A D-Link apresentou o roteador AC3200 (DIR-890L) na CES 2015 em janeiro e o trouxe para o brasil em agosto. O equipamento é voltado para aqueles que precisam de altíssimo desempenho na rede sem fio e chama a atenção por se parecer com um drone. O preço é outro “destaque”: R$ 2.299,00. Testei o DIR-890L nos últimos dias e essas são as minhas impressões:
Design
A aparência do AC3200 chama bastante atenção. O formate em pirâmide e a cor vermelha lembra um drone e ele é grande, são 387 x 247,3 x 119,5 mm. No total, são seis antenas externas que podem ser ajustadas em diferentes posições. Ele possui o LED que indica se está ligado, o estado da conexão, redes 2.4GHz e 5GHz e das postas USB; quando tudo está funcionando fica branco e quando há algum problema, elas fica vermelho.
São quatro portas RJ-45 Full Gigabit, uma WAN, duas entradas USB (uma 2.0 e outra 3.0), o botão WPS, o reset, o liga/desliga e a entrada para a fonte de energia.
Configurações
Apesar de ser voltado para o público que exige muito desempenho e que costuma entender mais dos aspectos técnicos, é um roteador de configuração simples. Logo ao entrar na interface web, há um passo-a-passo em português para o setup correto da rede; em poucos minutos tudo funciona perfeitamente.
A página inicial exige os clientes conectados, o status da internet, o endereço de IP do roteador, a máscara subnet e as informações do gateway padrão. Ainda existe menus que ajudam na reconfiguração e leva para os detalhes dos ajustes do Wi-Fi.
Na página de Internet, é possível escolher o tipo de conexão (DHCP, Static, PPPoE, PPTP, L2TP, DS-Lite), definir o modo do dispositivo (ponto de acesso ou roteador), configurar a clonagem de Mac Address e configurar as opções do IPv6 DNS.
Nas configurações do Wi-Fi, você pode ativar o “Modo Visitantes”, que limita as páginas e os dados que outras pessoas podem acessar ao conectar à sua rede. Ajustar a prioridade de banda também é fácil, utilizando o menu Quality of Service (QoS) que exibe os dispositivos conectados e permite você escolher a prioridade apenas arrastando-os para as caixas correspondentes.
No entanto, o QoS é um tanto quanto limitado. Você pode definir apenas um dispositivo de alta prioridade e não pode se basear em outras categorias, como o tipo de tráfego exigido (download, navegação, jogos, streamings e outros).
Outra limitação é a criação de regras de redirecionamento de portas e filtros para web. Só é possível criar 15 de cada uma. Incomoda também o fato dessas regras não terem flexibilidade: ou você bloqueia 15 sites para todos os clientes conectados, ou libera apenas 15 sites para eles. Não há uma forma de bloqueá-los por um tempo determinado ou apenas limitá-los para alguns clientes.
Há ainda um menu voltado para estatísticas e outros para ajustes de detalhes, como a data. De forma geral, a página de configurações do DIR-890L possui ótima usabilidade e todas as ferramentas são simples de entender.
A D-Link possui ainda uma tecnologia que permite controlar a rede através do MyDlink Portal, que pode ser acessado inclusive pelo smartphone. É necessário vincular o roteador com uma conta da D-Link, que pode ser facilmente criada pelo próprio menu do roteador.
As portas USB do roteador podem ser utilizadas com HDs externos. Dessa forma, ele vira um servidor e todo o conteúdo desses HDs podem ser acessados em qualquer dispositivo conectado ao roteador. Streaming de vídeos, músicas e outros tipos de conteúdo são úteis e funcionam bem, graças a velocidade do aparelho.
Para os usuários de Mac, um ponto negativo: ele não suporte o backup da Time Machine.
Desempenho
O DIR-890L possui um processador Broadcom dual-core de 1GHz. Ele é tri-band: uma de 2.4GHz e duas de 5GHz. Combinando todas as mesmo tempo, a largura de banda total chega a 3,200 Mbps, mas como um cliente consegue se conectar a apenas uma delas por vez, a velocidade máxima é de 1,300 Mbps.
A banda de 5GHz só é utilizada quando há múltiplos clientes tentando se conectar ao roteador. É possível criar três conexões Wi-Fi diferentes, uma com cada banda ou combiná-las pelo modo Smart Connect, que é a funcionalidade padrão do roteador. Em uma única rede, com o mesmo SSID, a tecnologia identifica qual é a melhor banda para o seu dispositivo fazendo a conexão automaticamente.
Durante os testes, o DIR-890L se mostrou competente, capaz de oferecer um bom alcance do sinal Wi-Fi, com velocidades razoáveis nas diferentes forças do sinal.
Conclusão
O D-Link DIR-890L é um ótimo roteador para quer precisa de alto desempenho. As configurações poderiam abranger mais detalhes e o fato de se manter simples demais pode fazer com que usuários mais exigentes torçam o nariz.
Ainda assim, é um aparelho que consegue entregar uma ótima experiência e pode ser uma ótima opção para usuários que exigem muito de suas redes, querem fazem streaming de conteúdo por HDs externos, visualizam conteúdo em Smart TVs 4K ou precisam transferir arquivos em alta velocidade pela rede Wi-Fi. Ele também pode cumprir um ótimo papel em empresas de pequeno porte.
A maior desvantagem é, claro, o preço elevado. Já que não são todos que estão dispostos a gastar R$ 2.249,00 em um roteador. Além disso, ele atende um mercado específico, de alto desempenho. Para a maioria dos usuários, que apenas navegam pela internet e utilizam a rede Wi-Fi em seus smartphones, notebooks e tablets, não é um produto que vale o investimento.
Para mais informações, visite o site oficial.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.