Índice
Já faz uns anos que os notebooks 2 em 1 foram lançados e a proposta é promissora: unir a praticidade de um tablet com a mobilidade e os recursos de um notebook. Eu tenho namorado notebooks 2 em 1 há pelo menos 5 anos e aproveitei que fui aos Estados Unidos para comprar.
Aqui no Showmetech a gente já testou vários, como o Galaxy Book Pro 360, mas, convenhamos, pagar R$ 11.000,00 num notebook é uma realidade pra poucos. Entre as minhas ressalvas antes de escolher esse Inspiron 14 estava o processador da AMD. Uso computadores há quase 20 anos e sempre foram Intel, então estou entrando no time AMD agora.
A Dell é conhecida por fabricar notebooks de ótima qualidade (e foi o que me fez escolher esse modelo mesmo tendo um processador que conheço pouco), e o Inspiron 14 2 em 1 não foge à regra. O notebook 2 em 1 da Dell oferece a combinação de portabilidade e desempenho, permitindo que você trabalhe e consuma conteúdo de onde quiser. Com uma tela sensível ao toque, gráficos nítidos e áudio estéreo de alta qualidade, este notebook 2 em 1 é uma ótima escolha para quem precisa de mobilidade e potência.
Design
O notebook 2 em 1 Dell Inspiron 14 vem com design moderno e compacto, ideal para quem precisa de mobilidade. O teclado e o touchpad são grandes e bem posicionados, proporcionando uso bem confortável. A tela sensível ao toque de 14 polegadas oferece uma ótima visualização, com cores vivas e gráficos nítidos. O corpo do notebook é leve e resistente, com chassi de alumínio, o visual é lindo e não deixa marcas de dedo, como em outros modelos de plástico. O design exterior lembra bastante as séries premium XPS e Latitude da Dell.
Dentre as coisas que eu mais gostei aqui:
- Teclado retroiluminado
- 2 USB-C (uma delas você usa para recarregar a bateria)
- USB-A (o normal)
- Saída HDMI
- Tela Full-HD na proporção 16:10 (1920×1200) com bordas finas
- Ele é relativamente leve
- Tem desbloqueio via digital
- A câmera pode ser tampada deslizando a portinha
O teclado é retroiluminado e o maior problema, talvez até um erro, é a posição do botão power. Em todos os teclados, ou pelo menos na maioria, a última tecla é a “delete”. Aqui não, é o botão de ligar e desligar (que abriga o sensor de digital). Várias vezes você sem querer irá pressiona-lo. Depois de um tempo você se acostuma, felizmente.
O touchpad é bem grande: em comparação com o modelo anterior, está 14% maior. Não é um touchpad de vidro, é feito de acrílico, mas tem uma sensação tátil bem boa. Aceita vários gestos então não há nada o que reclamar.
De costume em notebooks da categoria, é possível usá-lo em 4 modos, mas devo dizer que não me senti muito seguro em usar o modo tablet apoiado na mesa ou em qualquer superfície. Não há borrachas de apoio (o que o deixa mais bonito) e você pode arranhá-lo, como eu fiz na única vez que o usei assim. Ao abri-lo para usar no modo notebook a dobradiça gera uma pequena inclinação, dando mais conforto à digitação.
Por alguma razão, depois de 1 mês a dobradiça da tela começou a ficar esverdeada, talvez seja o ar na cidade onde estou, o frio, realmente não consigo imaginar o que a fez ficar assim, já que nunca entornei nada nele.
Para quem quiser, dá pra usá-lo com uma caneta stylus, que custa cerca de R$ 200,00, se você precisar fazer anotações ou quer usá-lo para desenhos.
Sobre as medidas, ele tem 227,50 mm de profundidade por 314 mm de largura e 17,86 mm de altura. É um pouco maior que o XPS 13 e pesa cerca de 1,63 kg. É bem pesadinho para um tablet e faz com que você quase nunca o use assim, a não ser na cama pra ver filme ou séries.
Tela
A tela é linda de ser vista, inclusive, em vários ângulos. Sabe quando você olha de lado uma tela e ela fica azulada? Isso não acontece no Inspiron 14 2 em 1. Com 14 polegadas, resolução Full-HD+ de 1920×1200 na proporção 16×10, taxa de atualização de 60Hz, você fica bem imerso, já que as bordas são bem finas. Não há informações sobre quantidade de nits, mas em ambientes internos é bem satisfatório.
O aspecto 16×10 me conquistou. Uso o computador principalmente pra ler textos, ver vídeos, navegar na internet e consigo ter um aproveitamento maior da tela, diferente do 16×9 que a gente vê barras vazias nas laterais. Certamente meu próximo notebook será um com tela nessa proporção.
Notei que ao ser desconectado da energia a qualidade da tela cai bastante. As cores sólidas ficam lavadas e sem viço. Talvez a GPU tenha seu desempenho limitado e faça com que as cores sejam exibidas dessa forma, ou é outro tipo de limitação do sistema pra economizar energia.
