão bons, mas nada que salte muito aos olhos, e a narração tupiniquim deixará qualquer um encantado com o excelente trabalho feito pela dupla Gustavo Villani e Caio Ribeiro.

Veja também:

Para saber tudo do mundo dos games, como a nossa análise do Rog Ally, e também ficar por dentro do universo da tecnologia, fique de olho aqui no Showmetech.

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (2/10/23)

EA Sports FC

EA Sports FC
95 100 0 1
EA Sports FC melhora o que já era bom e entrega uma jogabilidade sólida, além de trazer diversas melhorias nos modos de jogos que prometem segurar os jogadores por dezenas de horas.
EA Sports FC melhora o que já era bom e entrega uma jogabilidade sólida, além de trazer diversas melhorias nos modos de jogos que prometem segurar os jogadores por dezenas de horas.
95/100
Total Score
  • Jogabilidade
    95/100 Excelente
    A melhor jogabilidade da franquia até hoje.
  • Gráfico
    90/100 Incrível
    O gráfico é bom, mas os jogadores parecem ser de cera.
  • Áudio e trilha sonora
    95/100 Excelente
    A narraçao e a ambientaçao dos estádios é ótima, isso sem falar nas músicas utilizadas.
  • Rejogabilidade
    95/100 Excelente
    Muitos modos de jogo para continuar jogando por várias horas.
  • Diversão
    100/100 Excelente
    Cada partida é uma história diferente, então há muitos modos de se divertir aqui.

Prós

  • Boa jogabilidade
  • Muitos modos de jogo
  • Pode proporcionar centenas de horas de jogo

Contras

  • Modo Ultimate Team pode se tornar uma brincadeira cara

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados