Índice
Eu nunca me imaginei usando um notebook tão compacto antes, mas depois de testar o Dell Inspiron 13 5330, passei a fomentar essa possibilidade na minha mente. É o tipo de produto que só começa a fazer sentido quando você o tem em mãos e, diferente de modelos mais simples, esse notebook traz um excelente processador e tecnologias muito eficientes para a produtividade, como teclado retroiluminado e sensor de impressões digitais. Quer saber o que mais esse notebook é capaz de fazer? Confira agora o review completo dele.
Design
Assim que abri a caixa do notebook, imaginei que ele fosse maior. Um laptop de 13 polegadas consegue ser realmente pequeno e portátil, encaixando em uma única mão minha sem esforço. Eu já vi notebooks mais finos (esse cargo é do ASUS Zenbook S 13), mas isso não tira o mérito do Inspiron 13 5330 em ter menos de 2cm de espessura . Seu peso é de apenas 1,25kg, mais um ponto positivo para ajudar na mobilidade.
Na parte de cima da carcaça há apenas o logo da Dell, que se destaca na cor prateada do produto. A parte de baixo é o mesmo de qualquer outro notebook, com único destaque para as saídas de ar. Partindo para as laterais, do lado esquerdo são duas portas Thunderbolt 4 com DisplayPort e PowerDelivery. Isso significa que você pode usá-las para conectar um monitor externo e também para carregar seu smartphone também. É por essa porta que você também carrega o notebook com o carregador incluso na caixa.
Ao lado dessas portas, há também uma porta HDMI 1.4. Entretanto, a qualidade de imagem será superior com a porta Thunderbolt 4, então priorize usá-la caso tenha um monitor compatível. Do lado direito você encontra uma porta USB-A 3.2 de 1ª geração e uma entrada para fones de ouvido. Para redes, a única opção aqui é o Wi-FI, mas entro em detalhes sobre isso mais tarde.
Por fim, ao abrir a tampa do notebook, nos deparamos com mais um acerto de design. Mesmo com um notebook fininho e pequeno, as bordas da tela são bem pequenas e deixam o aproveitamento da tela bem atraentes. Na parte superior é onde fica a câmera para videochamadas e algo me chamou a atenção. De forma nativa, o notebook traz um botão deslizante para fechar a câmera e garantir a privacidade além do software, mas também com algo físico.
Por fim, chegamos ao teclado. Dos notebooks que já testei até agora, esse foi o mais confortável para usar no objetivo de produtividade. Ele é todo cinza, combinando com o chassi prateado e com retroiluminação branca, formando uma bela combinação para o trabalho. A disposição dele é toda ABNT e com todos os recursos que precisamos.
As teclas de função para volume, brilho, controle de luz das teclas e outros estão aqui. Algo que gostei e não tinha visto ainda é poder decidir se quero usar as teclas de funções diretamente, ou então combinado com a tecla FN . Outra coisa legal é que as setas acharam um jeito de se encaixarem mesmo com o teclado sendo equivalente a um teclado 60%, que geralmente tiram as setas.
O botão de energia é também um sensor e impressões digitais e só o fato de ter um já garante algumas facilidades. Isso também garante mais segurança ao notebook, mas eu esperava algo um pouco mais preciso. Ele insiste em não reconhecer meu dedo diversas vezes, sendo necessário mais de uma tentativa.
E claro, temos o touchpad com um tamanho apenas suficiente, dadas as dimensões do notebook. Se fosse um pouquinho maior traria mais comodidade, mas é super usável, com todos os gestos e facilidades que encontramos num touchpad atual.
Tela
O Inspiron 13 5330 conta com uma tela de 13,3 polegadas. Apesar de relativamente pequena, ela traz uma resolução QHD+ (2560 x 1600) com 300nits de brilho e é do tipo WVA que, apesar do nome diferente, é o bom e velho IPS. É uma excelente tela e, com uma resolução tão alta, se torna uma excelente amiga para quem trabalha com imagens e vídeos. Para consumo de mídia, ela também é excelente, principalmente para assistir filmes, séries ou até mesmo um vídeo no YouTube.
Sua proporção é a 16:10, garantindo ainda mais imersão e detalhes. Talvez o único contra aqui, mas apenas para os mais exigentes é não contar com um painel OLED. Isso de fato deixaria as cores e o contraste ainda mais interessantes, contudo o painel WVA/IPS aqui faz um excelente trabalho. Para ajudar, ele ainda conta com a tecnologia Dolby Vision.
Com o que a Dell colocou nesse painel, minha única ressalva é que poderia ter um pouco mais de brilho. Em locais fechados fica perfeito e sem problemas. Contudo, em locais iluminados, dá pra sentir que o brilho máximo não dá conta do recado.
Desempenho
O notebook Inspiron 13 5330 traz uma combinação excelente para produtividade. O processador do modelo que recebi é o Intel Core i7-1360P de 13ª geração (12-core, cache de 18MB, até 5GHz) com GPU integrada Intel Iris Xe que, embora não seja poderosa como uma placa dedicada, consegue dar conta do recado para atividades do dia a dia e softwares de produtividade.
São 16GB de memória RAM LPDDR5 com 4800MT/s soldados à placa, sem opção de expansão. Quanto ao armazenamento, a opção é um SSD de 512GB PCIe NVMe M.2 e esse sim pode receber upgrades.
Essas configurações foram bem competentes para o que um notebook de 13 polegadas deve ser na minha visão. Uma ferramenta portátil que permite você trabalhar e estudar em qualquer lugar sem problemas. Navegação web e alto consumo de mídia foram as principais funções do notebook e em momento algum senti travamentos ou engasgos.
Embora não seja o objetivo, testei o notebook em dois jogos para ver como ele se sai. O resultado ficou dentro do esperado. No caso de Fortnite, ele já veio no modo de desempenho e ficou até bonito, mas com um desempenho pífio e injogável devido às quedas de FPS. Outro que testei foi o Death Stranding. Os problemas nele foram um pouco diferentes. Apesar de termos de esperar uma eternidade para o game carregar, estava até jogável. Contudo, o notebook ficou super quente e nas duas vezes que o testei, quando fui fechar o game, ele simplesmente travou e só fechou após a mensagem de erro.
Por fim, testei o notebook em dois softwares, sendo eles o Cinebench e a demo do PCMark10. Ambos os testes foram feitos com o notebook conectado à fonte para o máximo de desempenho. Confira agora os resultados:
Conectividade
O Dell Inspiron 13 5330 segue a tendência de notebooks ultrafinos e não traz uma porta LAN. Mas com a placa de rede wireless Intel Wi-Fi 6E AX211, garante-se um padrão super recente de internet sem fio, além do Bluetooth para garantir conexão com outros dispositivos e facilidade de transferência de dados.
Na prática, essa decisão se traduz em um desempenho bom para trabalhar em qualquer lugar. Se você já tiver um roteador mais atualizado com os protocolos de Wi-Fi 6 ou 6E, vai conseguir usufruir de uma velocidade melhor e mais estável nesse produto. No Wi-Fi 5 não senti lentidão, mas com certeza haverá uma diferença considerável no desempenho em uma rede Wi-Fi 6 com mais dispositivos conectados.
Som
Os alto-falantes escolhidos para esse modelo são bons, mas já vi produtos de tamanho semelhante com melhor qualidade, como os tablets Galaxy Tab S9 da Samsung. A Dell colocou dois falantes por aqui com tecnologias Waves MaxxAudio Pro e Dolby Atmos Core, garantindo um som encorpado e de qualidade, mesmo que não muito alto. Em locais sem barulho, você consegue curtir a experiência tranquilamente, mas não espere usá-lo como uma espécie de caixa de som portátil. Não é esse o objetivo e o produto sabe muito bem disso.
Como o foco é na produtividade, pense nesses alto-falantes apenas como ferramentas para conferir um som na edição de produtos audiovisuais, para assistir filmes e até mesmo para ouvir suas músicas, desde que o foco não seja cobrir mais que um cômodo pequeno.
Por outro lado, graças a saída HDMI, você pode ter uma qualidade de áudio digital 2.1 para colocar em produtos externos. É o tipo de coisa que exige um maior conhecimento no assunto, mas é interessante que o PC permita isso.