Desempenho
Melhorou muito depois de atualizar todos os drives via My Dell, aplicativo da Dell que te oferece uma série de recursos e dá dicas para melhorar o uso e produtividade. Usei algumas semanas sem saber que os drivers desatualizados estavam comprometendo o uso e sofri com desligamentos do nada, tela verde, Wi-Fi que parava de funcionar e vários outros bugs. Depois foi só alegria e o computador ficou bem mais estável.
Eu preciso reforçar que esse é um computador básico a intermediário, então é de se esperar algumas limitações. 8 GB de RAM em 2022 já era pouco, daqui em diante vai piorar. A título de comparação, celulares como o Galaxy S22 (que já temos review) têm 8 GB, o Galaxy Z Fold 4 (que também já temos review) têm 12 GB. Ou seja, esse notebook tem a mesma quantidade, ou menos, que um celular.
Como consequência da pouca memória, várias abas abertas do Chrome não ficam carregadas, ao serem acessadas novamente elas são recarregadas, o que pode ser… frustrante! Só de iniciar o computador, sem nada aberto, o Gerenciador de Tarefas marca 4.9GB de uso, sobrando 3.1 GB para uso e quem usa o navegador da Google sabe que isso não é nada. Se você tem muitos plugins instalados, cuidado, poderá enfrentar mais engasgos.
Isso pode ser resolvido, ou amenizado, colocando mais memória RAM. Felizmente são 2 slots e os 8GB estão em um slot: se você quiser colocar mais, tem espaço disponível. Comprei um slot de 16GB e agora tenho 24GB disponíveis. É mais do que eu preciso, é mais do que qualquer pessoa usaria neste notebook, 16GB seria suficiente, mas como a diferença de preço era pouca, peguei a maior.
O computador ficou significativamente melhor com mais memória RAM, o que me faz pensar na razão das empresas ainda lançarem computadores com pouca memória, me custou 40 dólares deixar o computador como ele sempre deveria estar: com a quantidade adequada de RAM.
Seguindo o tópico de desempenho, em ligações de vídeo pelo Google Meet o cooler fica ativo o tempo todo, mostrando que o processador está sendo estressado lidando com “todo o trabalho”.
No canal oficial da Dell no YouTube só existe um vídeo do Inspiron 14, focando em mostrar a utilidade do produto no dia a dia de estudantes, reforçando mais ainda a ideia de que não é um computador para uso avançado.
Eu não edito vídeos e acredito que esse não seja o melhor notebook pra isso, mas se você está com pouca verba e precisa começar, ele certamente dará conta. Apesar de jogar Valorant, preferi nem testar o desempenho dele em jogos. Não é a finalidade aqui, jogos leves são os indicados, mas coisas mais pesadas, não.
O Bluetooth 5.2 merece destaque, é super rápido, nunca usei um computador em que a conexão entre dispositivos Bluetooth acontecesse tão rápida. Vim para os EUA com o fone Haylou MoriPods que tem a versão 5.2 e a conexão entre os dois dispositivos acontece antes de colocar o fone na orelha. Eu tiro da case, eles se conectam e ao colocar na orelha já estão pareados.
Áudio
Espetacular! Poucas vezes vi um notebook com áudio tão bom. São 2 alto-falantes estéreos de 2W cada, totalizando 4W, com Realtek ALC3254-CG, posicionados na parte de baixo. Normalmente notebooks básicos têm som abafado, com pouca qualidade. O Inspiron 14 foge à regra, pra nossa alegria. Seja pra ouvir música, ver filmes e séries ou chamadas de vídeo, o som é claro e adequado. Mérito do Waves MaxxAudio Pro, tecnologia presente aqui? Talvez…
Hardware
O Dell Inspiron 14 vem equipado com o processador AMD Ryzen 5 5625U (cache total de 16 MB, 6 núcleos, 12 threads), 8GB de RAM (1x8GB, do tipo DDR4 com potência máxima de 3200MHz) e 512GB de armazenamento SSD (M.2, PCIe). A placa de conexões sem fio é a MediaTek Wi-Fi 6 MT7921 com Bluetooth 5.2.
A câmera é Full-HD e grava até 30 fps. Há também microfones de matriz dupla pra captar áudio. A Dell informa que há uma IA que reduz o ruído de fundo
Além do modelo com i5 ou i7 de 12ª geração, há uma versão com AMD Ryzen 7 5825U (20 MB total cache, 8 cores, 16 threads) e 16GB de memória RAM.
As 2 conexões USB-C são do tipo 3.2 Gen 2 com DisplayPort 1.4 e Power Delivery, que, em teoria, permitem que você o conecte em telas 4K ou 8K, infelizmente não tenho nenhuma tela 4K aqui onde estou e não pude testar. Há uma saída HDMI do tipo 1.4 que suporta a resolução Full-HD a até 60Hz, nada de 4K por ela, infelizmente.
