Índice
Desenvolvido pela talentosa equipe de desenvolvedores chamada Jump Over The Age e publicado sob o selo Fellow Traveller, Citizen Sleeper é um jogo de aventura com um cunho narrativo em evidência, visto que as decisões que você toma são praticamente o único elemento de jogabilidade presente no game.
Sem memórias, mas com desejo de viver
O jogo se passa na Eye, uma estação espacial em formato de anel que flutua livremente no espaço; de fora, parece até pacífica, mas a realidade é outra ao entrar nela, visto que seus moradores e os muitos visitantes que a habitam estão em constante ebulição social. Isso se deve ao fato de haver poucos recursos a bordo da Eye, e não há o suficiente para todos. Além disso, o pouco que há é controlado pelos escusos elementos criminosos e as grandes empresas advindas da superfície do planeta.
Você chega à estação sem saber muito bem quem é, graças ao perrengue que passou nas mãos da corporação Essen-Arp, que ao trazê-lo de volta à vida após um evento ao qual você não lembra, acabou que por colocá-lo em um corpo artificial, sob a forma de um Sleeper. Sleepers são seres artificiais muito próximos dos humanos que necessitam de constantes suprimentos a fim de sobreviver.
A grande “vantagem” de ser um deles é que você tem o potencial de viver muito mais que um corpo biológico possibilitaria. Os tais suprimentos vitais são, é claro, controlados pela própria Essen-Arp, que usam desse poder para manter os pobres seres sob seu dedo corporativo, tratando-os como verdadeiros escravos.
Citizen Sleeper entrega uma história cativante de ficção científica
Citizen Sleeper é um jogo de aventura e nele a narrativa cumpre um papel central, visto que além dos poucos e limitados elementos de interação sob forma do que podemos chamar de dados – sabe, aqueles de aposta – a única interação significante com o jogo são suas decisões sobre o rumo da história. Tanto é que para alcançar um de seus muitos “finais”, você vai precisar falar com muita gente e trabalhar bastante.
Os dados de que falei são entregues a você no início de cada ciclo de jogo. O tempo em Citizen Sleeper se passa na forma de turnos, e a cada um deles que é gasto com uma ação, sua energia vital vai se esvaindo. Caso sua energia acabe, você morre, o que leva ao fim do jogo. Com muito trabalho e exploração, é possível conseguir mais energia, e conforme se descobre mais locais na Eye, você começa a ficar a par de diversas possibilidades de se ver livre da influência da Essen-Arp. Mas com tudo vem um custo, e a vida na estação não é nem um pouco barata.
Há muitas e das mais variadas possibilidades na Eye
As interações dentro da Eye são realizadas por meio de uma espécie de desafio de dados, de modo parecido com o de um RPG de mesa. Quanto mais energia você possuir no começo de um ciclo, mais dados recebe, e esses são aleatórios. Dependendo da sorte, você terá mais facilidade em lidar com essas situações, visto que elas são ditadas por porcentagens, e caso falhe, custam caro para sua saúde, tirando-lhe pontos de vida.
Conforme você explora a estação, descobrirá meios de melhorar os atributos básicos de seu personagem. Alguns deles, ao serem aumentados, dão habilidades especiais que influenciam diversos elementos do jogo. Há como, por exemplo, trocar seus dados no começo de um dia, caso eles não sejam do seu agrado, investindo pontos em um desses ramos do personagem. Outros, como no caso do de intelecto, já dão um bônus a todas as atividades de trabalho braçal.
Com isso em mente, os desenvolvedores foram incrivelmente criativos em dar ao jogador as mais variadas formas para encontrar um modo de sobreviver no jogo. É totalmente possível chegar ao fim dele sem haver qualquer tipo de conflito entre um Sleeper e o resto da população da Eye, e em outra sequência de jogo, a que eu segui na minha primeira jogatina, fui até capaz de realizar algo que a princípio vai totalmente contra as diretrizes de Citizen Sleeper.
Experiência recomendada com pouco conhecimento prévio
Muito desse jogo é dependente da surpresa da descoberta, então tenho que ser discreto no modo com o que descrevo as situações de jogo e as possibilidades e ramificações presentes nele, para que não acabe dando nenhum spoiler. Citizen Sleeper, sendo um jogo de caráter narrativo, valoriza muito sua imersão dentro dele.
Por sorte, ele é extremamente bem elaborado, com um roteiro incrível e suas mecânicas são simples o suficiente para torná-lo facilmente jogável por praticamente qualquer tipo de jogador. Por ser um jogo com muitas ramificações possíveis, recomenda-se jogá-lo mais de uma vez, para que veja todos os possíveis finais da história, que são muitos e de todos os tipos.
Vale citar também que houve a inclusão de alguns pacotes de expansão gratuitos desde o lançamento inicial de Citizen Sleeper no ano passado. Desde então, o jogo recebeu três novos conteúdos de história, que podem ser acessados em determinados pontos da narrativa principal.
Todas essas expansões são excelentes e valem a pena serem exploradas. Cada um traz um elemento novo à história geral, e cada um traz sua própria gama de escolhas e consequências, do mesmo modo que a versão de jogo base.
Conclusão
Citizen Sleeper é uma verdadeira conquista em termos de game design que mostra que não é necessário haver violência explícita para que um jogo seja envolvente e divertido. Graças ao seu brilhante desenrolar de história e leque enorme de possibilidades, acaba se tornando uma experiência única, digna da atenção de todo e qualquer jogador com interesse em curtir algo que vai além de ser uma mera forma de diversão, mas uma vivência de jogo que fica com você por muito tempo depois de zerá-lo.
O jogo está disponível no Game Pass para Xbox One, Xbox Series S/X e PC, e também para compra no mercado digital desses sistemas e no Mac, Nintendo Switch, e PlayStation 4 e 5.
Transporte-se para outros mundos embarcando na nave-mãe Showmetech!
ASUS lança TUF GAming F15, notebook gamer fabricado no Brasil
13 anos depois, Doom 2 RPG finalmente chega aos PCs
Revisão do texto feita por Dácio Castelo Branco em 22/05/2023
Citizen Sleeper
Citizen Sleeper-
História100/100 ExcelenteÉ de longe o maior chamariz de Citizen Sleeper. É realmente fora de série.
-
Gráficos90/100 IncrívelOs visuais poligonais simplistas da estação espacial contrastam muito bem com os retratos desenhados à mão dos personagens do jogo.
-
Som80/100 ÓtimoHá muito poucos sons durante Citizen Sleeper, tirando os barulhinhos de interação de menus. As músicas de fundo não incomodam.
-
Joabilidade100/100 ExcelenteSimples, mas cativante. O pouco que há no jogo em termos de jogabilidade funciona bem.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.