Bateria
Com uma bateria de 4 células e 54Wh, esse Dell vai conseguir segurar um dia de trabalho fácil fácil. É claro que isso vai depender do seu tipo de uso, mas considerando que você vai levá-lo consigo ao escritório, em shoppings ou em qualquer outro local para ser usado de forma portátil, entre uma ligada e outra, o desempenho dessa bateria vai se traduzir num dia completo de uso.
Nos meus usos, fiquei quase o tempo todo no Google Chrome trabalhando com textos e consumindo vídeos no YouTube, além de músicas no YT Music. Com esse padrão de uso, foram cerca de 6 horas de duração. Considerando que temos aqui um super notebook portátil, fiquei super satisfeito com o resultado.
Para carregar ele, a Dell enviou um adaptador de energia de 65 Watts com conector USB-C, mas ter uma fonte convencional ainda é um problema pra mim. Sonho para o dia que vou ver todos os notebooks com carregador igual os de celular em todos os modelos.
Conclusão
O Dell Inspiron 13 5330 é um excelente notebook portátil, garantindo bom desempenho para tarefas do dia a dia e até mesmo coisas mais sofisticadas. Contar com um teclado retroiluminado e um leitor de impressões digitais também faz toda a diferença por aqui, o colocando num nível acima da categoria.
É claro que em boas promoções você vai encontrar opções mais poderosas do que ele, mas dificilmente algum com manuseio tão bom e com um desempenho de bateria tão eficiente. Ele é um grande destaque para sua categoria e vale ficar de olho para futuras promoções.
Enquanto escrevo essa review, esse notebook pode ser encontrado por R$ 5.200 no Magazine Luiza eR$5.699,00 na Loja Dell na configuração com Intel Core i7, o mesmo que testei. Como disse, nessa faixa de preço você vai com certeza encontrar modelos bem mais parrudos. Contudo, a maioria deles não vai ter a mesma portabilidade que o notebook compacto Dell.
Especificações técnicas
Marca | Dell |
Modelo | Inspiron 13 5330 |
Processador | 13ª geração Intel® Core™ i5-1340P (12-core, cache de 12MB, até 4.6 GHz) |
Sistema Operacional | Windows 11 |
Placa de vídeo | Intel Iris Xe |
Tela | QHD+ de 13.3″ (2560 x 1600), 300nits, WVA |
Memória | 16GB LPDDR5 (soldada) 4800MT/s; Sem opção de expansibilidade |
Armazenamento | SSD de 512GB PCIe NVMe M.2 |
Cor | Prata |
Câmera | Câmera FHD RGB de 1080p a 30 FPS, microfones de array dual |
Teclado | Teclado retroiluminado em Português, com leitor de impressão digital |
Portas | 2 portas Thunderbolt™ 4 com DisplayPort™ e Power Delivery 1 porta USB 3.2 de 1ª geração 1 conector de áudio universal 1 porta HDMI 1.4 |
Áudio e alto-falantes | Alto-falantes estéreo com Waves MaxxAudio® Pro e Dolby Atmos Core, 4 W (2 de 2 W) Saída de áudio digital 2.1 usando conexão de saída HDMI |
Chassi | Revestimento externo de alumínio |
Wireless | Intel® Wi-Fi 6E AX211, 2×2, 802.11ax, placa de rede wireless com Bluetooth® |
Bateria | Bateria de 4 células e 54 Wh (integrada) Adaptador CA 65 Watts (Bivolt) |
Preço | R$5.699,00 na Loja Dell |
Você é do time de notebooks maiores ou dos mais compactos? E o que achou do notebook de 13″ da Dell? Comenta aqui embaixo, além de conferir nossas outras matérias do site, como esse tutorial de como fazer figurinhas no iPhone.
Revisado por Glauco Vital em 10/5/24.
REVIEW: Dell Inspiron 13 5330
REVIEW: Dell Inspiron 13 5330-
Design9/10 Incrível
-
Tela9/10 Incrível
-
Desempenho9/10 Incrível
-
Som7/10 Bom
-
Conectividade7/10 Bom
-
Bateria8/10 Ótimo
Prós
- Tela linda
- Ótima bateria
- Design muito bom
- Teclado retroiluminado
Contras
- Podia ter mais brilho na tela
- Sensor de impressão digitais meio falho
- Preço um pouco elevado
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.