Diferente de outras marcas, a Dell colocou nas USB-C a capacidade de transmitir vídeo, e não somente transmissão de dados ou fonte de energia. Mesmo possuindo conexão HDMI, ter a possibilidade de usar as conexões USB-C para vídeo pode ser muito útil e traz ainda mais possibilidades ao aparelho. Estou testando o Nreal Air (óculos de realidade aumentada), que funciona via USB-C e não precisei de adaptadores HDMI para conectá-los. Meu irmão tem um notebook que custa quase 3 vezes o preço desse Dell, tem portas USB-C mas não funcionam pra vídeo. Uma pena. Então é um super ponto positivo pra Dell.
Do lado direito temos a porta USB 3.2 Gen 1, porta para fone de ouvido ou microfone e o leitor de cartão SD. Dá pra dizer que ele tem todas as principais conexões que uma pessoa pode precisar e nisso ele é bem completo. Ponto super positivo pra Dell!
Bateria
O notebook tem 4 células de bateria de 54 Wh que são alimentados por um adaptador EPEAT do tipo C de 65W. A Dell informa que com o ExpressCharge você pode carregar 80% do notebook em apenas 1 hora. Devo dizer que é um carregamento bem lento e já chegou a hora das fabricantes de notebooks adotarem tecnologias mais velozes de carregamento como temos visto em celulares. A Xiaomi, por exemplo, lançou o Redmi Note 12 Discovery Edition, um celular com suporte ao carregamento de 300W capaz de carregar a bateria de 4.100 mAh em cerca de 5 minutos.
O Inspiron 14 tem resultados impressionantes de vida útil da bateria, especialmente considerando que só tem uma bateria de 54 watts. No entanto, como é baseado na arquitetura Zen 2 no lugar da Zen 3, a eficiência geral sob carga é um pouco menor, o que significa que a vida útil da bateria poderá ser comprometida.
Dá pra ficar mais de 10 horas longe da tomada com brilho em 30% com várias abas do Chrome abertas, Bluetooth e Wi-Fi ligados o tempo todo. O modo economia de energia ajuda demais a melhorar a autonomia dela, é um trabalho bem feito entre sistema e hardware.
Preço
Eu o comprei por USD 300 (R$ 1.570,00) aqui nos Estados Unidos quando o preço normal dele era USD 550 (R$ 2.870,00). Sem dúvidas valeu muito a pena. Infelizmente o modelo não é vendido no Brasil ainda e a companhia nos informou que não há informações oficiais de quando ele chegará por aqui.
A Dell tem se mostrado bastante preocupada com o meio ambiente de diversas maneiras. 100% das peças pintadas usam tinta à base de água de baixo VOC (Compostos Orgânicos Voláteis). A caixa e feita de papel 100% reciclado e outros componentes da embalagem têm 90% de materiais reciclados.
Especificações técnicas
Nome do produto | Inspiron 14 2-in-1 7425 |
Processador | AMD Ryzen™ 5 5625U (16 MB total cache, 6 cores, 12 threads) |
Sistema Operacional | Windows 11 Home |
Placa de vídeo | AMD Radeon™ Graphics |
Tela | 14″, FHD+ 1920×1200, 60Hz, Touch, WVA, TrueLife™, Narrow Border, suporte a canetas |
Memória RAM | 8 GB, 1 x 8 GB, DDR4, 3200 MHz |
Armazenamento | 512 GB, M.2, PCIe NVMe, SSD |
Case | Pebble Green with Fingerprint Reader |
Teclado | Titan Gray Backlit Keyboard, em inglês |
Conexões | 2 USB 3.2 Gen 2 Type-C® with DisplayPort™ 1.4 and Power Delivery 1 USB 3.2 Gen 1 port 1 headset (headphone and microphone combo) port 1 HDMI 1.4 port HDMI 1.4 (Maximum resolution supported over HDMI is 1920×1080 @60Hz. No 4K/2K output) |
Slots | 1 SD-card slot |
Dimenssões | Height (Front): 0.62″ (15.70 mm) Height (Rear): 0.70″ (17.86 mm) Width: 12.36″ (314 mm) Depth: 8.96″ (227.50 mm) Starting Weight: 3.61 lb (1.63 kg) |
Câmera | 1080p at 30 fps, FHD camera Dual-array microphones |
Áudio | 1 headset (headphone and microphone combo) port Stereo speakers with Realtek ALC3254-CG, 2 W x 2 = 4 W total |
Material | Alumínio |
Wireless | MediaTek Wi-Fi 6 MT7921, 2×2, 802.11ax, MU-MIMO, Bluetooth® wireless card |
Bateria | 4 Celulas, 54 Wh, integradas |
Carregador | 65W Type-C EPEAT Adapter |
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (08/05/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Qual notebook ele pode se comparar aqui no Brasil?